Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Visitante

Possa mas se leres o que diz na mentalidade é o que diz nao é?

Vou comecar a jogar o jogo em ingles, isto de jogar com ele traduzido é um pouco dubio. O gajo que faz as traduçoes deve ter um nivel de ingles um bocado fraco, porque a m*rda que ele traduz, é à letra e nem pensa sequer no contexto em que se refer. Mas pronto.

Obrigado

Não é uma questão de tradução, é mais uma questao da escolha dos rótulos das várias opções e respectivas descrições. Já há algum tempo que tem vindo a ser solicitado à SI que faça uma revisão tanto dos títulos, como das descrições, por motivar mal-entendidos na comunidade. Com a "formação de equipa" também foi o mesmo, variou desde Filosofia a outras designações até à actual "team shape" que, convenhamos, não ajudou em nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma questão de tradução, é mais uma questao da escolha dos rótulos das várias opções e respectivas descrições. Já há algum tempo que tem vindo a ser solicitado à SI que faça uma revisão tanto dos títulos, como das descrições, por motivar mal-entendidos na comunidade. Com a "formação de equipa" também foi o mesmo, variou desde Filosofia a outras designações até à actual "team shape" que, convenhamos, não ajudou em nada.

Como o jogo é fácil e toda a gente ganha a liga dos campeões com clubes da distrital, é a maneira que eles têm para dificultar a vida: enganam a malta explicando mal o que cada instrução faz! :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Como o jogo é fácil e toda a gente ganha a liga dos campeões com clubes da distrital, é a maneira que eles têm para dificultar a vida: enganam a malta explicando mal o que cada instrução faz! :lolada:

Está bem visto :biggrin: Aquele imenso que pessoal que se queixa que o motor do jogo faz batota e da super eficácia das equipas do computador é que é capaz de discordar dessa parte do jogo ser fácil e toda a gente ganhar a LC com clubes da distrital :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Ter baixado os alas ajudou bastante por acaso.

Eu sou usava os alas naquela posição, porque tinham dito que dava mais jeito e parecia-me que ajudava melhor o meio campo.

Editado por Razor Slice

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ter baixado os alas ajudou bastante por acaso.

Eu sou usava os alas naquela posição, porque tinham dito que dava mais jeito e parecia-me que ajudava melhor o meio campo.

olha que isto não funciona por "jeitos" :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

olha que isto não funciona por "jeitos" :biggrin:

Qual a tua opinião sobre meter o CJR com o movimento mais passes de risco?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não tem problema nenhum, aliás até ao FM17 o CJR tinha embutida a instrução para mais passes de risco.

Compartilhar este post

Link para o post

Funciona bem.

Tem só atenção aos outros jogadores da tua equipa e a quantos têm essa instrução também escolhida.

Demasiados jogadores com passe de risco ativado, vai ter efeitos na qualidade de passe e na posse de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal,

Ando a experimentar umas coisas no 4-3-3 já muito falado aqui e até agora estou nesta formação (desculpem, mas não tenho o FM de momento para tirar print):

28i4uvb.png

Em que a minha ideia é jogar lento e procurar sobreposições dos laterais (tenho nas instruções) .

Uma das minhas ideias é ter pelo menos 2 dos 3 da frente a atacar e o outro a apoiar, tenho táctica para um lado e para o outro.

No lado em que tenho o Avançado interior a apoiar coloco um dos médios mais subidos mas ainda não sei bem se é a melhor escolha visto alguns resultados. Sobretudo porque gosto muito de ter um MRB nas minhas tácticas e não o consigo "domar" (é possivel? ahah brincadeira).

Acham que mudar o MRB para defender ou para um Medio centro a defender melhorava ?

Cumps

Compartilhar este post

Link para o post

O médio recuperador de bolas é um pau de dois bicos.

Das duas uma, ou tens um jogador excepcional para essa função e uma táctica que consegue complementar bem o facto de ter um MRB, ou então é preferível não ter.

Acho que defensivamente a junção CJA - MRB não é das melhores, e como ainda tens um ala a atacar e um avançando interior a atacar no lado do MRB, estou a ver grandes buracos a serem abertos desse lado do campo.

Acho que não faz grande sentido em teres um MRB ou MC a defender naquela posição, porque já tens o médio defensivo nas costas.

Resumindo, acho que a tua ideia de meteres um MC é boa, mas eu colocava-o a apoiar.

Por vezes, as funções mais básicas são as melhores! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Boa tarde pessoal,

Ando a experimentar umas coisas no 4-3-3 já muito falado aqui e até agora estou nesta formação (desculpem, mas não tenho o FM de momento para tirar print):

[Em que a minha ideia é jogar lento e procurar sobreposições dos laterais (tenho nas instruções) .

Uma das minhas ideias é ter pelo menos 2 dos 3 da frente a atacar e o outro a apoiar, tenho táctica para um lado e para o outro.

No lado em que tenho o Avançado interior a apoiar coloco um dos médios mais subidos mas ainda não sei bem se é a melhor escolha visto alguns resultados. Sobretudo porque gosto muito de ter um MRB nas minhas tácticas e não o consigo "domar" (é possivel? ahah brincadeira).

Acham que mudar o MRB para defender ou para um Medio centro a defender melhorava ?

Cumps

E a somar ao que o Keyzer já escreveu, ter um MRB ladeado por um Ala (atacar) é estar mesmo a pedi-las.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês instruem os centrais a pressionar menos?

Depende de muitos factores: pressão que dei à equipa, o tipo de pressão que quero fazer (pressão global, por sectores, etc), se tenho médio defensivo ou não, se tenho laterais atacantes ou não, se estou a jogar fluido ou rígido, muitos factores.

Não ê uma pergunta de resposta direta sim ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de muitos factores: pressão que dei à equipa, o tipo de pressão que quero fazer (pressão global, por sectores, etc), se tenho médio defensivo ou não, se tenho laterais atacantes ou não, se estou a jogar fluido ou rígido, muitos factores.

Não ê uma pergunta de resposta direta sim ou não.

Sim é verdade, mas no meu caso, onde tenho um lateral que sobrepõe o AI de maneira a ser a peça mais ofensiva de uma ala e no outro lado um lateral que apoia o meio campo em largura, um trinco e jogo em fluído. Instruías a pressionar menos?

É que tenho ideia que ao tornar os centrais mais compactos, que deixo de ter mais furos na linha defensiva, mas não sei se perco algo com isso.

Editado por Razor Slice

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é verdade, mas no meu caso, onde tenho um lateral que sobrepõe o AI de maneira a ser a peça mais ofensiva de uma ala e no outro lado um lateral que apoia o meio campo em largura, um trinco e jogo em fluído. Instruías a pressionar menos?

É que tenho ideia que ao tornar os centrais mais compactos, que deixo de ter mais furos na linha defensiva, mas não sei se perco algo com isso.

Eu não costumo mexer na pressão individual dos jogadores.

Se reparares, a pressão já varia de função para função, e o defesa central já pressiona menos por defeito.

Creio, que os valores de pressão para cada função já vêm bem equilibrados e desde que as funções dos jogadores entre si sejam coerentes a equipa pressiona bem como um todo.

Por geralmente só mexo na pressão da equipa porque gosto que a minha equipa pressione como um todo.

Faz sentido mexer na pressão individual se pretenderes pressão diferenciado por setores, por exemplo uma pressão alta, ou uma mais no meio campo.

Se recuares umas paginas neste tópico eu postei um vídeo de um bacano alemão que explica muito bem como se deve implementar esses esquemas de pressão mais complexos. Vale a pena ver.

No teu caso, acho que reduzires a pressão dos teus centrais é um erro, porque com laterais ofensivos e subidos pode faltar a devida compensação do central quando o lateral sobe.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia! A questão que venho aqui colocar é um bocado caída do céu mas espero que possam ajudar. Já jogo FM desde o 11 e tenho sempre o mesmo problema (julgo eu). Construo boas equipas, bom staff mas depois falha sempre talvez a parte mais importante do jogo: tática. Sou daqueles que "tem medo" de fazer grandes alterações quando as coisas não correm bem. Por exemplo, no primeiro save que fiz neste FM com o Sporting na 1ª época ganhei tudo internamente, e na segunda, com um plantel mais forte, fiquei-me pela supertaça, sem alterar a tática e agora na terceira em que mudei umas coisas tenho bastantes dificuldades em ter bons resultados.

Outro problema é fugir do 4-3-3. Não sei como definir as instruções para outros modelos táticos de forma a implementar o meu estilo de jogo que raramente resulta, apenas na pré-época. Com isto gostaria de perguntar como é que vocês fazem para criar a vossa tática: se vão pelas funções em que os jogadores querem jogar ou mantêm-se fiéis ao vosso modelo de jogo e como é que o recriam no jogo?

De referir que o meu "ideal" de jogo ou que pelo menos gostaria de ter era um futebol jogado em posse, com pressão e onde se envolve vários jogadores no ataque. Mas já tentei jogar em 4-4-2 e os resultados foram muito maus e tentei diversas instruções e não consegui dar a volta...existe algum "abc" do FM que eu necessite de aprender?

Obrigado desde já :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

93704e2ce84290740af9ce7ff14be410.png

Fui assim contra o Bayern e levei 3 secos. Tive a inventar, porque achei que ao deixar dois médios na mesma área ia defender melhor contra aquele triângulo, mas correu tudo mal. Outra coisa é contra equipas como o Bayern, Dortmund e Marselha, o meu acerto de passe desce drasticamente e a posse também dando origem a que não consiga defender com bola, mas não estou a perceber se é falta de qualidade individual ou minha.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia! A questão que venho aqui colocar é um bocado caída do céu mas espero que possam ajudar. Já jogo FM desde o 11 e tenho sempre o mesmo problema (julgo eu). Construo boas equipas, bom staff mas depois falha sempre talvez a parte mais importante do jogo: tática. Sou daqueles que "tem medo" de fazer grandes alterações quando as coisas não correm bem. Por exemplo, no primeiro save que fiz neste FM com o Sporting na 1ª época ganhei tudo internamente, e na segunda, com um plantel mais forte, fiquei-me pela supertaça, sem alterar a tática e agora na terceira em que mudei umas coisas tenho bastantes dificuldades em ter bons resultados.

Outro problema é fugir do 4-3-3. Não sei como definir as instruções para outros modelos táticos de forma a implementar o meu estilo de jogo que raramente resulta, apenas na pré-época. Com isto gostaria de perguntar como é que vocês fazem para criar a vossa tática: se vão pelas funções em que os jogadores querem jogar ou mantêm-se fiéis ao vosso modelo de jogo e como é que o recriam no jogo?

De referir que o meu "ideal" de jogo ou que pelo menos gostaria de ter era um futebol jogado em posse, com pressão e onde se envolve vários jogadores no ataque. Mas já tentei jogar em 4-4-2 e os resultados foram muito maus e tentei diversas instruções e não consegui dar a volta...existe algum "abc" do FM que eu necessite de aprender?

Eu por norma, jogo no esquema que jogo mais, e tento arranjar os jogadores que encaixem nesse esquema.

Existem vários manuais para aprender. Os melhores na minha opinião estão no forum da SI. Tens lá tópicos muitos bons. Deixo-te aqui o link

Compartilhar este post

Link para o post

Fui assim contra o Bayern e levei 3 secos. Tive a inventar, porque achei que ao deixar dois médios na mesma área ia defender melhor contra aquele triângulo, mas correu tudo mal. Outra coisa é contra equipas como o Bayern, Dortmund e Marselha, o meu acerto de passe desce drasticamente e a posse também dando origem a que não consiga defender com bola, mas não estou a perceber se é falta de qualidade individual ou minha.

É um bocado facil ver o que correu mal.

Foste com uma dupla de médios com a função de defender, que apesar de estarem na linha de meio campo, devido a terem a função de defender, ficaram muito atrás e colados aos centrais.

O Bayern, com 3 jogadores no meio campo com a função de suporte dominou por completo aquela zona. Ajudados pelos 3 homens na frente, devem ter jogado com uma pressão alta.

Tu, com os médios colocados aos centrais, e com 4 jogadores na frente, ficaste sem meio campo. Não tens ninguém para fazer a ligação entre o meio campo e o ataque, porque apesar do teu CJA estar com a função de suporte, não foi suficiente para ligar o meio campo.

A pressionar a tua saida de bola, e com a tua equipa dividida, naturalmente a tua posse de bola veio por ai a baixo, porque os teus defesas e jogadores do meio campo ao serem pressionados, tinham que mandar a bola para a frente.

A tua ideia de teres 2 jogadores a defender não foi má, mas com isso partiste a equipa. Podias ter evitado isso, colocando por exemplo ambos os extremos na linha do meio campo, com em alternativa colando o CJA na linha do meio campo.

Por outro lado, jogador com laterais atacantes contra grandes equipas é sempre arriscado, principalmente quando elas jogam com extremos ou avançados interiores. Nesses jogos é preferível adotar uma postura mais conservadores e colocar os laterais a apoiar.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Thanks. Andei numa losing streak na liga, por acaso deu-me na cabeça e meti no 4-3-3 o CJR como CJA (s) e tenho andado a dar cabaz a toda a gente, apesar de sentir que quando jogo contra equipas com outros argumentos desperdiço muito passe.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou eliminado na liga Europa com 12 pontos. As 3 equipas iguais. O que o FM faz o goal avarege geral em vez de fazer o goal avarage entre as 3 como tem de ser.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Existem vários tópicos que podes aproveitar, seja na secção táctica do FM15, 16 e acho que também neste (não me lembro se criei algum já no 17).

Um pequeno apontamento: se não sabes definir instruções para outros esquemas, então também não sabes para o 433. Como tal, a melhor opção que tens (além de ler os tais tópicos) é começar pelo princípio: defines o esquema táctico que pretendes (ter em conta que tem a ver com o posicionamento defensivo que a equipa vai assumir, isto é, organização defensiva) e não escolhas nenhuma instrução, mentalidade ou formação de equipa, começa apenas em Normal e Flexível. Observa os jogos e mediante o que vês, afinas a táctica com as instruções. Relembro também que não há nenhuma obrigatoriedade em usar instruções, dado que a Mentalidade da equipa já define automaticamente algumas, enquanto a Formação de Equipa aumenta ou reduz o espaço vertical entre os jogadores, assim como lhes atribui menos ou mais liberdade criativa.

Sabes que podes defender em 4141 ao mesmo tempo que atacas em 433, certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

É impressão minha, ou esta ano os lances de bola parada mais perigosos do jogo são os lançamentos laterais no enfiamento da grande área?

É estranho a quantidade de golos que já marquei, e sofri, em lances destes:

- Lançamento curto, 2 ou 3 toques de bola, bola sobra para um jogador à entrada da área, remate... golo.

Acontece a vocês?

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É impressão minha, ou esta ano os lances de bola parada mais perigosos do jogo são os lançamentos laterais no enfiamento da grande área?

É estranho a quantidade de golos que já marquei, e sofri, em lances destes:

- Lançamento curto, 2 ou 3 toques de bola, bola sobra para um jogador à entrada da área, remate... golo.

Acontece a vocês?

Nem por isso, comigo acontece mais marcar a partir de canto curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...