Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Michael ainda tens aquele ficheiro que diz as funções e tarefas dos jogadores adversarios antes de começarem os jogos ? sff

Tenho mas isto este ano está diferente na medida em que não é o mesmo ficheiro que activa isso no jogo. Quando chegar a casa mais logo, deixo aqui as instruções (se calhar o melhor é criar um tópico na secção de gráfica)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava de saber as instruções em que os adversários ativam os God Modes dos jogadores =) o Griezzmann, o Hazard, o Isco, etc...Mas com estes eu sofro imenso ahah

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava de saber as instruções em que os adversários ativam os God Modes dos jogadores =) o Griezzmann, o Hazard, o Isco, etc...Mas com estes eu sofro imenso ahah

Esses são jogadores com o atributo de técnica muito elevado, nessas situações desarme duro é uma boa escolha. Quando os teus jogadores ficarem com demasiados cartões amarelos é melhor remover esta instrução.

Compartilhar este post

Link para o post

Não fizeram golos que é o que interessava e os restantes jogos tenho sempre dominado como podes ver no print abaixo.

FfuAGoF.png

Impressionante! :handclap:

poderias postar as instruções individuais? ou mesmo a tática em download.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos!

Estou aqui a construir um 4-3-3 para a Naval 1º de Maio, não estou à espera de resultados a abrir até porque a equipa não tem muita qualidade de passe, primeiro toque e trabalho de equipa...o meu projeto é de longo prazo, mas se o sistema, logo à partida, estiver mal montado, começo automaticamente com o pé esquerdo.

Como viram, os atributos que mencionei são para equipas que pretendem jogar em posse de bola...é precisamente o que quero :mrgreen: ainda estou numa fase inicial mas gostaria de vos pedir opiniões sobre o sistema, se há algo de grave que estou a fazer desde já ou se, aparentemente, se trata de uma boa base de trabalho :)

A tática:

tatica.png

Nas instruções individuais, pedi aos alas para alargar linhas a atacar e pedi o oposto aos avançados interiores. O construtor de jogo, para além das opções por defeito, tenta mais passes de risco com vista a apanhar um ala/avançado interior em posição desmarcada. Coloquei-lhe também a opção de ser mais agressivo no desarme, foi naquele caso de estar a vir um espertinho todo lançado e mais dois marmanjos a desmarcarem-se, assim limpo-o logo no meio-campo :mrgreen:

O médio área-a-área, tal como o médio-centro, rematam menos. Porquê? Quero que ambos sirvam apenas para passar a bola ou desmarcar alguém, o médio centro na sua posição e o MAA onde calhar. O Avançado Recuado joga pelos flancos e tem também ativada a opção de desarmes mais agressivos porque eu quero que ele limpe o primeiro que apanhar...ou lhe apanhe mesmo a bola e ataque em posição favorecida.

As instruções à equipa:

instr.png

Alto, há um erro na print! O rato posicionou-se em cima da barra de ritmo, o ritmo está definido como "mais baixo".

Não quis exagerar muito nas instruções. Escolhi fluido porque quero aproximar a defesa do ataque e encurtar largura para favorecer o passe curto para o lado, especialmente numa divisão onde não se podem dar ao luxo de ficar demasiado longe uns dos outros devido à maior falta de precisão no pas

se. O 'mais disciplinado' é porque o 'fluido' inclui maiores doses de criatividade, e estes jovens não são lá muito criativos :)

O 'controlar' é porque quero, acima de tudo, uma equipa tão ofensiva quanto possível, ie. com mentalidade atacante mas sem ser à herói, porque não somos os maiores da nossa aldeia. E também porque me comprometi com a direção a jogar em posse e futebol de ataque.

A partir deste modelo, se acharem que está no bom caminho, lá pensarei na tática para atacar mais e para defender mais. Quando tiver o produto finalizado, partilho com a comunidade.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é uma base que podes usar para trabalhar, faz uns jogos de pré-época e aproveita-os para perceberes bem o comportamento da equipa, o que está bem e o que pode ser melhorado. Por base de trabalho, entenda-se que não é para te agarrares às opções que fizeste mas sim fazer as afinações necessárias.

Uma equipa "tão ofensiva quanto possível" não significa que tenhas de usar Controlar / Atacar / Sobrecarregar, não penses na mentalidade como algo que torna a equipa menos ou mais ofensiva, pensa apenas em termos de grau de risco: tens jogadores evoluídos que lhes permitem tomar decisões de maior risco sem comprometer o colectivo ? (acho que pelo teu próprio texto sabes a resposta)

Outro aspecto: queres os avançados interiores a encurtar linhas, mas isso até pode jogar contra ti em termos ofensivos dado que já reduziste a largura da equipa (a instrução afecta apenas o ataque e não toda a equipa), portanto podes cair (também tu Brutus :biggrin: ) num dos erros mais comuns que é o de retirar espaço onde faz falta criá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Outro aspecto: queres os avançados interiores a encurtar linhas, mas isso até pode jogar contra ti em termos ofensivos dado que já reduziste a largura da equipa (a instrução afecta apenas o ataque e não toda a equipa), portanto podes cair (também tu Brutus :biggrin: ) num dos erros mais comuns que é o de retirar espaço onde faz falta criá-lo.

Boa observação, mas se repararmos no nivelador, ele está no nível intermédio apesar da largura ter sido encurtada, pois a mentalidade, por norma, alarga-o. Ou seja, é, no fundo, uma largura normal. E depois tenho os alas a oferecer ainda mais largura e a compensar esses espaços que os extremos não ocupam.

Já chega de teoria, vou-me fazer ao piso :mrgreen: Ainda preciso de desenhar uma variante mais defensiva para os jogos mais difíceis, a mais atacanta para o tudo ou nada tem tempo.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite amigos, precisava aqui de umas dicas sobre a minha tática:

http://imgur.com/a/aRxDT

Ao herrera é pedido para jogar mais direto e o otávio tem função distribuir para as laterais.

Bem, a minha tática tem 2 peculiaridades:

1- A posição de PL rende muito pouco. Esteja quem lá estiver há poucos golos, principalmente o André Silva rende quase nada. Os meus golos vêm quase só do Otávio e Brahimi.

Já tentei várias funções sendo que Ponta de Lança Fixo parece o que está a resultar melhor até agora. ´

2- Ganho bem os jogos a nível interno, mesmo contra SLB e SCP nunca tive problemas, mas a nível externo basta apanhar uma equipa ligeiramente superior ou com algumas melhores referências que sou dizimado. Um Lyon, Roma, Napoli etc dão cabo de mim. Mesmo que desça o otávio,, peça aos laterais para encurtar, meta as instruções a "Controlar" e por aí, sou sempre abalroado pelos jogadores chaves das equipas, esteja a jogar fora ou em casa.

Estava num bom momento e apanhei 4 do lyon em casa, perdi 8-0 no total de 2 mãos com o Dortmund, perdi fora com o Legia 2-0 só para enunciar alguns desastres.

Algumas dicas?

Obrigado.

Editado por Skoxz

Compartilhar este post

Link para o post

Estou sempre a sofrer golos de cruzamento para o centro da área, há sempre alguém que está sozinho e tem todo o tempo de meter a bola lá dentro. Não faço ideia de como parar esta m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou sempre a sofrer golos de cruzamento para o centro da área, há sempre alguém que está sozinho e tem todo o tempo de meter a bola lá dentro. Não faço ideia de como parar esta m*rda.

Uma coisa que eu tenho reparado é que os centrais geralmente criam imenso perigo porque fazem passes longos, e se tu pressionares alto eles geralmente conseguem apanhar a tua defesa com as calças para baixo. Pressiona os centrais deles e vê se eles já não põe tanto a bola nas alas para começar. Eu estou é sempre a fazer penáltis

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho notado, com o ultimo patch, um aumento nas lesões.

Alguém nota isso também?

Não especialmente, mas tenho notado mais grandes penalidades. Ontem contra o Boavista foram 3, considerando os últimos 3 jogos, tive 5 (todas a meu favor :) ). Tudo bem que tenho jogadores mais tecnicamente dotados e fazemos muita circulação de bola, mas parece estar um bocadinho exagerado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tb notei um aumento nas penalidades.

Mas nas lesões tem sido óbvio para mim, e a maioria em lesões de treino. Pode ser que seja só uma coincidência deste save.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite amigos, precisava aqui de umas dicas sobre a minha tática:

http://imgur.com/a/aRxDT

Ao herrera é pedido para jogar mais direto e o otávio tem função distribuir para as laterais.

Bem, a minha tática tem 2 peculiaridades:

1- A posição de PL rende muito pouco. Esteja quem lá estiver há poucos golos, principalmente o André Silva rende quase nada. Os meus golos vêm quase só do Otávio e Brahimi.

Já tentei várias funções sendo que Ponta de Lança Fixo parece o que está a resultar melhor até agora. ´

2- Ganho bem os jogos a nível interno, mesmo contra SLB e SCP nunca tive problemas, mas a nível externo basta apanhar uma equipa ligeiramente superior ou com algumas melhores referências que sou dizimado. Um Lyon, Roma, Napoli etc dão cabo de mim. Mesmo que desça o otávio,, peça aos laterais para encurtar, meta as instruções a "Controlar" e por aí, sou sempre abalroado pelos jogadores chaves das equipas, esteja a jogar fora ou em casa.

Estava num bom momento e apanhei 4 do lyon em casa, perdi 8-0 no total de 2 mãos com o Dortmund, perdi fora com o Legia 2-0 só para enunciar alguns desastres.

Algumas dicas?

Obrigado.

1- Bom, as Sobreposições: tens os alas com tarefa automática, o que com uma mentalidade Normal significa que estão a apoiar. No entanto, do lado esquerdo pedes ao Avançado Interior que seja mais ofensivo, que dê mais verticalidade ao ataque.... e ao mesmo tempo queres que segure mais a bola, à espera do Ala que é suposto apoiá-lo. Está confuso, não achas ?

Depois, precisas no ataque quem combine melhor com o Avançado Interior e um "Pinheiro" não é a melhor opção. Um Avançado Completo, Recuado, seria uma melhor parceria.

2- Procura não expor tanto a equipa contra esse tipo de adversários (afinal de contas, é o que fazes ao aumentar a mentalidade da equipa com os teus Alas a adoptarem uma tarefa de ataque). As tarefas automáticas têm esse problema (mais criado pelo esquecimento dos treinadores) de passarem a defensivas ou ofensivas consoante a mentalidade e depois ou falta apoio e largura no ataque ou a equipa fica desequlibrada defensivamente. Assim, uma mentalidade mais baixa diz à equipa para recolher mais (quando for caso disso), e se for bem combinado com a instrução da Linha Defensiva também já notas os Extremos a participar mais no processo defensivo (por exemplo, Contra-Atacar, mais fluidez, e linha defensiva normal). Passas a tarefa do MC para defender e já tens mais margem de manobra para trabalhar os Alas, dado que os Centrais passam a estar bem mais apoiados pelos Médios.

Talvez o problema seja a tua transição defensiva que, depois, culmina com esses cruzamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

1- Bom, as Sobreposições: tens os alas com tarefa automática, o que com uma mentalidade Normal significa que estão a apoiar. No entanto, do lado esquerdo pedes ao Avançado Interior que seja mais ofensivo, que dê mais verticalidade ao ataque.... e ao mesmo tempo queres que segure mais a bola, à espera do Ala que é suposto apoiá-lo. Está confuso, não achas ?

Depois, precisas no ataque quem combine melhor com o Avançado Interior e um "Pinheiro" não é a melhor opção. Um Avançado Completo, Recuado, seria uma melhor parceria.

2- Procura não expor tanto a equipa contra esse tipo de adversários (afinal de contas, é o que fazes ao aumentar a mentalidade da equipa com os teus Alas a adoptarem uma tarefa de ataque). As tarefas automáticas têm esse problema (mais criado pelo esquecimento dos treinadores) de passarem a defensivas ou ofensivas consoante a mentalidade e depois ou falta apoio e largura no ataque ou a equipa fica desequlibrada defensivamente. Assim, uma mentalidade mais baixa diz à equipa para recolher mais (quando for caso disso), e se for bem combinado com a instrução da Linha Defensiva também já notas os Extremos a participar mais no processo defensivo (por exemplo, Contra-Atacar, mais fluidez, e linha defensiva normal). Passas a tarefa do MC para defender e já tens mais margem de manobra para trabalhar os Alas, dado que os Centrais passam a estar bem mais apoiados pelos Médios.

Talvez o problema seja a tua transição defensiva que, depois, culmina com esses cruzamentos.

Que é sei eu, mas não só. Esta segunda metade da época (pós update) é dominio total, bola num Mané desta vida e este vai à linha cruzar para um gajo que tem dois gajos a marcar, mas ao mesmo tempo estão a marcar o ar e não se fazem à bola. Quando alguém me mete a bola nas costas, a minha defesa fica toda amontoada e desequilibrada, mas não estou a conseguir perceber como mudar isso sem perder demasiado caudal ofensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Que é sei eu, mas não só. Esta segunda metade da época (pós update) é dominio total, bola num Mané desta vida e este vai à linha cruzar para um gajo que tem dois gajos a marcar, mas ao mesmo tempo estão a marcar o ar e não se fazem à bola. Quando alguém me mete a bola nas costas, a minha defesa fica toda amontoada e desequilibrada, mas não estou a conseguir perceber como mudar isso sem perder demasiado caudal ofensivo.

OK, volta a fazer upload das imagens do que estás a usar.

Entretanto, suponho que tenhas passado pela aba da tua táctica, na parte da análise e verificado quantos golos sofreste por cruzamentos, certo ? E no total, já agora.

Compartilhar este post

Link para o post

OK, volta a fazer upload das imagens do que estás a usar.

Entretanto, suponho que tenhas passado pela aba da tua táctica, na parte da análise e verificado quantos golos sofreste por cruzamentos, certo ? E no total, já agora.

Sofri 30 golos vindo de cruzamentos.

Atualmente comecei a experimentar um estilo diferente do de posse, porque não estava a conseguir resultados.

ff55ec74177e045dbe355f0b481a4447.png

f47656df6bea24e79327b93480bf76f7.png

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente comecei a experimentar um estilo diferente do de posse, porque não estava a conseguir resultados.

Posse com 6 jogadores com função de ataque? Posse com ritmo muito mais alto?

Acho complicado.

Não há milagres. Apesar de jogares com uma mentalidade de baixo risco, tens muitos jogadores com função atacante. Conclusão, no momento de perda de bola é o caos.

Compartilhar este post

Link para o post

Posse com 6 jogadores com função de ataque? Posse com ritmo muito mais alto?

Acho complicado.

Não há milagres. Apesar de jogares com uma mentalidade de baixo risco, tens muitos jogadores com função atacante. Conclusão, no momento de perda de bola é o caos.

Lá isso é verdade, se bem que com uma mentalidade mais baixa vai precisar de algumas principalmente contra equipas que joguem com um bloco baixo. De outro modo, torna-se uma posse passiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou a ver esse pessoal lá na frente bem compactado, até parecem rabetas a comer-se uns aos outros :biggrin:

Se queres ter bola:

- não usas Manter a Posse porque.... ?

- dizes aos jogadores para optarem mais por serem indivualistas em vez de promoverem a circulação de bola porque... ?

- 6 tarefas de ataque porque... ?

- Deambular das Posições quando a equipa já tem os sectores afastados porque... ?

Compartilhar este post

Link para o post

Lá isso é verdade, se bem que com uma mentalidade mais baixa vai precisar de algumas principalmente contra equipas que joguem com um bloco baixo. De outro modo, torna-se uma posse passiva.

Vai, mas não assim.

As laterais como estão, mesmo com mentalidade mais baixa, vão ser "locomotivas" a engrenar futebol direto para a frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem vamos a isto. Precisava de uma opinião da malta da posse de bola, tipo o grande MichaelAndrews :mrgreen:

tatica.png

instrucoes.png

Este é o esquema tático que estou a usar de momento no meu save com o Lyon e as suas instruções. Instruções individuais só dou ao Guarda Redes que é para distribuir para os centrais e diminuir o ritmo de jogo e nos Alas peço que se mantenham abertos de resto está tudo com as instruções standard. Como podem ver isto é para ser uma equipa a jogar em posse de bola. Tenho avaliado os jogos e sinceramente tenho algumas dúvidas nas quais queria a vossa opinião se assim puder ser. Comecei com um F9 mas sinceramente não rendia nada de jeito e com a mudança para AC em Apoio a coisa ali parece resolvida. Com os Avançados Interiores a fazerem o papel deles por vezes a coisa "afunila" um bocado por causa daqueles Construtor de Jogo Avançado em Ataque. Estou tentado a experimentar jogar com um Extremo em Apoio do lado direito e talvez com o Ala em Apoio também a ver se a coisa resulta, pelo menos na minha lógica deve resultar porque se o Extremo jogar na linha já vai haver espaço para o Construtor de Jogo atacante.

Quanto a instruções à equipa tenho alternado entre Contra-Ataque e Controlar dependendo dos adversários e momentos de jogo e até ver parece resultar bem.

Deixo agora aqui algumas estatísticas para terem uma ideia.

Lille.png

Aqui um jogo algo "fácil". Dominamos por completo como podem ver, mas na hora de marcar foi difícil de concretizar golos conseguindo já nos últimos 15 minutos do jogo dar a volta.

Glabach.png

Este aqui foi um para a Champions contra o M'gladbach. Fomos mortiferos no ataque é certo mas posse de bola quase 50%/50% claro que é um jogo mais renhido e não esperava milagres mas pronto, sem contar com os 9 remates à baliza que eles fizeram. Poderia ter ditado outro resultado se tivessem mais sorte.

PSG.png

Este jogo com o PSG para o campeonato foi outro. Em termos de posse nem foi mau de todo mas podia ser melhor e nos remates e oportunidades foi tudo muito renhido. Começamos desde cedo a perder e na 2º parte troquei Contra-Ataque por Controlar e a coisa até se resultou mais ou menos bem visto que demos a volta muito por cima.

PSGPosicao.png

As posições médias da equipa nos primeiros 45' minutos contra o PSG só para terem uma noção do posicionamento da equipa. Quando a equipa tem bola ficam todos colados uns nos outros.

Depois de tudo dito ficam as minhas dúvidas nas quais espero alguma ajuda o mais sincero possível. Se estiver a fazer asneira da grossa agradeço que o digam sem medo.

1-> Se colocar um extremo em apoio na direita vai abrir espaço para o construtor de jogo em ataque certo? Se calhar terei depois de mudar o Ala para apoio também, ou não?

2-> Jogo com um ritmo elevado e possivelmente estará mal, não? É que se diminuo o ritmo então é que o jogo morre mesmo parece que estão a jogar ao "meiinho". Depois tenho aquele Deambular que me parece a causa da trapalhada toda no ataque quando estão todos muito colados. Estarei enganado?

3-> Dificuldades na hora H. Para fazer golo estes gajos vêem-se negros. Ou corre muito bem e goleamos ou corre muito mal e ganhamos pela margem mínima mesmo dominando a partida como no jogo com o Lille. Há algo que possa ser mudado nas posições ou instruções que vá melhorar a coisa?

Agradeço desde já a ajuda de quem ajudar.

Editado por TrafalgarLaw

Compartilhar este post

Link para o post

@trafalgarlaw

Todas essas questões tu consegues responder a ti próprio, fazendo essas alterações (uma de cada vez) e fazendo um ou dois jogos. :)

PS: mas a táctica parece bem equilibrada. Talvez duas ou três instruções a mais... Mas creio que com os jogos vais chegar a essa conclusão. :)

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou a ver esse pessoal lá na frente bem compactado, até parecem rabetas a comer-se uns aos outros :biggrin:

Se queres ter bola:

- não usas Manter a Posse porque.... ?

- dizes aos jogadores para optarem mais por serem indivualistas em vez de promoverem a circulação de bola porque... ?

- 6 tarefas de ataque porque... ?

- Deambular das Posições quando a equipa já tem os sectores afastados porque... ?

Voltei a tentar a tática de antes a ver se isto dá alguma coisa.

d2bc0aa1e6b4691612affcc226343481.png

27179f7a71d1002487ab14f19da3786c.png

O que eu sinto é que aquela ala direita simplesmente não me trás nada ao jogo a não ser que o ala esteja a atacar, só que depois é desequilibra-me completamente. Já pensei mudar para um extremo, mas não sei se vai resultar.

Depois não sei como criar mais ocasiões para o ponta de lança dentro da grande área.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...