Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

Falha informática paralisa serviços de companhias aéreas, media e bancos

Publicações recomendadas

Falha informática paralisa serviços de companhias aéreas, media e bancos

Aeroportos em Espanha, Berlim e Amesterdão estão a ser afectados por falha informática. Para já, não há relatos de que os aeroportos portugueses estejam com problemas.

Dezenas de instituições e serviços de todo o mundo estão a ser afectados por uma falha informática que muitos utilizadores estão a associar aos sistemas operacionais da Microsoft. Bancos australianos, meios de comunicação social britânicos, companhias aéreas e supermercados em vários países já relataram terem sido afectados e não conseguirem aceder aos seus sistemas.

Os problemas que começaram a ser detectados nos Estados Unidos, onde voos de várias companhias aéreas foram suspensos, e espalharam-se por várias partes do mundo. O estado norte-americano do Alasca lançou o alerta de que os seus serviços de emergência foram afectados e de que as linhas telefónicas não estão a funcionar correctamente.

A Bolsa de Valores de Londres está entre as instituições afectadas, com o site a exibir os valores da noite passada quando as negociações começaram nesta sexta-feira. O sistema de agendamento de consultas médicas utilizado por clínicos no Reino Unido também não está a funcionar. A SkyNews refere que ainda não conseguiu colocar a sua emissão televisiva no ar e o serviço de comboios do Reino Unido também diz ter sido afectado, o que estará a causar atrasos nas partidas de dezenas de comboios.

Aqui ao lado, em Espanha, Amesterdão e Berlim, há dezenas de voos com dificuldades em descolar. O aeroporto de Berlim suspendeu todos os voos até as 10h devido a uma falha técnica, disse um porta-voz à Reuters. Pouco antes, a operadora do aeroporto tinha avançado que os check-ins estavam a sofrer grandes atrasos devido a uma falha informática.

Também o aeroporto Schiphol, em Amesterdão, um dos mais movimentados da Europa, referiu estar a ser afectado por uma "indisponibilidade cibernética global". "A interrupção está a ter impacto nos voos de e para Schiphol", disse um porta-voz, acrescentando que ainda não se sabe quantos voos foram afectados.

Para já, não há relatos de que os aeroportos portugueses estejam a ser afectados por este apagão global dos serviços.

No Aeroporto de Sydney, as informações sobre partidas e chegadas desapareceram dos ecrãs. Num anúncios aos passageiros num dos terminais doméstico, a companhia aérea low-cost Jetstar disse que um “problema com a Microsoft” está a fazer com que não seja possível fazer o check-in de passageiros e iniciar o embarque em vários voos, segundo escreve a BBC. Ainda segundo a emissora britânica, há utilizadores nas redes sociais a dar conta de filas em lojas australianas como a Woolworths, que têm os seus sistemas de pagamento inactivos.

O maior banco da Austrália, o Commonwealth Bank, avançou que alguns clientes não conseguem fazer movimentações de dinheiro devido à interrupção nos serviços. Na Nova Zelândia, um porta-voz do Parlamento disse que os sistemas também foram afectados e a a emissora estatal ABC disse que estava a lidar com uma "grande interrupção de rede", sem avançar um motivo para a falha.

De acordo com o Downdetector, um site que monitoriza interrupções, desde a noite passada que foram registados picos repentinos de incidentes em vários ‘sites’ que incluem aplicações da Microsoft.

https://www.publico.pt/2024/07/19/mundo/noticia/falha-informatica-paralisa-servicos-companhias-aereas-media-bancos-2098159

Compartilhar este post

Link para o post

E eu aqui a trabalhar normalmente. Enfim, volta PS.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que percebi foi um problema com o Crowd Strike. 

Tanta gente a levar com BSoD e o meu computador a funcionar impecável. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 minutos:

Pelo que percebi foi um problema com o Crowd Strike. 

Tanta gente a levar com BSoD e o meu computador a funcionar impecável. 

A sério? Não percebi ser assim tão grave 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 5 minutos:

A sério? Não percebi ser assim tão grave 

Sim. 20240719-094641.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive uma reunião cancelada, tks Microsoft

(meu rico linux, não tinha saudades disto)

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui se ve quem usa sistemas Microsoft ou quem usa Linux.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keyser, há 3 minutos:

Eu uso MS e tenho tudo em West Europe que não foi afetado 8-)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keyser, há 3 minutos:

Ou Mac.

A mim deram-me a escolher entre Mac ou Windows (só estou cá há uma semana). Acabei por ir para Windows porque estou mais habituado aos atalhos e assim. Tenho um Macbook há 2 anos e ainda hoje bato mal a maximizar janelas e a escrever código.

Linux é vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 6 minutos:

Eu uso MS e tenho tudo em West Europe que não foi afetado 8-)

Same here. Não tive um job a falhar a noite toda.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A empresa para a qual trabalho usa e revende serviços Microsoft e não parece ter sido particularmente afectada, embora alguns clientes sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

A empresa para a qual trabalho usa e revende serviços Microsoft e não parece ter sido particularmente afectada

Ou não usam endpoints ou não usam CrowdStrike ou usam outro Windows que não o 10.

Não estar protegido é uma benção 🙂

Editado por HappyKing
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Ou não usam endpoints ou não usam CrowdStrike ou usam outro Windows que não o 10.

Não estar protegido é uma benção 🙂

*11

Pelo menos aqui todos tem o 11

Compartilhar este post

Link para o post

De resto é tramado o destino. Algo que foi preparado para 'bloquear ataques nos sistemas enquanto capta e regista atividades para detetar ameaças rapidamente' é a causa de meio mundo estar parado. 

Citação de Mica, há 1 minuto:

*11

Pelo menos aqui todos tem o 11

O que estavam a reportar era que apenas sistemas com Windows 10 estavam a ser afetados mas pode não ser verdade sendo assim. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 minutos:

De resto é tramado o destino. Algo que foi preparado para 'bloquear ataques nos sistemas enquanto capta e regista atividades para detetar ameaças rapidamente' é a causa de meio mundo estar parado. 

O que estavam a reportar era que apenas sistemas com Windows 10 estavam a ser afetados mas pode não ser verdade sendo assim. 

Apesar de tudo acho que um SO tão usado e com tantos anos deveria ter uma melhor capacidade de self-healing/recovering. O BSOD é um meme mas quando chega a estes pontos já não tem assim tanta piada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 14 minutos:

Apesar de tudo acho que um SO tão usado e com tantos anos deveria ter uma melhor capacidade de self-healing/recovering. O BSOD é um meme mas quando chega a estes pontos já não tem assim tanta piada.

O "problema" está aqui. É um SO que é capaz de aceitar tudo e mais um par de botas de um user sem qualquer formação

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 12 minutos:

O "problema" está aqui. É um SO que é capaz de aceitar tudo e mais um par de botas de um user sem qualquer formação

Sim, mas software com autodeploy para PRD também não sei se é grande ideia.

Porque é o que parece que aconteceu com o CrowdStrike.

meanwhile já vi comentários a dizer que foi o primeiro dia de trabalho da Liz Truss no CrowdStrike 😂

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 minutos:

Sim, mas software com autodeploy para PRD também não sei se é grande ideia.

Envia o teu CV que preciso que expliques isso a uma equipa de IA da minha empresa

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

não sei quão verdade será
tem uma thread the comentarios com mais info

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Quando abri o tópico sabia que podia cair para os memes ou para a conversa de nerds cheia de abreviaturas e anglicismos. Infelizmente caiu para a segunda opção.😪

• Haha 14

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lordbifana, há 49 minutos:

não sei quão verdade será
tem uma thread the comentarios com mais info

Nova season de Mr. Robot 🔥

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...