Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

9d827d2467c438a915432a7ede614e7f.jpg

Para uma equipa que não quer dominar a posse de bola mas sim chegar com jogadores rápidos e em número à grande área adversária, há algo que salte à vista pela negativa nas funções escolhidas? Tentei usar a norma da distribuição defesa, apoio e ataque.

Ainda não pensei nas instruções da equipa, é me mais difícil pois costumo ajustar somente depois dos primeiros três jogos de pré época l.

Enviado de meu Redmi 3 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Recuperador de Bola vai libertar muito espaço devido à sua constante preocupação em recuperar a bola; na cobertura tens um lateral ofensivo. Isto e somado a dois centrais muito pressionantes. O resultado final é bem capaz de ser bastantes problemas defensivos, com muito espaço a explorar pelas equipas adversárias.

Na frente, são dois jogadores nas alas a cair no espaço do avançado. É um avançado mais móvel, certo, mas que procura atacar o espaço lateral (entre o central e o lateral). Precisas de um avançado que baixe mais para criar espaço para os Extremos, o Avançado Recuado pode ser a melhor solução, dado que segura um pouco mais a bola, tanto mais que os Extremos vão ser mais cautelosos na sua movimentação sem bola (verticalidade).

Resumindo: estás a abrir espaço onde deves fechar e a fechar onde deves abrir.

Compartilhar este post

Link para o post

Para uma equipa que não quer dominar a posse de bola mas sim chegar com jogadores rápidos e em número à grande área adversária, há algo que salte à vista pela negativa nas funções escolhidas? Tentei usar a norma da distribuição defesa, apoio e ataque.

Ainda não pensei nas instruções da equipa, é me mais difícil pois costumo ajustar somente depois dos primeiros três jogos de pré época l.

Qualquer jogador em função de suporte ou ataque vai acabar por chegar à área adversária (ou às suas imediações). O que varia é a rapidez com que o faz.

Em termos ofensivos gosto da táctica, apesar de com um avançado completo (função de ataque) vais estar muito dependente dele.

Defensivamente, a escolha dos centrais não funciona. Os 2 a bloquear é convite para dizimarem a tua defesa.

O MRB, não vejo grande utilidade quando jogas com um jogador como médio defensivo. Ou seja, se já tens um jogador para equilibrar a defesa, será que precisas de um "cão raivoso" para andar a pressionar por todo o lado? Ainda para mais quando ao lado tens um construtor de jogo que pressiona menos. Estás a ver o desequilibro que estás a criar?

É verdade que o pivot vai equilibrar, mas podes ter um efeito dominó quando o MRB sair da posição, o que vai levar o pivot a sair da posição, o que leva os centrais a sairem da posição, o que leva a tua equipa a sofrer golos! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu usar um medio centro - apoiar em vez do recuperador de bola e trocar os centrais para defender, ja poderei colocar os dois laterais a atacar? A pl tambem ja tomei nota que devera ser um avancado recuado a atacar, mas tambem quero testar um falso 9

Editado por matisptfan

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que entendeste mal as nossas palavras.

Tirando a questão dos dois centrais, que não faz mesmo sentido ter os dois a bloquear (tal como não faz ter os dois a cobrir), tudo o resto na tua tática é válido.

A questão do MRB é uma questão de risco. Com ele vais arriscar mais na pressão, podes recuperar mais bolas o que pode permitir mais ataques e contra ataques mas também vais abrir mais espaços.

Tem vantagens e desvantagens.

Quer com MRB ou o MC podes ter ambos os laterais a atacar... É uma questão de assumir mais ou menos risco.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo com problemas no acerto de passe dos centrais. Todos os meus médios tem vem buscar jogo, os meus centrais tem boas capacidades, mas para eles um gajo desmarcado que tem alguém a 5m, é demasiado arriscado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Continuo com problemas no acerto de passe dos centrais. Todos os meus médios tem vem buscar jogo, os meus centrais tem boas capacidades, mas para eles um gajo desmarcado que tem alguém a 5m, é demasiado arriscado.

Qual a percentagem de passes acertados ?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a percentagem de passes acertados ?

Anda sempre a rondar os 70%, no último jogo contra uma equipa da Regionaliga conseguiram chegar aos 63%.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Anda sempre a rondar os 70%, no último jogo contra uma equipa da Regionaliga conseguiram chegar aos 63%.

Vê lá se não é o GR que está a contribuir para essa percentagem baixa

Compartilhar este post

Link para o post

Vê lá se não é o GR que está a contribuir para essa percentagem baixa

Eu já tentei de tudo e o GR continua a ter 34% de acerto. Peço-lhe para mandar curto e ele opta sempre por mandar bomba.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu já tentei de tudo e o GR continua a ter 34% de acerto. Peço-lhe para mandar curto e ele opta sempre por mandar bomba.

Clica no jogador, vai a relatórios e depois a estatísticas e coloca aí a imagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta aqui ao pessoal deste topico.

Ha dois tipos de treinadores, aqueles que impoem o seu estilo de jogo durante o jogo e outros que tentam se adaptar ao adversario. Dito isto, fará sentido, neste ultimo tipo de treinador, usar a mentalidade normal no fm?

Que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Clica no jogador, vai a relatórios e depois a estatísticas e coloca aí a imagem.

5d1711266f48a4f07698f67d0ec10ab0.png

b39b0a7fbccfa6b74ad767b31ae46227.png

70f6e160ba70bffda30fac1e2ffac9a9.png

Outra coisa, eu fiz aquilo que disseste Michaels, de fazer um reset à tática e ir vendo o que se é melhor. Acontece que fui dar à mesma tática quase e contra equipas como Milan, Boca e por aí fora foi resultando, depois na época mesmo está a ser o descalabro.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta aqui ao pessoal deste topico.

Ha dois tipos de treinadores, aqueles que impoem o seu estilo de jogo durante o jogo e outros que tentam se adaptar ao adversario. Dito isto, fará sentido, neste ultimo tipo de treinador, usar a mentalidade normal no fm?

Que acham?

A mentalidade não tem nada a ver com o estilo de jogo. É apenas o nível de risco que permites à tua equipa e aos teus jogadores. Mentalidades mais baixas, a tua equipa arrisca menos, mentalidade mais altas a tua equipa arrisca mais.

E quando digo arriscar, é em todos os aspetos do jogo, quer a defender (arriscam mais no desarme, pressao, etc) quer no ataque (arriscam mais no passe, nas subidas do terreno, etc).

o que define o estilo de jogo são outras coisas: posicionamento tático, formação, e algumas instruções à equipa.

Outra coisa, eu fiz aquilo que disseste Michaels, de fazer um reset à tática e ir vendo o que se é melhor. Acontece que fui dar à mesma tática quase e contra equipas como Milan, Boca e por aí fora foi resultando, depois na época mesmo está a ser o descalabro.

Como é que tu queres que o teu Gr passe a bola para os laterais, quando eles estão adiantados no terreno na posição de alas?

Não admira que ele acabe por chutar para a frente.

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade não tem nada a ver com o estilo de jogo. É apenas o nível de risco que permites à tua equipa e aos teus jogadores. Mentalidades mais baixas, a tua equipa arrisca menos, mentalidade mais altas a tua equipa arrisca mais.

E quando digo arriscar, é em todos os aspetos do jogo, quer a defender (arriscam mais no desarme, pressao, etc) quer no ataque (arriscam mais no passe, nas subidas do terreno, etc).

o que define o estilo de jogo são outras coisas: posicionamento tático, formação, e algumas instruções à equipa.

Como é que tu queres que o teu Gr passe a bola para os laterais, quando eles estão adiantados no terreno na posição de alas?

Porque meti para os centrais e acontece o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque meti para os centrais e acontece o mesmo.

Epah, custa-me muito a acreditar.

Tenho o meu guarda redes libero a passar para os centrais e 99% é isso que ele faz. E nem precisei de meter o guarda redes com passe mais curto, ou a arriscar menos no passe nem nada disso.

Vê lá bem, se não fizeste alguma confusão com alguma instrução.

Estás a jogar com Pivot defensivo? Mostra ai, sff, imagem da tua táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Epah, custa-me muito a acreditar.

Tenho o meu guarda redes libero a passar para os centrais e 99% é isso que ele faz. E nem precisei de meter o guarda redes com passe mais curto, ou a arriscar menos no passe nem nada disso.

Vê lá bem, se não fizeste alguma confusão com alguma instrução.

Estás a jogar com Pivot defensivo? Mostra ai, sff, imagem da tua táctica.

Se fosse só o GR... é que até os meus centrais parecem burros.

6b39c4598b4196f08ab7abcf88961aa2.jpg

Tem ali o outro central completamente livre e prefere aliviar a bola... Isto está sempre a acontecer e não consigo jogar quase, porque os jogadores não fazem nada do que eu quero. Ou agarram-se demasiado à bola ou tem apoios e preferem fazer passes longos.

9c549e095c35bc59ab22c7d3176f4651.png

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse só o GR... é que até os meus centrais parecem burros.

Tem ali o outro central completamente livre e prefere aliviar a bola... Isto está sempre a acontecer e não consigo jogar quase, porque os jogadores não fazem nada do que eu quero. Ou agarram-se demasiado à bola ou tem apoios e preferem fazer passes longos.

Qual a mentalidade da tua equipa?

Compartilhar este post

Link para o post

Possa mas se leres o que diz na mentalidade é o que diz nao é?

Vou comecar a jogar o jogo em ingles, isto de jogar com ele traduzido é um pouco dubio. O gajo que faz as traduçoes deve ter um nivel de ingles um bocado fraco, porque a m*rda que ele traduz, é à letra e nem pensa sequer no contexto em que se refer. Mas pronto.

Obrigado

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

Vou comecar a jogar o jogo em ingles, isto de jogar com ele traduzido é um pouco dubio. O gajo que faz as traduçoes deve ter um nivel de ingles um bocado fraco, porque a m*rda que ele traduz, é à letra e nem pensa sequer no contexto em que se refer. Mas pronto.

Obrigado

Basicamente a mentalidade só tem a ver com o risco/urgência do passe, largura e comprimento da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a simular um jogo usando um posicionamento defensivo idêntico ao teu, ou seja, alas mais adiantados, e com um médio defensivo.

Apesar de durante o jogo não ter visto o meu guarda redes a pontapear bolas para a frente foi notória a dificuldade acrescida que tive em sair a jogar a partir da defesa.

E faz sentido.

A questão é que a maneira como arranjaste o sector defensivo não beneficia nada uma saída de bola a partir da defesa, que julgo é o que pretendes colocando o guarda redes a distribuir para os defesas.

Quando se joga com os laterais numa posição mais subida do terreno, automaticamente estás a ficar com menos 2 jogadores na tua linha defensiva, e com isto estás a reduzir as hipoteses de passe para o teu guarda-redes.

Geralmente, quem joga com os laterais mais subidas ou adopta um esquema de 3 centrais ( e assim ganha mais uma opção de passe), ou joga com um pivot defensivo (que como cai para o meio dos centrais também oferece mais uma opção de passe).

Tu, optaste por nem uma coisa nem outra. Jogas com um médio defensivo.

Isto faz com que, os centrais não abram, e o médio defensivo não desce tanto (quando comparado com o pivot). Isso origina, e acredito que já tenhas visto muitas vezes) 3 jogadores acumulados à entrada da área (os 2 centrais e o médio) com os dois laterais subidos, e o resto da linha do meio campo mais subida também.

Isto faz com que seja muito fácil para o adversário pressionar, porque como tens os 3 jogadores muito juntos, até só um jogador adversário a pressionar vai criar-te dificuldades.

É esse o motivo que está a levar o teu guarda a chutar para a frente em vez de entregar curto, ou os teus centrais fazerem chutão. Tens falta de apoio na saída de bola devido ao adiantamento dos laterais, e tens o triângulo formado pelos centrais e médio defensivo muito junto e por esse motivo fácil de pressionar.

O que te aconselho é uma de 3 hipóteses:

1) deixares de meteres o guarda-redes a passar para a defesa (mas esta presumo que não queiras)

2) substituir o médio defensivo por um pivot defensivo. Com isto os centrais vão abrir, o pivot vai descer, e de certeza que o teu guarda redes vai passar a entregar a bola a alguém sem dificuldade

3) passares os teus alas para a linha dos defesas, para ganhares mais 2 opções de passe fácil

Eu pessoalmente optava pela 3.

Acho que não faz grande sentido teres os alas adiantados. Não ganhas nada com isso em termos ofensivos e em termos defensivos só te prejudica.

PS: sorry pelo longo post. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a simular um jogo usando um posicionamento defensivo idêntico ao teu, ou seja, alas mais adiantados, e com um médio defensivo.

Apesar de durante o jogo não ter visto o meu guarda redes a pontapear bolas para a frente foi notória a dificuldade acrescida que tive em sair a jogar a partir da defesa.

E faz sentido.

A questão é que a maneira como arranjaste o sector defensivo não beneficia nada uma saída de bola a partir da defesa, que julgo é o que pretendes colocando o guarda redes a distribuir para os defesas.

Quando se joga com os laterais numa posição mais subida do terreno, automaticamente estás a ficar com menos 2 jogadores na tua linha defensiva, e com isto estás a reduzir as hipoteses de passe para o teu guarda-redes.

Geralmente, quem joga com os laterais mais subidas ou adopta um esquema de 3 centrais ( e assim ganha mais uma opção de passe), ou joga com um pivot defensivo (que como cai para o meio dos centrais também oferece mais uma opção de passe).

Tu, optaste por nem uma coisa nem outra. Jogas com um médio defensivo.

Isto faz com que, os centrais não abram, e o médio defensivo não desce tanto (quando comparado com o pivot). Isso origina, e acredito que já tenhas visto muitas vezes) 3 jogadores acumulados à entrada da área (os 2 centrais e o médio) com os dois laterais subidos, e o resto da linha do meio campo mais subida também.

Isto faz com que seja muito fácil para o adversário pressionar, porque como tens os 3 jogadores muito juntos, até só um jogador adversário a pressionar vai criar-te dificuldades.

É esse o motivo que está a levar o teu guarda a chutar para a frente em vez de entregar curto, ou os teus centrais fazerem chutão. Tens falta de apoio na saída de bola devido ao adiantamento dos laterais, e tens o triângulo formado pelos centrais e médio defensivo muito junto e por esse motivo fácil de pressionar.

O que te aconselho é uma de 3 hipóteses:

1) deixares de meteres o guarda-redes a passar para a defesa (mas esta presumo que não queiras)

2) substituir o médio defensivo por um pivot defensivo. Com isto os centrais vão abrir, o pivot vai descer, e de certeza que o teu guarda redes vai passar a entregar a bola a alguém sem dificuldade

3) passares os teus alas para a linha dos defesas, para ganhares mais 2 opções de passe fácil

Eu pessoalmente optava pela 3.

Acho que não faz grande sentido teres os alas adiantados. Não ganhas nada com isso em termos ofensivos e em termos defensivos só te prejudica.

PS: sorry pelo longo post. :)

Sorry nada, obrigado e obrigado também ao Michaels. Tem me ajudado bastante a perceber melhor o jogo. Outra coisa que percebi é que tenho jogadores iguais para todas as posições, ou seja, também tenho dificuldade em mudar de sistema, porque é tudo igual.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado

Não vás pela tradução.

Em inglês a coisa não melhora.

A verdade é que os nomes que deram para as mentalidades foram infelizes, e levaram as pessoas a pensar que usando uma mentalidade de contra-atacar era o ideial para uma tatica de contra-ataque e que quem queria jogar ao ataque tinha que ir para uma mentalidade atacante.

Isso já foi explicado várias vezes que não é assim, mas infelizmente onde era mais importante explicar, NO PROPRIO JOGO, ainda nao o fizeram.

Pensa apenas que as mentalidades são uma escala de risco de 1 a 5:

Defender - Risco 1

contra-atacar - Risco 2

Standard - Risco 3

Controlo - Risco 4

Atacar - Risco 5

A duas mentalidades dos extremos, contain e overload (inglês) sao especiais porque basicamente fazem outras alterações. Por exemplo a overload faz ignorar tudo o que é instrução e mete todos os jogadores em modo de mentalidade máximo. Por isso, ficamos pelas 5 mais importantes.

Para cada mentalidade, grau de risco, a tatica muda em termos de largura, passe, posição da linha defensiva e ritmo. Para além disso a mentalidade (grau de risco) que dás à equipa influencia a mentalidade de cada jogador, o risco que assume, da equipa, o seja, um jogador com a função de avançado interior vai ter uma mentalidade mais alta (assumir mais riscos) numa tatica de Risco 5 do que numa de Risco 1, indecentemente de ele estar com uma função de ataque ou apoio.

As instruções que são alteradas com a alteração da mentalidade, risco risco risco, ou seja a largura, o posicionamento defensivo, o ritmo e o passe se repares tem tudo a ver com o risco que se assume.

Mais ou menos largura: ofensivamente é melhor, mas defensivamente abre mais espaços

Linha defensiva mais ou menos subida: é melhor para pressionar, mas por outro lado posso levar com bolas nas costas da defesa

Passe: passar curto é mais seguro do que passar mais longo

ritmo: ter mais tempo para decidir é mais seguro do que decidir na hora, mas se decidir na hora posso surpreender o adversario

Agora, o que tem isto a ver com o estilo de jogo? Basicamente pouco, porque se pensares bem todas as equipas durante o jogo assumem mentalidades (niveis de risco) diferentes, consoante o que vai acontecendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...