Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

Quadros Competitivos Época 2022-23

Publicações recomendadas

@Descartes, explica-me uma coisa:

O Belenenses não garantiu a subida ficando em 2º lugar? Em que entra a falência do Cova para as contas? E como é que o Sertanense pode entrar nesta discussão?

Além disso, caso o Cova feche, não é dada primazia às equipas da mesma divisão do Cova da Piedade, neste caso da Liga 3?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 21 minutos:

@Descartes, explica-me uma coisa:

O Belenenses não garantiu a subida ficando em 2º lugar? Em que entra a falência do Cova para as contas? E como é que o Sertanense pode entrar nesta discussão?

Além disso, caso o Cova feche, não é dada primazia às equipas da mesma divisão do Cova da Piedade, neste caso da Liga 3?

Não percebi. Queres que eu te explique uma coisa ou quatro? 😁

1. O Belenenses ainda não ficou em 2º. É amanhã a última jornada. O Belenenses recebe o Moncarapachense. Quem ganhar é que fica em 2º (ou 1º, caso o Fontinhas escorregue). Quem perder fica em 3º. Em caso de empate fica o Belenenses em 2º.

2. Ainda não existe falência do Cova da Piedade. O que existe é o incumprimento das condições necessárias para disputar no próximo ano a 3ª Liga. Por isso abre-se uma vaga na Liga 3.

3. O Sertanense pode entrar na discussão se se abrirem mais vagas na Liga 3. Fala-se da possibilidade do Oliveira do Hospital desistir da participação. Nesse caso, como o Leça também está com problemas, o clube da Sertã poderá ser o que fica melhor posicionado para aproveitar essa vaga eventual.

4. Isso era o que eu pensava. E o que acho que seria mais justo. Mas a Federação aprovou um Regulamento para a Liga 3 diferente do que a Liga tem para as Divisões profissionais. Na Liga 3, as vagas que se abrem devido a impossibilidade de inscrição de equipas que tinham garantido no campo a sua presença, são ocupadas pelas equipas do Campeonato de Portugal melhor classificadas que não ficaram nos lugares de subida. Idiossincrasias férteis no nosso futebol.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 5 horas:

E se lhes arranjassem umas máquinas de ginásio para verem quem pegava em mais pesos então é que ia ser. De futebol acho que vai ser pouquinho. 

Já não são para mim essas contas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 31 minutos:

Não percebi. Queres que eu te explique uma coisa ou quatro? 😁

1. O Belenenses ainda não ficou em 2º. É amanhã a última jornada. O Belenenses recebe o Moncarapachense. Quem ganhar é que fica em 2º (ou 1º, caso o Fontinhas escorregue). Quem perder fica em 3º. Em caso de empate fica o Belenenses em 2º.

2. Ainda não existe falência do Cova da Piedade. O que existe é o incumprimento das condições necessárias para disputar no próximo ano a 3ª Liga. Por isso abre-se uma vaga na Liga 3.

3. O Sertanense pode entrar na discussão se se abrirem mais vagas na Liga 3. Fala-se da possibilidade do Oliveira do Hospital desistir da participação. Nesse caso, como o Leça também está com problemas, o clube da Sertã poderá ser o que fica melhor posicionado para aproveitar essa vaga eventual.

4. Isso era o que eu pensava. E o que acho que seria mais justo. Mas a Federação aprovou um Regulamento para a Liga 3 diferente do que a Liga tem para as Divisões profissionais. Na Liga 3, as vagas que se abrem devido a impossibilidade de inscrição de equipas que tinham garantido no campo a sua presença, são ocupadas pelas equipas do Campeonato de Portugal melhor classificadas que não ficaram nos lugares de subida. Idiossincrasias férteis no nosso futebol.

Em primeiro lugar, obrigado pelas 4 clarificações 😅

Como hoje se jogou a zona norte, pensava que no sul também se tinha jogado.

Aproveitando o embalo, vou pedir mais uma clarificação: caso o Cova da Piedade e o Oliveira do Hospital não se inscreverem na Liga 3, neste momento, subia Leça e Belenenses.

No entanto, se o Leça não regularizar a questão dos ordenados em atraso, mantém-se a melhor pontuação (que iria para o Sertanense, caso não percam por 2 ou mais golos)? 

Ou seja, mantém-se a regra de ir "buscar" o próximo da classificação geral do CP, ou a vaga iria para a equipa seguinte da mesma série, neste caso, o São Martinho.

Acompanho as competições da FPF há anos, e ainda hoje nunca sei que regras estão em vigor 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 7 minutos:

Em primeiro lugar, obrigado pelas 4 clarificações 😅

Como hoje se jogou a zona norte, pensava que no sul também se tinha jogado.

Aproveitando o embalo, vou pedir mais uma clarificação: caso o Cova da Piedade e o Oliveira do Hospital não se inscreverem na Liga 3, neste momento, subia Leça e Belenenses.

No entanto, se o Leça não regularizar a questão dos ordenados em atraso, mantém-se a melhor pontuação (que iria para o Sertanense, caso não percam por 2 ou mais golos)? 

Ou seja, mantém-se a regra de ir "buscar" o próximo da classificação geral do CP, ou a vaga iria para a equipa seguinte da mesma série, neste caso, o São Martinho.

Acompanho as competições da FPF há anos, e ainda hoje nunca sei que regras estão em vigor 😅

No sul só se joga amanhã.

Neste momento, com a classificação atual, seria o Leça e o Moncarapachense. O Belenenses está em 2º, que dá a promoção direta.

Exato. Pelo menos é assim que eu interpreto o Regulamento.

O Regulamento não fala em séries.

Este é o 1º ano da Liga 3. Eu também só soube que a regra era diferente quando recentemente aqui colocaram o excerto, salvo erro no tópico da Liga 3 ou do Campeonato de Portugal.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Moncarapachense ganhou no Restelo e garantiu a subida à Liga 3. O Belenenses fica no Campeonato de Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 19 minutos:

O Moncarapachense ganhou no Restelo e garantiu a subida à Liga 3. O Belenenses fica no Campeonato de Portugal.

Que dor a ler isto. Obrigado Cova da Piedade. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Covilhã está a minutos de garantir a permanência na Segunda Liga, bem como a do Alverca na Liga 3. Salvo surpresas de última hora, as duas séries da Liga 3 para o ano deverão ser:

Zona Norte

Anadia

Braga B

Canelas

Fafe

Felgueiras

Montalegre

Paredes

Sanjoanense

São João de Ver

Varzim

Vilaverdense

Vitória Guimarães B

Zona Sul

Académica

Alverca

Amora

Caldas

Cova da Piedade [Belenenses?]

Fontinhas

Leiria

Moncarapachense

Oliveira do Hospital

Real

Sporting B

Vitória

A divisão entre as séries será feita entre Anadia (Zona Norte) e Oliveira do Hospital (Zona Sul). Isto, claro, assumindo que o Fontinhas seja integrado na Zona Sul, mas nem vejo como possa ser se outra forma.

A Zona Sul vai ser extremamente interessante com diversas equipas que já andaram na Primeira Liga.

Editado por Black Hawk
Typo
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 19 minutos:

O Covilhã está a minutos de garantir a permanência na Segunda Liga, bem como a do Alverca na Liga 3. Salvo surpresas de última hora, as duas séries da Liga 3 para o ano deverão ser:

Zona Norte

Anadia

Braga B

Canelas

Fafe

Felgueiras

Montalegre

Paredes

Sanjoanense

São João de Ver

Varzim

Vilaverdense

Vitória Guimarães B

Zona Sul

Académica

Alverca

Amora

Caldas

Cova da Piedade [Belenenses?]

Fontinhas

Leiria

Moncarapachense

Oliveira do Hospital

Real

Sporting B

Vitória

A divisão entre as séries será feita entre Anadia (Zona Norte) e Oliveira do Hospital (Zona Sul). Isto, claro, assumindo que o Fontinhas seja integrado na Zona Sul, mas nem vejo como possa ser se outra forma.

A Zona Sul vai ser extremamente interessante com diversas equipas que já andaram na Primeira Liga.

No CP, as equipas insulares vão rodar pelas séries. Aqui na fazia grande sentido, sendo apenas 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois do drama na semana passada, o União da Serra garantiu o título na Distrital de Leiria. Foi ganhar 1-0 ao campo do Pombal e assegurou a subida ao Campeonato de Portugal.

O Covilhã ganhou 2-0 ao Alverca. Fica na 2ª Liga e o Alverca fica na Liga 3.

A Liga 3 já tem a sua composição completa (fora questões de secretaria).

Agora só falta a decisão entre Moreirense e Chaves (ainda hoje), a Distrital de Viana (que também termina hoje), a Distrital de Coimbra (que pode ficar decidida hoje, caso o Vigor e Mocidade não perca no campo do Carapinheirense), a Distrital de Lisboa (com 3 equipas ainda na luta mas com o Atlético bem à vontade na frente) e a Distrital da Madeira que termina para a semana (com o Pontassolense já com as 2 mãos na Taça porque recebe o último classificado na última jornada).

Compartilhar este post

Link para o post

O Vigor venceu na Carapinheira, garantindo o primeiro lugar. Se estão interessados em subir, porém... isso já são outros quinhentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 47 minutos:

Depois do drama na semana passada, o União da Serra garantiu o título na Distrital de Leiria. Foi ganhar 1-0 ao campo do Pombal e assegurou a subida ao Campeonato de Portugal.

O Covilhã ganhou 2-0 ao Alverca. Fica na 2ª Liga e o Alverca fica na Liga 3.

A Liga 3 já tem a sua composição completa (fora questões de secretaria).

Agora só falta a decisão entre Moreirense e Chaves (ainda hoje), a Distrital de Viana (que também termina hoje), a Distrital de Coimbra (que pode ficar decidida hoje, caso o Vigor e Mocidade não perca no campo do Carapinheirense), a Distrital de Lisboa (com 3 equipas ainda na luta mas com o Atlético bem à vontade na frente) e a Distrital da Madeira que termina para a semana (com o Pontassolense já com as 2 mãos na Taça porque recebe o último classificado na última jornada).

Atlético dos Arcos sobe em Viana

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 horas:

O Vigor venceu na Carapinheira, garantindo o primeiro lugar. Se estão interessados em subir, porém... isso já são outros quinhentos.

Acho que no ano passado já tinham sido eles a subir mas abdicaram e quem ocupou a vaga foi o União. Confirmas?

Citação de Hawkeye, há 2 horas:

Atlético dos Arcos sobe em Viana

O Monção empatou em Vitorino de Piães e entalou-se...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 6 minutos:

Acho que no ano passado já tinham sido eles a subir mas abdicaram e quem ocupou a vaga foi o União. Confirmas?

O Monção empatou em Vitorino de Piães e entalou-se...

Afinal nao sobe nada o Arcos

Na AF Viana é finalissima

Arcos vs Monçao a um jogo

Sim Desc, o ano passado a Uniao subiu por desistencia do Vigor

Editado por Hawkeye

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hawkeye, há 6 minutos:

Afinal nao sobe nada o Arcos

Na AF Viana é finalissima

Arcos vs Monçao a um jogo

Sim Desc, o ano passado a Uniao subiu por desistencia do Vigor

Essa finalíssima não será porque ambas terminaram com 44 pontos e foram ganhar 2-1 no campo do adversário? Talvez o Regulamento da Associação não tenha previsto outras formas de desempate (no caso, a diferença de golos total que dá a vantagem ao Atl. Arcos).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 10 minutos:

Confirmo. E o caso foi ainda mais caricato, pois quem ficou em segundo na fase de promoção foi o Ançã... que também adbicou da subida.

Desta época não dá para saber, mas diria que o Vigor vai provavelmente abdicar novamente. No ano passado, o racional foi que o clube é viável em termos distritais, mas não têm recursos para os nacionais. Não deve ter mudado entretanto.

O Carapinheirense aprendeu essa lição quando lá estiveram e se tivesse de prever, conhecendo mais ou menos a realidade do clube pois tenho família lá, diria que também abdicam da subida.

O Marialvas não faço ideia.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Essa finalíssima não será porque ambas terminaram com 44 pontos e foram ganhar 2-1 no campo do adversário? Talvez o Regulamento da Associação não tenha previsto outras formas de desempate (no caso, a diferença de golos total que dá a vantagem ao Atl. Arcos).

likely, mas ha finalissima pelos vistos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 minutos:

Confirmo. E o caso foi ainda mais caricato, pois quem ficou em segundo na fase de promoção foi o Ançã... que também adbicou da subida.

Desta época não dá para saber, mas diria que o Vigor vai provavelmente abdicar novamente. No ano passado, o racional foi que o clube é viável em termos distritais, mas não têm recursos para os nacionais.

O Carapinheirense aprendeu essa lição quando lá estiveram e se tivesse de prever, conhecendo mais ou menos a realidade do clube pois tenho família lá, diria que também abdicam da subida.

O Marialvas não faço ideia.

O Marialvas é clube com história. Aposto neles.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 9 horas:

É isso mesmo, Desc. 

Compartilhar este post

Link para o post

Vi o mapa da Primeira Liga, que assustador.

Agora é esperar que a Liga não agende um Portimonense X Chaves (ou ao contrário) às 21:15 de uma 6f ou, pior, de uma 2f. 

O da Segunda, bom, tem ali um duelo regional interessante (Covilhã, Académico e Tondela) que não desertifica tanto o interior. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 2 minutos:

Vi o mapa da Primeira Liga, que assustador.

Agora é esperar que a Liga não agende um Portimonense X Chaves (ou ao contrário) às 21:15 de uma 6f ou, pior, de uma 2f. 

O da Segunda, bom, tem ali um duelo regional interessante (Covilhã, Académico e Tondela) que não desertifica tanto o interior. 

Fica aqui o da Primeira liga para quem quiser ver. O da Segunda ainda não vi/encontrei

Imagem

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 1 hora:

Fica aqui o da Primeira liga para quem quiser ver. O da Segunda ainda não vi/encontrei

Ocultar conteúdo

Imagem

Agora imaginem um cenário hipotético de descida do Arouca em vez do Moreirense.

O clube mais a sul acima de Lisboa seria... o Porto.

O campeonato teria a linha divisória entre a metade norte e a metade sul algures entre Paços e Vila do Conde.

EDIT: Não, mentira. Seria entre Paços e o Porto.

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tenho ideia de que já houve anos piores. Pelo menos há clube no Algarve, Trás-os-Montes e em cada arquipélago.

Editado por Hidden

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hidden, há 16 minutos:

Por acaso tenho ideia de que já houve anos piores. Pelo menos há clube no Algarve, Trás-os-Montes e em cada arquipélago.

Está igual ao ano passado. Sai o Moreirense, entra o Rio Ave; sai o Tondela, entra o Chaves; sai a B-SAD, entra o Casa Pia. A única diferença é que em vez de termos uma equipa da Beira Alta, temos uma de Trás-os-Montes.

E na 2ª Liga também não está muito diferente, este ano um bocadinho mais puxada a Sul. Oliveira de Azeméis em vez da Póvoa de Varzim e Torres Vedras em vez de Coimbra.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...