noikeee Publicado 11 Junho 2025 Citação de andriy pereplyotkin, há 3 horas: O Euro 2016 que ele faz é de um nível absurdo. Ele e o Pepe foram os nossos melhores jogadores. Eu nunca gostei propriamente do Ronaldo mas ele também fez um Euro absurdo. Os golos contra a Hungria e Gales em particular foram extraordinários e decisivos. Por muito que tenha apreciado o Euro fenomenal do Pepe e a exibição monstruosa do Patrício na final, parece-me que objetivamente o Ronaldo tem de ter sido o nosso melhor jogador. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 11 Junho 2025 Citação de noikeee, há 25 minutos: Eu nunca gostei propriamente do Ronaldo mas ele também fez um Euro absurdo. Os golos contra a Hungria e Gales em particular foram extraordinários e decisivos. Por muito que tenha apreciado o Euro fenomenal do Pepe e a exibição monstruosa do Patrício na final, parece-me que objetivamente o Ronaldo tem de ter sido o nosso melhor jogador. O cr teve bem so dois jogos Compartilhar este post Link para o post
saidex Publicado 11 Junho 2025 Até tenho ideia que o Nani foi mais preponderante. Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 12 Junho 2025 (editado) A verdade é que o Ronaldo a cada ano que passava, mais se tornava notório que com a gradual perda de capacidades técnicas e físicas, o seu valor em campo era determinado simplesmente se finalizava ou não - e ainda assim o é. Se não marcar um golo, todas essas carências parecem mesmo negativas comparado com que os colegas dão em campo durante toda a partida e não só em momentos chave. Nesta final esteve bem em metade ou mais das ações que esteve em campo, até não foi mal. E na meia-final também. Mas mesmo nestes jogos bons, olhamos para toda aquela lentidão na ocupação de espaços e não conseguir sequer acompanhar algumas jogadas rápidas, na insistência dos livres mal batidos, das manias de extremo invertido, e fica-se sempre a pensar como seria com outro avançado. Ou seja, cada vez mais tem peso aquilo que ele não faz. Mas quando o corpo dele acompanha o que quer fazer quando ataca a área, tem uma capacidade de finalização que ainda mete inveja a qualquer outro na seleção. O dilema que falam do passado é o mesmo dilema que temos no presente mas de uma quantificação diferente. Por um lado pode ser decisivo, mas por outro aquilo que grativa para si próprio ou que não faz também tem o seu peso. Pessoalmente acho que a solução ideal dele no presente era saber sentar a peidah no banco, e nem que seja jogar uma única parte. Saber como conservar a energia para poder atacar o espaço mais vezes em vez do caracol que temos assistido nos últimos 2 jogos. Editado 12 Junho 2025 por BFC=Trincos_Everywhere 2 2 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 18 Julho 2025 (editado) Citação de BFC=Trincos_Everywhere, Em 12/06/2025 at 17:59: Pessoalmente acho que a solução ideal dele no presente era saber sentar a peidah no banco, e nem que seja jogar uma única parte. Saber como conservar a energia para poder atacar o espaço mais vezes em vez do caracol que temos assistido nos últimos 2 jogos. Espero que isso aconteça pelo menos no mundial 2026, ele já terá 41 anos, mais 1 ano em cima do que aquele que já tem. E sei que não vai acontecer, mas um empréstimo a um clube europeu faria-lhe bem para ganhar algum ritmo competitivo, acho impossível, mas seria o ideal. Editado 18 Julho 2025 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 18 Julho 2025 (editado) Citação de BFC=Trincos_Everywhere, Em 12/06/2025 at 17:59: Mas quando o corpo dele acompanha o que quer fazer quando ataca a área, tem uma capacidade de finalização que ainda mete inveja a qualquer outro na seleção. Aqui só discordo da capacidade de finalização. A força maior do Ronaldo não é pontaria/saber finalizar, mas sim a facilidade de remate, conseguir arranjar o timing para rematar em condições e arranjar espaços para fazer os remates que os outros não conseguem. Nesta Liga das Nações com 40 anos fez 38 remates, mais que todos os outros, incluindo o Haaland e Gyokeres que foram 2ºs e 3ºs respetivamente. Se queres um exemplo de finalizador com pontaria tens o Gerd Muller que rematava menos até que um Beckenbauer que era muito mais defensivo. Mas cada remate que ele fazia era perigosíssimo e um selo de golo. Tem sido ao longo dos anos o jogador de longe com mais remates feitos (rebenta o Messi nessa área), algo que em Portugal não se vê desde o tempo do Eusébio/Peyroteo. E isso quando bem explorado é uma qualidade e não um defeito, como pode aparentar. Nos seus tempos áureos rematava tanto ou mais que um Bale, Benzema e James Rodríguez juntos. Um Ronaldo em termos de remates valia por 3 jogadores de excelência. Podes ver aqui: O Gerd Muller marcava 1 golo a cada 2,7 remates. Se o CR o fizesse teria marcado 84 golos no campeonato na melhor época dele. O único defeito desta qualidade é que se ela desaparece mesmo que parcialmente, deixa de marcar golos. O CR tem de continuar a rematar de todas as formas e feitios para continuar a ser útil à seleção, esperemos que assim continue a acontecer. Já se nota contudo uma quebra, como é natural, decorrente da idade. Ele precisa em média de 8 remates para marcar um golo. O Lewandowski precisa de 4. O Gyokeres precisa de 5. Citação de BFC=Trincos_Everywhere, Em 12/06/2025 at 17:59: A insistência dos livres mal batidos. E este é um dos problemas decorrentes da pontaria de nível médio para um ponta de lança. A força extrema dele é de longe conseguir rematar mais que qualquer outro e não finalizar chances (podemos considerar remates de livre chances de golo). Depois há outro aspeto que o leva a ser extremamente bom nos penáltis e mau nos livres, o Ronaldo tem muito melhor pontaria em remates perto da baliza (acima da média até em % de Shots on Target para um avançado médio), do que fora da grande área (abaixo da média em % de Shots on Target para um avançado médio). O que explica muita coisa. A percentagem média dele de golos por remate fora de área está abaixo de 5% (precisa de 21 remates fora da grande área para marcar um golo, o que é mau). O Messi por exemplo precisa de 11. O Haaland precisa de 6, mas dentro da pequena grande área marca 40% das vezes. A percentagem média de golos do CR por remate na pequena grande área está em 42%, o que é muito bom. O Ibrahimovic por exemplo só marcava 33% dos remates na pequena grande área, mas obviamente (tal como a maioria dos avançados de elite) marcava mais que o Ronaldo em remates fora de grande área. Editado 18 Julho 2025 por Ticampos 1 Compartilhar este post Link para o post