Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Estás a gozar com o meu daltonismo. :(

Não sou daltónico mas tenho dificuldade em ver algumas cores... aquilo é o quê? Laranja?

É sim :compinchas:

E eu sei que era laranja também :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Em jeito de despedida:

O Futebol e o Football Manager

Se, por um lado, um pretenso simulador de futebol na perspectiva do treinador obedece a critérios simples e lógicos - considerando a sequência IF and THEN -, o futebol também se deseja ser pensado à sua expressão mais simples. E a mais simples que encontro reduz-se a duas palavras: espaço e movimento. O futebol é espaço e é movimento, apenas e tão só isto ! De seguida, quando começamos a elaborar sobre estas duas palavras, também começamos a complicar. Parece-me que actualmente, tão interessante como o debate do universalismo vs. especialização ou de ser o modelo que faz o jogador ou o jogador que faz o modelo, é pensar a gestão do espaço e aqui são notórias duas linhas de pensamento: com e sem bola, como formas de melhor controlar as circunstâncias dos 90 minutos de um jogo e cujas referências que de imediato eventualmente nos lembramos serão Guardiola e Mourinho. Todos sabemos de onde um e outro "beberam" as suas ideias, podemos até lembrar que apesar da homologia da ideia de jogo (escola holandesa), o curso que cada um seguiu tornou-se a "cara" e a "coroa" da mesma moeda (entenda-se, futebol). Depois, quer em simultâneo, quer a antecedê-los ou a sucedê-los, há ramificações. E quer nestas duas referências, quer nas ramificações, há um denominador comum: evolução. Se se pensar na ideia de jogo de um Guardiola em 2009 e observarmos a sua ideia em 2017, verificamos que sim, há pontos de contacto, há princípios dos quais não abdica (seja como causa - gestão do espaço com bola - ou consequência - a elevada percentagem de posse de bola), mas também verificamos que houve e há margem de progressão e de evolução. Se se pensar na ideia de jogo de um Mourinho em 2004, já pouco resta dela em 2017 (novamente seja como causa - a gestão do espaço sem bola - ou consequência - a irrelevância da percentagem de bola, até porque tê-la é o primeiro passo para um jogador cometer erros).

Jorge Jesus (JJ) nasceu para o futebol bebendo de onde muitos dos ainda actuais treinadores beberam ( *), da escola holandesa e do binómio Mitchels / Cruijff que, por sua vez, foi fortemente influenciada pela escola húngara dos anos 50 e 60 e que, como de uma maneira um tanto ou quanto superficial já se viu, tem produzido diferentes ramos ou especializações. Se quisermos olhar para JJ e fazer um decalque da gestão do espaço do universo futebol, então poder-se-á talvez pensar que tem uma aproximação maior à escola da gestão do espaço sem bola (onde se insere também, por exemplo, Diego Simeone). Lamento, se sou repetitivo, mas é esta a ideia que mais se destaca: gestão do espaço sem bola, o que significa, controlo dos espaços, seja através de um pressing fortíssimo em transição defensiva; seja através da verticalização do jogo (passe e movimentos, que definem a uma circulação rápida de bola), em transição ofensiva. Duas ideias-chave para dois momentos específicos e relativamente curtos. Depois há o que usualmente se chama de dinâmicas e que tornam o futebol imprevisível e o dissecar táctico-estratégico circunscrito a um jogo, porque o seguinte pode exigir dinâmicas diferentes.

Onde é que o Football Manager entra e de que forma ? Não entra ! O Football Manager é um jogo, o que significa que é programação, código, obedece a uma lógica booleana que não existe no futebol, embora procure reproduzir da melhor forma possível o máximo de situações que observamos na vida real. Ainda assim, continua a ser limitativo e muito. Tenho esperança que estas limitações se atenuem nos próximos anos, principalmente se a parceria Sports Interactive (SI) / SEGA produzir efeitos em RV (realidade virtual) onde esta última tanto tem investido nos últimos anos. Assim, enquanto no futebol reina a subjectividade, no Football Manager reina a objectividade e a lógica (parece-me ser o grande desafio que se impõe à SI, utilizar os desenvolvimentos da inteligência artificial em benefício do jogo de forma a torná-lo menos preso a uma determinada lógica e mais próximo do grau de dúvida que o futebol provoca). Por isso, quando pensamos nesta relação subjectividade / lógica e quando afirmamos que um Bryan Ruiz é um organizador de jogo, estamos a falar do quê? De futebol ? De Football Manager ? E à margem disto, estamos a afirmá-lo sustentado em quê ? Na afirmação de JJ que é dos jogadores mais inteligentes que já treinou ? Convenhamos que é um critério curto, se é a inteligência do jogador que define o que ele é em campo, ao nível de equipas como o Sporting, Benfica, FC Porto e mais para cima, qualquer defesa central seria um organizador de jogo (se bem que subitamente vem-me à memória os primeiros organizadores de jogo, mais conhecidos como "Liberos").

Voltando à questão da subjectividade / objectividade presentes no futebol e no Football Manager e às limitações que encerram o simulador, nunca é demais sublinhar que estas limitações têm mais ou menos impacto consoante a dinâmica do treinador / jogador de FM, isto é, se optamos por um Bryan Ruiz como um organizador de jogo numa ala em todos os jogos, seja qual for o comportamento da inteligência artificial, então aquelas imitações são muito mais visíveis. Por outro lado, se contra um determinado adversário optamos pelo mesmo jogador nessa função e de seguida, contra outro adversário, com outros comportamentos, alteramos o que pretendemos do nosso Ruiz, as limitações têm menos expressão. Aqui, concretamente, é preciso dizer que o Football Manager é tão limitado quanto limitado for quem o joga.

Já no futebol é difícil um jogador "ser", quando o próprio futebol exige que ele "tenha capacidade para" ser o que o jogo precisar que seja: no caso em concreto, o jogador já foi Extremo, já foi o chamado "Second Striker", já foi "10", felizmente é um jogador versátil, apesar de tantas vezes ter sido chamado de "flop". É um bom exemplo de que no futebol não há absolutos, apetece até chamar-lhe "quântico". Voltando ao Football Manager, por isto mesmo, e lamento desde já se durante estes anos feri algumas sensibilidades, respondi secamente quando me deparei com perguntas como "qual a melhor função para o jogador xpto?" A melhor função é aquela que melhor se adapta às características / atributos do jogador, está no próprio perfil do jogador, tal como estão as outras que pode desempenhar. O Bryan Ruiz é um organizador de jogo ? Sim, não, pode ser, pode não ser, todas as respostas são válidas, depende da ideia de jogo do treinador e de como ele compreende que o jogador pode executar melhor essa ideia de jogo, tudo isto somado aos comportamentos e dinâmicas dos adversários.

Convenhamos que não é preciso ler "Herr Pep", nem tirar doutoramentos, nem ser profissional de futebol para compreender que as coisas funcionam desta forma no futebol e pretende-se que as pessoas possam e saibam fazê-las funcionar também assim no Football Manager.

Case closed.

(*) - Há ainda margem para aqueles que chamo de híbridos ou camaleões, que pegaram no melhor da cada uma das linhas de pensamento de gestão do espaço e as adaptaram à sua ideia e estratégia e que consoante o clube onde estão, a mão-de-obra disponível e a própria cultura do clube e da comunidade / região onde estão inseridos não têm qualquer pejo em mudar, adaptar e evoluir. Possivelmente, o Carlo Ancelotti será a grande referência desta linhagem de "híbridos".

Compartilhar este post

Link para o post

As experiências acumuladas demonstram que a estrutura atual da organização é uma das consequências de alternativas às soluções ortodoxas. Assim mesmo, o comprometimento entre as equipas garante a contribuição de um grupo importante na determinação das novas proposições. Gostaria de enfatizar que o aumento do diálogo entre os diferentes sectores produtivos possibilita uma melhor visão global do orçamento sectorial.

Evidentemente, a consulta aos diversos militantes agrega valor ao estabelecimento do sistema de participação geral. Por conseguinte, o novo modelo estrutural aqui preconizado oferece uma interessante oportunidade para verificação das diversas correntes de pensamento. Com efeito a contínua expansão de nossa actividade oferece uma interessante oportunidade para verificação de todos os recursos funcionais envolvidos.

Compartilhar este post

Link para o post

As experiências acumuladas demonstram que a estrutura atual da organização é uma das consequências de alternativas às soluções ortodoxas. Assim mesmo, o comprometimento entre as equipas garante a contribuição de um grupo importante na determinação das novas proposições. Gostaria de enfatizar que o aumento do diálogo entre os diferentes sectores produtivos possibilita uma melhor visão global do orçamento sectorial.

Evidentemente, a consulta aos diversos militantes agrega valor ao estabelecimento do sistema de participação geral. Por conseguinte, o novo modelo estrutural aqui preconizado oferece uma interessante oportunidade para verificação das diversas correntes de pensamento. Com efeito a contínua expansão de nossa actividade oferece uma interessante oportunidade para verificação de todos os recursos funcionais envolvidos.

:maluco:

Compartilhar este post

Link para o post

5/7, would read again.

Compartilhar este post

Link para o post

Ando a testar um 3-4-3 também, mas não tão agressivo como esse :medinho:

É fixe, não é? Entretanto já fiz umas alterações. Passei o ME para EX - A, o MOCE para MO - S e o MDCE para CJ - S.

Ofensivamente os extremos são os jogadores que causam caos, mesmo só pela movimentação. Até ao momento ainda não tive problemas defensivos, os extremos também ajudam e os dois médios defensivos não dão hipótese.

Para já não é perfeita, e no Porto também é fácil mas vou ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

reparei que o clima aqueceu ai nuns posts anteriores, pois bem vou falar um bocado sobre isso , dar a minha opinião e fazendo aqui um off topic mas na minha maneira de ver acho que necessário, primeiro que tudo acho que todos nos temos algum conhecimento sobre o futebol na vertente técnica/tactica, uns mais que outros claramente, mas acho que todos ja percebemos que embora o futebol seja "o momento" como diz o outro lol, todos ja percebemos que passa por muito por saber ocupar e explorar espaços, criar dinâmicas, linhas de passes, superioridade numérica, tentar não ficar em inferioridade numérica, fazer coberturas, dar profundidade e amplitude , penso que sejam essas as ideias bases, o problema surge na minha opinião derivado ao seguinte, primeiro pq a tendência é querer recriar modelos de jogo e sistemas usados por treinadores conceituados e dai advem o facto de cada um ter uma opinião diferente, ou ideia diferente, neste caso falou-se do JJ, uns acham que o modelo de jogo é de uma maneira outros de outra, acho que aqui o essencial é mesmo achando que ate podemos ter alguma razão termos a capacidade se sermos humildes e vermos que isto sendo um jogo e mais propriamente aqui um forum seguido e visto por centenas de users , é mais que obvio que estaremos sempre em desacordo , quantas vezes nos próprios ja não dissemos algo aqui, que depois quando fomos a ver melhor ate pensamos, ups mais valia ter ficado calado, ate mesmo pela expriencia que se vai adquirindo, vamo-nos apercebendo que o pensávamos que era ontem afinal ja não é bem assim amanha, eu por exemplo estou ciente de que ja fiz e disse muita coisa acertada a cerca deste jogo, mas tenho plena consciência de que algumas ideias que ja estive e que embora me tenham bons resultados são neste momento para mim um autentico fiasco, concluindo isto tudo para dizer que isto é um jogo no qual gostamos todos de jogar e temos as nossas opiniões e embora não concordando as vezes devemos respeitar, ou pelo menos devíamos, aqui ninguém é melhor que ninguém, ou melhor e se for optimo que use então a sua sabedoria para ajudar quem gosta de jogar e aprender, eu infelizmente tenho jogado muito pouco, as circusntancias da vida assim o ditam, faço um dois joguinhos por dia e quando é, mas continuo a gostar de aqui vir dar as minhas opiniões e aprender com que sabe ou ate mesmo com quem julga saber, errar é humano e é a errar que se aprende, abraço e divirtam-se a jogar que é para isso que servem os jogos :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

É fixe, não é? Entretanto já fiz umas alterações. Passei o ME para EX - A, o MOCE para MO - S e o MDCE para CJ - S.

Ofensivamente os extremos são os jogadores que causam caos, mesmo só pela movimentação. Até ao momento ainda não tive problemas defensivos, os extremos também ajudam e os dois médios defensivos não dão hipótese.

É espetacular, e super complexo. Preciso de estabilizar o meu MC, e não tem sido fácil.

Na LC como reage a equipa?

Editado por Vision

Compartilhar este post

Link para o post

Isto atingiu niveis que eram escusados, cada um tem a sua opinião e embora não concordando com a opinião de outros não era preciso chegar a um ponto que um dos elementos vai abandonar o CMPT.

Bem, vamos lá voltar à normalidade do Topico

Compartilhar este post

Link para o post

Também ando a tentar criar algo com a defesa a 3 e tenho tido algumas dificuldades em criar... Jogas com que mentalidade e filosofia?

Compartilhar este post

Link para o post

É espetacular, e super complexo. Preciso de estabilizar o meu MC, e não tem sido fácil.

Na LC como reage a equipa?

Não estou no pc onde jogo senão até te mostrava prints. A minha dificuldade está ser mesmo na finalização. No campeonato em 11 jogos só sofri 1 golo. :lol: mas já tive 3 0-0.

Na Champions está a ser razoável. Se bem me recordo foi algo do género:

Play-off

Porto 5-0 Roma

Roma 1-2 Porto

Grupos

PSG 2-1 Porto

Porto 5-1 Celtic

PSV 2-1 Porto (nem respiraram (censurado) marcaram de bola parada)

Porto 2-0 PSV

Porto 0-0 PSG

Falta só o jogo em Glasgow, estou em 2º lugar.

Também ando a tentar criar algo com a defesa a 3 e tenho tido algumas dificuldades em criar... Jogas com que mentalidade e filosofia?

Contra-atacar / Muito fluída.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu levo golos em quase todos os jogos, mas ando em fase de mudanças das instruções à equipa, o que aliado à baixa motivação, e torna-se complicado.

Logo coloco uns prints para opiniões.

Até tens estado bem na Europa, tas a carburar bem com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ó infinito, por acaso não és o Villas-Boas? Se fores, obrigado pela liga Europa

Compartilhar este post

Link para o post

Stats from Steamspy.com

Football Manager 2013 - approx 1.303.806 owners

Football Manager 2014 - approx 1.120.354 owners

Football Manager 2015 - approx 1.083.162 owners

Football Manager 2016 - approx 1.113.250 owners

Football Manager 2017 - approx 697.035 owners

Compartilhar este post

Link para o post

É estranho, principalmente quando o FM2017 é bem melhor do que o FM2016 e FM2015.

Mas só agora saiu a ultima patch, e há muita gente que espera por ela para comprar o jogo.

Por acaso nao tens as stats do FMT (android e ios)?

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

A formação é esta

O OA da esquerda não costuma estar muito próximo do CJA?

Editado por Scurvy

Compartilhar este post

Link para o post

Stats from Steamspy.com

Football Manager 2013 - approx 1.303.806 owners

Football Manager 2014 - approx 1.120.354 owners

Football Manager 2015 - approx 1.083.162 owners

Football Manager 2016 - approx 1.113.250 owners

Football Manager 2017 - approx 697.035 owners

Nao sei se eles estao a contar com o pessoal que compra o jogo a meias.

Eu por exemplo, comprei o jogo a meias com o meu primo mais um colega de universidade dele.

Compartilhar este post

Link para o post

O OA da esquerda não costuma estar muito próximo do CJA?

Como uso defesas laterais na posição de OA, a sua "intuição natural é a linha" e uso o Pé da posição não vão tanto para o meio.

Normalmente é assim que a equipa se dispõem.

juSQGd6.jpg

Editado por sirslendercm

Compartilhar este post

Link para o post

DVu3Gkh.gifZikmQo8.gif

Acabei de criar esta tática e tenho dúvidas se meto ou não os médio centro (automatico) para aguentar posição. É que se eles saírem muito da posição poderá afetar o segundo diamante. Já agora esta estratégia é baseada no modelo de jogo do Cruyff nomeadamente a fase defensiva porque a atacante é um bocado difícil de digamos "imitar".Nao sei também se deve optar por um avançado completo ou um recuado.

Compartilhar este post

Link para o post

Há maneira de mexer na base de dados dps do jogo criado? Esquecime de adicionar a America do Sul e, apesar da base de dados estar grande, n cnsg ver alguns jogadores..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...