Martini Branco Publicado 9 Junho 2023 (editado) O Filho da Terra No coração do Alto Minho, situa-se uma bela musa. Uma vila muito humilde, muito modesta e de gente simples, muita dela a trabalhar em meio rural. Fruto de várias visitas e de um turismo regular, Ponte da Barca é uma terra na qual a ponte e a barca lhe deram uma designação muito própria. Terra de lendas antigas em que as águas do Rio Lima serviam para batizar e curar alguns males, Ponte da Barca é uma vila pacata, mas muito bonita e com bastante história e cultura. As suas gentes são bons anfitriões e são mestres na "arte de bem receber". Quem por cá passa, leva sempre este cantinho no coração, com a promessa de um dia cá voltar. A vila deve o topónimo à antiga barca que fazia a travessia entre as duas margens do rio Lima, para os peregrinos que percorriam o caminho de Santiago de Compostela, sendo que a ponte só foi erigida já em meados do século XIV, pelo que só mais tarde, por volta de 1450 é que surge o nome de S. João de Ponte da Barca, mais tarde encurtado apenas para Ponte da Barca. Nos nossos dias, o concelho tem um total de pouco mais de 11000 habitantes, distribuídos pelas suas 25 freguesias. Editado 9 Setembro 2023 por Martini Branco Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 9 Junho 2023 Adoro. Ponte da Barca era por vezes a minha última paragem antes de me embrenhar para o PNPG, a caminho do soajo ou do lindoso. Zona muito bonita. Espero grandes feitos vindos daí. PEACE 1 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 9 Junho 2023 Citação de six_strings, há 44 minutos: Adoro. Ponte da Barca era por vezes a minha última paragem antes de me embrenhar para o PNPG, a caminho do soajo ou do lindoso. Zona muito bonita. Espero grandes feitos vindos daí. PEACE Eu sou sempre tremendamente suspeito para falar. Atualmente trabalho no Alentejo e gosto do mesmo. Mas não tem nada que ver com o Alto Minho ou com o Alto Douro e Trás-os-Montes. Muito obrigado 🫂 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 9 Junho 2023 Citação de Banks29, Agora: Boa sorte Obrigado companheiro 😄 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 9 Junho 2023 Citação de F. Mota, há 9 minutos: Lets go! Muito obrigado 🫂 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 10 Junho 2023 Citação de cadete, há 39 minutos: Boa sorte na tua terra. Muito obrigado meu companheiro 😉 1 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 10 Junho 2023 (aproveito para agradecer ao @Banks29 pela bonita Banner. Ricardo Teixeira: "O treinador deste save serei eu mesmo, numa homenagem a mim próprio e ao gosto enorme que sempre nutri pelo futebol distrital e pela minha terra. Desde que enveredei por um esforço em termos de carreira profissional, tenho sentido mais saudades de casa. São já dois anos letivos consecutivos em solo alentejano; este em Elvas e o ano transato em Vila Viçosa. Paralelamente, tenho visto o meu Ponte da Barca cada vez pior, fruto de uma direção catastrófica que teve nos últimos anos e sofro à distância a ouvir relatos e a sentir-me impotente por pouco poder fazer ou ajudar. Isto porque outrora já fiz parte da direção do clube. Considero que treinar o clube da minha terra será o tónico para um percurso recheado de alegrias e de conquistas." Nome do save: Muito simples. Sempre me senti e sinto como um filho da Terra. Onde quer que esteja e onde quer que vá, levo a minha localidade no coração. Posso até já ter saído de Ponte da Barca há dois anos, mas aquilo que é certo é que Ponte da Barca nunca saiu ou sairá de mim. As Ligas escolhidas para o save: Selecionei todas as divisões portuguesas possíveis e imaginários, até mesmo em termos de campeonatos de sub19. No que diz respeito ao estrangeiro (Europa), selecionei os cinco principais países do futebol europeu: Alemanha (Bundesliga), Itália (Série A), França (Ligue 1), Inglaterra (Championship e Premier League) e Espanha (Primeira e Segunda Divisão). Na América do Sul selecionei as primeiras divisões do Brasil e da Argentina. Assinatura do contrato: O objetivo é simples: quero colocar o Ponte da Barca na Primeira Liga Portuguesa e quem sabe poder disputar títulos do ponto de vista nacional. Se isso se conseguir verificar, queremos dar o próximo passo: cimentar o clube em termos europeus, tendo presenças regulares nas principais provas da UEFA. É certo que tudo isto levará imenso tempo, necessitará de grande espírito de sacrifício, esforço e paciência. Mas cremos que passo a passo, podemos lá chegar. O trabalho e o foco serão fundamentais. Algumas informações sobre o clube: O clube atua no Estádio Municipal de Ponte da Barca, estádio este que foi reconstruído e melhorado no ano de 2013. Atualmente, encontra-se um pouco "estragado" em termos de relvado sintético, no entanto, não é fácil ao clube substituí-lo, uma vez que as coisas não se encontram nada simpáticas do ponto de vista financeiro. O estádio tem capacidade para mais de 1000 pessoas e é um campo muito bonito e agradável para ver futebol aos domingos à tarde. O plantel existente à chegada: Temos, para já, um plantel com 24 jogadores, onde existem 14 de Ponte da Barca. Há falta de qualidade em algumas posições do terreno e isso acabará por premeditar um ataque ao mercado. Procuraremos fazer chegar ao clube vários jogadores, tendo que dispensar também alguns dos homens que temos e que não servem. Não teremos qualquer tipo de receio em dispensar alguns homens da terra, porque é necessário fazê-lo, em prole de uma melhor qualitativa (global) do plantel. Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 10 Junho 2023 Citação de cadete, Agora: Vamos Ponte da Barca. O objetivo é fazer o clube crescer 😉 Muito obrigado! 1 Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 10 Junho 2023 Muito trabalho pela frente. Vamos a eles. PEACE 1 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 10 Junho 2023 Citação de six_strings, há 15 minutos: Muito trabalho pela frente. Vamos a eles. PEACE Quanto mais duro, mais saboroso. Muito obrigado 🫂 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Junho 2023 Vem ai desafio dos gordos! Boa sorte 1 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 11 Junho 2023 Citação de Burkina2008, há 14 horas: Vem ai desafio dos gordos! Boa sorte Vem sim senhor... Muito obrigado 🫂 Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 11 Junho 2023 Amigo. Como ex-atleta do clube desejo-te muito sucesso nesta aventura e deste-me vontade de fazer o mesmo ao leme do clube da minha terra que, curiosamente, na próxima época representará o meu regresso e início noutras funções no futebol 😁 2 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 11 Junho 2023 Citação de M. Porter, há 18 minutos: Amigo. Como ex-atleta do clube desejo-te muito sucesso nesta aventura e deste-me vontade de fazer o mesmo ao leme do clube da minha terra que, curiosamente, na próxima época representará o meu regresso e início noutras funções no futebol 😁 E o que te falta, meu amigo? 🙂 Lança-te... É sempre bom contar contigo por cá. Muito obrigado e um grande abraço! Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 11 Junho 2023 Ricardo Teixeira: "Era importante realizar alguns jogos amigáveis para acertarmos os ponteiros e nos focarmos nas ideias de jogo que queremos repercutir durante a temporada. Para além disso, procuramos fazer chegar ao clube uma série de jogadores calejados e que vem para ser mais valias na equipa titular ou no sistema de rotação. Somos apontados à metade inferior da tabela, mas estamos confiantes de que podemos surpreender e andar na luta pelos primeiros lugares. A ver vamos se o conseguiremos fazer efetivamente, caso contrário, temos a certeza de que seremos um osso duro de roer para qualquer adversário." Mercado de transferências (entradas até ao final do mês de agosto): Entradas: Fizemos chegar 10 atletas à pitoresca vila de Ponte da Barca. Os dois primeiros reforços, serão a nossa dupla de ataque: Formentini (italiano) e Cipriano (jovem de 19 anos moçambicano). Tratam-se de dois atletas de qualidade superlativa para esta divisão e de quem esperamos muitos golos e boas exibições. Josué Gago vem para jogar no duplo-pivot do meio campo. Fernando Silva será um dos nossos defesas centrais titulares e é um jogador importante. O brasileiro Gabriel Sarti será o seu presumível parceiro no centro da defesa. João Agostinho é um veterano e chega para ser opção de recurso no centro da defesa. Também Celso chega ao clube com o mesmo objetivo. Tomás Vaz tem bastante qualidade e será titular como médio defensivo. Mamadou Diallo e Vasco Santos são opções bastante credíveis para jogarem como extremos, sendo que o primeiro também pode atuar no centro do ataque. Jogadores dispensados: Neste período, acabamos por dispensar um total de 8 jogadores, quase todos da terra. Tigas, Guima, Nia, Recife, Ruizinho, Hugo Falcão, Paulo Pereira, Wilson Alves acabaram por ser mandados embora, uma vez que não tinham qualidade suficiente para figurar no nosso plantel final. O nosso sistema tático (4x4x2): Pese embora, possa surgir a hipótese de atuar noutros sistemas táticos, vamos iniciar a temporada num sistema de 4x4x2 mais clássico. Procuraremos priveligiar a existência de um sistema defensivo a quatro, com dois centrais a sair a jogar e dois laterais que se insurgem no ataque. Paralelamente, apostaremos num sistema de duplo-pivot no centro do terreno. No ataque, dois extremos invertidos, preferencialmente de pés trocados e uma dupla de pontas de lança. A nossa pré-temporada: Quatro jogos realizados, com resultados para todos os gostos. Perdemos no desafio perante o Leixões B e empatamos num jogo treino entre os elementos da nossa equipa/plantel. Vencemos o Paivense e o Canelas 2010 (destaque para este jogo, uma vez que os homens de Vila Nova de Gaia irão disputar a Liga 3 do nosso futebol). Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 11 Junho 2023 A Barca antes do euro tinha peseta. Reza a lenda que havia um homem da Barca que foi atropelado por um carro estacionado. O homem da pastelaria Liz não lava as mãos e quando está a fazer a pão, o suor que lhe pinga da testa vai para a massa. Posto isto, força Atlético dos Arcos, mas boa sorte para o save! 🙃 1 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 11 Junho 2023 É acreditar que, pelo menos, até a Segunda Liga sobes fácil. BS! 1 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 11 Junho 2023 Citação de Ion Timofte, há 6 horas: A Barca antes do euro tinha peseta. Reza a lenda que havia um homem da Barca que foi atropelado por um carro estacionado. O homem da pastelaria Liz não lava as mãos e quando está a fazer a pão, o suor que lhe pinga da testa vai para a massa. Posto isto, força Atlético dos Arcos, mas boa sorte para o save! 🙃 A situação financeira do clube complicou-se, mas continua a humildade e simplicidade. O sr Alfredo da Liz é grande profissional, as histórias valem o que valem, até porque já trabalhei parcialmente na Pastelaria. O meu irmão, ainda no ano passado atuou no atlético dos Arcos. Quem és já agora? Visto que provavelmente nós devemos conhecer. Citação de Maffu, há 6 horas: É acreditar que, pelo menos, até a Segunda Liga sobes fácil. BS! Vamos ver... Só o tempo o dirá! Muito obrigado a ambos 😊 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 12 Junho 2023 Continuo a dizer o mesmo, o simbolo antigo é tãoooo mais bonito em comparação com esse novo. Pré-época interessante 1 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 12 Junho 2023 Citação de Banks29, há 3 horas: Continuo a dizer o mesmo, o simbolo antigo é tãoooo mais bonito em comparação com esse novo. Pré-época interessante Já te disse também que concordo. Este novo símbolo surgiu contra a opinião da maioria dos adeptos do clube. Vale o que vale. Muito obrigado 🙂 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 12 Junho 2023 Tranquilo e cuidado com a peseta 1 Compartilhar este post Link para o post