Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[Nations League] Portugal 2-2 (5-3 gp.) Espanha 🏆 CAMPEÕES!!

Publicações recomendadas

Por acaso, lembro-me que houve uma fase, ali algures entre 2007-2010, talvez (era muito miúdo, então a minha percepção pode estar errada) que o Ronaldo não rendia na seleção e estava longe do nível que apresentava no United. Só no Real é que também se consagrou em toda a linha na seleção.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aiden, há 20 minutos:

Por acaso, lembro-me que houve uma fase, ali algures entre 2007-2010, talvez (era muito miúdo, então a minha percepção pode estar errada) que o Ronaldo não rendia na seleção e estava longe do nível que apresentava no United. Só no Real é que também se consagrou em toda a linha na seleção.

Foram os anos do Queirós em que ele esteve uma porrada de tempo sem marcar se bem me lembro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 6 horas:

Claro que a geração de 2008 e 2012 tinha alguns bons jogadores, ninguém está a dizer o contrário. Mas uma coisa é ter uma equipa decente, outra é ter uma geração de ouro. E essa geração estava longe de ser isso.

Por exemplo: Patrício era sólido, mas nunca foi top 5 na Europa — em mundiais ou euros, raramente foi decisivo. Bruno Alves era fiável, mas limitado com bola e muitas vezes demasiado bruto. Raul Meireles teve bons anos no Porto e ganhou uma Champions no Chelsea, sim, mas jogava ao lado de monstros como Lampard e Drogba. Moutinho foi sempre um relógio suíço, mas nunca teve aquele impacto de um Xavi, Pirlo ou Modric.

Coentrão, para mim, foi dos poucos com verdadeiro brilho — chegou a ser top mundial na sua posição, mas durou pouco. Lesões, problemas físicos e pessoais tiraram-lhe qualquer hipótese de legado duradouro. Nani, talvez o mais subvalorizado da lista, teve sim momentos geniais, mas mesmo assim andou sempre entre ser titular e ser substituído no Manchester United.

E depois olha à volta: Hélder Postiga, Hugo Almeida, Carlos Martins, Silvestre Varela, Nelson Oliveira, Eliseu, Rolando, Miguel Lopes, Custódio, Ricardo Costa, André Almeida, Danny... Estamos a falar de jogadores que, com todo o respeito, em muitos casos não tinham sequer lugar nas segundas linhas de seleções como Espanha, Alemanha ou França na altura.

Portugal viveu anos de transição em que Ronaldo foi a única estrela autêntica. Era ele quem resolvia. E isso é exatamente o ponto — Ronaldo manteve Portugal competitivo apesar da falta de talento de elite à volta dele. Se ele tivesse tido ao lado dele, nessa fase da carreira, um plantel como o que temos hoje (Bernardo, Bruno Fernandes, Rúben Dias, João Cancelo, Vitinha, etc), talvez a história fosse outra.

O pessoal hoje fala com orgulho do Ronaldo, mas esquece-se de durante quase 20 anos esteve rodeado de jogadores muitos furos abaixo. Sobreviveu, brilhou, aguentou críticas injustas e ainda nos deu títulos. Isso é de um nível de grandeza que poucos conseguem sequer compreender.

Dizer que o Ronaldo nunca levou com ódio ou críticas pesadas em Portugal é fingir que a memória colectiva falhou. Não é preciso ser fã cego para reconhecer os factos.

• Em 2004, com 19 anos, chorou na final do Euro — foi gozado por isso em vez de receber empatia. Muitos comentadores portugueses disseram que um 'líder não chora', e ficou com essa imagem durante anos.
  • Em 2010, após a eliminação com a Espanha no Mundial, disse ‘perguntem ao Queiroz’ quando questionado sobre o jogo — e foi arrasado pela imprensa portuguesa por 'fugir à responsabilidade'. A sua braçadeira de capitão foi publicamente posta em causa.
  • Durante boa parte da sua carreira, foi acusado de ser 'vaidoso', 'individualista', 'só pensar nele', e comparado negativamente com o Messi pela imprensa nacional: "Messi é o génio humilde, Ronaldo é o robô arrogante."
  • Em 2016, no próprio Europeu que Portugal venceu, falhou um penálti contra a Áustria e a imprensa caiu-lhe em cima: "Ronaldo está mais preocupado em ser herói do que em ajudar a equipa." Só depois da final — onde ele nem pôde jogar por lesão — é que muitos mudaram o discurso.
  • Mais recentemente: ‘já está velho, devia sair da seleção’, ‘tem mais poder que o selecionador’, ‘faz o que quer na FPF’. Parece que há sempre alguém pronto para o deitar abaixo. Como se ser ambicioso e ter liderança fosse crime.

O ponto aqui não é pintar o Ronaldo como mártir, é ser honesto: ele foi muitas vezes desvalorizado dentro do próprio país, mesmo quando lá fora já era considerado um dos melhores da história.

Hoje é fácil dizer que sempre o apoiámos. Mas quem tem memória sabe: o reconhecimento unânime só veio depois do Euro 2016 — quando o legado se tornou impossível de ignorar.

Até lá, ele teve de carregar a seleção e ao mesmo tempo lidar com um nível de exigência e julgamento interno que muitos preferem agora fingir que nunca existiu.

Post típico de Ronaldo lover. Ok, tens direito a sê-lo. Mas a vontade de o endeusar é tanta que cometes dois erros básicos:

1. É claro que o Ronaldo foi sempre enaltecido pelos portugueses desde que entrou na alta roda do futebol mundial. Mas isso não te basta. Tinha que ser unânime e incontestado. Não podia haver o mínimo laivo de crítica. As coisas não funcionam assim. Ele sempre foi extraordinário, no topo do mundo durante uma carreira de mais de 20 anos, mas nunca foi perfeito.

2. Para colocar o Ronaldo nos píncaros ou no altar da adoração não tinhas necessidade de diminuir os que o rodeavam. Fizeste o mesmo para os colegas que o acompanharam durante estes anos do que te queixas que fizeram ao Ronaldo: foste injusto.

Editado por Descartes
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 20 minutos:

Foram os anos do Queirós em que ele esteve uma porrada de tempo sem marcar se bem me lembro.

crl, essa foi mesmo bem apanhada. foi ali entre 2008 e 2009 que nao marcou quase golo nenhum, mas depois entrou o paulo bento e a situação voltou ao normal

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém me muda a ideia de que a equipa de 2012 era boa e bateu se muito bem contra a melhor seleção de todos os tempos.

O Almeida e o Pereira destoam um bocadinho mas este 11 era bastante decente.

Se daqui praticamente só o Pepe, Nani e Ronaldo eram titulares hoje, todos os outros tinham lugar nas convocatórias atuais 

Screenshot_2025-06-10-18-39-48-415_com.android.chrome-edit.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 1 hora:

Essa era a melhor versão do CR e esse Euro que fizemos acho que foi o que melhor jogámos, ou pelo menos era a seleção em europeus que eu achei mais bem trabalhada. O grupo era super dificil, há poucas seleções portuguesas antes e que vieram depois que eu ache que conseguissem passar esse grupo e acabámos por cair nos penalties com aquela que é possívelmente a melhor seleção de sempre. Em 2004 também jogámos muito. Não vi 2000 era muito novo.

Pós geração de ouro concordo.
Não vi 96 com olhos de ver, 2000 para mim foi o melhor seguido de 2004.

Durante esse período tínhamos bons jogadores e tinhas bons 11, não tínhamos era profundidade nenhuma.
Também não ajudou muito termos uma serie de gajos "castigados"...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 6 minutos:

Ninguém me muda a ideia de que a equipa de 2012 era boa e bateu se muito bem contra a melhor seleção de todos os tempos.

Se daqui praticamente só o Pepe, Nani e Ronaldo eram titulares hoje, todos os outros tinham lugar nas convocatórias atuais 

Honestamente não me lembrava de nada de grandioso por parte de portugal nesse euro de 2012 tirando o grande jogo com a espanha e fui rever os grupos e eliminatórias que jogámos e de facto acho que o grande destaque vai para esse jogo com a espanha, onde podíamos ter passado frente a uma grande selecção. Porque de resto só me lembro de jogos onde ficámos algo distantes do que poderíamos fazer em termos de jogo ofensivo. O jogo com a alemanha então lembro-me bem do quão pouco ambiciosos fomos, mesmo a perder. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 10 minutos:

mas isso é o que tenho defendido

e nao havia carvalho pela zanga com o paulo bento

o que destoa e´o veloso (embora até fosse decente), joao pereira e o almeida

de resto, é uma boa seleção e assim se verificou

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 9 minutos:

Lá está, depois olhas para o banco e tens Custódio, Miguel Lopes, Ruben Micael, Nelson Oliveira e Postiga.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 4 minutos:

Honestamente não me lembrava de nada de grandioso por parte de portugal nesse euro de 2012 tirando o grande jogo com a espanha e fui rever os grupos e eliminatórias que jogámos e de facto acho que o grande destaque vai para esse jogo com a espanha, onde podíamos ter passado frente a uma grande selecção. Porque de resto só me lembro de jogos onde ficámos algo distantes do que poderíamos fazer em termos de jogo ofensivo. O jogo com a alemanha então lembro-me bem do quão pouco ambiciosos fomos, mesmo a perder. 

Contra os Países Baixos, também fizemos um jogo tremendo

Compartilhar este post

Link para o post

Também falta ali o Bosingwa que estava em grande no Chelsea e que o Paulo Bento também se zangou, claro está.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 1 hora:

mas isso é o que tenho defendido

e nao havia carvalho pela zanga com o paulo bento

o que destoa e´o veloso (embora até fosse decente), joao pereira e o almeida

de resto, é uma boa seleção e assim se verificou

Sou Veloso fanboy portanto...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

Sou Veloso fanboy portanto...

estou falar comparativamente aos outros

acho que o nível é parecido à equipa de 2008 - que teve um deco a um nível brutal e um bosingwa muito bom, se a memória não me falha. a de 2010 era mais meh, mas cumpriu os minimos. a de 2014 sim era mais fraca, mas até acho que dava para passar o grupo, mas a expulsa do pepe e perder 4-0 lixou tudo na diferença de golos 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 3 horas:

Essa era a melhor versão do CR e esse Euro que fizemos acho que foi o que melhor jogámos, ou pelo menos era a seleção em europeus que eu achei mais bem trabalhada. O grupo era super dificil, há poucas seleções portuguesas antes e que vieram depois que eu ache que conseguissem passar esse grupo e acabámos por cair nos penalties com aquela que é possívelmente a melhor seleção de sempre. Em 2004 também jogámos muito. Não vi 2000 era muito novo.

2000 para mim foi o Euro em que jogamos melhor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 2 horas:

Também falta ali o Bosingwa que estava em grande no Chelsea e que o Paulo Bento também se zangou, claro está.

O Quaresma, o Danny e o Tiago também estavam fora por zanga com o Paulo Bento

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 horas:

Post típico de Ronaldo lover. Ok, tens direito a sê-lo. Mas a vontade de o endeusar é tanta que cometes dois erros básicos:

1. É claro que o Ronaldo foi sempre enaltecido pelos portugueses desde que entrou na alta roda do futebol mundial. Mas isso não te basta. Tinha que ser unânime e incontestado. Não podia haver o mínimo laivo de crítica. As coisas não funcionam assim. Ele sempre foi extraordinário, no topo do mundo durante uma carreira de mais de 20 anos, mas nunca foi perfeito.

2. Para colocar o Ronaldo nos píncaros ou no altar da adoração não tinhas necessidade de diminuir os que o rodeavam. Fizeste o mesmo para os colegas que o acompanharam durante estes anos que te queixas do que fizeram ao Ronaldo: foste injusto.

Entendo o teu ponto — e sim, ninguém é perfeito, nem o Ronaldo. Mas o que estou a dizer não é que ele devia ter sido adorado sem crítica. O problema não foi haver críticas, foi a forma, o tom e a constância com que ele foi tratado em Portugal, especialmente nos primeiros 10-15 anos da carreira.

Não era análise tática, técnica ou debate saudável. Era pessoal. Era o ‘é vaidoso’, ‘só pensa nele’, ‘é arrogante’, ‘o Messi é que é humilde’. Foi gozado por chorar, acusado de querer mais protagonismo que os colegas, e até houve quem dissesse que ‘não sente a camisola’. Achas mesmo que isso é crítica normal? Lá fora, onde ganhou tudo, o respeito foi sempre maior e mais imediato.

Quanto ao segundo ponto: ninguém está a dizer que os colegas dele foram inúteis ou maus jogadores. Mas há que ter noção: entre 2006 e 2016, Portugal teve uma geração com talento muito irregular. Havia bons jogadores? Claro. Mas o Ronaldo estava claramente um nível acima da maioria — e foi ele quem manteve Portugal competitivo quando muita gente já não esperava nada.

Dizer isso não é desrespeito. É contexto. Não estou a diminuir ninguém — estou a reconhecer que houve anos difíceis, que ele aguentou muita pressão, e que foi preciso ele ser fora de série para conseguirmos o que conseguimos.

Aliás, reconhecer isso devia ser visto como homenagem ao coletivo também — porque se hoje temos uma geração cheia de talento, é em parte porque durante anos houve alguém a puxar Portugal para a linha da frente quase sozinho

Compartilhar este post

Link para o post

Pá um gajo critica, chateia-se, mas depois a bola começa a rolar e pronto fico maluco com a seleção. Eu nasci em 86, portanto ver a seleção chegar a fases finais de europeus/mundiais de forma tranquila, e limpar 3 troféus dá um orgulho tremendo. Isto não era o normal na minha geração, ainda por cima sendo sportinguista também não foram tempos fáceis na escola como devem imaginar. Imagino a malta mais antiga, com todas as novelas que existiam quando o tema era a seleção.

O Martinez tem complicado imenso as coisas, quando na verdade este grupo de jogadores com a sua elevada qualidade resolve 90% dos jogos. Contudo, uma coisa parece-me também verdade: os jogadores gostam do homem, existe ali um ambiente saudável e é notória tranquilidade e bem estar entre todos. Numa seleção isso por norma é mais do que a base, por que o tempo para treinar é curto.

Resumindo, venha mas é o Mundial 2026 que já estou com um hype enorme. Ainda por cima vai ser o último do Ronaldo, Messi e Neymar (espero mesmo que consiga estar presente e em boas condições).

Já agora, uma curiosidade em relação ao Nuno Mendes. Quando o Sporting foi campeão em 2020/2021, a Macron fez uma campanha leve 2x1 no final da época com estampagem incluída. Eu não comprava camisolas desde 2000 e poucos, e lá fui. Uma delas meti com o Nuno Mendes ,virei-me para o meu irmão e disse-lhe "quero ter a camisola do futuro melhor lateral esquerdo do mundo, e guardar como recordação". Bem esse dia chegou, até foi mais rápido do que eu pensava lol. A segunda camisola meti com o João Mário 😂

Editado por Fajo
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 1 hora:

Entendo o teu ponto — e sim, ninguém é perfeito, nem o Ronaldo. Mas o que estou a dizer não é que ele devia ter sido adorado sem crítica. O problema não foi haver críticas, foi a forma, o tom e a constância com que ele foi tratado em Portugal, especialmente nos primeiros 10-15 anos da carreira.

Não era análise tática, técnica ou debate saudável. Era pessoal. Era o ‘é vaidoso’, ‘só pensa nele’, ‘é arrogante’, ‘o Messi é que é humilde’. Foi gozado por chorar, acusado de querer mais protagonismo que os colegas, e até houve quem dissesse que ‘não sente a camisola’. Achas mesmo que isso é crítica normal? Lá fora, onde ganhou tudo, o respeito foi sempre maior e mais imediato.

Quanto ao segundo ponto: ninguém está a dizer que os colegas dele foram inúteis ou maus jogadores. Mas há que ter noção: entre 2006 e 2016, Portugal teve uma geração com talento muito irregular. Havia bons jogadores? Claro. Mas o Ronaldo estava claramente um nível acima da maioria — e foi ele quem manteve Portugal competitivo quando muita gente já não esperava nada.

Dizer isso não é desrespeito. É contexto. Não estou a diminuir ninguém — estou a reconhecer que houve anos difíceis, que ele aguentou muita pressão, e que foi preciso ele ser fora de série para conseguirmos o que conseguimos.

Aliás, reconhecer isso devia ser visto como homenagem ao coletivo também — porque se hoje temos uma geração cheia de talento, é em parte porque durante anos houve alguém a puxar Portugal para a linha da frente quase sozinho

Eu sei que é tentador, mas não é por repetires novamente o que já escreveste antes que eu vou mudar a minha opinião.

Essas críticas de que falas acontecem sempre quando se trata de uma figura pública. No entanto, o Cristiano Ronaldo é, provavelmente a figura pública mais consensual e admirada em Portugal. Nem é comparável com o que sofreram o Eusébio e o Figo, só para ficarmos nas duas maiores figuras do futebol português anteriores ao Ronaldo.

Só um pormenor: por cada um que disse que "o Messi é que é humilde" havia e há centenas a dizer "quem? o anão mongolóide?"

Quanto à segunda parte, é claro que o Ronaldo estava acima dos seus colegas. Por isso é que ele entra na disputa dos melhores futebolistas do mundo de sempre. Nenhum outro português é considerado para essas contas. Mas daí a dizer que foi ele que "manteve Portugal competitivo", que "foi preciso ser fora de série para conseguirmos o que conseguimos" e que "puxou Portugal para a linha da frente quase sozinho" vai um salto demasiado grande. É puro delírio.

Outro pormenor: disseste no outro post que o Rui Patrício nunca foi decisivo em europeus ou mundiais. Só essa frase bastaria para ilustrar essa tua conversa de adoração ronaldista.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Ronaldo é virtualmente consensual em Portugal desde 2012 ou algo assim. E mesmo no período antes disso não havia um coro de críticas assim tão grande. O Messi foi muito mais criticado e até mais tarde, por exemplo.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 12 horas:

Outro pormenor: disseste no outro post que o Rui Patrício nunca foi decisivo em europeus ou mundiais. Só essa frase bastaria para ilustrar essa tua conversa de adoração ronaldista.

O Euro 2016 que ele faz é de um nível absurdo. Ele e o Pepe foram os nossos melhores jogadores.

• Like 1
  • Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 13 horas:

O Ronaldo é virtualmente consensual em Portugal desde 2012 ou algo assim. E mesmo no período antes disso não havia um coro de críticas assim tão grande. O Messi foi muito mais criticado e até mais tarde, por exemplo.

Acho que grande parte dos portugueses não sabe do ódio que o Messi levou dos argentinos depois daquelas finais perdidas na seleção.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...