Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

Vai ser possível pagar propinas em pelo menos 7 prestações mensais

Publicações recomendadas

O parlamento aprovou esta sexta-feira, com abstenção de PSD e CDS, a criação de um regime de pagamento faseado das propinas das licenciaturas e mestrados integrados e de um regime especial de pagamento por beneficiários de bolsas de ação social.

No plenário da Assembleia da República desta sexta-feira, em votação final global, foi aprovado o texto final do projeto de lei apresentado pelo PS, prevendo o documento que estas alterações entrem em vigor a 1 de setembro deste ano.

O diploma aprovado, que procede à terceira alteração à lei n.º 37/2003, de 22 de agosto, "define um regime de pagamento faseado das propinas devidas pelos estudantes do ensino superior e cria um regime especial de pagamento por beneficiários de bolsas de ação social".

A propina devida pela frequência de ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, bem como de ciclo de estudos conducente ao grau de mestre passa a ser "objeto de pagamento em, pelo menos, sete prestações mensais, a contar do ato da matrícula, sem prejuízo da criação de outras modalidades de pagamento, total ou parcial, pelas instituições".

Já o pagamento de propinas pelos beneficiários de bolsas de ação social "apenas pode ter lugar após o início do efetivo pagamento das bolsas".

O plenário de aprovou igualmente, desta vez por unanimidade, um projeto de resolução do BE no qual se recomenda ao Governo "intervenha junto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para que estabeleça de imediato os contratos de bolsa decorrentes do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2016 e comece rapidamente a pagar os respetivos montantes".

De acordo com o texto dos bloquistas, mais de quatro meses "após a divulgação dos resultados do concurso para Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento pela FCT, ainda não foram assinados os contratos de bolsa e pagos os respetivos montantes".

"Tendo em atenção o que, de forma bem clara, consta no respetivo regulamento, que as bolsas pressupõem um regime de dedicação exclusiva, fácil é compreender que a ausência de pagamento das bolsas está a criar situações de enorme dificuldade a muitos dos investigadores bolseiros", alertam.

Segundo o BE, "estes investigadores estão a desenvolver o seu doutoramento, há mais de oito meses, sem qualquer tipo de apoio", numa situação precária que "prejudica a evolução dos seus projetos e coloca em causa o bom funcionamento da investigação em Portugal".

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-06-30-Vai-ser-possivel-pagar-propinas-em-pelo-menos-7-prestacoes-mensais

Compartilhar este post

Link para o post

Na UTAD geram-te uma referência para o total, todos os meses geram uma referencia para a prestação do referente mês (total/10) ou vais ao balcão e pagas quantas quiseres. Não paguei nenhuma, fui lá de uma vez e paguei 7 e o resto paguei mês a mês.

Compartilhar este post

Link para o post

como assim? Já não é o que acontece nas licenciaturas? Eu paguei sempre em 10 (?) mensalidades, até houve um ano em que queria pagar tudo de uma vez e não me deixaram lol

Pelo menos no IST, ou pagas tudo de uma vez ou pagas em três vezes. No ISCTE também tem uma referência para cada mês e pagas quando quiseres, desde que esteja pago no final do ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Na FCSH era 3x por semestre ou a totalidade. Até cheguei a pagar um ano completo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos no IST, ou pagas tudo de uma vez ou pagas em três vezes. No ISCTE também tem uma referência para cada mês e pagas quando quiseres, desde que esteja pago no final do ano.

Igual na FCT.

Compartilhar este post

Link para o post

Posso pagar como "quiser" na UP. Em 10 vezes, tudo de uma vez, ou quantos meses me apetecer. Por norma pago por mês que é para o caso de morrer eles não ficarem com o meu guito :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele zé deve ter pelos até na cabeça do malaquias

Compartilhar este post

Link para o post

Já pago em 7 prestações. UM sempre na vanguarda.

True

Compartilhar este post

Link para o post

há 13 anos que no IPLeiria fazem isso, pensei que era a norma...

Compartilhar este post

Link para o post

também sempre paguei en 10 vezes. Entretanto lançam esta lei e aumentam mais um bocado, ninguém nota

Editado por bruno2

Compartilhar este post

Link para o post

acho q na feup era 4 prestações ou pagar tudo no inicio do ano, e as multas eram qualquer coisa de absurdo

na utad sempre foi à vontade do fregues, podes pagar qdo quiseres as multas é tipo meio centimo por dia

Compartilhar este post

Link para o post

acho q na feup era 4 prestações ou pagar tudo no inicio do ano, e as multas eram qualquer coisa de absurdo

na utad sempre foi à vontade do fregues, podes pagar qdo quiseres as multas é tipo meio centimo por dia

Entretanto mudou para como quiseres na FEUP. Tens a opção de total e por mês (em que podes juntar vários de uma vez). Eram absurdo de altas ou baixas? Eu quando me esquecia e ainda era em 4 prestações, cheguei a demorar mais de um mês a pagar e não foi mais de 1€ a multa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto mudou para como quiseres na FEUP. Tens a opção de total e por mês (em que podes juntar vários de uma vez). Eram absurdo de altas ou baixas? Eu quando me esquecia e ainda era em 4 prestações, cheguei a demorar mais de um mês a pagar e não foi mais de 1€ a multa :mrgreen:

altas, em 2007 esqueci-me de pagar uma prestação durante umas ferias quaisqueres (acho q foi as do natal) e mandaram-me mail para ir regularizar a situação se não não me deixavam inscrever nos exames, e paguei tipo 80 paus de multa por 2 semanas de atraso

Compartilhar este post

Link para o post

Se tivessem a preocupação de resolver os casos de atribuição de bolsas de estudo a tempo e horas é que já era outra história... Este ano as minhas aulas terminaram dia 22 de Junho e recebi o resultado da bolsa dia 17 de Junho, sendo que enviei a candidatura à mesma dia 8 de Agosto de 2016 :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

pff... no meu tempo

estudantes+rabo.jpg

e no meu. ainda me lembro (pareço um velho) que paguei uma parte quando me matriculei, depois as propinas deixaram de existir e devolveram o guito a toda a gente. que semana louca, tudo com dinheiro no bolso para esturrar eheheh passado 1 semana tudo teso outra vez :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...