Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
DS7

João Félix vence Golden Boy 2019

Publicações recomendadas

logoabola.png

O internacional português João Félix é o vencedor do prémio Golden Boy 2019, atribuído pelo jornal italiano Tuttosport ao melhor jogador de sub-21 a atuar na Europa.

Félix arrecadou 332 pontos na votação, levada a cabo pelo público e por 40 jornalistas especializados, relegando para o segundo lugar o inglês Jadon Sancho do Borussia Dortmund (175 pontos) e o alemão Kai Havertz do Bayer Leverkusen (75 pontos). 

O atual jogador do Atlético Madrid sucede, assim, ao defesa holandês Matthijs De Ligt na lista de premiados, tornando-se no segundo português a arrecadar esta distinção, depois de Renato Sanches, em 2016.

O prémio será entregue a João Félix em gala marcada para 16 de dezembro, em Turim.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico contente pelo Félix, mas não acho nada que tenha sido superior ao Sancho durante esta época. Ainda por cima, um a fazer miséria na Bundesliga e outro na Liga NOS.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Sancho que fez uma época fenomenal, marcou 13 golos e ganhou um total de zero títulos contra o Felix que foi o jogador mais jovem de sempre a marcar um hattrick na LE, ganhou o campeonato sendo peça fundamental e marcou 20 golos.

Mas ya, joga no Tugão por isso podiam dar o prémio a outro qualquer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 3 minutos:

O Sancho que fez uma época fenomenal, marcou 13 golos e ganhou um total de zero títulos contra o Felix que foi o jogador mais jovem de sempre a marcar um hattrick na LE, ganhou o campeonato sendo peça fundamental e marcou 20 golos.

Mas ya, joga no Tugão por isso podiam dar o prémio a outro qualquer.

Marcou 13 golos e fez 17 assistências, faltou essa parte. E neste início de época leva 5 golos e 9 assistências, que comparam com os 3 golos e 1 assistência do Félix.

Não estou a querer entrar em guerrinhas parvas mas, objetivamente, achei que o Sancho fez um melhor ano de 2019 (ou época de 2018/2019, nem sei bem qual é o timeframe disto) do que o João Félix. E também me parece óbvio que ter estes números na Bundesliga é muito mais relevante do que tê-los na Liga Portuguesa, isso nem percebo como pode gerar discussão.

• Like 2
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 6 minutos:

Marcou 13 golos e fez 17 assistências, faltou essa parte. E neste início de época leva 5 golos e 9 assistências, que comparam com os 3 golos e 1 assistência do Félix.

Não estou a querer entrar em guerrinhas parvas mas, objetivamente, achei que o Sancho fez um melhor ano de 2019 (ou época de 2018/2019, nem sei bem qual é o timeframe disto) do que o João Félix. E também me parece óbvio que ter estes números na Bundesliga é muito mais relevante do que tê-los na Liga Portuguesa, isso nem percebo como pode gerar discussão.

Também não sei se conta a temporada ou o ano civil, era importante esclarecer isso.

De qualquer das formas o Sancho tem zero títulos contra um campeonato e um liga das nações. O futebol continua a ser um desporto de equipa. Que que me interessa se os números do Sancho são melhores (e não são) se ganhou bola?

Edit - E o Felix fez 11 assistências. Faltou esse dado.

Editado por Ruas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, Agora:

Também não sei se conta a temporada ou o ano civil, era importante esclarecer isso.

De qualquer das formas o Sancho tem zero títulos contra um campeonato e um liga das nações. O futebol continua a ser um desporto de equipa. Que que me interessa se os números do Sancho são melhores (e não são) se ganhou bola?

Mas não são porquê? E quanto a títulos, não que seja relevante mas ganhou a Supertaça Alemã.

Claro que o futebol é um desporto de equipa, daí serem as equipas a ganharem títulos e não os jogadores. Mas se existem prémios individuais, esses devem premiar quem se destaca individualmente. O campeonato deve ser tido em conta porque ele, efetivamente, elevou o nível do Benfica para outro patamar quando entrou na equipa, mas como raio é que Portugal ter ganho a Liga das Nações pode servir para dar o prémio ao JF? Só por ele ter estado na convocatória? É que, para quem viu os jogos, no limite até podia ser uma razão para não votar nele porque os 70 minutos que fez foram bastante fraquinhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 5 minutos:

É por isso que melhores jogadores disto e daquilo não faz sentido.

É um desporto de equipa, mas há sempre UM prémio para o melhor do mundo, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou bem entregue mas também teria dado ao Jadon Sancho até porque me pareceu, como futebolista falando apenas, o melhor jogador jovem da época passada dos nomeados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 2 minutos:

Mas não são porquê? E quanto a títulos, não que seja relevante mas ganhou a Supertaça Alemã.

Claro que o futebol é um desporto de equipa, daí serem as equipas a ganharem títulos e não os jogadores. Mas se existem prémios individuais, esses devem premiar quem se destaca individualmente. O campeonato deve ser tido em conta porque ele, efetivamente, elevou o nível do Benfica para outro patamar quando entrou na equipa, mas como raio é que Portugal ter ganho a Liga das Nações pode servir para dar o prémio ao JF? Só por ele ter estado na convocatória? É que, para quem viu os jogos, no limite até podia ser uma razão para não votar nele porque os 70 minutos que fez foram bastante fraquinhos.

A Liga das Nações conta tanto para o Felix como o Euro contou para todos os convocados. Não disse que teve influência na vitória, mas é campeão não é?

Sei lá eu se o Sancho fez alguma coisa nesse jogo da Supertaça, mas tu contaste esse titulo para ele certo?

E claro que as conquistas entram nos prémios. A não ser que seja a bola de ouro e já se sabe como funciona essa m*rda. São prémios individuais, de futebol certo? Então vai-se premiar um gajo que sozinho jogou para crl mas a equipa dele não ganhou nada ou um gajo que jogou para crl e ajudou a equipa dele a ganhar coisas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 5 minutos:

É por isso que melhores jogadores disto e daquilo não faz sentido.

É um desporto de equipa, mas há sempre UM prémio para o melhor do mundo, etc.

Não faz sentido porquê?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, Agora:

Não faz sentido porquê?

Porque é um desporto colectivo, e se assim o é há duas opções ou não haver prémios individuais, e passar haver um onze do ano. Ou então não pode/deve ganhar um jogador que ganhou colectivamente mais. Mas sim pelos números que fez durante o ano.

Já quando é o mítico Ronaldo vs Messi, se vai lá por quem ganhou a Champions não faz sentido, tem de se ir lá pelos números individuais, pelo que fez individualmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 2 minutos:

tem de se ir lá pelos números individuais, pelo que fez individualmente.

Mas porque?

Então imagina, o Ronaldo marca 40 golos, o Messi marca 35. O Ronaldo ganha a Taça e o Messi ganha a Liga e a Champions.

O prémio é para quem?

Imaginando que ainda jogam os dois na La Liga vá.

Editado por Ruas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 5 minutos:

A Liga das Nações conta tanto para o Felix como o Euro contou para todos os convocados. Não disse que teve influência na vitória, mas é campeão não é?

Sei lá eu se o Sancho fez alguma coisa nesse jogo da Supertaça, mas tu contaste esse titulo para ele certo?

E claro que as conquistas entram nos prémios. A não ser que seja a bola de ouro e já se sabe como funciona essa m*rda. São prémios individuais, de futebol certo? Então vai-se premiar um gajo que sozinho jogou para crl mas a equipa dele não ganhou nada ou um gajo que jogou para crl e ajudou a equipa dele a ganhar coisas?

É, mas não vejo como isso deve influenciar um prémio individual.

Eu não contei título nenhum, nem sequer vi quantos títulos o Sancho tinha ganho para formar a minha opinião. Vi os dois a jogar durante o ano e achei que o Sancho fez uma época superior à do Félix, só isso.

Para mim premeia-se o melhor jogador, quero lá saber se ganhou títulos - para isso já existem... os títulos. O Messi perder a Bola de Ouro deste ano, tendo em conta o que jogou, só porque a defesa decidiu borregar em Anfield e levar 4 golos era um absurdo, que culpa teve ele? Se foi o melhor jogador do mundo durante o ano, só tem é que ganhar o prémio.

Citação de Ruas, Agora:

Mas porque?

Então imagina, o Ronaldo marca 40 golos, o Messi marca 35. O Ronaldo ganha a Taça e o Messi ganha a Liga e a Champions.

O prémio é para quem?

Para quem tiver sido o melhor jogador nesse ano. Não é esse o objetivo do prémio?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, Agora:

Para mim premeia-se o melhor jogador, quero lá saber se ganhou títulos

Pronto, era só isto que precisava de saber.

Concordamos em discordar então.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, Agora:

Mas porque?

O prémio é para quem?

Tinha de ter mais dados, quantidade de jogos para ver o rácio de golos, assistências. Nenhum dos dois ganhou as competições sozinhas.

Por isso é que sempre houve injustiças, o Modric ganhou porque ganhou a Champions, houve não sei quantos jogadores com melhores números que ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, Agora:

o Modric ganhou porque ganhou a Champions

O Modric ganhou porque o Ronaldo bazou de Madrid. Até o prémio do melhor golo foi uma palhaçada.

Porque se o Modric tivesse ganho pela Champions então davam ao Ronaldo que também ganhou a Champions.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 2 minutos:

O Modric ganhou porque o Ronaldo bazou de Madrid. Até o prémio do melhor golo foi uma palhaçada.

Porque se o Modric tivesse ganho pela Champions então davam ao Ronaldo que também ganhou a Champions.

Não sei se foi o Ronaldo o melhor nesse ano, já não me lembro, mas é possível. Mas que foi uma palhaçada foi e diz muito deste tipo de prémios. Não ligo muito a este tipo de distinções.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 11 minutos:

Tinha de ter mais dados, quantidade de jogos para ver o rácio de golos, assistências. Nenhum dos dois ganhou as competições sozinhas.

Por isso é que sempre houve injustiças, o Modric ganhou porque ganhou a Champions, houve não sei quantos jogadores com melhores números que ele.

O Modric ganhou pelo rendimento que teve no Mundial. A narrativa começou a ser criada aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 13 minutos:

Porque é um desporto colectivo, e se assim o é há duas opções ou não haver prémios individuais, e passar haver um onze do ano. Ou então não pode/deve ganhar um jogador que ganhou colectivamente mais. Mas sim pelos números que fez durante o ano.

Já quando é o mítico Ronaldo vs Messi, se vai lá por quem ganhou a Champions não faz sentido, tem de se ir lá pelos números individuais, pelo que fez individualmente.

Claro que faz sentido ver o que um jogador ganhou colectivamente, mas isso é apenas um dos critérios.

Falando da Bola de Ouro e de prémios individuais em geral, para além de que é sempre aberto à subjectividade de cada um já que é um prémio votado pelos mais variados jornalistas, seleccionadores e capitães, sempre houve um consenso de que o prémio dá-se não só ao jogador que mais qualidade individual demonstrou num determinado ano ou temporada mas que também, através dessa qualidade, tenha conseguido ser preponderante nas conquistas colectivas da equipa. No caso do Ronaldo e do Messi os titulos colectivos sempre foram muito falados também pelos jogadores em questão de que estamos a falar, que individualmente eram tão idênticos, tão perto um do outro em termos qualitativos e tão acima do resto que ver quem conseguiu catapultar as equipas através da sua qualidade individual era um argumento/critério importante a ter em conta. Mas sempre foi assim basicamente. E claro que não signifique que não vá haver excepções quando um jogador individualmente demonstra ter estado claramente acima dos outros, como aconteceu com o Ronaldinho em 2004 ou o Ronaldo em 2013 que colectivamente até nem ganharam nada.

Citação de JP_, há 14 minutos:

Hoje em dia parece que ninguém sabe ver futebol, só se discute números e estatísticas. Não me digas que querias que o Modric tivesse números idênticos ao de um extremo ou avançado a jogar na posição que joga.

O Ronaldo devia ter ganho o ano passado sim, mas isso eu acho-o porque tenho a opinião que enquanto o Ronaldo e o Messi estiverem a este nível mais ninguém deveria sequer cheirar este prémio, o 3 lugar é uma Bola de Ouro à parte para os terrestres. Mas dito isto, a temporada do Luka Modric não se cinge a números ou títulos.

O Modric para alem de como futebolista ser claramente dos melhores do mundo ele teve um ano para lá do fantástico e a qualidade e rendimento tiveram uma preponderância muito grande naquilo que foram as conquistas do Real Madrid-certo que abaixo do Ronaldo e logo aí não deveria ganhar- e a performance da Croácia no Mundial (que já se sabe que em ano de Mundial as performances no mesmo contam imenso). O Modric foi Bola de Ouro do Mundial de Clubes e Selecções no mesmo ano. Foi o melhor jogador individual do Mundial e o líder que levou um underdog à final. Tentar argumentar "números" para debater se o Modric merecia ou não o prémio é muito pobre. Mais futebol por favor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 3 minutos:

Claro que faz sentido ver o que um jogador ganhou colectivamente, mas isso é apenas um dos critérios.

Falando da Bola de Ouro e de prémios individuais em geral, para além de que é sempre aberto à subjectividade de cada um já que é um prémio votado pelos mais variados jornalistas, seleccionadores e capitães, sempre houve um consenso de que o prémio dá-se não só ao jogador que mais qualidade individual demonstrou num determinado ano ou temporada mas que também, através dessa qualidade, tenha conseguido ser preponderante nas conquistas colectivas da equipa. No caso do Ronaldo e do Messi os titulos colectivos sempre foram muito falados também pelos jogadores em questão de que estamos a falar, que individualmente eram tão idênticos, tão perto um do outro em termos qualitativos e tão acima do resto que ver quem conseguiu catapultar as equipas através da sua qualidade individual era um argumento/critério importante a ter em conta. Mas sempre foi assim basicamente. E claro que não signifique que não vá haver excepções quando um jogador individualmente demonstra ter estado claramente acima dos outros, como aconteceu com o Ronaldinho em 2004 ou o Ronaldo em 2013 que colectivamente até nem ganharam nada.

Hoje em dia parece que ninguém sabe ver futebol, só se discute números e estatísticas. Não me digas que querias que o Modric tivesse números idênticos ao de um extremo ou avançado a jogar na posição que joga.

O Ronaldo devia ter ganho o ano passado sim, mas isso eu acho-o porque tenho a opinião que enquanto o Ronaldo e o Messi estiverem a este nível mais ninguém deveria sequer cheirar este prémio, o 3 lugar é uma Bola de Ouro à parte para os terrestres. Mas dito isto, a temporada do Luka Modric não se cinge a números ou títulos.

O Modric para alem de como futebolista ser claramente dos melhores do mundo ele teve um ano para lá do fantástico e a qualidade e rendimento tiveram uma preponderância muito grande naquilo que foram as conquistas do Real Madrid-certo que abaixo do Ronaldo e logo aí não deveria ganhar- e a performance da Croácia no Mundial (que já se sabe que em ano de Mundial as performances no mesmo contam imenso). O Modric foi Bola de Ouro do Mundial de Clubes e Selecções no mesmo ano. Foi o melhor jogador individual do Mundial e o líder que levou um underdog à final. Tentar argumentar "números" para debater se o Modric merecia ou não o prémio é muito pobre. Mais futebol por favor.

Não, por isso é que sou a favor de apenas dar prémio a um "onze melhor do mundo".

Um GR por muito craque que seja, nunca vai ser o melhor do Mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 1 minuto:

Não, por isso é que sou a favor de apenas dar prémio a um "onze melhor do mundo".

Um GR por muito craque que seja, nunca vai ser o melhor do Mundo.

Já aconteceu com o Lev Yashin. Neuer e Buffon já chegaram a um pódio mas sim compreendo perfeitamente o teu ponto de vista! Até porque todos sabemos que do meio campo para cima os jogadores são sempre vistos como mais importantes não só para o jogo mas para a beleza e arte daquilo que é o futebol. Porque haveria eu de discordar de uma pessoa que agora chegasse aqui e dissesse que para ele o número 1 do mundo este ano foi o Van Dijk? Não é o melhor jogador na sua posição? Não foi preponderante naquilo que foi a época do Liverpool e os títulos que ganhou? É sempre algo aberto à subjectividade e maneira de ver o futebol de cada um. Se uma pessoa gostar mais de futebol defensivo, da componente defensiva do jogo pode argumentar que para ele o melhor jogador do mundo é o Van Dijk, ou o Kanté, ou na sua altura o Buffon ou o Casillas. E é perfeitamente legítimo. 

Também todos sabemos que muitos destes prémios individuais, Bola de Ouro à cabeça, são prémios que envolvem muito marketing e servem de pretexto para a malta encher os bolsos. Não sou contra até porque gosto que se premeie o melhor jogador do mundo e dá outro glamour a uma carreira e ao futebol em geral mas nada por ai além. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...