Sumudica by Night Publicado 19 Abril 2017 (editado) Morreu jovem de 17 anos internada com sarampo em LisboaJovem de 17 anos internada com sarampo em Lisboa morreu na madrugada desta quarta-feira. A adolescente estava internada no hospital D. Estefânia em Lisboa. Jovem de 17 anos internada com sarampo em Lisboa morreu na madrugada desta quarta-feira, avançou fonte hospitalar à agência Lusa. A jovem estava internada desde o passado fim-de-semana, devido a uma pneumonia bilateral. De acordo com o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), a jovem morreu “na sequência de uma situação clínica infeciosa com pneumonia bilateral — sarampo”. Em comunicado, o CHLC confirmou e adiantou mais informações. “A família acompanhou toda a evolução da situação clínica e o CHLC, com tristeza, lamenta a ocorrência e presta, publicamente, os seus sentidos pêsames”, adianta o comunicado do Centro Hospitalar de Lisboa Central, em comunicado às redações. De acordo com informações divulgadas nos últimos dias, tudo indica que a jovem terá sido contagiada por uma criança de 13 meses que não estaria vacinada. A rapariga foi transferida da unidade hospitalar de Cascais para o Hospital D. Estefânia onde esteve num quarto de isolamento, nos cuidados intensivos. Segundo a Direção-Geral de Saúde, há já 21 casos confirmados de sarampo. As escolas estão em alerta com a epidemia de sarampo. A jovem estava internada desde o passado fim de semana na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHLC — Hospital Dona Estefânia, na sequência de uma pneumonia bilateral — complicação respiratória do sarampo. O Ministério da Saúde fará uma conferência de imprensa ainda esta manhã com mais atualizações sobre o caso e o surto de sarampo. Observador Mãe da jovem que morreu com sarampo é antivacinasRapariga de 17 anos estava internada no Hospital da Estefânia, em Lisboa, e não resistiu a pneumonia na sequência de infeção pelo vírus do sarampo. Não estava vacinada por opção familiar Expresso Jovem que morreu não terá sido imunizada contra sarampo por ter feito alergia grave a outra vacinaDirectora clínica do Hospital de Cascais diz que família informou que não tinha vacinado a jovem que morreu contra sarampo por ter feito alergia a uma outra vacina, em criança. A jovem de 17 anos que morreu nesta madrugada não estava vacinada contra o sarampo por ter tido uma "reacção alérgica grave" a outra vacina, desconhecida, em criança, disse ao PÚBLICO a directora clínica do Hospital de Cascais, Eduarda Reis. As informações clínicas foram recolhidas junto da família pelo Hospital de Cascais, onde a doente esteve internada antes de ter sido transferida para o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, por causa do agravamento do seu estado de saúde. Foi no Hospital de Cascais que a jovem foi contagiada por um bebé de 13 meses, que também não estava vacinado devido a um atraso por razões clínicas. Seria transferida no domingo para o Hospital de Dona Estefânia por causa do agravamento do seu estado de saúde, e ficou em isolamento. Nesta madrugada, de acordo a unidade hospitalar, a jovem morreu "na sequência de uma situação clínica infecciosa com pneumonia bilateral — sarampo". A doença, que estava praticamente erradicada em Portugal desde 1994 e cuja eliminação tinha sido reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Verão do ano passado, está agora a reaparecer. Só desde Janeiro, foram identificados pela OMS mais de 500 casos de sarampo na Europa. Em Portugal há 21 casos confirmados. Público Editado 19 Abril 2017 por Sumudica by Night Compartilhar este post Link para o post
Silvering Publicado 19 Abril 2017 A comunicação social nunca vai falar é dos inúmeros casos em que pessoas morrem devido aos malefícios provocados pelas vacinas! Incrível a capacidade que a internet tem de desinformar as pessoas :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 19 Abril 2017 A quantidade absurda de gente nas redes sociais que se manifesta anti-vacinação é assustadora. E os argumentos tão patéticos. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 19 Abril 2017 Isto é uma não-questão, praticamente. Os benefícios da vacinação são demasiados para se achar que a anti-vacinação poderá ser algo a considerar, sequer. Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 19 Abril 2017 Eu nem sabia que havia pessoas anti-vacinação. Ridículo. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 19 Abril 2017 A quantidade absurda de gente nas redes sociais que se manifesta anti-vacinação é assustadora. E os argumentos tão patéticos. Gente que acha que sabe mais que os médicos pq viu um artigo num "saúde(...).br" da vida. E não é só relativamente à vacinação. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 19 Abril 2017 A única justificação que me lembro é ocorrer um choque anafilático, acho que também pode acontecer pós-vacina. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 19 Abril 2017 Isto até podia ser um caso de Darwin, mas as crianças é que se f*dem com estes pais atrasados mentais. Tem de ser obrigatória, a vacinação. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 19 Abril 2017 Eu até as vacinas que não estão no programa nacional de saúde tenho estado a dar porque acho que a bebé só beneficia com isso, como é possível existirem pais que são tão atrasados mentais que não olham para os riscos que os seus filhos correm se não as tomarem. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 19 Abril 2017 Eu até as vacinas que não estão no programa nacional de saúde tenho estado a dar porque acho que a bebé só beneficia com isso, como é possível existirem pais que são tão atrasados mentais que não olham para os riscos que os seus filhos correm se não as tomarem. Isto. Não dou porque não tenho filhos, mas aconselho a minha irmã a fazer isso (e fez) e um dia que tenha filhos vou fazer o mesmo. É demasiado surreal haver gente que por ler alguma coisa da net são contra a vacinação. Compartilhar este post Link para o post
JPNG Publicado 19 Abril 2017 Gente parva... coitada da miúda. Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 19 Abril 2017 Jovem que morreu não terá sido imunizada contra sarampo por ter feito alergia grave a outra vacina Directora clínica do Hospital de Cascais diz que família informou que não tinha vacinado a jovem que morreu contra sarampo por ter feito alergia a uma outra vacina, em criança. A jovem de 17 anos que morreu nesta madrugada não estava vacinada contra o sarampo por ter tido uma "reacção alérgica grave" a outra vacina, desconhecida, em criança, disse ao PÚBLICO a directora clínica do Hospital de Cascais, Eduarda Reis. As informações clínicas foram recolhidas junto da família pelo Hospital de Cascais, onde a doente esteve internada antes de ter sido transferida para o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, por causa do agravamento do seu estado de saúde. Foi no Hospital de Cascais que a jovem foi contagiada por um bebé de 13 meses, que também não estava vacinado devido a um atraso por razões clínicas. Seria transferida no domingo para o Hospital de Dona Estefânia por causa do agravamento do seu estado de saúde, e ficou em isolamento. Nesta madrugada, de acordo a unidade hospitalar, a jovem morreu "na sequência de uma situação clínica infecciosa com pneumonia bilateral — sarampo". A jovem fazia parte de um grupo de seis doentes contaminados em Cascais, dois deles pediatras da unidade de saúde. A doença, que estava praticamente erradicada em Portugal desde 1994 e cuja eliminação tinha sido reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Verão do ano passado, está agora a reaparecer. Só desde Janeiro, foram identificados pela OMS mais de 500 casos de sarampo na Europa. Em Portugal há 21 casos confirmados. https://www.publico.pt/2017/04/19/sociedade/noticia/jovem-nao-tera-sido-imunizada-contra-sarampo-por-ter-feito-alergia-a-outra-vacina-1769273 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 19 Abril 2017 Eu até as vacinas que não estão no programa nacional de saúde tenho estado a dar porque acho que a bebé só beneficia com isso, como é possível existirem pais que são tão atrasados mentais que não olham para os riscos que os seus filhos correm se não as tomarem. Ainda no outro dia estivemos a falar disso aqui em casa. Já agora, ontem, não sei em que canal, pareceu-me ter ouvido que a não-vacinação das crianças pode ser considerado crime. É verdade? Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 19 Abril 2017 Era o que ia perguntar. Os pais não podem ser acusados de crime por negligência? Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 19 Abril 2017 isto é daquelas coisas que devia ser 110% obrigatório e quem não era vacinado ficava proibido de circular na via pública e espaços públicos Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 19 Abril 2017 (editado) Penso que não, porque não é obrigatória a vacinação. Ainda por cima hoje começou a escola Editado 19 Abril 2017 por porto264 Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 19 Abril 2017 Ainda no outro dia estivemos a falar disso aqui em casa. Já agora, ontem, não sei em que canal, pareceu-me ter ouvido que a não-vacinação das crianças pode ser considerado crime. É verdade? Não. Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 19 Abril 2017 Olha que não sei: Decreto-Lei nº 400/82 de 23-09-1982 CÓDIGO PENAL LIVRO II - Parte especial TÍTULO III - Dos crimes contra valores e interesses da vida em sociedade CAPÍTULO III - Dos crimes de perigo comum SECÇÃO II - Dos crimes contra a saúde ---------- Artigo 270.º - (Propagação de doença contagiosa) 1 - Quem propagar doença contagiosa, criando um perigo para a vida ou de grave lesão da saúde ou da integridade física de um número indeterminado de pessoas, será punido com prisão de 1 a 5 anos e multa de 100 a 150 dias. 2 - É aplicável ao crime previsto no número anterior o que fica disposto no artigo 267.º A mesma agravação terá lugar quando o agente actuou por baixeza de carácter ou quando causou a epidemia por meio da difusão de gérmens bacteriológicos ou vírus. 3 - Se a conduta descrita no n.º 1 deste artigo for imputável a título de negligência, a pena será a de prisão até 1 ano e multa até 60 dias. Tratando-se, todavia, da infracção, por médico, da obrigação de participar doença contagiosa, a pena será a de prisão de 6 meses a 2 anos. Início de Vigência: 01-01-1983 Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 19 Abril 2017 Isso não tem nada a ver. Isso é, por exemplo, se alguém que tiver SIDA transmitir, com intenção, a outra pessoa. As vacinas não são obrigatórias, são é altamente recomendadas. Alguém não levar uma vacina não se enquadra em nada disso. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 19 Abril 2017 Koper, mesmo que essa pessoa não vacinada contraia uma doença e contagie outras? Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 19 Abril 2017 Ainda no outro dia estivemos a falar disso aqui em casa. Já agora, ontem, não sei em que canal, pareceu-me ter ouvido que a não-vacinação das crianças pode ser considerado crime. É verdade? Vais ver que levas um estoiro daqueles, ainda por cima se considerares dar a Bexsero. Mas acho que vale o esforço porque os bebés merecem toda a protecção possível. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 19 Abril 2017 Se um gajo é obrigado a colocar cinto de segurança, porque não deveria de igual forma ser obrigado a vacinar-se contra certos vírus mais perigosos? É que o segundo caso tem a agravante de colocar em risco a saúde dos outros para além da própria saúde. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 19 Abril 2017 Koper, mesmo que essa pessoa não vacinada contraia uma doença e contagie outras? É igual. A questão é que as vacinas não são obrigatórias. Se o fossem, tal como já se anda a falar que talvez possa vir a ser, poderia haver um crime se isso fosse legislado nesse sentido. Assim não, porque ninguém te obriga a vacinar nem houve intenção de, mesmo não sendo vacinado, transmitir ou contagiar outras pessoas. Compartilhar este post Link para o post