Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sazuke

Fórmula 1

Publicações recomendadas

Vamos comparar Massa e Raikkonen. Há de se considerar que o Massa corre por uma equipe grande há 1 temporada e o Raikkonen há 5 !!!

Felipe Massa (até o GP do Brasil, 2006):

GPS: 71

Vitórias: 2

Poles: 3

Kimi Raikkonen:

GPS: 105

Vitórias: 9

Poles: 12

Classificação da última temporada (2006):

Felipe Massa: 3º lugar, 80 pontos

Kimi Raikkonen: 5º lugar, 65 pontos

Compartilhar este post

Link para o post

Este é o ano do "Ice Man" :D

Quanto ao Massa não é, para mim, candidato a campeão do mundo, porque não é nº na sua equipa e porque ainda precisa de mais uns anos numa equipa de topo para ter condições de ser campeão do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB

Engraçado no fim quando o Schumacher diz: "It was nice"

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Quero dar para o Ronaldin
Vamos comparar Massa e Raikkonen. Há de se considerar que o Massa corre por uma equipe grande há 1 temporada e o Raikkonen há 5 !!!

Kimi Raikkonen:

Acho que isso basta!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB
1ª Época do Kimi Raikkonen na F1 (2001) (Sauber)

Statistic...............................#.............Percentage

Number of Grand Prix............17...............100%  

Number of starts...................17...............100%  

Number of finishes................10...............58.82%  

Number of finishes in points....4...............23.53%  

Number of retirements............7..............41.18%  

Championship: 10th

1ª Época do Felipe Massa na F1 (2002) (Sauber)

Statistic...................................#...........Percentage

Number of Grand Prix..............16...............100%

Number of starts.....................16...............100%

Number of finishes...................8.................50%

Number of finishes in points......3...............18.75%

Number of retirements.............8.................50%

Championship: 13th

Acho que isto basta...

Compartilhar este post

Link para o post

A camparação do Johann é muito mais justa, não faz sentido nenhum comparar uma única temporada, se for para comparar uma única temporada, que o faça com a última, que o Massa terminou em terceiro sendo o segundo piloto da equipe e o Kimi, salvo erro, terminou em quinto sendo o primeiro piloto da equipe

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB
A camparação do Johann é muito mais justa, não faz sentido nenhum comparar uma única temporada, se for para comparar uma única temporada, que o faça com a última, que o Massa terminou em terceiro sendo o segundo piloto da equipe e o Kimi, salvo erro, terminou em quinto sendo o primeiro piloto da equipe

Eu fiz esta comparação porque neste caso estão em circunstâncias iguais, era o 1º ano, a equipa era a mesma, logo as diferenças entre o carro serão menos signifcativas do que as que houve entre a McLaren e a Ferrari desta temporada, incluindo a fiabilidade do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz esta comparação porque neste caso estão em circunstâncias iguais, era o 1º ano, a equipa era a mesma, logo as diferenças entre o carro serão menos signifcativas do que as que houve entre a McLaren e a Ferrari desta temporada, incluindo a fiabilidade do carro.

Mas é uma época que já se foi a um tempo considerável e o Massa na última temporada era o segundo piloto

Compartilhar este post

Link para o post

nao nos podemos esquecer que o mclaren este ano era muito pouco fiavel, se os metessemos em carros iguais...

Compartilhar este post

Link para o post

Kimi Raikkonen:

Acho que isso basta!

Sim, basta.

O Raikkonen ganhou mais vezes e teve mais pôles.

E antes que digam que fez mais corridas, façam as percentagens e incluam nas mesmas as 3 corridas de há 2 anos em que o carro rebentou quando a vitória era mais que certa.

Compartilhar este post

Link para o post

Kimi Raikkonen:

Acho que isso basta!

Sim, basta.

E antes que digam que fez mais corridas, façam as percentagens e incluam nas mesmas as 3 corridas de há 2 anos em que o carro rebentou quando a vitória era mais que certa.

Negrito

Compartilhar este post

Link para o post

Kimi Raikkonen:

Usas como argumento que a McLaren foi uma "equipe grande" nos últimos 5 anos? Ok.

2002 -> A McLaren conseguiu uma única vitória. Ficou em 3º lugar nos construtores atrás da BAR e duma Ferrari absolutamente avassaladora.

2003 -> apenas 2 vitórias nos 2 primeiros GPs, ficando de novo em 3º nos construtores atrás da Ferrari e da Williams. O Kimi lutou pelo título até ao fim mas mais graças a uma muito boa consistência de resultados que propriamente à rapidez do McLaren.

2004 -> 5º nos construtores(!!!) atrás de Ferrari, BAR, Renault e Williams. Conseguiu uma única vitória com muita sorte, pelo Kimi.

2005 -> este foi o único ano que a McLaren teve realmente um grande carro, somando muitas vitórias, mas a falta de fiabilidade e um Alonso/Renault em grande forma impediram a vitória no campeonato.

2006 -> Nem uma vitória que fosse. 3º lugar nos constructores, muito atrás de Ferrari e Renault, ligeiramente à frente da Honda.

Ou seja, das 5 épocas na "equipa grande", o que o Kimi teve realmente foi 1 época num dos melhores carros, 1 época num carro razoável que por milagre lutou pelo título, 2 épocas em carros maus e 1 época num carro péssimo. Note-se que na tal "única" época em que o Massa teve numa "equipa grande", ele teve um carro que lutou pelo título até à última corrida.

Usar estatísticas é muito bonito mas elas dependem imenso das circunstâncias.

Compartilhar este post

Link para o post

E que tal aplicares aqui a lógica da tua frase que pus em cima a negrito? Será que por acaso te ocorreu nessa tua comparação que as máquinas que eles conduziram eram digamos, um bocadinho diferentes?

E já agora, ser 2º piloto não é uma desvantagem TÃO grande como tu queres fazer parecer. Quanto muito, significa oferecer uma posição final de corrida ao "chefe de fila" 2 ou 3 vezes por época, e fazer certos trabalhos de afinação do carro menos específicos para si.

Compartilhar este post

Link para o post

Kimi Raikkonen:

Acho que isso basta!

Sim, basta.

Negrito

Negrito o quê? O Massa corre por uma equipe grande há um ano porque nunca demonstrou qualidade para mais.

Quanto ao 2º negrito, o Massa ficou em 3º com um carro claramente superior. A diferença é que o Raikkonen sempre conseguiu ficar à frente do seu colega de equipe, fosse ele qual fosse.

E não há a desculpa de ter melhor carro que o colega. Nas equipas de topo os carros são iguais, as afinações que os pilotos lhes dão é que diferem.

Compartilhar este post

Link para o post

E que tal aplicares aqui a lógica da tua frase que pus em cima a negrito? Será que por acaso te ocorreu nessa tua comparação que as máquinas que eles conduziram eram digamos, um bocadinho diferentes?

E já agora, ser 2º piloto não é uma desvantagem TÃO grande como tu queres fazer parecer. Quanto muito, significa oferecer uma posição final de corrida ao "chefe de fila" 2 ou 3 vezes por época, e fazer certos trabalhos de afinação do carro menos específicos para si.

Se você concorda com que a máquina faz toda a diferença, porque colocar o Kimi em um nível tão superior ao Massa?

O que eu quis dizer é que não é possível fazer uma comparação correta entre os dois

Ser o segundo piloto é sim uma desvantagem muito grande, a função do Massa era proteger o Schumacher enquanto a função do alemão era vencer as corridas

Na última corrida do ano, a Ferrari deixou o Massa vencer e ele liderou a corrida a maior parte da prova

Kimi Raikkonen:

Acho que isso basta!

Sim, basta.

Negrito

Negrito o quê? O Massa corre por uma equipe grande há um ano porque nunca demonstrou qualidade para mais.

Quanto ao 2º negrito, o Massa ficou em 3º com um carro claramente superior. A diferença é que o Raikkonen sempre conseguiu ficar à frente do seu colega de equipe, fosse ele qual fosse.

E não há a desculpa de ter melhor carro que o colega. Nas equipas de topo os carros são iguais, as afinações que os pilotos lhes dão é que diferem.

Então se o Kimi estivesse na Ferrari, ele seria o primeiro piloto e o Schumacher seria o segundo? Foi uma piada ou você realmente se atrapalhou enquanto escrevia?

Se o Kimi é tão bom, porque ele ficou tanto tempo na Mclaren, que o paranoiko já veio aqui explicar que, apesar do nome, não era uma equipe que estava tão bem?

O Massa foi contratado pela Ferrari para proteger o Schumacher e fez o trabalho perfeitamente, terminando a competição no terceiro lugar, atrás do Alonso e do próprio Schumacher

A Ferrari com certeza estaria certíssima se desse o cargo de primeiro piloto ao Massa e de segundo ao Kimi, o brasileiro provou na temporada passada que merece isso

Compartilhar este post

Link para o post
Se você concorda com que a máquina faz toda a diferença, porque colocar o Kimi em um nível tão superior ao Massa?

O que eu quis dizer é que não é possível fazer uma comparação correta entre os dois

Na F1 é possível fazer comparações correctas quando se tratam de colegas de equipa. Logicamente, o Kimi e o Massa nunca foram colegas de equipa, por isso tanto se especula sobre qual irá ser o resultado de pô-los juntos, havendo opiniões algo diferentes (a minha e a tua, por exemplo). No entanto, é possível fazer aproximações olhando ao pormenor as suas carreiras.

E neste caso, a aproximação que me parece mais relevante - como eles se comportaram contra o Nick Heidfeld, o único colega de equipa que tiveram em comum. Ainda mais relevante porque ambos correram contra o Heidfeld em circunstâncias muito idênticas: no seu primeiro ano de F1, na equipa Sauber.

2001 - Kimi vs Heidfeld

posições finais em corrida - 8-6 a favor do Heidfeld

em qualificação - 10-7 a favor do Heidfeld

voltas mais rápidas da corrida - 10-6 a favor do Kimi

2002 - Massa vs Heidfeld

posições finais em corrida - 11-5 a favor do Heidfeld

em qualificação - 9-4 a favor do Heidfeld

voltas mais rápidas da corrida - 11-3(!!) a favor do Heidfeld

Note-se que para além do Kimi ter-se dado bem melhor nestas estatísticas, ele ainda têm a agravante de quando chegou à F1 ser dos pilotos menos experientes em corridas que alguma vez lá chegaram. Era tão inexperiente que a FIA só o deixou correr com uma licença provisória - se fizesse m*rda nas primeiras 4 corridas, já não o deixavam entrar mais em pista. E nisto da Sauber não me venhas com histórias de 1º e 2º piloto, porque em 2001 não havia razão absolutamente nenhuma para a Sauber favorecer o Kimi propositadamente.

Mas claro que desde a 1ª época de ambos na F1, ambos evoluíram, e o que se passou há 5 anos atrás pode não ser exactamente o que se passe agora. Aliás, eu até admito que o Massa possa eventualmente vencer a batalha de companheiros de equipa contra o Kimi - tudo depende das circunstâncias, se o brasileiro se adaptar muito melhor que o finlandês pode ser que dê campeão. Apenas acho que isso é muito improvável. E para realçar essa ideia, vou analisar ainda mais em pormenor o currículo dos dois na F1, contra os companheiros de equipa:

Massa

2002 (Sauber). Época de estreia. Claramente batido pelo Heidfeld.

2003. piloto de testes da Ferrari.

2004 (Sauber). Claramente batido pelo Fisichella, aquele mesmo que nestes últimos 2 anos fez figura de urso contra o Alonso.

2005 (Sauber). Claramente superior ao Villeneuve. De facto nada mau considerando que o Villeneuve já foi campeão do mundo, mas estava em fim de carreira.

2006 (Ferrari). Claramente batido por um Schumacher também em fim de carreira.

Kimi

2001 (Sauber). Época de estreia, especialmente inexperiente. Batido pelo Heidfeld por pequena margem.

2002 (McLaren). Novamente ligeiramente inferior ao Coulthard, um piloto que passou a maior parte da sua carreira em equipas de topo e chegou a lutar pelo título.

2003 e 2004 (McLaren). Evoluíu e foi claramente superior ao Coulthard.

2005 (McLaren). Claramente superior ao Montoya, piloto que chegou a ser considerado a maior ameaça ao domínio do Schumacher.

2006 (McLaren). Claramente superior tanto ao Montoya como ao De La Rosa.

E é nisto que me baseio para considerar o Kimi claramente favorito em relação ao Massa - tem um currículo muito mais convincente contra os seus companheiros de equipa.

Vou parar agora, acho que já me chega de escrever sobre isto. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Então se o Kimi estivesse na Ferrari, ele seria o primeiro piloto e o Schumacher seria o segundo? Foi uma piada ou você realmente se atrapalhou enquanto escrevia?

O Kimmi assinou contrato com a garantia de não ser o nº 2 da Ferrari.

O próprio afirmou que nunca iria para uma equipa onde não tivesse as mesmas oportunidades que o piloto seu colega.

Para além disso, o Schumacher já devia ter abandonado no ano passado. Não abandonou porque o seu substituto era o Kimmy e o contrato só acabava este ano, não havia piloto para fazer a transição e porque a evolução do Ferrari demonstrou ser superior ao renault do ano anterior, havendo assim uma boa hipótese de ele se sagrar campeão no ano de despedida.

Se o Kimi é tão bom, porque ele ficou tanto tempo na Mclaren, que o paranoiko já veio aqui explicar que, apesar do nome, não era uma equipe que estava tão bem?

Ora aí está uma boa piada...

Das equipas de topo, qual delas é que conseguía contratar o piloto principal da equipa que mais dinheiro investe na Fórmula 1? Claro que iam deixar sair de graça, principalmente tendo ele lutado directamente por 2 campeonatos...

E saía para onde? Para a Ferrari que tinha o Schumacher ou para a Renault que tinha o Alonso?

A Ferrari com certeza estaria certíssima se desse o cargo de primeiro piloto ao Massa e de segundo ao Kimi, o brasileiro provou na temporada passada que merece isso

Provou que é excelente a fazer o mesmo que o Irvine e o Barrichelo faziam: tapar o caminho aos que vêm atrás.

Em nenhuma corrida do ano passado demonstrou merecer o carro que tem. Aliás, fartou-se de fazer corridas patéticas no meio do pelotão, bem ao jeito das que o coultard fazia 2 anos antes num carro bem pior que o dele. Foi um piloto inconsistente, tanto faz corridas boas como se arrasta no meio do pelotão. E foi um piloto de uma equipa que lute pelos pontos, não de uma equipa que luta pelo campeonato. Por aquilo que ambos já conseguiram dentro da pista, parte em clara desvantagem.

Compartilhar este post

Link para o post

O Kimmi assinou contrato com a garantia de não ser o nº 2 da Ferrari.

O próprio afirmou que nunca iria para uma equipa onde não tivesse as mesmas oportunidades que o piloto seu colega.

Para além disso, o Schumacher já devia ter abandonado no ano passado. Não abandonou porque o seu substituto era o Kimmy e o contrato só acabava este ano, não havia piloto para fazer a transição e porque a evolução do Ferrari demonstrou ser superior ao renault do ano anterior, havendo assim uma boa hipótese de ele se sagrar campeão no ano de despedida.

Se lhe garante não ser o segundo piloto, ele terá que correr com um carro semelhante ao do Massa para provar que é melhor porque até agora não provou nada

Ora aí está uma boa piada...

Das equipas de topo, qual delas é que conseguía contratar o piloto principal da equipa que mais dinheiro investe na Fórmula 1? Claro que iam deixar sair de graça, principalmente tendo ele lutado directamente por 2 campeonatos...

E saía para onde? Para a Ferrari que tinha o Schumacher ou para a Renault que tinha o Alonso?

É piada mesmo, para justificar que o Massa ficou na frente do Kimi, serve usar que ele estava em um carro melhor mesmo sendo o segundo piloto, mas ao contrário passa a não ser bem assim, enfim...

Provou que é excelente a fazer o mesmo que o Irvine e o Barrichelo faziam: tapar o caminho aos que vêm atrás.

Em nenhuma corrida do ano passado demonstrou merecer o carro que tem. Aliás, fartou-se de fazer corridas patéticas no meio do pelotão, bem ao jeito das que o coultard fazia 2 anos antes num carro bem pior que o dele. Foi um piloto inconsistente, tanto faz corridas boas como se arrasta no meio do pelotão. E foi um piloto de uma equipa que lute pelos pontos, não de uma equipa que luta pelo campeonato. Por aquilo que ambos já conseguiram dentro da pista, parte em clara desvantagem.

Terminou em terceiro e fez de forma excelente o que a Ferrari pediu para ele fazer, logo, tem condições de lutar pelo campeonato

Compartilhar este post

Link para o post

Na F1 é possível fazer comparações correctas quando se tratam de colegas de equipa. Logicamente, o Kimi e o Massa nunca foram colegas de equipa, por isso tanto se especula sobre qual irá ser o resultado de pô-los juntos, havendo opiniões algo diferentes (a minha e a tua, por exemplo). No entanto, é possível fazer aproximações olhando ao pormenor as suas carreiras.

E neste caso, a aproximação que me parece mais relevante - como eles se comportaram contra o Nick Heidfeld, o único colega de equipa que tiveram em comum. Ainda mais relevante porque ambos correram contra o Heidfeld em circunstâncias muito idênticas: no seu primeiro ano de F1, na equipa Sauber.

2001 - Kimi vs Heidfeld

posições finais em corrida - 8-6 a favor do Heidfeld

em qualificação - 10-7 a favor do Heidfeld

voltas mais rápidas da corrida - 10-6 a favor do Kimi

2002 - Massa vs Heidfeld

posições finais em corrida - 11-5 a favor do Heidfeld

em qualificação - 9-4 a favor do Heidfeld

voltas mais rápidas da corrida - 11-3(!!) a favor do Heidfeld

Note-se que para além do Kimi ter-se dado bem melhor nestas estatísticas, ele ainda têm a agravante de quando chegou à F1 ser dos pilotos menos experientes em corridas que alguma vez lá chegaram. Era tão inexperiente que a FIA só o deixou correr com uma licença provisória - se fizesse (censurado) nas primeiras 4 corridas, já não o deixavam entrar mais em pista. E nisto da Sauber não me venhas com histórias de 1º e 2º piloto, porque em 2001 não havia razão absolutamente nenhuma para a Sauber favorecer o Kimi propositadamente.

Mas claro que desde a 1ª época de ambos na F1, ambos evoluíram, e o que se passou há 5 anos atrás pode não ser exactamente o que se passe agora. Aliás, eu até admito que o Massa possa eventualmente vencer a batalha de companheiros de equipa contra o Kimi - tudo depende das circunstâncias, se o brasileiro se adaptar muito melhor que o finlandês pode ser que dê campeão. Apenas acho que isso é muito improvável. E para realçar essa ideia, vou analisar ainda mais em pormenor o currículo dos dois na F1, contra os companheiros de equipa:

Massa

2002 (Sauber). Época de estreia. Claramente batido pelo Heidfeld.

2003. piloto de testes da Ferrari.

2004 (Sauber). Claramente batido pelo Fisichella, aquele mesmo que nestes últimos 2 anos fez figura de urso contra o Alonso.

2005 (Sauber). Claramente superior ao Villeneuve. De facto nada mau considerando que o Villeneuve já foi campeão do mundo, mas estava em fim de carreira.

2006 (Ferrari). Claramente batido por um Schumacher também em fim de carreira.

Kimi

2001 (Sauber). Época de estreia, especialmente inexperiente. Batido pelo Heidfeld por pequena margem.

2002 (McLaren). Novamente ligeiramente inferior ao Coulthard, um piloto que passou a maior parte da sua carreira em equipas de topo e chegou a lutar pelo título.

2003 e 2004 (McLaren). Evoluíu e foi claramente superior ao Coulthard.

2005 (McLaren). Claramente superior ao Montoya, piloto que chegou a ser considerado a maior ameaça ao domínio do Schumacher.

2006 (McLaren). Claramente superior tanto ao Montoya como ao De La Rosa.

E é nisto que me baseio para considerar o Kimi claramente favorito em relação ao Massa - tem um currículo muito mais convincente contra os seus companheiros de equipa.

Vou parar agora, acho que já me chega de escrever sobre isto. :lol:

Em algumas partes a sua opinião é sensata mas a sua comparação foi a mesma coisa que dizer o Time A é melhor que o Time B porque o Time A ganhou do Time C e o Time B perdeu do Time C

A única coisa que eu acho é que ambos tem condições de ser o primeiro piloto da Ferrari e o Kimi não é superior ao Massa

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Kimi n for o 1º piloto da Ferrari é pk algo MUITO estranho se passa

Compartilhar este post

Link para o post

Em um esporte onde a máquina faz quase tudo, eu fico espantado em como vocês conseguem achar algum piloto tão superior ao outro com tanta convicção

Seja lá o piloto principal Massa ou Kimi, a Ferrari vai disputar o título

Compartilhar este post

Link para o post

Chama-se "prestar atenção". Já agora, tens alguma razão nisto:

Em algumas partes a sua opinião é sensata mas a sua comparação foi a mesma coisa que dizer o Time A é melhor que o Time B porque o Time A ganhou do Time C e o Time B perdeu do Time C

mas a minha comparação seria mais do género, ver 5 jogos do Arsenal e 5 jogos do Charlton e com base nisso chegar à conclusão que o Arsenal é superior ao Charlton ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...