Chandler Publicado 29 Setembro 2011 Depende dos problemas nos joelhos... Compartilhar este post Link para o post
Punk Publicado 29 Setembro 2011 Para a malta com problemas nos joelhos, o que é que acham do agachamento (com ou sem carga)? Conseguem fazer ou é mesmo proibido? A mim houve um médico que me aconselhou fazer um leg press/prensa com pouca carga (não mais que o dobro do meu peso). Pessoalmente, dói-me um bocadinho a agachar, a partir do momento em que estou a fazê-lo repetidamente. Mesmo se for sem carga. E o deadlift, já agora, conseguem fazer com carga a sério? Como massagista e como operado duas vezes ao mesmo joelho (serviço completo, menisco, ligamentos, tudo), digo-te que agachamentos, exercícios em escadas e areia, é o pior que existe para joelhos e consequentemente, coluna. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 29 Setembro 2011 (editado) Isso não é verdade. Não enquanto estiveres a tentar sobreviver sem ligamentos, por exemplo. Tudo isso são exercícios que promovem a instabilidade articular e o possível desencaixe da articulação, sem efectivamente o fazerem, ou seja, promovem mecanismos de defesa para a tua instabilidade. Além do reforço muscular do quadricep, que por exemplo, se eu não fizesse já nem sequer podia andar, promove a instabilidade forçando os grupos musculares envolvidos nos movimentos de extensão e flexão da articulação a contraírem-se para a evitarem. PS - Também não percebi a parte da coluna, mas isto até posso ser eu que não estou a ver bem a coisa. Explica-te. Editado 29 Setembro 2011 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
zlatanzinho Publicado 29 Setembro 2011 Sim, tudo no joelho direito. A cirurgia não me preocupa, já me tinham dito que seria uma coisa simples (caso seja no menisco) e que poderia andar num curtíssimo espaço de tempo. Não acredito que seja tendinite porque no momento em que isto cedeu começou a doer imenso "dentro" do joelho. Estive 2 dias impossibilitado de mexer a perna, e só ao fim de quase uma semana é que consegui voltar a apoiar os dois pés no chão sem sentir uma dor agonizante. No sábado passado isto ressentiu e passei o domingo com imensas dores, mas vá lá que passou rápido. Foi a operação q eu tive q fazer, passado uns 3,4 dias já n andava com as canadianas, e passado uma semana já n tinha dores nenhumas a andar. Segunda vou ao medico ver como está isto, e ele deve dizer qd começo a fisioterapia. Embora em alguns caso nem sequer é preciso fisioterapia. Compartilhar este post Link para o post
Punk Publicado 29 Setembro 2011 Isso não é verdade. Não enquanto estiveres a tentar sobreviver sem ligamentos, por exemplo. Tudo isso são exercícios que promovem a instabilidade articular e o possível desencaixe da articulação, sem efectivamente o fazerem, ou seja, promovem mecanismos de defesa para a tua instabilidade. Além do reforço muscular do quadricep, que por exemplo, se eu não fizesse já nem sequer podia andar, promove a instabilidade forçando os grupos musculares envolvidos nos movimentos de extensão e flexão da articulação a contraírem-se para a evitarem. PS - Também não percebi a parte da coluna, mas isto até posso ser eu que não estou a ver bem a coisa. Explica-te. Mas estás concordar que promove instabilidade ou não? Eu não aconselho, muitos fisioterapeutas e médicos também não... Para reforço muscular, há exercícios melhores que isso. A coluna tem a ver com a estabilidade dos teus membros inferiores. Se tens um joelho ou mesmo um pé debilitado, pode causar um desnível natural no teu corpo. Esse tipo de exercícios e terrenos vai acabar por 'habituar' o teu corpo a fazer os exercícios de forma errada, ainda que não te apercebas. Ao fazeres as coisas de forma errada, vais criar habituação de posições erradas nos movimentos e criar lesões. Epá, mas isto é a minha opinião. Como em qualquer coisa da medicina, as opiniões são muito variadas neste tipo de casos Compartilhar este post Link para o post
Flamez Publicado 29 Setembro 2011 Isso não é verdade. Não enquanto estiveres a tentar sobreviver sem ligamentos, por exemplo. Tudo isso são exercícios que promovem a instabilidade articular e o possível desencaixe da articulação, sem efectivamente o fazerem, ou seja, promovem mecanismos de defesa para a tua instabilidade. Além do reforço muscular do quadricep, que por exemplo, se eu não fizesse já nem sequer podia andar, promove a instabilidade forçando os grupos musculares envolvidos nos movimentos de extensão e flexão da articulação a contraírem-se para a evitarem. PS - Também não percebi a parte da coluna, mas isto até posso ser eu que não estou a ver bem a coisa. Explica-te. O meu problema é precisamente nas articulações... daí as dores. Basicamente, um dos meus côndilos laterais (femoral condyles) está/nasceu/desenvolveu-se mais pequeno que o outro e isso origina um maior desgaste nas cartilagens. As dores que eu tenho são da falta de cartilagem e não propriamente do "verdadeiro problema". Suponho então que não seja lá muito aconselhável fazer agachamentos. Como massagista e como operado duas vezes ao mesmo joelho (serviço completo, menisco, ligamentos, tudo), digo-te que agachamentos, exercícios em escadas e areia, é o pior que existe para joelhos e consequentemente, coluna. O que achas do , já agora? É que esse ainda exerce uma pressão considerável nas pernas (se bem que já não há um esforço tão concentrado nos joelhos). :doubt: P.S.: Para uma pessoa sem limitações, dúvido que encontres um exercicio melhor que o agachamento, mas a que exercicios te referes quando dizes que há melhores? Na prensa acaba por se fazer o mesmo movimento que no agachamento, mas curiosamente não me dói tanto. Compartilhar este post Link para o post
Punk Publicado 29 Setembro 2011 O meu problema é precisamente nas articulações... daí as dores. Basicamente, um dos meus côndilos laterais (femoral condyles) está/nasceu/desenvolveu-se mais pequeno que o outro e isso origina um maior desgaste nas cartilagens. As dores que eu tenho são da falta de cartilagem e não propriamente do "verdadeiro problema". Suponho então que não seja lá muito aconselhável fazer agachamentos. O que achas do , já agora? É que esse ainda exerce uma pressão considerável nas pernas (se bem que já não há um esforço tão concentrado nos joelhos). :doubt: P.S.: Para uma pessoa sem limitações, dúvido que encontres um exercicio melhor que o agachamento, mas a que exercicios te referes quando dizes que há melhores? Na prensa acaba por se fazer o mesmo movimento que no agachamento, mas curiosamente não me dói tanto. Pra mim, tem a ver com o tipo de movimento e a pressão que vais fazer nos joelhos. E falávamos de joelhos debilitados. Nesse caso, não o aconselharia, de todo. Se for uma pessoa sem lesões, é um exercício completo mas que o abuso poderá levar a lesões meniscais. Como muitos halterofilistas, acabam por ter ;) Podes pensar no exercício dos agachamentos mas de forma a não teres o peso do corpo concentrado nos teus joelhos, tal como referiste que acaba por não te doer tanto. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 29 Setembro 2011 Mas estás concordar que promove instabilidade ou não? Eu não aconselho, muitos fisioterapeutas e médicos também não... Para reforço muscular, há exercícios melhores que isso. Promove a instabilidade de forma controlada se for feito de forma correcta. Traz benefícios porque essa instabilidade solicita os músculos envolvidos na manutenção da articulação estável (que podem ser solicitados de outras maneiras, mas o organismo não é mecânico-matemático e tu queres estabilidade, não queres um quadricep e uns isquiotibiais para mostrar na praia) e naturalmente que lhes aumenta força, amplitude e potência. Isto faz com que estejas menos sujeito situações traumáticas na articulação. E não aconselhas porquê? Eu quero é que me expliques, como eu expliquei porque é que aconselho. A coluna tem a ver com a estabilidade dos teus membros inferiores. Se tens um joelho ou mesmo um pé debilitado, pode causar um desnível natural no teu corpo. Esse tipo de exercícios e terrenos vai acabar por 'habituar' o teu corpo a fazer os exercícios de forma errada, ainda que não te apercebas. Ao fazeres as coisas de forma errada, vais criar habituação de posições erradas nos movimentos e criar lesões. Estás a partir de um pressuposto: a execução incorrecta do exercício. A articulação fragilizada não implica necessariamente uma execução deficiente do exercício, caso contrário, nem sequer se fazia. Qualquer exercício que seja realizado de forma incorrecta pode provocar lesões na coluna vertebral (cifoses, hérnias discais, etc.), independentemente de outros condicionamentos físicos que o teu organismo possa ter. O meu problema é precisamente nas articulações... daí as dores. Basicamente, um dos meus côndilos laterais (femoral condyles) está/nasceu/desenvolveu-se mais pequeno que o outro e isso origina um maior desgaste nas cartilagens. As dores que eu tenho são da falta de cartilagem e não propriamente do "verdadeiro problema". Devias consultar um ortopedista com a máxima urgência. Provavelmente vais acabar por desenvolver artroses prematuras na articulação, porque vais acabar por desgastar a cartilagem. E isto nem tem a ver com o exercício, até a andar na rua ou a correr o fazes. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 29 Setembro 2011 Se for uma pessoa sem lesões, é um exercício completo mas que o abuso poderá levar a lesões meniscais. Como muitos halterofilistas, acabam por ter ;) :-| Desde quando é que as lesões microtraumáticas surgem em meniscos de joelhos? As lesões meniscais são macrotraumáticas, sempre ou quase sempre. E o quase sempre só se deve aplicar a quem faz exercícios de forma muito errada. Sinceramente, nem estou a ver como é que alguém pode fazer uma rotura num menisco quando o agente agressor em causa tem uma força inferior à capacidade de resistência dos tecidos, que é a essência da lesão microtraumática... Compartilhar este post Link para o post
Taj Publicado 29 Setembro 2011 Só daqui a 10 dias é que posso marcar. O Outão vai pedir autorização a outro hospital para eu fazer a RM e só depois é que se pode fazer a marcação, em princípio vai ser na HOSPOR. A minha mãe até teve de assinar um termo de responsabilidade, não sei bem porquê. Tivemos de escolher logo onde fazer. Ou na HOSPOR, ou na Estefânia ou noutro sítio que não me recordo. É tranquilo, então. Muito porreiro e sais de lá como novo. Compartilhar este post Link para o post
Vulkano Publicado 29 Setembro 2011 Obrigado pelos conselhos ! O meu pai trabalha no hospital, no b.o. e ele disse ao ortopedista o que eu tinha, e ele disse para eu fazer um banho de imerssão ( penso que é assim que se escreve ) se continuar para ir la. Bem acabei agora o banho de imerssao, e quando sai do banho deram-me umas cãibras ( " " ) mas agora ta tudo bem, nao me doi, tou um bocado dorido. Compartilhar este post Link para o post
Flamez Publicado 29 Setembro 2011 Devias consultar um ortopedista com a máxima urgência. Provavelmente vais acabar por desenvolver artroses prematuras na articulação, porque vais acabar por desgastar a cartilagem. E isto nem tem a ver com o exercício, até a andar na rua ou a correr o fazes. Já consultei. Vários até. Todos me disseram que não se pode fazer nada até acabar o crescimento, visto que não tenho um joelho normal. Nem injectar cartilagem conseguem, porque, lá está, a estrutura dos meus joelhos é diferente da de um joelho normal e isso poderia trazer consequências futuras. Agora, houve um (o que mais gostei, btw) que me aconselhou alguns exercicios de reforço e é o que vou fazer, provavelmente. De cardio é que já só consigo fazer bicicleta e as aulas de educação física cada vez mais me custa fazê-las. :( Compartilhar este post Link para o post
Tikz Publicado 29 Setembro 2011 É tranquilo, então. Muito porreiro e sais de lá como novo. Menos mal então. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 29 Setembro 2011 Reforço muscular? Não te falou do que é que deves evitar? Compartilhar este post Link para o post
Flamez Publicado 30 Setembro 2011 Reforço muscular? Não te falou do que é que deves evitar? Desportos de contacto/colectivos, principalmente... mas correr (a um ritmo moderado ainda consigo correr sem grandes problemas), saltar e basicamente qualquer coisa que faça muita pressão nos joelhos não é aconselhável. Ficar parado também não é grande solução. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 30 Setembro 2011 Na primeira semana de alimentação saudável perdi quase quilo e meio. Me gusta! Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 30 Setembro 2011 Dicas que ele/ela te deu faxabor! Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 1 Outubro 2011 (editado) Dicas que ele/ela te deu faxabor! Vamos lá. Alimentação diária: Pequeno almoço (até 30 minutos depois de acordar) Leite magro com cereais integrais |ou| uma chávena de leite magro + 1 pão de mistura com margarina magra ou queijo magro ou fiambre de peru/frango. Lanche da manhã (3 horas depois do pequeno almoço) 1 peça de fruta + 1 tosta integral + um copo de água. Almoço 1 sopa de legumes Peixe ou carne em meio prato + 1/4 do prato com arroz ou massa ou batata cozida ou feijão/grão + 1/4 do prato com salada/legumes 1º Lanche da tarde (3 horas depois do almoço) 1 peça de fruta + 2 tostas integrais + um copo de água 2º Lanche da tarde (3 horas depois do 1º lanche) 1 iogurte magro + 1 pão de mistura com margarina magra ou queijo magro ou fiambre de peru/frango. Jantar 1 ou 2 sopas de legumes + 1 salada + 1 fruta Até dormir (se tiver fome) 1 sopa ou 1 iogurte magro + tostas integrais. Coisas "proibidas": Banana, uvas, figos, meloa, melão, dióspiro Comer pão à refeição Sumos e refrigerantes Cenoura, beterraba Carnes vermelhas Batata e cenoura nas sopas Outras indicações especificas: Um a dois ovos por semana Posso comer uma manga por semana porque, apesar dos açucares, tem muita fibra Posso comer ananás depois dos almoços de carne. Exercício (especifico para mim): Andar no mínimo 30 minutos por dia Fazer natação Jogar à bola uma vez por semana. Só me tem custado mesmo cortar no pão que adoro. De resto, é na maior. Editado 1 Outubro 2011 por SAS_Operative Compartilhar este post Link para o post
Lazar Markovic Publicado 1 Outubro 2011 fogo, hoje antes de ir correr comi uma fatia de melão, love it :heart: obrigadão SAS Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 1 Outubro 2011 Não beber nenhuns sumos? What? Nem naturais? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 1 Outubro 2011 Não beber nenhuns sumos? What? Nem naturais? De preferência só água por causa dos açucares. Mas não te esqueças que este é um plano para mim. Compartilhar este post Link para o post
Tikz Publicado 1 Outubro 2011 (editado) Eu também ando a fazer uma alimentação mais saudável. É praticamente a mesma coisa que o SAS. Btw, só não percebi o porquê de cortar na cenoura, normalmente como alface+cenoura (daqueles pacotes às "tiras") para acompanhar o comer. Explicaram-te porquê? Já ando nisto há duas semanas mas ainda não me pesei. Peq. almoço: Torrada c/ pouca manteiga ou sandes c/ uma fatia de fiambre/queijo + copo de leite Meio da manhã: barrita de cereais ou peça de fruta Almoço: Peixe/Carne + 1/4 do prato com arroz/batata cozida/massa + coisas verdes, legumes, wtv, é conforme. Com o tempo fui aumentando mais nas verduras/legumes e já não como arroz ou batata há quase uma semana. Prefiro comer a carne/peixe com uma salada de alface e cenoura bem temperada com azeite, vinagre e pimenta. Lanche: 1/2 torrada + copo de leite fresco + (se tiver fome) peça de fruta Jantar: Mesmo do almoço mas sem o arroz, batata ou massa, ou então sopa. Depois do jantar se tiver fome o nutricionista disse-me para comer um queijo fresco (dos pequenos), beber chá, comer fruta. Desde que não tenha muitas calorias é o que importa. Eu também comia pão em todas as refeições e é, também, o que me tem custado mais. Mas já estou habituado. E o estômago também. Hoje ao almoço comi só uma sopa de feijão verde e fiquei bem. É uma questão de hábito. :grin: Ah, e não bebo sumos nunca, nem às refeições. E água também não bebo, mas isso é porque não me sabe bem. Assim que acabo de almoçar/jantar bebo logo dois ou três copos de água, mas enquanto estou à mesa não gosto. Editado 1 Outubro 2011 por Tikz™ Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 1 Outubro 2011 Eu tou como o Tikz, também não me sabe bem beber água às refeições, por isso se tivesse de seguir à risca isso, nunca bebia quase nada durante o dia lol. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 1 Outubro 2011 Pelo que percebi, a cenoura tem muitos "familiares" do açúcar. E água é a única coisa que não estou a cumprir porque devia beber só um copo à refeição mas bebo sempre 2 ou 3 copos. Beber água não me custa nada porque já antes bebia 3 a 4 litros de água por dia sem exagero. Compartilhar este post Link para o post
Tikz Publicado 1 Outubro 2011 Pelo que percebi, a cenoura tem muitos "familiares" do açúcar. E água é a única coisa que não estou a cumprir porque devia beber só um copo à refeição mas bebo sempre 2 ou 3 copos. Beber água não me custa nada porque já antes bebia 3 a 4 litros de água por dia sem exagero. Hm, então assim é melhor cortar. :-k Eu também bebia imensa água, e continuo a beber "fora das refeições". Chego a beber 2/2,5L por dia. Tirem-me tudo, tirem-me o arroz, o peixe, a carne, posso andar uma semana a comer sopa, mas não me tirem água! :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post