Puto Perdiz Publicado 16 Setembro 2021 Sir Clive Sinclair. Morreu o criador do ZX Spectrum O inventor e industrial tinha 81 anos. Entre as suas invenções contam-se também a calculadora de bolso. Morreu Sir Clive Sinclair, um dos responsáveis pela revolução informática doméstica. O britânico tinha 81 anos. A notícia foi revelada pela filha, Belinda. Sinclair foi o inventor da máquina de calcular de bolso, entre outros aparelhos eletrónicos, mas a sua criação de maior sucesso foi o microcomputador ZX Spectrum, um pequeno aparelho que marcou toda uma geração. Lançado em 1982, o Spectrum de 48 KB de memória tornou-se uma das máquinas domésticas de jogos de computador mais bem sucedidas do mercado, competindo diretamente com o Commodore 64. Em Portugal, terá sido mesmo o equipamento mais bem sucedido do seu tempo (não existem números fiáveis de vendas relativamente a esse período). Apesar de nunca ter conseguido voltar a reproduzir o imenso êxito que teve com o Spectrum, Sinclair continuou a criar produtos novos nos anos seguintes. Belinda Sinclair, hoje com 57 anos, disse ao The Guardian: "Ele era uma pessoa extraordinária e sempre interessado em tudo- A minha filha e o seu marido são eles próprios engenheiros e ele estava sempre a falar com eles. Um self made man, Clive Sinclair deixou os estudos aos 17 anos. Na década de 1970 dedicou-se a miniaturização eletrónica e criou a máquina de calcular de bolso. Em 1980 lançou o seu primeiro microcomputador, o ZX80 e, em 82, o famoso Spectrum. Em 1985, arriscou um automóvel elétrico -- o C5 -- uma espécie de triciclo para apenas uma pessoa. Apostou grande parte da fortuna no projeto, que colapsou. Igualmente falhado foi a Sinclair TV80, um televisor portátil que qualquer pessoa poderia levar no bolso. À época, não captou imaginações. Decididamente, um homem à frente do seu tempo. O Spectrum 48K inventado por Sir Clive Sinclair Sir Clive Sinclair no automóvel elétrico C5 que foi um falhanço. 4 Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 17 Setembro 2021 Citação de Puto Perdiz, há 11 horas: Sir Clive Sinclair. Morreu o criador do ZX Spectrum O inventor e industrial tinha 81 anos. Entre as suas invenções contam-se também a calculadora de bolso. Morreu Sir Clive Sinclair, um dos responsáveis pela revolução informática doméstica. O britânico tinha 81 anos. A notícia foi revelada pela filha, Belinda. Sinclair foi o inventor da máquina de calcular de bolso, entre outros aparelhos eletrónicos, mas a sua criação de maior sucesso foi o microcomputador ZX Spectrum, um pequeno aparelho que marcou toda uma geração. Lançado em 1982, o Spectrum de 48 KB de memória tornou-se uma das máquinas domésticas de jogos de computador mais bem sucedidas do mercado, competindo diretamente com o Commodore 64. Em Portugal, terá sido mesmo o equipamento mais bem sucedido do seu tempo (não existem números fiáveis de vendas relativamente a esse período). Apesar de nunca ter conseguido voltar a reproduzir o imenso êxito que teve com o Spectrum, Sinclair continuou a criar produtos novos nos anos seguintes. Belinda Sinclair, hoje com 57 anos, disse ao The Guardian: "Ele era uma pessoa extraordinária e sempre interessado em tudo- A minha filha e o seu marido são eles próprios engenheiros e ele estava sempre a falar com eles. Um self made man, Clive Sinclair deixou os estudos aos 17 anos. Na década de 1970 dedicou-se a miniaturização eletrónica e criou a máquina de calcular de bolso. Em 1980 lançou o seu primeiro microcomputador, o ZX80 e, em 82, o famoso Spectrum. Em 1985, arriscou um automóvel elétrico -- o C5 -- uma espécie de triciclo para apenas uma pessoa. Apostou grande parte da fortuna no projeto, que colapsou. Igualmente falhado foi a Sinclair TV80, um televisor portátil que qualquer pessoa poderia levar no bolso. À época, não captou imaginações. Decididamente, um homem à frente do seu tempo. O Spectrum 48K inventado por Sir Clive Sinclair Sir Clive Sinclair no automóvel elétrico C5 que foi um falhanço. Tive uma boa infância graças a ele 😛 não sabia dessa da máquina de calcular. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 17 Setembro 2021 O Spectrum foi a melhor coisa que tive na vida 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 17 Setembro 2021 Citação de Diogo_CFB, há 3 minutos: O Spectrum foi a melhor coisa que tive na vida e o cargo de moderador chefe, diogo? 5 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 17 Setembro 2021 Citação de Sandes., há 2 horas: e o cargo de moderador chefe, diogo? Citação de Gorki, há 1 hora: fixed Desconhecia que o homem tinha inventado tanta coisa. RIP Pode ser que vos lixe, bois. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 2 Outubro 2021 Muitas saudades do tempo em que carregar um jogo demorava quase 1h, e tinhamos que utilizar a imaginação para ver os personagens que estavam representados nos ecrã. Passei muitas horas na minha sala a jogar os meus amigos, num tempo em que multi-player significava estarmos todos juntos no mesmo espaço, e jogar 1 de cada vez, ou se tivéssemos sorte alguém conseguia um joystick para um outro jogo em que podíamos jogar 2 um contra o outro. Foram temporadas de diversão nas férias. Hoje os miúdos não conseguem compreender, à uns tempos comprei uma máquina de tetris, exactamente igual à que praticamente todos tivemos, não conseguiram compreender o porquê de nós passarmos horas a jogar aquilo, não entendiam a piada de jogar um jogo sem cores, apenas com quadrados, dá mesma forma que não entendiam porque é que eu e a mãe passamos uma tarde a jogar super Mario num game boy. Quando para eles era um jogo básico de saltar e andar para frente... 2 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 3 Outubro 2021 (editado) O Flappy Bird foi o sucesso que foi e é de um simplicidade superior ao Tetris. São fases e tem que ser orgânico. Não acho que seja assim tão linear o facto de hoje não gostarem de jogos simples. Esperar eternidades por um load, isso já acho que seria impensável hoje em dia. O attention span da juventude hoje em dia é 0. Editado 3 Outubro 2021 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 3 Outubro 2021 Citação de Bazuka, Em 02/10/2021 at 11:55: Muitas saudades do tempo em que carregar um jogo demorava quase 1h, e tinhamos que utilizar a imaginação para ver os personagens que estavam representados nos ecrã. Passei muitas horas na minha sala a jogar os meus amigos, num tempo em que multi-player significava estarmos todos juntos no mesmo espaço, e jogar 1 de cada vez, ou se tivéssemos sorte alguém conseguia um joystick para um outro jogo em que podíamos jogar 2 um contra o outro. Foram temporadas de diversão nas férias. Hoje os miúdos não conseguem compreender, à uns tempos comprei uma máquina de tetris, exactamente igual à que praticamente todos tivemos, não conseguiram compreender o porquê de nós passarmos horas a jogar aquilo, não entendiam a piada de jogar um jogo sem cores, apenas com quadrados, dá mesma forma que não entendiam porque é que eu e a mãe passamos uma tarde a jogar super Mario num game boy. Quando para eles era um jogo básico de saltar e andar para frente... Confere! E a minha tinha pelo menos outro jogo também, onde controlávamos um carro e tínhamos de nos desviar de obstáculos, tendo 3 faixas à escolha. Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 3 Outubro 2021 Citação de doom_master, há 2 horas: Confere! E a minha tinha pelo menos outro jogo também, onde controlávamos um carro e tínhamos de nos desviar de obstáculos, tendo 3 faixas à escolha. Para isso tinhas o Road Rash que era de moto e tinhas de meter os outros abaixo 😂 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 3 Outubro 2021 Citação de NIkeL, há 5 horas: Esperar eternidades por um load, isso já acho que seria impensável hoje em dia. O attention span da juventude hoje em dia é 0. às vezes esperam que um jogo faça 30 gb de actualizações. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 3 Outubro 2021 No meu primeiro PC esperava 3 a 5 minutos (!) para passar um dia no CM99/00. Tinha 32MB de RAM e nem sabia que dava para mexer no tamanho da base de dados, então jogava sempre com a normal. Hoje em dia se ficar muito tempo num dia já estou no Chrome a fazer outra coisa qualquer. Compartilhar este post Link para o post