Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Longineu

Andre Schurrle retires at 29

Publicações recomendadas

Citação de Pedro_Y2J, há 33 minutos:

Por serem mais produtivos é que trabalham menos horas. O típico tuga passa metade do horário de trabalho a coçar a micose e a outra metade a olhar para o relógio. 

Não é por se trabalhar muitas horas que se é mais produtivo. 

Compartilhar este post

Link para o post

La também as empresas devem ser mais organizadas, as empresas portuguesas tem a mania de por um a fazer o trabalho de 2 ou 3... 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 7 minutos:

La também as empresas devem ser mais organizadas, as empresas portuguesas tem a mania de por um a fazer o trabalho de 2 ou 3... 

Para quê pagar a mais quando podemos pagar a menos para fazer esse mesmo trabalho?

I was a capitalist pig. I've been clean 3 years today. | by Kane Jackson |  Medium

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 55 minutos:

Por serem mais produtivos é que trabalham menos horas. O típico tuga passa metade do horário de trabalho a coçar a micose e a outra metade a olhar para o relógio. 

Tem muito mais a ver com as áreas chave da economia. Um alemão a trabalhar 5 horas semanais numa fábrica da Mercedes "produz" mais que um português a trabalhar 40 horas numa fábrica de calçado.

Editado por JackBauerPT

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 35 minutos:

Não é por se trabalhar muitas horas que se é mais produtivo. 

É esse o meu ponto. Nós trabalhamos mais horas porque não somos tão produtivos como outros países.

São questões culturais, os alemães por exemplo são mais rigorosos no trabalho, desde o topo da pirâmide até à base. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 4 minutos:

É esse o meu ponto. Nós trabalhamos mais horas porque não somos tão produtivos como outros países.

São questões culturais, os alemães por exemplo são mais rigorosos no trabalho, desde o topo da pirâmide até à base. 

Apresenta-me evidência empírica sobre isso.

Interessante é que ninguém apresenta uma justificação diferente e plausível, talvez a forma como as forças de trabalho são geridas em Portugal esteja errada.

Editado por Vaart10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 17 minutos:

Apresenta-me evidência empírica sobre isso.

Não o vou fazer, porque isso dá trabalho 😂 Mas se fores ver o PIB por hora trabalhada, verificas que os países com os maiores valores trabalham menos horas.

O que sei é que a quantidade de horas de trabalho também está relacionado com a nossa capacidade de produtividade, ou vocês acham que os patrões têm interesse em pagar mais horas de trabalho se for possível fazer o mesmo em menos tempo? É claro que também podemos discutir o facto de termos muitos patrões com a "quarta classe", sem conhecimentos básicos de gestão financeira, RH etc e de haver muito pessoal a fazer o trabalho de 2 ou 3, mas todos estes pontos remetem para o que eu disse, não somos um país com bons níveis de produtividade.

Eu acho que alguns pensam que eu disse que para sermos produtivos temos de trabalhar mais horas, mas não foi exatamente isso que eu disse.

Em relação aos alemães, conheço bem a realidade de uma multinacional alemã, porque já tive vários familiares a trabalhar lá, e posso-te dizer que dentro do seu sector não tens uma empresa tão bem gerida. E, sendo uma industria, pagam salários bem acima dos normalmente praticados neste sector.

Editado por Pedro_Y2J

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 4 minutos:

Mas se fores ver o PIB por hora trabalhada, verificas que os países com os maiores valores trabalham menos horas.

Mas se fores ver o número de horas trabalhadas, verificas que os países com menores valores têm maior PIB por hora trabalhada. 

Estás a olhar para a correlação e chegar à causalidade que te interessa e esqueces-te de tudo o resto. E pelo meio já te disseram várias vezes o porquê de isso acontecer e diria que o @JackBauerPT tem a resposta que mais explica a realidade. Mas todas as respostas que aqui estão são válidas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JackBauerPT, há 48 minutos:

Tem muito mais a ver com as áreas chave da economia. Um alemão a trabalhar 5 horas semanais numa fábrica da Mercedes "produz" mais que um português a trabalhar 40 horas numa fábrica de calçado.

Sim, também está relacionado com as nossas principais áreas de atividade, sem dúvida.

Só acho que não devemos pensar que a "culpa" é só da economia, quando muitas das nossas empresas têm graves problemas de gestão e a generalidade dos trabalhadores não consegue ser muito produtivo no seu dia à dia.

Não é à toa que continua a haver a mentalidade nas nossas empresas de que quem trabalha mais horas é quem produz mais e o pessoal que sai a horas não faz nenhum. Tenho alguns exemplos disso no meu local de trabalho, em colegas que entram 2 horas antes do horário de entrada e saem depois da hora para conseguirem cumprir as suas tarefas, porque passam o dia a conversar ao telefone ou a tomar café. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 1 hora:

na ultima onde estive, mandaram-me (desafiaram-me, vá) para o Porto, onde a empresa queria relançar uma sucursal, e pelo ordenado - baixo - de um, eu continuei a fazer o meu trabalho normal que fazia em Lisboa (o mêtier da empresa, da profissão) e acrescentaram-me a gestão corrente to escritório - desde tinteiros a papel higiénico tratava da encomenda de tudo,  fazia o treino da equipa recrutada lá para se adaptar aos métodos centralizados do escritório de Lisboa (basicamente disseram "no Porto é só gente burra, ensina esses gajos como é que é"), fazia a formação e acompanhamento dos estagiários, e ainda fazia o meu trabalho normal, o mêtier da empresa.

E na teoria era para ser só 3 meses (só para dar o impulso inicial ao escritório do Porto), e acabei por estar lá 6, sempre a dizerem-me "epá faz lá isso pela gente pá". Escusado será dizer que entrei em burnout e despedi-me.

PS: e se pensarem "mas ao menos deram-te um subsídio extra, algo para custear o alojamento, já que tiveste de mudar de cidade?". Nein. O que me valeu é que tenho um irmão a viver no Grande Porto e me deu guarida aqueles meses. 

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 2 horas:

Era bom, era. 39.3 horas para nós e 34.2 horas para os alemães.

http://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/submitViewTableAction.do

Thanks pela correção. 

A diferença continua bastante grande ainda. 

@Pedro_Y2J

Falo por mim, em alturas de campanha natal/pascoa levo com pastilhas de 9 ou 10h todos os dias, durante uns 2 meses e é neste aspecto que passado x tempo começa a faltar produtividade, seja por falta de mãos, seja por sobrecarga horária. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 2 horas:

Esqueceste-te das 2 pausas para café da parte da manha e mais 2 da parte da tarde

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 34 minutos:

Não o vou fazer, porque isso dá trabalho 😂 Mas se fores ver o PIB por hora trabalhada, verificas que os países com os maiores valores trabalham menos horas.

O que sei é que a quantidade de horas de trabalho também está relacionado com a nossa capacidade de produtividade, ou vocês acham que os patrões têm interesse em pagar mais horas de trabalho se for possível fazer o mesmo em menos tempo? É claro que também podemos discutir o facto de termos muitos patrões com a "quarta classe", sem conhecimentos básicos de gestão financeira, RH etc e de haver muito pessoal a fazer o trabalho de 2 ou 3, mas todos estes pontos remetem para o que eu disse, não somos um país com bons níveis de produtividade.

Eu acho que alguns pensam que eu disse que para sermos produtivos temos de trabalhar mais horas, mas não foi exatamente isso que eu disse.

Em relação aos alemães, conheço bem a realidade de uma multinacional alemã, porque já tive vários familiares a trabalhar lá, e posso-te dizer que dentro do seu sector não tens uma empresa tão bem gerida. E, sendo uma industria, pagam salários bem acima dos normalmente praticados neste sector.

Trabalhar mais não significa produzir mais. Estás a ignorar o peso dos diferentes setores de atividade. 

Muitos dos "patrões" não têm qualquer formação ou conhecimento no âmbito da gestão de pessoas. Eles só conhecem uma premissa, errada, mas é a única que sabem. Trabalhar muito leva a produzir muito. Produzir muito dá lucro. Isto é a única equação que conhecem.

Se os patrões não sabem gerir os trabalhadores, estes também não podem fazer milagres. Ou são obrigados a isso?

E como tu dizes no caso da empresa alemã que conheces, a empresa é bem gerida. Se é bem gerida, há mais retorno. Logo, o pagamento dos salários é mais alto. Algo que também relatas.

Quando queremos analisar a performance de uma força de trabalho, temos de olhar para a hierarquia e estrutura organizacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Epa isto do ponto de visto de quem trabalha diariamente com pessoas de 16 nacionalidades e que nos ultimos 20 anos trabalhou em 5 pais (4 deles na Europa), a realidade (e isso pode dizer qualquer pessoa que tenha trabalhado na mesma empresa em Portugal e noutro pais da Europa do Norte), a malta do Sul que é competente, é muito competente, enquanto a malta do Norte da Europa regra geral tem todos uma competencia solida mas raramente excepcional.

Por outro lado em Portugal existe muita gente incompetente o que não é verdade noutros paises (isso basicamente explica-se pela etica de trabalho e obviamente a formação academica ou a falta dela). 

Agora a nivel de produtividade não tem muito que ver com a chefia. Examinando servicos que são semelhantes de um pais para o outro (um exemplo basico é os correios), a diferença de rapidez e qualidade do servico é monstruosa.

Agora nem tudo é mau, em Portugal (ou com portugueses), se for necessario criar algo novo rapidamente a coisa faz-se. Na Dinamarca estas f*dido, então se for after-hours ou a um fim-de-semana, esquece..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 2 horas:

É ao contrário. O típico tuga trabalha horas a mais, o que é contra producente.

Falando com conhecimento de causa, há muitos portugueses que ficam no escritório após a hora serviço porque fica bonito para as chefias.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 1 hora:

Trabalhar mais não significa produzir mais. Estás a ignorar o peso dos diferentes setores de atividade. 

Muitos dos "patrões" não têm qualquer formação ou conhecimento no âmbito da gestão de pessoas. Eles só conhecem uma premissa, errada, mas é a única que sabem. Trabalhar muito leva a produzir muito. Produzir muito dá lucro. Isto é a única equação que conhecem.

Se os patrões não sabem gerir os trabalhadores, estes também não podem fazer milagres. Ou são obrigados a isso?

E como tu dizes no caso da empresa alemã que conheces, a empresa é bem gerida. Se é bem gerida, há mais retorno. Logo, o pagamento dos salários é mais alto. Algo que também relatas.

Quando queremos analisar a performance de uma força de trabalho, temos de olhar para a hierarquia e estrutura organizacional.

Foi o que disse no post anterior. Não defendo que trabalhar mais significa produzir mais, simplesmente disse que trabalhamos mais horas porque não somos tão produtivos como outros países. E se também está relacionado com o nosso tecido empresarial, também está relacionado com o facto de a generalidade das pessoas não serem muito produtivas. Se há pessoal que é obrigado a trabalhar mais horas porque fazem o trabalho que deveria ser de 2 ou 3 pessoas, também é verdade que muita gente faz os mínimos possíveis.

A fraca produtividade começa na gestão de topo e continua no resto da pirâmide, não devemos é atirar unicamente as culpas para a gestão.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas onde é que a gente passa metade do tempo a coçar a micose? Não deve ser em supermercados e afins e em fábricas etc, cuidado com essa generalização

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 1 hora:

Falando com conhecimento de causa, há muitos portugueses que ficam no escritório após a hora serviço porque fica bonito para as chefias.

Tal como eu, com conhecimento de causa, sei que há muitas chefias que olham com maus olhos e punem indirectamente empregados que saiam antes deles, mesmo que apresentam o trabalho feito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JackBauerPT, há 3 horas:

E porque é que um português na Autoeuropa trabalha as mesmas 40 horas que um português numa fabrica de calçado e não as mesmas horas que um alemão na fábrica da Mercedes?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 3 minutos:

E porque é que um português na Autoeuropa trabalha as mesmas 40 horas que um português numa fabrica de calçado e não as mesmas horas que um alemão na fábrica da Mercedes?

Pq o português é preguiçoso

O fim é o começo e o começo é o fim

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 11 minutos:

Eu sei lá quanto tempo se trabalha na AutoEuropa ou na Mercedes, nem sei o que é que essa pergunta tem a ver com o meu post. Só dei um exemplo para mostrar que para os números da produtividade as horas de trabalho efectivo contam muito menos do que as principais áreas que compõem a economia de um país. Parece-me óbvio que pegando em 2 pessoas que trabalham o mesmo número de horas aquele que trabalhe numa área com maior valor de retorno tem maior "produção".

Editado por JackBauerPT

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 13 horas:

Mas onde é que a gente passa metade do tempo a coçar a micose? Não deve ser em supermercados e afins e em fábricas etc, cuidado com essa generalização

Conheço pessoas que trabalham em supermercados e em fábricas e todas elas contam histórias de pessoal que vai dormir para a casa de banho, que faz pausas de meia hora para tomar café, etc.

Se é verdade que nem todos são assim, também é verdade que nas fábricas e nos supermercados há malta que faz os mínimos possíveis.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para uma pessoa dormir numa casa de banho é porque a sua vida está no limiar da m*rda. O problema não é preguiça, já.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 14 minutos:

Conheço pessoas que trabalham em supermercados e em fábricas e todas elas contam histórias de pessoal que vai dormir para a casa de banho, que faz pausas de meia hora para tomar café, etc.

Se é verdade que nem todos são assim, também é verdade que nas fábricas e nos supermercados há malta que faz os mínimos possíveis.

tira daí o Christian e bota:

pedro-passos-coelho.jpg

já toda a gente percebeu. Os portugueses são uns piegas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 15 horas:

A ainda ficam a olhar de lado para o gajo que trabalha mais em menos horas mas sai na hora dele...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...