Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Pode não ser.

Pode ser por estares a arriscar demasiado no passe. :)

Isto está muito confuso para mim. :mrgreen:

Na altura fiz as alterações que o Michaels indicou e correu bem 2 jogos, depois disso não fiz mais nada. Se meto em contra atacar tenho posse, falho menos passes dependendo do adversário, mas não tenho caudal ofensivo. Se mantenho no normal sou capaz de nem ter uma coisa nem outra.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isto está muito confuso para mim. :mrgreen:

Na altura fiz as alterações que o Michaels indicou e correu bem 2 jogos, depois disso não fiz mais nada. Se meto em contra atacar tenho posse, falho menos passes dependendo do adversário, mas não tenho caudal ofensivo. Se mantenho no normal sou capaz de nem ter uma coisa nem outra.

Os jogos (tal como o futebol) não são algo imutável, em que o mesmo conceito, a mesma ideia de jogo, o mesmo esquema funcionam sem nada alterar. Sim, o FM já foi assim e foi durante uma série de tempo que criou esse hábito nas pessoas. Mas já não é, mudou, evoluiu (mesmo considerando as limitações mencionadas pelo Keyzer) e as pessoas, essas, ficaram na mesma, naquele passado. O que significa que ou efectivamente se treina uma equipa com muita qualidade, dentro do quadro competitivo em que está, a qual permite fazer poucas alterações ou então a preciso "ler" o jogo para saber o que mudar e quando mudar. Em dois jogos pode correr bem, nos seguintes pode não correr.

Compartilhar este post

Link para o post

Os jogos (tal como o futebol) não são algo imutável, em que o mesmo conceito, a mesma ideia de jogo, o mesmo esquema funcionam sem nada alterar. Sim, o FM já foi assim e foi durante uma série de tempo que criou esse hábito nas pessoas. Mas já não é, mudou, evoluiu (mesmo considerando as limitações mencionadas pelo Keyzer) e as pessoas, essas, ficaram na mesma, naquele passado. O que significa que ou efectivamente se treina uma equipa com muita qualidade, dentro do quadro competitivo em que está, a qual permite fazer poucas alterações ou então a preciso "ler" o jogo para saber o que mudar e quando mudar. Em dois jogos pode correr bem, nos seguintes pode não correr.

Sim eu sempre percebi isso, nem era minha intenção. O problema é que há muita coisa que não percebo no motor de jogo: quais as melhores combinações e quais as melhores contra certas táticas e etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sim eu sempre percebi isso, nem era minha intenção. O problema é que há muita coisa que não percebo no motor de jogo: quais as melhores combinações e quais as melhores contra certas táticas e etc.

Esse é logo o primeiro momento que precisas de descontruir: não existe isso "qual a melhor... ?"

Há opções com mais lógica que outras, claro, ou com menos lógica (por exemplo, algo que é recorrente de colocarem Extremos a vir para dentro e usarem um PL). Estás a precisar de um "reset" nessas ideias, começar pelo básico (Normal / Flexível), sem quaisquer instruções, apenas definindo um esquema táctico e utilizares um, dois ou três jogos em modo completo para ires percebendo o que alterar quando adicionas instruções ou mudas algo num jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é logo o primeiro momento que precisas de descontruir: não existe isso "qual a melhor... ?"

Há opções com mais lógica que outras, claro, ou com menos lógica (por exemplo, algo que é recorrente de colocarem Extremos a vir para dentro e usarem um PL). Estás a precisar de um "reset" nessas ideias, começar pelo básico (Normal / Flexível), sem quaisquer instruções, apenas definindo um esquema táctico e utilizares um, dois ou três jogos em modo completo para ires percebendo o que alterar quando adicionas instruções ou mudas algo num jogador.

E quanto às tarefas?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O que acham da combinação . avançado completo apoiar, e ponta de lança

Um avançado mais móvel com um mais fixo é sempre algo bom a explorar: o avançado completo, sem deixar de ser um finalizador, procura mais espaços (para ele e para os criar) e funciona mais como um criador de jogo; o ponta de lança, tem um raio de acção mais circunscrito, está lá para finalizar. Mas todo o contexto é importante.

Compartilhar este post

Link para o post

Um avançado mais móvel com um mais fixo é sempre algo bom a explorar: o avançado completo, sem deixar de ser um finalizador, procura mais espaços (para ele e para os criar) e funciona mais como um criador de jogo; o ponta de lança, tem um raio de acção mais circunscrito, está lá para finalizar. Mas todo o contexto é importante.

Sry mestre, tive de improvisar ....

--------------------------PL(atacar)------------------------------

----------------------------------------AVCompleto(ap)---------

------------------------------------------------------------------------

--------------------------------MO(atacar)-------------------------

------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------

--------------------CJ(apoiar)--------MAA(apoiar)----------------

----------------------------------------------------------------------------

---------------------------------Trinco-------------------------------------

-----------AC(auto)------------------------------AC(auto--------------

----------------------------------------------------------------------

------------------------DC------------DC-------------------------------

---------------------------------GR---------------------------------------

Compartilhar este post

Link para o post

@zemiguel23

Pode funcionar nesse esquema, mas observa a movimentação do avançado completo e do médio ofensivo.

Não sei até que ponto não irão andar pelos mesmos terrenos. Depende um bocado das instruções que deres ao MO e dos movimentos preferidos do avançado completo.

Nota: gosto das escolhas que fizeste para as funcoes do meio campo e defesa.

Compartilhar este post

Link para o post

@zemiguel23

Pode funcionar nesse esquema, mas observa a movimentação do avançado completo e do médio ofensivo.

Não sei até que ponto não irão andar pelos mesmos terrenos. Depende um bocado das instruções que deres ao MO e dos movimentos preferidos do avançado completo.

Nota: gosto das escolhas que fizeste para as funcoes do meio campo e defesa.

obrigado parceiro, se já me começo a safar melhor nisto, é graças a ti e ao Michael, e outros. O estilo de jogo uso um futebol mais directo, defesa um pouco recuada.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... acho que encontrei o equilíbrio para a minha equipa, no entanto não vai chegar para evitar o 10º campeonato seguido da Juventus! :lol:

24a92ba3ac1a76e42ea048f957c15316.png

49a83e5896326a0d02fca52864422d12.png

5f5396c096223c1b918f5b758be5c1db.png

Tenho jogado assim. Nota para os primeiros jogos e para a segurança defensiva da equipa. Perdi um pouco o fôlego por causa da profundidade do plantel, principalmente nas competições da UEFA não é a melhor. Tenho sofrido poucos golos e com posse de bola sempre na ordem dos 57%-60%, com o pequeno problema que também não marco muitos golos. O Depay e o Bernardeschi nem sempre desequilibram nas alas e o ponta-de-lança é consoante o dia. :lol: Alguém sugere algum tipo de mudança? Tenho para avançados o Cavani, o Destro e o Vietto. Na altura a ideia era jogar com Cavani e Vietto na frente, mas estava a desperdiçar os extremos que tenho.

PS. Em jogos com equipas mais fechadas, por vezes, mudo a profundidade dos laterais.

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O teu problema é mesmo por falta de largura no ataque, mas como é assim que pretendes jogar assim seja.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas sugeres continuar a jogar com avançados interiores nas alas aumentado a largura?

O que eu idealizo é estes extremos arrastarem marcações, desequilibrarem no 1 para 1 em movimentos interiores, abrindo espaço para a entrada dos laterais. Depois ora por iniciativa própria, ora por combinações com os médios ou laterais chegar ao golo. Vou entrar agora em pré-época, terei tempo para testar algumas alternativas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas sugeres continuar a jogar com avançados interiores nas alas aumentado a largura?

O que eu idealizo é estes extremos arrastarem marcações, desequilibrarem no 1 para 1 em movimentos interiores, abrindo espaço para a entrada dos laterais. Depois ora por iniciativa própria, ora por combinações com os médios ou laterais chegar ao golo. Vou entrar agora em pré-época, terei tempo para testar algumas alternativas.

Certo, mas a mentalidade dos avançados interiores é bem superior à dos alas,é suposto estes serem um apoio, logo vão demorar mais a subir e a aproveitar esse tal espaço. Ao mesmo tempo, como estás a afunilar mais o jogo, com um ritmo de jogo baixo e a explorar o centro, tudo junto acabam por ser opções que facilitam a vida aos adversários

Compartilhar este post

Link para o post

Já aconteceu isto a alguém ou sabe o porquê disto acontecer ?

d56fea56785f4ab5a2ee59ed174b47f9.png

Continuo a usar a mesma táctica, mesmas instruções tudo, e a equipa começou a decaír de jogo para jogo.

Terá haver com sobrecarga de jogos, mais ME ?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

1- Talvez fosse um bocadinho expectável, dado que vinhas de várias vitórias 1-0, 2-1;

2- O motivo é simples: a) falta de observação do que acontece ao longo de cada jogo; b) má interpretação do que acontece ao longo de cada jogo c) os adversários fazem alterações, o user não;

Não tem a ver com sobrecarga de jogos e decidida e absolutamente não tem a ver com o ME

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.

O que acham das funções/tarefas que escolhi, a vossas vistas esta equilibrado?

Minhas maiores duvidas são o médio direito penso em CJA-At ou MC-At.

E o atacante estou em mais duvidas ainda, ta ai um Jogador Alvo-Ap gosto de como ele segura a bola para o time, mais as vezes parece que falta o poder de finalização nele, falta ele estar na área para fazer os gols, penso em um Ponta de Lança Fixo-At para ter mais esse atacante na área e que faça gols ou um Atacante Completo-Ap para fazer um pouco de tudo. Qual das 3 funções combina mais com o resto da equipe?

fun_es.jpg

Contra-Atacar/ Estruturado

Cumps,

Editado por caio.candido

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Ponta será o Extremo o SAt o Avançado Interior, correcto ? O que poderias fazer era usar um Raumdeuter em vez do Extremo ou do Avançado Interior, uma vez que ocupa espaços interiores e mais facilmente combina com o Jogador Alvo. Não é a melhor opção para um esquema com um avançado, embora seja útil para esquemas com dois. Se queres um jogador que segure mais a bola, podes usar o Avançado Recuado ou Completo

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Tenho uma questão para os entendidos do fm. Qual é o processo de criaçao de uma tactica bem sucedida? Como é que vcs criam as vossas taticas? Eu costumo fazer desta maneira e não tenho tido muitos resultados: Eu costumo fazer um save com o Porto e gravar o save antes de um jogo para o campeonato e dps vou observando os jogos e fazendo alteraçoes na tatica e carregando sempre aquele save por uma questão de ser mais pratico. No entanto, deparo-me com o problema de cada vez que volto a carregar o save, a tactica parece que ja nao funciona tao bem. Eu ja consigo dominar muitos dos conceitos do jogo (da parte tactica) e consigo identificar os problemas a equipa e resolve-los, so que depois nao tenho muito sucesso quando crio um save "a serio". Provavelmente a maneira que eu utilizo para criar a tactica é que esta errada e gostava que me ajudassem a perceber porque. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Boas,

Tenho uma questão para os entendidos do fm. Qual é o processo de criaçao de uma tactica bem sucedida? Como é que vcs criam as vossas taticas? Eu costumo fazer desta maneira e não tenho tido muitos resultados: Eu costumo fazer um save com o Porto e gravar o save antes de um jogo para o campeonato e dps vou observando os jogos e fazendo alteraçoes na tatica e carregando sempre aquele save por uma questão de ser mais pratico. No entanto, deparo-me com o problema de cada vez que volto a carregar o save, a tactica parece que ja nao funciona tao bem. Eu ja consigo dominar muitos dos conceitos do jogo (da parte tactica) e consigo identificar os problemas a equipa e resolve-los, so que depois nao tenho muito sucesso quando crio um save "a serio". Provavelmente a maneira que eu utilizo para criar a tactica é que esta errada e gostava que me ajudassem a perceber porque. Obrigado

Nesse caso, possivelmente não dominas os conceitos tão bem como pensas :)

O processo é sempre o mesmo: definir a ideia de jogo que se pretende; definir instruções e as funções / tarefas dos jogadores adequadas à ideia de jogo; fazer vários jogos de pré-época; observar os jogos em modo completo; observar os dados de análise de cada um desses jogos. Para que a táctica funcione ainda melhor, convém que o treinador tenha presente dois aspectos: nenhuma é imbatível e há jogos em que são necessárias pequenos retoques, que tanto pode passar por adicionar / remover uma ou outra instrução ou ajustar um ou outro jogador (função / tarefa).

Compartilhar este post

Link para o post

Esta nova versão da táctica está a prometer! :mrgreen:

Mais daquinada atualizo o post da táctica com as novas instruções.

image.jpg

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso, possivelmente não dominas os conceitos tão bem como pensas :)

O processo é sempre o mesmo: definir a ideia de jogo que se pretende; definir instruções e as funções / tarefas dos jogadores adequadas à ideia de jogo; fazer vários jogos de pré-época; observar os jogos em modo completo; observar os dados de análise de cada um desses jogos. Para que a táctica funcione ainda melhor, convém que o treinador tenha presente dois aspectos: nenhuma é imbatível e há jogos em que são necessárias pequenos retoques, que tanto pode passar por adicionar / remover uma ou outra instrução ou ajustar um ou outro jogador (função / tarefa).

Portanto o ideal é ir ajustando ao longo da epoca ate achar resultados consistentes. É isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Portanto o ideal é ir ajustando ao longo da epoca ate achar resultados consistentes. É isso?

O ideal é mesmo seguir o que referi no post anterior, em toda a linha e com especial importância para os dois aspectos a reter pelo treinador da equipa (tu). É fundamental fazer pequenos ajustes durante os jogos (como referi também), isto é, tens uma base de trabalho consistente que, regra geral, assegura ganhar os jogos e que é construída ao longo da pré-época. Depois, ao longo da época, sobre essa base de trabalho, a qualquer momento, pode ser (ou não) retocar ou afinar, depende dos adversários, depende do posicionamento defensivo que utiliza, etc, etc. Eu, por exemplo, uso a mesma táctica contra equipas que jogam com um avançado, mas contra equipas que jogam com dois avançados altero apenas algumas tarefas dos jogadores. Se defronto um adversário com um bloco muito baixo, que só pretende fazer contenção, faço outro tipo de alterações. Lá está, tens uma ideia de jogo definida e moldável às situações com que te deparas durante a época.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...