Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cesario_Dalta

[Tutorial] Manual Táctico | Idéias, Considerações e Conjecturas

Publicações recomendadas

Obrigado Dalta, certamente ir? ajudar, se a 2? op?ao ? mais dificil de usar no Chelsea, vou optar pela primeira. Tass !

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado Delta, certamente ir? ajudar, se a 2? op?ao ? mais dificil de usar no Chelsea, vou optar pela primeira. Tass !

Dalta! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ces?rio mais uma vez queria elogiar o teu trabalho e desta vez colocar uma duvida. Ap?s a leitura do teu manual, comecei um novo save com o Ferencvaros na segunda divis?o hungara, mas tenho algumas duvidas com o estilo de jogo que devo optar por isso criei duas tacticas uma para jogar em casa 3-2-3-2 ou 3-5-2 com dois mdc de conten??o sendo que um deles tem ac??o ofensiva (sobe) visto ter atributos t?cnicos importantes (Lipscei) com um estilo de passe curto ritmo r?pido e comprimento largo. A minha quest?o era se neste caso devemos dar aten??o ao aspecto de canalizar mais o jogo pelos flancos ou pelo meio e como tenho um ponta de lan?a m?vel (Tokoli) e outro mais fixo tipo tanque com poder a?reo mais focado para a finaliza??o,saber se devo por a equipa a passar para os p?s dos pontas de lan?a ou pelo ar..

Para jogar fora utilizo um 4-1-2-1-1 ou estilo losangulo, baseado no contra ataque com passes directos, comprimento largo e temporiza??o r?pida. a minha quest?o nesta prende-se com a press?o e se a disposi??o tactica se encontra correcta.

Espero que consigas esclarecer as duvidas a um manager confuso.. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda n?o desesperei..mas continuo a espera de uma ajudinha tua Ces?rio D.... sem pressas! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Aten??o que ? bastante complicado jogar em passe curto e em temporiza??o r?pida, exige bastante entrosamento entre os jogadores, e possivelmente fazendo isso em equipas novas baralhas tudo.

Quando tens um jogador m?vel n?o faz muito sentido mandar jogar pelos flancos, ainda para mais com passe curto.

Quando tens um jogador que se aproxime mais do conceito de 'tanque', o jogo directo ? um pouco mais adequado, assim como o facto de jogares pelos flancos.

A press?o deve ser mais alta nos jogos em que sabes que ?s superior e que queres ganhar, d? por onde der. Se vais jogar com press?o muito em cima, com o Aves ao Drag?o, o mais prov?vel ? saires de l? com o saco cheio.

4-1-2-1-1? :rolleyes: N?o existir? a? uma confus?o?

Compartilhar este post

Link para o post

Est? um bom trabalho...

Contudo ainda ficaram muitas coisas por explicar...

Qual o jogo para o PLC ?

Jogar pelas alas, meio campo ou misto ?

A marca?ao apertada, o contra ataque e ainda mais...Penso que tambem s?o pontos relevantes na hora de estruturar uma tactica e que ficaram por dizer os seus contras e pros...

Cumpz

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Ces?rio,

S? hoje descobri o teu manual e em boa hora o fiz!!! :celebracao: :celebracao: Joguei todos os CM que existem at? ? separa??o e cria??o do FM e do CM. Sempre usei tacticas de outros utilizadores porque o que queria era vencer e vencer a todo o custo. No entanto os anos passam e desde que apareceu o FM que deixei de jogar por motivos pessoais e profissionais. No entanto o bichinho sempre esteve l? e agora comecei de novo a jogar. Mas desta fez a vontade de jogar significa querer fazer as minhas t?cticas e usar os meus treinos. At? ler o teu manual, a situa??o era um desastre :estrelas: Comecei um save com o belenenses com o update do demit e a meio da ?poca s? tinha 3 vit?rias e estava na emin?ncia de ser despedido. No entanto, ap?s a leitura do teu manual corrigi o que estava mal ( e era muita coisa) na t?ctica. Desde ent?o ? s? vit?rias e j? consegui garantir o perman?ncia na superliga quando faltam 2 jornadas. Em dezembro estava em ?ltimo com 7 pontos de atrasos para o pen?ltimo :cadeirada: :cadeirada:

Penso que o teu manual est? simplesmente espectacular!!! Foi o melhor que j? encontrei e sem d?vidas nenhumas de me deu uma compreens?o brutal do aspecto t?ctico do FM.

Muito obrigado Ces?rio!!! :celebracao: :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Cá estou eu de volta, passados uns bons tempos... ;) Devidamente explicado no meu topico do Espelho Meu... quando tiver oportunidade responderei aqui pessoal. Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ol?.

Procurei, e penso que este ser? o melhor t?pico para expor a minha duvida.

O que estive aqui a magicar, ? sobre mandar os defesas, nomeadamente os centrais fazerem press?o. Ser? que se deve fazer isso ou n?o !? Estive a ver os meus centrais, e eles at? t?m um bom indice de resist?ncia, que ? o atributo para onde eu olho quando penso se devo ou n?o mandar alguem fazer press?o. Eles t?m 16 um e 15 o outro, mas estou de p? atr?s porque tenho medo que isso fa?a com que eles se desposicionem e depois levem golos. H? o perigo disto acontecer ? Gostava que dessem as vossas opini?es, sff.

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Ol?.

Procurei, e penso que este ser? o melhor t?pico para expor a minha duvida.

O que estive aqui a magicar, ? sobre mandar os defesas, nomeadamente os centrais fazerem press?o. Ser? que se deve fazer isso ou n?o !? Estive a ver os meus centrais, e eles at? t?m um bom indice de resist?ncia, que ? o atributo para onde eu olho quando penso se devo ou n?o mandar alguem fazer press?o. Eles t?m 16 um e 15 o outro, mas estou de p? atr?s porque tenho medo que isso fa?a com que eles se desposicionem e depois levem golos. H? o perigo disto acontecer ? Gostava que dessem as vossas opini?es, sff.

Uma pergunta em tom de resposta. Pensa l? mais abstractamente. Ao mandares os DC pressionar alto, fica quem na zona de transi??o quando o advers?rio contra-ataca? Os laterais, o(s) trinco(s)? Se conjecturares bem esta tem?tica consegues encontrar a resposta ? tua pergunta. E depois h? o "Trial-Error" (Tentativa e Erro).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Uma pergunta em tom de resposta. Pensa l? mais abstractamente. Ao mandares os DC pressionar alto, fica quem na zona de transi??o quando o advers?rio contra-ataca? Os laterais, o(s) trinco(s)? Se conjecturares bem esta tem?tica consegues encontrar a resposta ? tua pergunta. E depois h? o "Trial-Error" (Tentativa e Erro).

:lol:

Podias ter sido um pouco mais explicito, fiquei quase na mesma. No entanto, essa tua resposta deu-me a sensa??o de ser uma asneira mandar os centrais pressionar. ? aquilo que eu penso, mas como eles s?o os que t?m melhor indice de resist?ncia de toda a equipa, e como tenho que montar um 11 j? pouco pressionante, se eles n?o executarem a press?o, a equipa vai ser se calhar demasiado expectante. Mas, mais vale isso, do que fazer asneiras.

Para responder ? pergunta que pus a Bold, quem fica na zona de transi??o nos contra ataques s?o os laterais, e depois um trinco, e um m?dio centro que n?o tem ordens para subir muito.

Compartilhar este post

Link para o post
:lol:

Podias ter sido um pouco mais explicito, fiquei quase na mesma. No entanto, essa tua resposta deu-me a sensa??o de ser uma asneira mandar os centrais pressionar. ? aquilo que eu penso, mas como eles s?o os que t?m melhor indice de resist?ncia de toda a equipa, e como tenho que montar um 11 j? pouco pressionante, se eles n?o executarem a press?o, a equipa vai ser se calhar demasiado expectante. Mas, mais vale isso, do que fazer asneiras.

Para responder ? pergunta que pus a Bold, quem fica na zona de transi??o nos contra ataques s?o os laterais, e depois um trinco, e um m?dio centro que n?o tem ordens para subir muito.

Eu fiz quest?o de escrever assim para que fizesses o que fizeste. Acabaste de fazer uma an?lise introspectiva ao tema. Sem teres reparado respondeste ? pergunta que fizeste. Apenas pensando no que seria melhor.

Na minha opini?o se queres pressionar alto na defesa tem que ser com toda a defesa e n?o s? com os DC. Isto porque mesmo utilizando um MDC de conten??o vais criar um buraco que ser? certamente explorado pelos AC e MAC da equipa contr?ria...

Compartilhar este post

Link para o post

Ces?rio, em teoria e logicamente dir- te-ia que tens raz?o.

Mas parece-me que bug ou n?o, neste fm 2008 a press?o n?o funciona da mesma forma que o 2007. Ainda sem certezas digo que, dever? ser necess?rio corrigir esse pormenor nas t?cticas sob pena de nem ? entrada da ?rea o Dc pressionar o avan?ado... Parece-me... :-k

Compartilhar este post

Link para o post
Ces?rio, em teoria e logicamente dir- te-ia que tens raz?o.

Mas parece-me que bug ou n?o, neste fm 2008 a press?o n?o funciona da mesma forma que o 2007. Ainda sem certezas digo que, dever? ser necess?rio corrigir esse pormenor nas t?cticas sob pena de nem ? entrada da ?rea o Dc pressionar o avan?ado... Parece-me... :-k

Com a beta notei algumas diferen?as mas concordo contigo nesse aspecto. S? que em teoria (e supostamente devia ser assim) acontece isto. Veremos se com o primeiro patch definitivo eles conseguem resolver o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Com a beta notei algumas diferen?as mas concordo contigo nesse aspecto. S? que em teoria (e supostamente devia ser assim) acontece isto. Veremos se com o primeiro patch definitivo eles conseguem resolver o assunto.

Na primeira beta as diferen?as apesar de existirem n?o me pareceram decisivas... Mas ap?s instalar a 2? beta, parece-me pelos 4/5 jogos que fiz que a press?o funciona um pouquinho melhor, mas ainda muito longe/muito diferente da 2007...Mas claro 4/5 jogos, em que ainda por cima ganhei quase todos com o Pa?os :celebracao: , n?o s?o grande teste...

Vamos aguardar pela definitiva...

Compartilhar este post

Link para o post

O DC n pressionar o avan?ado nem na grande ?rea? Isso deve ser erro teu, pq eu consigo faz?-lo pressionar e at? tenho uma defesa bastante consistente.

Compartilhar este post

Link para o post
O DC n pressionar o avan?ado nem na grande ?rea? Isso deve ser erro teu, pq eu consigo faz?-lo pressionar e at? tenho uma defesa bastante consistente.

Eu n?o gosto muito de explicar o que escrevo ,mas...

? assim, em compara??o com o FM2007 , os DC n?o pressionam tanto os PLC. Da? ter dito que " nem ? entrada da ?rea"...

... :yawinkle:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Parece que a minha duvida gerou aqui alguma discuss?o :)

Pois bem, retirei a press?o que tinha mandado os centrais fazerem, e agora nenhum elemento da linha defensiva faz press?o, para evitar sem apanhado em contrap?.

Mas, ? abismal a diferen?a do FM2007 para o FM2008 em termos de press?o. No 2007, os jogadores das equipas que treinava andavam sempre atr?s da bola, a tentar recuperar para lan?ar depois em ataques r?pidos, ou passes para as costas da defesa. Neste FM parece-me impossivel o mesmo se realizar, por simplesmente a press?o n?o ser feita. Todos os jogadores depois da linha defensiva est?o programados para fazer press?o, mas mesmo assim faz?-la est? dificil.

Mesmo assim, de ontem para hoje j? consegui alguma melhoria, alterei alguns par?metros das instru??es ? equipa.

Estou-me a ambientar agora ao jogo, tenho-o ? tr?s dias, ainda estou a conhecer porque joguei apenas uns 3 ou 4 jogos na demo. Noto alguma diferen?a, e esta da press?o ? para pior, em rela??o ao 2007.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido os defesas pressionarem os avan?ados apenas quando estes tem menos de 11 a acelera??o e velocidade...e conv?m ter defesas r?pidos...A juntar a isso, caso os defesas percam mesmo assim a bola, damos instru??es aos GR para sairem da baliza. Ironicamente, resulta ;)

Hasta

Compartilhar este post

Link para o post
Faz sentido os defesas pressionarem os avan?ados apenas quando estes tem menos de 11 a acelera??o e velocidade...e conv?m ter defesas r?pidos...A juntar a isso, caso os defesas percam mesmo assim a bola, damos instru??es aos GR para sairem da baliza. Ironicamente, resulta ;)

Hasta

Ok... :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava s? que analisasses estes pequenos pensamentos, para ver se est?o correctos, ou se o melhor a fazer ? eu dedicar-me ? pesca.

Para jogar de maneira a controlar o jogo, manter posse de bola, mas n?o ser demasiado passivo ofensivamente poderiamos obtar em jogar assim:

Mentalidade Ofensiva(M?dia/Fraca)

Liberdade Criativa nos sectores mais avan?ados do terreno

Passe Curto

Temporiza??o Lenta/Normal

Comprimento M?dio

Defesa Normal

Os D.C a fazerem uma press?o baixa e os laterais um press?o m?dia, os MDC/MC a fazerem press?o M?dia e 10, Extremos e PLC a fazerem press?o alta(M?dia a tender para alta).

Estarei certo? Ou redondamente enganado?

E se estiver correcto qual ser? a tatica aconselhavel para jogar assim? Um 4-5-1?

Agrade?o a vossa opiniao e a do Cesario

Obgd!

Compartilhar este post

Link para o post

Cesario_Dalta j? tens novidades do manual de t?cticas e contra-tacticas?

jogo CM desde o primeiro de todos at? ao mais recente FM2008... e nunca tinha encontrado tao boa explica??o para cada aspecto do jogo!

excelente manual!!! :handclap: :handclap:

mto util para os "oldies" (como eu) e para o "newbies"

Parabens! :handclap: :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...