Gaberlunzie Publicado 5 Outubro 2010 Para quem fotografa as pessoas na rua, tenho uma questão que me anda a matutar. Vocês pedem autorização às pessoas para tiar a foto e para a publicar na internet? Creio que não, dada a naturalidade das fotos aqui postadas. Então nunca pensaram que a pessoa poderá não querer ser revelada assim na internet? Não sei, meti-me a pensar, e se fosse eu -, queria ser assim revelado, é certo que estão na rua, e supostamente a levar as suas vidas normais, mas acho uma questão importante. Isto também sabendo que uma coisa quando chega à internet, NADA a pode deter, apartir do momento em que se põe uma coisa online, é quase impossível apagá-la sem deixar qualquer rasto. Levem isto como uma pergunta curiosa, de quem se pos a pensar e ler sobre isto. :wink: Compartilhar este post Link para o post
Roma Publicado 5 Outubro 2010 Usei o clarify Paulo. E ainda usei um gradiente para escurecer. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 5 Outubro 2010 (editado) http://farm4.static.flickr.com/3055/2775352143_78abf6cbc5_z.jpg?zz=1 Brutal! :prayer: Editado 5 Outubro 2010 por antifa Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 5 Outubro 2010 (editado) Para quem fotografa as pessoas na rua, tenho uma questão que me anda a matutar. Vocês pedem autorização às pessoas para tiar a foto e para a publicar na internet? Creio que não, dada a naturalidade das fotos aqui postadas. Então nunca pensaram que a pessoa poderá não querer ser revelada assim na internet? Não sei, meti-me a pensar, e se fosse eu -, queria ser assim revelado, é certo que estão na rua, e supostamente a levar as suas vidas normais, mas acho uma questão importante. Isto também sabendo que uma coisa quando chega à internet, NADA a pode deter, apartir do momento em que se põe uma coisa online, é quase impossível apagá-la sem deixar qualquer rasto. Levem isto como uma pergunta curiosa, de quem se pos a pensar e ler sobre isto. :wink: Bom post. Esse debate envolvendo o direito à privacidade e ao mesmo tempo as liberdades do fotografo é practicamente interminavel. Da maneira que eu vejo as coisas e considerando que a lei é demasiado ambígua a coisa depende muito do código de conduta do fotografo. No meu caso, tento seguir uma série de requisitos morais quando fotografo e posteriormente exponho publicamente (como é o caso do forum) imagens de desconhecidos. Não considero que as minhas imagens explorem a privacidade daqueles que fotografo e evito retratar, ou pelo menos divulgar, pessoas em condições degradantes e humilhantes. Tambem não tenho intenção de fazer qualquer tipo de lucro com as fotografias. Para alem disso, algumas das fotografias que faço são tiradas em eventos públicos o que é bem diferente de fotografar anónimos na rua, neste caso estando as pessoas a participar de livre vontade nesse evento isso dá-me a liberdade de as retratar tendo a lei do meu lado. Em Portugal a legislação mais importante relativa a estas matérias é esta: Artigo 79.º do Código Civil (Direito à imagem) 1- O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização compete às pessoas designadas no n.º2 do artigo 71.º, segundo a ordem nele indicada. 2- Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente. 3- O retrato não pode, porém, ser reproduzido, exposto ou lançado no comércio, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada E os direitos do fotografo: Artigo 37.º(Liberdade de expressão e informação) 1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações. 2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura. 3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei. 4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos. Editado 5 Outubro 2010 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Roma Publicado 5 Outubro 2010 (editado) Bom post :handclap: É sempre bom estarmos por dentro dessas leis. Não vá o diabo tecê-las... lolol Editado 5 Outubro 2010 por Roma Compartilhar este post Link para o post
freudianslip Publicado 5 Outubro 2010 Eu acho que enquanto a fotografia não tiver um fim comercial, à partida, não deve haver grande problema. Claro que depois há os casos de fotografias crianças e acho que aí a coisa é capaz de se tornar mais complicada. De qualquer forma quando estou a fotografar random pessoas na rua tento não apanhar totalmente a cara. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 5 Outubro 2010 (editado) Fotografar crianças é especialmente hoje em dia uma questão muito complicada. O melhor é mesmo não arriscar e pedir sempre autorização ao adulto que está com elas ou então simplesmente não as fotografar. Outra questão é fotografar uma pessoa, ela aperceber-se e vir pedir-te explicações. Na minha opinião se essa pessoa pedir para apagar a foto o melhor mesmo é faze-lo... Até podemos ter uma interpretação diferente da lei mas não vale a pena chateramo-nos e metermo-nos em trabalhos por causa disso. (A não ser que a fotografia documente um acontecimento grave no qual essa pessoa esteja envolvida) Editado 5 Outubro 2010 por antifa Compartilhar este post Link para o post
zespanhol Publicado 5 Outubro 2010 Bom post. Esse debate envolvendo o direito à privacidade e ao mesmo tempo as liberdades do fotografo é practicamente interminavel. Da maneira que eu vejo as coisas e considerando que a lei é demasiado ambígua a coisa depende muito do código de conduta do fotografo. No meu caso, tento seguir uma série de requisitos morais quando fotografo e posteriormente exponho publicamente (como é o caso do forum) imagens de desconhecidos. Não considero que as minhas imagens explorem a privacidade daqueles que fotografo e evito retratar, ou pelo menos divulgar, pessoas em condições degradantes e humilhantes. Tambem não tenho intenção de fazer qualquer tipo de lucro com as fotografias. Para alem disso, algumas das fotografias que faço são tiradas em eventos públicos o que é bem diferente de fotografar anónimos na rua, neste caso estando as pessoas a participar de livre vontade nesse evento isso dá-me a liberdade de as retratar tendo a lei do meu lado. Uma das minhas melhores fotos é de uma menina com leucemia pedindo um saco com comida e guloseimas durante o passeio motard de Pais Natal num bairro pobre da cidade. Apesar de ser uma das minhas melhores fotos nunca a divulguei fosse onde fosse porque além de ser uma criança foi captada numa situação de dificuldade e fome por isso respeito e fico com ela só para mim... Compartilhar este post Link para o post
freudianslip Publicado 5 Outubro 2010 Fotografar crianças é especialmente hoje em dia uma questão muito complicada. O melhor é mesmo não arriscar e pedir sempre autorização ao adulto que está com elas ou então simplesmente não as fotografar. Outra questão é fotografar uma pessoa, ela aperceber-se e vir pedir-te explicações. Na minha opinião se essa pessoa pedir para apagar a foto o melhor mesmo é faze-lo... Até podemos ter uma interpretação diferente da lei mas não vale a pena chateramo-nos e metermo-nos em trabalhos por causa disso. (A não ser que a fotografia documente um acontecimento grave no qual essa pessoa esteja envolvida) True. Eu tento sempre tirar qualquer coisa dentro deste estilo, em que as crianças estão de costas ou assim. Por acaso nunca fui abordada por estar a fotografar, normalmente tento não dar muito nas vistas ou então tento misturar-me com turistas para não se notar muito. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 5 Outubro 2010 por isso é que quando pus aqui a foto da filipa, foi uma que ela tá com a cara tapada. não vá ela por-me um processo em tribunal! :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 5 Outubro 2010 por isso é que quando pus aqui a foto da filipa, foi uma que ela tá com a cara tapada. não vá ela por-me um processo em tribunal! :mrgreen: E pedia-te um flash como indemnização? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 5 Outubro 2010 True. Eu tento sempre tirar qualquer coisa dentro deste estilo, em que as crianças estão de costas ou assim. Por acaso nunca fui abordada por estar a fotografar, normalmente tento não dar muito nas vistas ou então tento misturar-me com turistas para não se notar muito. :mrgreen: Mas sendo tu mulher a questão é socialmente diferente. Eu raramente apanho gente nas minhas fotografias e caso a memória me esteja a escapar acho que nem nunca fotografei crianças, aliás, evito sempre o máximo de tirar fotografias em zonas com muitas crianças, porque pessoalmente dispenso ser apedrejado, ou passar por alguma situação muito desagradável. Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 5 Outubro 2010 uma solução como aqui já foi dita é captar as pessoas de costas, ou meia cara. Apesar de por vezes tirar a alma à fotografia. noutros casos funciona melhor até. foto da filipa: Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 5 Outubro 2010 E pedia-te um flash como indemnização? e tu a dar-lhe! lol é para ela não é para mim :mrgreen: Olha que bem :fixe: ela tambem sabe umas coisas. =) mau era a aturar-me o dia todo LOL Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 5 Outubro 2010 e tu a dar-lhe! lol é para ela não é para mim :mrgreen: Claro.. se a indemnização era ela que pedia, óbvio que era para ela .. duh Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 5 Outubro 2010 Retrato na praia. Foto da Filipa. Tratamento por mim. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 5 Outubro 2010 Bom post, antifa. Eu também penso mais ou menos assim, quando uma pessoa está num evento, do género uma manif, um concurso, etc, sabe que pode ser fotografada e até filmada e divulgada, e de certa forma agradece isso. Pois qual era o peso de uma manif sem ser documentada, fotografada, filmada, etc. Portanto até é uma coisa boa para a pessoa. No entanto no dia-a-dia normal, aí já acho muito diferente, ninguém pensa que vai ser fotografado, e talvez não gostem nem queiram ser fotografados a fazer as coisas diárias. E isto pode ter a ver com a pessoa em si, não gostar de ser fotografada e pedir a sua privacidade, mas também pode ser porque não sabem para o que é que as fotografias irão servir. Já li exemplos de fotografias tiradas assim na rua, que depois foram ilustrar revistas, isto sem o consentimento de quem está na fotografia. Ora parece-me muito mal feito. Uma das maneiras de fotografar as pessoas na rua e manter a sua privacidade, é fazer como a Maria diz. Tentar não apanhar as caras, ou então desfocá-las, ou ainda meter a foto em silhueta (de género só se vê os contornos do corpo e não se consegue distinguir nada na cara). :wink: Compartilhar este post Link para o post
freudianslip Publicado 5 Outubro 2010 Sabem se a Fnac vende rolos 120 a cores? Pelo que vi no site só b&w. Não encontro rolos em lado nenhum, estou a ver que só pela net. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 5 Outubro 2010 (editado) Sabem se a Fnac vende rolos 120 a cores? Pelo que vi no site só b&w. Não encontro rolos em lado nenhum, estou a ver que só pela net. Por estranho que pareça, uma vez que a Ilford é o nome mais conhecido no mercado dos rolos de 120, às vezes é mais fácil encontrar rolos a preto e branco que a cores. Não sou nenhum expert, nem grande frequentador de lojas, mas algo me diz que não deve haver muito melhor que a Colorfoto, para além de uma escolha enorme da Ilford ainda tem uns quantos rolos 120 a cores. Tinha ideia que a embaixada lomográfica também tinha uns para além dos da marca deles, entre os quais o excelente Fujo Pro 800Z. Mas claro que pela internet fica quase quase sempre mais barato, até porque na Colorfoto nada é barato... Editado 5 Outubro 2010 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 5 Outubro 2010 (editado) curiosidade: Nikkon 2000mm Assim resolve-se o problema, fotografa-se a 1 km de distancia ahah. Pena é o peso, quase 18 kilos. e a abertura minima ser f11. para não falar do preço, acima de 20.000 euros. Editado 5 Outubro 2010 por paulo_martins Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 5 Outubro 2010 Fdx isso é um telescópio!! E ainda por cima sem AF :lol: Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 5 Outubro 2010 imagino, foco minimo, 15 metros LOL Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 5 Outubro 2010 a peeping tom's wet dream! Compartilhar este post Link para o post