Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

As Manchetes

Publicações recomendadas

um jogo com a poderosa Finlândia a contar para os feijões mágicos da eterna juventude. que interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

um jogo com a poderosa Finlândia a contar para os feijões mágicos da eterna juventude. que interessante.

Mesmo assim, não deixa de ser um jogo da seleção, no record e no jogo mal se vê.

Compartilhar este post

Link para o post

Espera, e qual é mesmo o papel das direções dos clubes na promoção do desporto? É um papel mais ou menos importante que o dos jornais? Seria muito interessante saber isso. Assim como gostava de saber o que pensas acerca da maioria na liga de clubes "não-grandes" e da responsabilidade que estes têm no atual estado das coisas.

No meu entender, existe falta de solidariedade entre os clubes não-grandes, cada um olha para o seu umbigo e pouco mais. Aliás, eu sou um dos grandes críticos da direcção do Vitória, são uns mentecaptos, amadores e incapazes de aproveitarem o potencial da região.Os departamentos de marketing dos clubes portugueses são praticamente inexistentes, todavia também é complicado quando o tempo de antena não é nem proporcional aquilo que as equipas fazem.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu entender, existe falta de solidariedade entre os clubes não-grandes, cada um olha para o seu umbigo e pouco mais. Aliás, eu sou um dos grandes críticos da direcção do Vitória, são uns mentecaptos, amadores e incapazes de aproveitarem o potencial da região.Os departamentos de marketing dos clubes portugueses são praticamente inexistentes, todavia também é complicado quando o tempo de antena não é nem proporcional aquilo que as equipas fazem.

Por um momento fiquei na ideia que a culpa dos "não-grandes" estarem na condição que se sabe era dos media. A verdade é que a grande maioria das direções é de uma incompetência atroz. Basta ver que, mesmo sendo a esmagadora maioria dos clubes na liga, continuam a subjugar-se aos interesses de 2/3 clubes. É a tal falta de solidariedade de que falaste.

E o tempo de antena é proporcional. Porque ao nível da visibilidade, os 3 grandes trabalharam durante décadas para lá chegar e são os clubes que mais retorno dão aos média. Esqueçam a televisão e as rádios nacionais. Concentrem-se nos jornais e rádios locais, que são ótimos instrumentos de marketing. Não se podem queixar de não ter o que os outros têm, porque a verdade é que não o merecem.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a dar uma vista de olhos ao Record e aquilo é um meio de propaganda brutal do Godinho Lopes. Vale tudo, desde deixar subentendido que o Bruno de Carvalho é o responsável pela revolta dos adeptos, que estes só não invadiram a Sic porque a polícia não deixou apesar de "serem apenas uns 30 manifestantes", que os adeptos mais novos não fazem falta ao clube, que o Sporting já tem "assegurados" oito reforços (lol?), etc, etc.

Até se deram ao luxo de dar a medalha de ouro ao Godinho Lopes por ter tido uma boa prestação no Dia Seguinte. Que dificuldade, sozinho, sem contraditório, se tivesse uma má prestação é que era estranho :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Por um momento fiquei na ideia que a culpa dos "não-grandes" estarem na condição que se sabe era dos media. A verdade é que a grande maioria das direções é de uma incompetência atroz. Basta ver que, mesmo sendo a esmagadora maioria dos clubes na liga, continuam a subjugar-se aos interesses de 2/3 clubes. É a tal falta de solidariedade de que falaste.

E o tempo de antena é proporcional. Porque ao nível da visibilidade, os 3 grandes trabalharam durante décadas para lá chegar e são os clubes que mais retorno dão aos média. Esqueçam a televisão e as rádios nacionais. Concentrem-se nos jornais e rádios locais, que são ótimos instrumentos de marketing. Não se podem queixar de não ter o que os outros têm, porque a verdade é que não o merecem.

Isso dava pano para mangas, 13. Mas como nós já trocámos argumentos sobre este assunto por várias vezes vou ser breve...

Isso do mérito é muito bonito e muito correcto. Mas seria mais bonito e ainda mais correcto se os jornais dessem o devido destaque aos clubes mais pequenos nas poucas ocasiões em que estes alcançam proezas meritórias e dignas de ser destacadas. Ninguém discute que, habitualmente, sejam os Grandes a ter maior visibilidade. Discute-se apenas que, nas poucas vezes em que os Pequenos fazem algo relevante lhes seja sonegado esse destaque.

Por muito que tentes não me vais convencer que os feitos do Eusébio, dos 5 Violinos ou do Madjer justifiquem que o aniversário do Gaitán ou o nascimento de uma verruga no testículo esquerdo do Coentrão tenham direito a monopolizar capas e manchetes dos jornais desportivos enquanto que a chegada do Vitória de Guimarães à final da Taça de Portugal ou o apuramento do Braga para a fase de grupos da Liga dos Campeões europeus sejam remetidas para cantinhos pouco mais que invisíveis nessas mesmas capas.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao papel das direcções, penso que estamos de acordo. Aliás, eu dou como referência do VSC.

Já em relação ao 2º parágrafo, não concordo. Não é verdade que não o merecem, aliás vê-se pela publicidade que se dá quando uma equipa quando atinge determinados objectivos. Uns são alvos de capas, outros de quadradinhos. Até compreendo que os 3 grandes sejam alvo de maior atenção, mas tu vais ver que quando for conhecido o 2º finalista da taça vais ver o destaque que vai ser dado, não vai ser um quadradinho certamente. É difícil mudar mentalidades, dado os adeptos "jogarem" com os resultados e com o destaque da comunicação social. Eu sou do Vitória, porque o meu pai me ensinou a gostar (apesar dele próprio agora ser vermelho...). O meu irmão era portista, porque o Porto estava em alta quando nasceu. Acabou por ver o que era bom e virou vitoriano também. O destaque na comunicação social é muito importante e é, na maior parte das vezes, injusto.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

LOL que capa

Compartilhar este post

Link para o post

Isso dava pano para mangas, 13. Mas como nós já trocámos argumentos sobre este assunto por várias vezes vou ser breve...

Isso do mérito é muito bonito e muito correcto. Mas seria mais bonito e ainda mais correcto se os jornais dessem o devido destaque aos clubes mais pequenos nas poucas ocasiões em que estes alcançam proezas meritórias e dignas de ser destacadas. Ninguém discute que, habitualmente, sejam os Grandes a ter maior visibilidade. Discute-se apenas que, nas poucas vezes em que os Pequenos fazem algo relevante lhes seja sonegado esse destaque.

Por muito que tentes não me vais convencer que os feitos do Eusébio, dos 5 Violinos ou do Madjer justifiquem que o aniversário do Gaitán ou o nascimento de uma verruga no testículo esquerdo do Coentrão tenham direito a monopolizar capas e manchetes dos jornais desportivos enquanto que a chegada do Vitória de Guimarães à final da Taça de Portugal ou o apuramento do Braga para a fase de grupos da Liga dos Campeões europeus sejam remetidas para cantinhos pouco mais que invisíveis nessas mesmas capas.

Sim, eu já sei que tu és um não-conformista. :lol:

Para ambos os pontos dou a questão economicista como justificação. Para bem e para o mal, a verdade é que o colhão do Coentrão vende mais que o apuramento do Braga ou do VSC. Isto pelo simples motivo que o Benfica tem mais adeptos do que os outros dois juntos e o que interessa é chegar às massas e captar as suas atenções. A função das manchetes está, infelizmente- e já aí vou- reduzida a mero chamariz, a um engodo. Mas as culpas não podem ser só dos jornais. A verdade é que a grande maioria das pessoas que compram os jornais não quer saber muito sobre o desporto em si, preferindo divagar nas novelas para depois debitar asneirada nos cafés, tascos e outras oportunidades que tenham de "ajudar à causa" dos respetivos clubes. Para este clima ajudaram os programas de "paineleiros" ignorantes e, não raras vezes, ignóbeis, que envenenam todas as semanas as mentes mais fracas e com dificuldades de acesso à verdadeira informação. E a ajudar à festa, temos ainda as direções que, frequentemente, alimentam esta besta de desinformação, para daí poder tirar dividendos vários.

Ou seja, os clubes incentivam as novelas, os média dão-lhes destaque e os adeptos comem. Talvez se as direções se preocupassem com a credibilidade do produto que vendem e se os média impusessem critérios sérios ao jornalismo e ao conteúdo dos programas que desenvolvem, talvez aí o adepto comum deixe de ser, na sua maioria, repositório de m*rda colorida e passe a exigir rigor e pertinência nas capas dos jornais. E, se calhar, poderia acontecer que estas voltassem a ter a função originalmente pensada. Quanto mais não fosse, porque o mercado assim o iria exigir. Mas como não é esse o caso...

E quando falo em historial, D, inevitavelmente falo em conquistas e correspondente projeção mediática que justifique o destaque. Porque já vimos que as capas nada têm a ver com mérito desportivo.

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao papel das direcções, penso que estamos de acordo. Aliás, eu dou como referência do VSC.

Já em relação ao 2º parágrafo, não concordo. Não é verdade que não o merecem, aliás vê-se pela publicidade que se dá quando uma equipa quando atinge determinados objectivos. Uns são alvos de capas, outros de quadradinhos. Até compreendo que os 3 grandes sejam alvo de maior atenção, mas tu vais ver que quando for conhecido o 2º finalista da taça vais ver o destaque que vai ser dado, não vai ser um quadradinho certamente. É difícil mudar mentalidades, dado os adeptos "jogarem" com os resultados e com o destaque da comunicação social. Eu sou do Vitória, porque o meu pai me ensinou a gostar (apesar dele próprio agora ser vermelho...). O meu irmão era portista, porque o Porto estava em alta quando nasceu. Acabou por ver o que era bom e virou vitoriano também. O destaque na comunicação social é muito importante e é, na maior parte das vezes, injusto.

Lê o que eu respondi ao Descartes, onde explico a minha visão das coisas.

Só não abordei um ponto, o da importância da projeção de um clube na CS. Sinceramente, será mesmo assim tão mais importante para o VSC ter mais destaque nacional do que a nível regional? Para um clube que "apenas" mexe com a população local, interessa assim tanto aparecer na capa d'A Bola ou no Jornal Nacional? Admito que é uma boa massagem ao ego ter destaque por todo o país quando fazemos algo que o justifique e que seja frustrante quando isso não se verifica. Mas passará de algo mais do que uma questão de reconhecimento por parte dos "outros"? E já pensaram em exigir competência e projetos ambiciosos aos dirigentes dos vossos clubes por forma a roubar mais e mais protagonismo aos 3 grandes? Algo que não se reduza a um par de épocas, que comece a gerar paixão a pessoas de outras regiões que não as de origem do próprio clube e que obrigue os media a dar-vos mais destaque.

Não basta exigir por protagonismo. Isso não resolve nenhum problema. Apenas alimenta o vício das aparências que tolda o raciocínio aos adeptos na altura de votar. Talvez seja melhor deixarem-se de fait divers e concentrarem-se no que realmente interessa.

Compartilhar este post

Link para o post

No jornal ojogo de hoje além da capa também conseguiram brilhar no texto que fizeram sobre o reforço do Benfica , Bruno César.

Compartilhar este post

Link para o post

A direcçao do VitóriaFC tambem é vergonhosa e o proprio dep. de marketing tambem o é..Mas acho que a culpa do futebol em Portugal estar tanto monopolizado deve.se em parte à comunicaçao social..

13, referiste que o Benfica tem mais adeptos que o Braga e o VSC juntos mas nao te podes esquecer que se nos jornais só se fala do Benfica é normal que os outros tenham menos adeptos..Uma criança nascida em Guimaraes se ve o Porto a ganhar titulos atras de titulos e os jornais a cagarem no clube da cidade dele é normal que nao seja do VSC mas sim do Porto..

Compartilhar este post

Link para o post

The shark, os putos não ligam peva aos jornais. :mrgreen: Podem, isso sim, ser influenciados pelo que vêm na tv e ouvem dos amigos/familiares e escolherem pelo clube que mais alegrias dá aos adeptos. E mesmo assim não estou certo que os media tenham uma força sequer parecida à das pessoas com quem se convive naquela idade.

E eu não disse que a comunicação social não tinha um papel a desempenhar no estado atual das coisas. Só não acho que seja assim tão grande que sirva como desculpa. E ainda mais acho que isso é o que as direções querem que se pensem, pois isso alivia-lhes a pressão de terem de agir e de serem dinâmicos e pró-ativos. Assim, a culpa é do papão e continuam a estruturar plantéis a pensar nas comissões e nos favores, a gerir tesourarias dependendo do Oliveirinha(o dos media, estás a ver?) e da visita dos estarolas, a apostar na formação... dos outros, e a dizer amén ao grande que mais convier para ganhar alguns favores pífios no futuro.

Outra coisa, mais nenhum clube, para além dos 3 grandes, tem hoje em dia força para conquistar adeptos fora da sua região de origem. Aliás, há clubes quem nem aí são apoiados por uma falange forte de adeptos, por isso não é por não aparecerem nos jornais ou lá onde for que vão perder alguma coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tambem acho que as direcçoes utilizam isso como desculpa e como escudo para se poderem defender de serem tao pró-ativas. Acredito que um bom dep. de marketing ajudasse bastante a que o clube crescesse, que caso se apostasse na formaçao dai iriamos tirar dividendos que nos poderiam ajudr nas finanças dos clubes que por sua vez levariam à estabilização do clube e que poderia ajudar a um maior crescimento..

Anteontem o Pitbull e o Diego foram a uma escola aqui em Setubal, excelente iniciativa e que mesmo sendo bastante utilizada, os miudos gostam sempre e pode puxá-los para quererem começar a ir ao estadio ver os jogos e ai criar o bichinho..Acho que se podia ir `s escolas entregar bilhetes, de forma a que muitos que nao vao ao jogo pudessem ir..Tenho amigos que se diziam de Benfica/Sporting mas nunca tinham ido a Alvalade/Luz e nao seguiam muito assiduamente os jogos, comecei a leva-los aos jogos e hoje em dia acompanham-me ate nos jogos fora..Eu fiz uma coisa que deveria ser feita por mais gente e pelo clube de modo a que este ganhasse cada vez mais força..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tambem acho que as direcçoes utilizam isso como desculpa e como escudo para se poderem defender de serem tao pró-ativas. Acredito que um bom dep. de marketing ajudasse bastante a que o clube crescesse, que caso se apostasse na formaçao dai iriamos tirar dividendos que nos poderiam ajudr nas finanças dos clubes que por sua vez levariam à estabilização do clube e que poderia ajudar a um maior crescimento..

Anteontem o Pitbull e o Diego foram a uma escola aqui em Setubal, excelente iniciativa e que mesmo sendo bastante utilizada, os miudos gostam sempre e pode puxá-los para quererem começar a ir ao estadio ver os jogos e ai criar o bichinho..Acho que se podia ir `s escolas entregar bilhetes, de forma a que muitos que nao vao ao jogo pudessem ir..Tenho amigos que se diziam de Benfica/Sporting mas nunca tinham ido a Alvalade/Luz e nao seguiam muito assiduamente os jogos, comecei a leva-los aos jogos e hoje em dia acompanham-me ate nos jogos fora..Eu fiz uma coisa que deveria ser feita por mais gente e pelo clube de modo a que este ganhasse cada vez mais força..

Antigamente o Vitória tinha tantas medidas que atraíam gente para o clube.. aliás, eu ainda sou do tempo de ouvir gente dizer "Eu sou do Vitória, mas também gosto do Benfica/Porto/Sporting" e não ao contrário. Havia aquela cena da Bola ao Ar ou que era, geralmente perto do fim da escola, onde inicialmente até iam lá alguns jogadores, havia publicidade aos jogos na cidade, havia actividades por parte do clube pela cidade fora. O próprio clube incentivava visitas de estudo ao estádio, ao museu, etc etc. Lembro-me bem de ter chegado a trocar passes com o Hélio, Toñito, Chipenda e de, por causa disso, os admirar como se fosse os maiores craques do mundo. Hoje o clube está imensamente desligado da cidade. Aliás, eu próprio me desliguei um pouco do clube. A única coisa que faço hoje em dia é abrir o zerozero para ver o resultado mais recente e acompanhar alguns jogos dos miúdos. Já ouve tempos em que gostei bastante do Vitória mas hoje em dia é me quase que indiferente, ao ponto de eu ter deixado de ir ao estádio. Mas cá eu tenho as minhas suspeitas de onde isto tudo bem. Andam a salivar-se todos para mandarem o Bonfim abaixo e mudarem tudo para o Vale da Rosa ou o crl. Estão mortinhos para fazer um shopping no lugar do Bonfim, e isto já vai para anos. Coincidentemente quando se começou a falar disso começou o clube a desligar-se da cidade. Demasiada coincidência para mim. Então se mandassem o Vitória para o Vale da Rosa ia ser lindo, ainda se desligava mais o clube da cidade. Já não sei como é que essa história tá, nunca mais vi nada disso, mas cada vez que via a notícia do "não sei que já foi posto primeiro tijolo!" pensava para mim "rip". Espero bem estar enganado. Gostava de ver aquele Vitória de volta em que valia a pena ser jogador da formação (esta é outra: hoje em dia as pessoas até chegam a tomar o praiense e companhias limitadas em vez do vitória. simplesmente porque as probabilidades de alguém subir ao plantel sénior do vitória e ter realmente oportunidades são francamente baixas... se não há dinheiro, não há vícios e já vi vários jogadores que, na minha opinião, tinham capacidades, serem atirados fora.), que estava ligado à cidade, que era a bandeira de setúbal.

Compartilhar este post

Link para o post

O jogo anda a atirar lenha para a fogueira, anda anda.

O jogo anda claramente ao serviço do padrinho.

Eu até gostava de saber qual a opinião dos moralistas que tanto se insurgem com a Benfica Tv principalmente em relação à capa do jogo de ontem.....

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...