Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Como definem os vossos treinos, geralmente, no decorrer da época? Tenho o treino geral em Equilibrado - Médio e tenho os atributos de alguns jogadores a cair, sem entender o motivo. No treino individual, coloco a posição em que quero que eles joguem.

L6yYAWe.png

kEWPASb.png

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Como derrotar esta m*rda?

De tantas maneiras.

Só com esse comentário, não é possível responder melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro eles estão a jogar com 2 médios, eu com 3 mais um falso 9 e se for preciso meto o AI a encurtar linhas e mesmo assim parece que não tenho meio campo. Outra coisa é dificuldades em chegar ao último terço, porque me caem logo os dois médios em cima do portador da bola e perco a bola. Pressionam muito e com os dois pontas, ou seja, perco muitas bolas tanto no meio campo como na defesa. Para alem disso os gajos comem me em velocidade todos os meus jogadores. Depois tenho um GR com 12 de passe que sempre que tem a bola parece o Patrício há uns anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Primeiro eles estão a jogar com 2 médios, eu com 3 mais um falso 9 e se for preciso meto o AI a encurtar linhas e mesmo assim parece que não tenho meio campo. Outra coisa é dificuldades em chegar ao último terço, porque me caem logo os dois médios em cima do portador da bola e perco a bola. Pressionam muito e com os dois pontas, ou seja, perco muitas bolas tanto no meio campo como na defesa. Para alem disso os gajos comem me em velocidade todos os meus jogadores. Depois tenho um GR com 12 de passe que sempre que tem a bola parece o Patrício há uns anos.

Agora coloca a mesma imagem mas do teu esquema.

O GR ter 12 de passe é irrelevante porque:

- pode ter outros atributos importantes que afectam a qualidade passe bem mais baixos (concentração, decisão, técnica);

- falta de linhas de passe devido à pressão do adversário;

- instruções (equipa e jogador);

É sempre uma questão de se compreender o todo e não apenas um aspecto.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Logo à partida, acho que devias trocar umas quantas tarefas: o AI do lado direito passar a "atacar" e o AIC passar a Ala (apoiar). Este faz a ligação com o CJA (atacar) que, por sua vez, liga o sector com o AI. É uma melhor conexão entre sectores. Do lado oposto: o AIC (que é basicamente um Extremo) é apoiado pelo CJ e, em simultâneo, vai procurar mais rapidamente fazer a sobreposição com o AI (apoiar).

Depois, considerando que não precisas de superioridade no meio-campo (por já ser adquirida), essa tem de ser ganha perante os dois avançados, portanto, há alternativas: 1) mudar o MD para ou um terceiro central (o que significa mexer em tudo o resto); 2) mudar o MD para um Líbero (o que significa mexer em tudo o resto); 3) mudar o MD para um Pivô (que nem sequer requer mexer em mais nada). Pessoalmente, gosto mais desta última e se os jogadores que fazem a posição forem treinados em movimentos preferidos para Vir Buscar Jogo e / ou Ficar Sempre Atrás ainda melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Logo à partida, acho que devias trocar umas quantas tarefas: o AI do lado direito passar a "atacar" e o AIC passar a Ala (apoiar). Este faz a ligação com o CJA (atacar) que, por sua vez, liga o sector com o AI. É uma melhor conexão entre sectores. Do lado oposto: o AIC (que é basicamente um Extremo) é apoiado pelo CJ e, em simultâneo, vai procurar mais rapidamente fazer a sobreposição com o AI (apoiar).

Depois, considerando que não precisas de superioridade no meio-campo (por já ser adquirida), essa tem de ser ganha perante os dois avançados, portanto, há alternativas: 1) mudar o MD para ou um terceiro central (o que significa mexer em tudo o resto); 2) mudar o MD para um Líbero (o que significa mexer em tudo o resto); 3) mudar o MD para um Pivô (que nem sequer requer mexer em mais nada). Pessoalmente, gosto mais desta última e se os jogadores que fazem a posição forem treinados em movimentos preferidos para Vir Buscar Jogo e / ou Ficar Sempre Atrás ainda melhor.

O meu problema com o pivot é que fica super fácil ser apanhado nas covas, porque os centrais abrem demasiado. Já experimentei baixar os laterais e até resulta.

Compartilhar este post

Link para o post

Olhando assim por alto o Selke e o Cop condicionam facilmente os teus centrais e o médio certo?

Os extremos deles fazem o mesmo com os teus laterais e no meio campo o Petsos e o Hofler sobem alto e bloqueiam a construção dos teus dois médios mais criativos? Com isto ficas num 3 para 4 contra a linha defensiva deles, ou nem por isso?

Eu ia pela ideia que o Michael disse, jogava com 3 centrais mas baixava os alas para laterais com a função de ala de apoio e depois mudava as tarefas dos médios, se mudares para 3 centrais depois vais precisar mais de um médio de combate, um estilo de recuperador de bolas que seja forte no desarme e que consiga fornecer rapidamente a bola ao criativo e depois mais isto era eu procurava a largura e não afunilar o jogo com o Avançados Interiores a não virem para dentro mas isto já requer muita mudança e geralmente as coisas acabam por correr mal.

Compartilhar este post

Link para o post

85a68957d79a31744ba62fc13d795635.png

O teu problema maior é que jogando contra equipas com 2 médios defensivos precisas de alargar mais o jogo.

É verdade que tens dois alas completos que vão dar largura, mas na frente tens avançados interiores e o F9 que vão todos cair na mesma zona, a zona de cobertura dos médios defensivos.

E depois não te esqueças que os alas completos, devido à instrução para deambular pelo terreno, não são a opção ideal para jogar colados à linha.

Depois no meio campo tens dois criadores de jogo que vão procurar linhas de passe que não existem, porque os 3 da frente já estão marcados.

Acho que precisas de várias coisas:

1) um avançando que não desça tanto no terreno, mas sim "pressione" mais os centrais obrigando a linha defensiva a ficar mais colada atrás.

2) Dois alas, os laterais que instrução para jogar bem abertos.

3) Experimentar outras opções em vez dos dois avançados interiores: um extremo+avançado interior no lado oposto, ou mesmo um extremo com um Raumdeuter do lado oposto.

4) Dar largura nas instruções da tua equipa

Acho que o segredo passa por ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui ganhar 3-0 sem grandes problemas. Joguei a seguir contra o Dortmund e a ganhar 2-0 fui perder 3-2, agora contra o Wolfsburg, a jogar com pivot contra um 4-4-2 com um AVR e um número 10, senti que os alas eram facilmente comidos e acabei mesmo por ver o jogo empatado aos 90.

Não será também grande parte culpa das instruções ao adversário?

8223427b1d0aebba5877d951c7d1b6e2.png

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se concordam, mas acho que deveriamos abrir um tópico dedicado as bolas paradas. Aqui fala-se de um pouco de tudo em relaçãoa as tácticas, mais ainda de sistemas tácticos e instrucções. Seria ótimo abrir uma thread sobre as bolas paradas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Consegui ganhar 3-0 sem grandes problemas. Joguei a seguir contra o Dortmund e a ganhar 2-0 fui perder 3-2, agora contra o Wolfsburg, a jogar com pivot contra um 4-4-2 com um AVR e um número 10, senti que os alas eram facilmente comidos e acabei mesmo por ver o jogo empatado aos 90.

Não será também grande parte culpa das instruções ao adversário?

O estar a ganhar 2-0 e acabar a perder 3-2 é de fácil explicação: o Dortmund motivou-se, foi atrás do resultado, fez alterações táctico-estratégicas e tu ficaste a ver. Ou se não ficaste a ver, interpretaste mal o jogo e as alterações que fizeste não foram as melhores. Se foi esta última situação, tudo bem, acontece com todo e qualquer treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

O estar a ganhar 2-0 e acabar a perder 3-2 é de fácil explicação: o Dortmund motivou-se, foi atrás do resultado, fez alterações táctico-estratégicas e tu ficaste a ver. Ou se não ficaste a ver, interpretaste mal o jogo e as alterações que fizeste não foram as melhores. Se foi esta última situação, tudo bem, acontece com todo e qualquer treinador.

Foi basicamente isso, um misto de tudo. Não sei bem reagir às mudanças de tarefas do adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa é defronto as mesmas táticas e a minha tática já não resulta, não faço ideia de como evoluir a minha tática.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Foi basicamente isso, um misto de tudo. Não sei bem reagir às mudanças de tarefas do adversário.

Publiquei aqui na secção um tópico com um "panel" para visualizar as funções e tarefas dos jogadores, o que já deverá ser uma ajuda. Depois, durante o próprio jogo, tens vários painéis que são úteis (zonas de acção, dados dos jogadores, estatísticas do jogo, etc, etc), também é bom estarem visíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

A inteligência artificial (AI) continua a ser um bocado básica, e a grande maioria das vezes as alterações que faz são apenas referente à mentalidade.

É raro veres uma alteração de formação, só mesmo nos últimos minutos e mesmo assim... é raro.

O que costuma acontecer é assim que se apanha a perder a AI aumenta a mentalidade, se estava a contra-atacar passa a normal, se estava a normal passa a atacante, etc.

Este é o motivo porque, por exemplo, acontece com alguma frequência, nós sofrermos um golo logo após termos marcado.

O mesmo geralmente acontece quando a AI se apanha a ganhar, geralmente baixa a mentalidade.

Por isso, e como a AI é mais ou menos básica e as alterações que faz são muito simples (principalmente quando comparadas com as que nos fazemos) não é necessário muitas alterações para contrariar as mudanças que a AI faz.

Geralmente, para não dizer sempre, baixar a mentalidade e passar um ou outro jogador que esteja com função atacante (principalmente na defesa e meio campo) para uma função de suporte costuma ser o suficiente para não ser surpreendido no final dos jogos.

O problema, é que muitas vezes a malta gosta é de jogar "plug n play" e não fazer nenhuma alteração durante os jogos... :D

Compartilhar este post

Link para o post

Publiquei aqui na secção um tópico com um "panel" para visualizar as funções e tarefas dos jogadores, o que já deverá ser uma ajuda. Depois, durante o próprio jogo, tens vários painéis que são úteis (zonas de acção, dados dos jogadores, estatísticas do jogo, etc, etc), também é bom estarem visíveis.

Tenho isso tudo visivel, a questão é por exemplo: estou a jogar contra um 4-4-2 e por alguma razão estou a rondar os 77% de acerto do passe, suposto que seja a pressão do adversário certo? Acontece que diminua a linha, aumenta a largura ou a intensidade, continua igual.

A inteligência artificial (AI) continua a ser um bocado básica, e a grande maioria das vezes as alterações que faz são apenas referente à mentalidade.

É raro veres uma alteração de formação, só mesmo nos últimos minutos e mesmo assim... é raro.

O que costuma acontecer é assim que se apanha a perder a AI aumenta a mentalidade, se estava a contra-atacar passa a normal, se estava a normal passa a atacante, etc.

Este é o motivo porque, por exemplo, acontece com alguma frequência, nós sofrermos um golo logo após termos marcado.

O mesmo geralmente acontece quando a AI se apanha a ganhar, geralmente baixa a mentalidade.

Por isso, e como a AI é mais ou menos básica e as alterações que faz são muito simples (principalmente quando comparadas com as que nos fazemos) não é necessário muitas alterações para contrariar as mudanças que a AI faz.

Geralmente, para não dizer sempre, baixar a mentalidade e passar um ou outro jogador que esteja com função atacante (principalmente na defesa e meio campo) para uma função de suporte costuma ser o suficiente para não ser surpreendido no final dos jogos.

O problema, é que muitas vezes a malta gosta é de jogar "plug n play" e não fazer nenhuma alteração durante os jogos... :D

Ah... eu normalmente só mudo a nível de instruções, não é bem o problema de plug n play. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho isso tudo visivel, a questão é por exemplo: estou a jogar contra um 4-4-2 e por alguma razão estou a rondar os 77% de acerto do passe, suposto que seja a pressão do adversário certo? Acontece que diminua a linha, aumenta a largura ou a intensidade, continua igual.

Ah... eu normalmente só mudo a nível de instruções, não é bem o problema de plug n play. :mrgreen:

Podem-me dizer onde é que anda isso? Obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Podem-me dizer onde é que anda isso? Obrigado :compinchas:

10 tópicos abaixo deste, funções e tarefas dos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

10 tópicos abaixo deste, funções e tarefas dos jogadores

Many thanks :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Pode não ser.

Pode ser por estares a arriscar demasiado no passe. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...