Ir para conteúdo

Publicações recomendadas

Citação de Ego Sum, há 2 horas:

Olha estão bem mais baratos do que o que pensava que custavam essas coisas.

Ficaria mais barato do que os óculos que comprei há uns 7 anos para a hipermetropia (que agora já nem uso, pq passado 5 anos percebi que na verdade não preciso assim tanto)

Os 400 euros dos oculos da meta deve ser só a armação com a camara, microfone, speakers e sensor de bluetooth

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Ghelthon, Em 01/04/2026 at 09:17:

Num assunto paralelo, sempre pensei que a evolução dos computadores fosse no sentido de basicamente funcionarem nos telemóveis, e ser só chegar a um ecrã, aquilo ligar-se sem fios, e siga.

Ou seja, o computador passaria a ser o telemóvel, podendo ser usado normalmente "on the move", mas depois chegares a uma secretária onde houvesse um ecrã, e o telemóvel ligar-se a ele sem fios e funcionar como um computador normal.

Quando acabasses, seria desligar a ligação, meter o telemóvel no bolso e seguir.

não era essa a ideia dos tablets?

edit: até houve uma altura que eles vinham com windows e android.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a uns anos a malta não vai poder fazer provas/exames de óculos, a malta cegueta fica logo em desvantagem.🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

A minha empresa (multinacional europeia) tá a introduzir

vibe coding

Specs driven development

Não será suposto o código ser a fonte de verdade dos programas, mas ficheiros de markdown com especificações 

Estamos a caminho de mandar uns 10 anos a especializar-me a fazer bom software à m*rda 😬 ou pelo menos a desvaloriza-los muito

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Tive agora um momento de reflexão interessante sobre este tema, e que acho ser uma boa ilustração do ponto a que chegámos.

Eu trabalho com ServiceNow, que está, como tudo na área de IT, a investir e papaguear forte tudo o que é IA. Então claro que os meus bosses já andam cheios de tusa, e tenho um gajo da minha equipa a investigar isso, e para já instalou as funcionalidades de IA na instância de desenvolvimento. Hoje partilhou, todo contente, um screenshot de como funciona a parte de sentiment analysis em tickets de clientes.

E eu só consegui pensar: porra, tantos anos de investigação e evolução de computação, para podermos ter uma máquina a dizer a um humano como outro humano se sente. What a time to be alive.

Era só isto. Beijos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 27 minutos:

Tive agora um momento de reflexão interessante sobre este tema, e que acho ser uma boa ilustração do ponto a que chegámos.

Eu trabalho com ServiceNow, que está, como tudo na área de IT, a investir e papaguear forte tudo o que é IA. Então claro que os meus bosses já andam cheios de tusa, e tenho um gajo da minha equipa a investigar isso, e para já instalou as funcionalidades de IA na instância de desenvolvimento. Hoje partilhou, todo contente, um screenshot de como funciona a parte de sentiment analysis em tickets de clientes.

E eu só consegui pensar: porra, tantos anos de investigação e evolução de computação, para podermos ter uma máquina a dizer a um humano como outro humano se sente. What a time to be alive.

Era só isto. Beijos.

Para gerir um número grande de tickets é dos melhores usos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 4 minutos:

Para gerir um número grande de tickets é dos melhores usos

Claro que sim. É uma forma de priorizar. Mas tem a sua piada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Era só isto. Beijos.

Então só tenho que saber o que a IA usa para os meus tickets terem sempre prioridade.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 7 minutos:

Então só tenho que saber o que a IA usa para os meus tickets terem sempre prioridade.

Imagino que o sentiment não seja o único factor, mas far-me-ia sentido que, tendo tu dois tickets com a mesma prioridade, fosses pegar naquele em que o cliente tem um sentiment pior. 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Imagino que o sentiment não seja o único factor, mas far-me-ia sentido que, tendo tu dois tickets com a mesma prioridade, fosses pegar naquele em que o cliente tem um sentiment pior. 😅

Sou totalmente contra essa ideia. Se têm a mesma prioridade é aplicado o FIFO.

Se querem sentimentos que instalem o Tinder 😁

Neste momento estou a iniciar um projeto que tem 2 vertentes de IA: uma para data e fazerem as suas magias;

outra para criar e melhorar automações e tirar o contato humano do meio. Ir do ponto A ao ponto B sem passar por qualquer humano

Compartilhar este post

Link para o post

Onde trabalho já se usa IA para análise de "sentimento" de chamadas telefónicas há ~1 ano, para fazer um ranking das chamadas que devem ser auditadas por um ser humano.

Considerando que anteriormente, por limitações de recursos e RGPD, era considerada uma amostra totalmente aleatória e que devia corresponder a 0,01% do total de chamadas, foi um salto gigantesco. E com impacto muito significativo na satisfação do cliente, dado que estão a ser penalizados (ou despedidos) os operadores que cometem mais erros (ou fraude).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 49 minutos:

Sou totalmente contra essa ideia. Se têm a mesma prioridade é aplicado o FIFO.

Não estou a defender ou criticar, só a dizer que me parece uma opção. No caso da minha empresa também não faço ideia de se/como eles vão usar isto, nem estou super interessado, para dizer a verdade. Eles é que sabem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

No meu trabalho os evil corportate c levels querem que o nosso trabalho agora seja:

1. Uma pessoa (BA, PO) responsável pelos requisitos escreve um markdown gigante com requisitos

1.1 possivelmente essa pessoa usou IA para gerar os requisitos

2. O developer tenta entender os requisitos. Lê o markdown inteiro com o que tem que fazer e cria outro texto com um plano (tbm markdown) para dizer à IA o que deve fazrr

2.1. Este developer se calhar usou IA para resumir os requisitos criados no primeiro passo. Provavelmente usou AI para criar o plano no passo 2.

3. Pressiona enter. Neste momento é a AI que trata das coisas. O programador não deve tocar em código. A ai tá  ensinada a tentar garantir que passa tudo como ela quer. O developer diz à AI "make no mistakes" no seu prompt

4. Code review (talvez automatizado pela AI)

5. Testes e validação (se calhar adiciona-adiciona-se AI.

6. Se houver bug tá tudo fddo porque a AI vai produzir 10k de linha de codigo nestes prompts e os requisitos foram escritos por pessoas não tecnicas (BAs) ou que já não sabem o q faz o codigo (devs). 

7. A empresa contrata um freelance pra corrigir os erros da AI

Compartilhar este post

Link para o post

8. o freelance é um modelo de AI

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Era só isto. Beijos.

O meu primeiro trabalho, tinha acabado de começar o mestrado, foi fazer machine learning de tweets de políticos. Basicamente eu e outro gajo tínhamos uma amostra de mil e tal tweets, em que tivemos de analisar todos e codificar de acordo com a emoção que o tweet transmitia (sentiment analysis). Para depois a máquina correr centenas de milhares de tweets.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 23 minutos:

8. o freelance é um modelo de AI

Pior q não é, há gente já no reddit a dizer q é contratada pra corrigir os erros da AI

Imagina q n percebes nada de tecnologia, tens um produto que tem um bug, por exemplo um serviço externo está entupido porque a AI gerou codigo que está a fazer 100 chamadas ao serviço a cada segundo. Ou que tens uma query lenta e n sabes porquê. A AI vai dar teorias de como resolver as coisas mas nnc vai ter ctz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 7 minutos:

Imagina q n percebes nada

am6h0t.jpg

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 28 minutos:

Pior q não é, há gente já no reddit a dizer q é contratada pra corrigir os erros da AI

Imagina q n percebes nada de tecnologia, tens um produto que tem um bug, por exemplo um serviço externo está entupido porque a AI gerou codigo que está a fazer 100 chamadas ao serviço a cada segundo. Ou que tens uma query lenta e n sabes porquê. A AI vai dar teorias de como resolver as coisas mas nnc vai ter ctz

"Gente no Reddit" aka ai bots

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

O meu primeiro trabalho, tinha acabado de começar o mestrado, foi fazer machine learning de tweets de políticos. Basicamente eu e outro gajo tínhamos uma amostra de mil e tal tweets, em que tivemos de analisar todos e codificar de acordo com a emoção que o tweet transmitia (sentiment analysis). Para depois a máquina correr centenas de milhares de tweets.

Que salto que isto deu, hã? 😁

Compartilhar este post

Link para o post

O que está a acontecer na minha empresa é que as lideranças estão tão obcecadas em meter AI nos produtos que deixaram de ter uma visão de produto. Junte se a isto o facto de agora AI escrever 90% do código e temos equipas de devs sem qualquer tipo de motivação. Uma empresa que está entre as 12 que estão a testar a preview do Mythos. Estão a tirar aos nerds com adhd a única coisa em que eles eram bons. Segurem se.

https://thespacebetweenlifts.substack.com/p/the-winds-of-change

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, tickets a pingar em que só tens de editar para um user story decente e ao atualizar o Jira manda para agente que edita o código, cria o PR e só tens de fazer code review.

Quando estiverem todos bem dependentes, vamos ver como vão ser os preços dos tokens que ninguém sabe como são gastos, apenas aparece um número e não bufam. Negócio espetacular.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 37 minutos:

Bem, tickets a pingar em que só tens de editar para um user story decente e ao atualizar o Jira manda para agente que edita o código, cria o PR e só tens de fazer code review.

Quando estiverem todos bem dependentes, vamos ver como vão ser os preços dos tokens que ninguém sabe como são gastos, apenas aparece um número e não bufam. Negócio espetacular.

Hoje tive uma discussão sobre isso porque na West Europe os recursos são limitados. Então um arquiteto leu no Chatgpt que na Sweden Central têm quase tudo. Mas o valor por token dispara.

E eu lembrei que uma das tarefas de um arquiteto é ter em atenção as Finops

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

Mortinho por começar a receber subsídio de refeição em tokens

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Solero, há 1 hora:

Mortinho por começar a receber subsídio de refeição em tokens

Tens aí a tabela para escolher em que "cartão refeição" queres o subsídio.

https://token-calculator.net/token-calculator

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...