kareca Publicado 31 Março 2024 Construtora sueca Volvo produz esta quarta-feira o seu último carro com motor a gasóleo O último carro a gasóleo da Volvo é um Volvo XC90 e vai sair da linha de produção diretamente para o museu da marca, em Gotemburgo A construtora automóvel sueca Volvo Cars produz esta quarta-feira o último carro com motor a gasóleo. Trata-se de um Volvo XC90, que sairá da linha de produção da fábrica da Volvo Cars em Torslanda, na Suécia, e que segue diretamente para o museu da marca em Gotemburgo “assinalando assim o fim de uma era”, sublinha a marca em comunicado. A Volvo recorda que cumpre a promessa feita em 2023 de abandonar a produção de automóveis a diesel. O anúncio do fim deste tipo de carros aconteceu durante a Climate Week em Nova York, em setembro de 2023, tornando a marca num dos primeiros fabricantes de automóveis com motores de combustão a dar este passo. “A decisão de eliminar completamente os motores diesel ilustra a rapidez com que tanto a indústria automóvel como a preferência dos clientes estão a mudar para responder à crise climática”, refere a marca em comunicado distribuído esta quarta-feira. E lembra que há apenas quatro anos o motor a gasóleo liderava as vendas de veículos novos, enquanto os modelos eletrificados estavam apenas a começar a deixar a sua marca. Desde então, essa tendência inverteu-se, “em grande medida, impulsionada pela evolução da procura do mercado, por regulamentos de emissões mais rigorosos e pela aposta da Volvo na eletrificação”. “A maioria das vendas da marca na Europa consiste agora em automóveis eletrificados”, informa ainda a Volvo. Recorde-se que, em 2022, a marca sueca já havia decidido abandonar o desenvolvimento de novos motores de combustão. Nesse ano, a empresa vendeu a sua participação na Aurobay, a joint venture que albergava todos os restantes ativos para motores de combustão, “garantindo que a Volvo já não iria gastar uma única coroa [sueca] do seu orçamento de I&D (investigação e desenvolvimento) no desenvolvimento de novos motores de combustão interna”. A partir de 2030, a Volvo Cars pretende comercializar apenas automóveis 100% elétricos e garante que pretende atingir, até 2040, a neutralidade climática. https://expresso.pt/economia/industria/2024-03-27-Construtora-sueca-Volvo-produz-esta-quarta-feira-o-seu-ultimo-carro-com-motor-a-gasoleo-66358b3c Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 12 Abril 2024 Parece que marca da moda nos elétricos agora é a BYD e não a Tesla? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 13 Abril 2024 Fico bem lixado com a Volvo ter deixado os motores a combustão. Tenho a V60 e quando tiver de trocar não vou poder passar para elétrico Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 18 Abril 2024 Guys, o meu Peugeot 206 precisa de trocar discos de travão atrás e pastilhas nas 4 rodas (levou discos novos a frente há uns 2 anos e ainda estão bons), isto é uma operação fazível em casa? Queria poupar a mão de obra, visto que não está fácil em termos de dinheiro. E se sim, o que recomendam pôr em termos de marcas e etc. Não percebo um cu disto, mas queria ver se começava a fazer coisas simples para não ter de estar sempre com o carro no mecânico. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Abril 2024 Citação de Claudiojp, há 1 hora: Guys, o meu Peugeot 206 precisa de trocar discos de travão atrás e pastilhas nas 4 rodas (levou discos novos a frente há uns 2 anos e ainda estão bons), isto é uma operação fazível em casa? Queria poupar a mão de obra, visto que não está fácil em termos de dinheiro. E se sim, o que recomendam pôr em termos de marcas e etc. Não percebo um cu disto, mas queria ver se começava a fazer coisas simples para não ter de estar sempre com o carro no mecânico. Tenho ideia que não é muito dificil, mas acabei por não o fazer porque o meu sogro tem algum material e tratou disso. A única coisa que faço de vez em quando (depende do carro) é a mudança de óleo e filtros. Essa por norma é mais fácil. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 18 Abril 2024 Sendo que não fazes ideia se uma porca se aperta para a esquerda ou direita, deixava a questão de segurança dos travões para profissionais. 3 1 Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 18 Abril 2024 Citação de kareca, há 4 horas: Sendo que não fazes ideia se uma porca se aperta para a esquerda ou direita, deixava a questão de segurança dos travões para profissionais. Calma, ainda sei para que lado se apertam e desapertam parafusos e porcas. 😂 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 18 Abril 2024 Citação de Claudiojp, há 8 horas: Guys, o meu Peugeot 206 precisa de trocar discos de travão atrás e pastilhas nas 4 rodas (levou discos novos a frente há uns 2 anos e ainda estão bons), isto é uma operação fazível em casa? Queria poupar a mão de obra, visto que não está fácil em termos de dinheiro. E se sim, o que recomendam pôr em termos de marcas e etc. Não percebo um cu disto, mas queria ver se começava a fazer coisas simples para não ter de estar sempre com o carro no mecânico. É fazível, não é uma questão de vida ou de morte como estão aí a falar. Mas se nunca fizeste vais ter ver negro... Eu durei uma tarde toda no meu, troquei discos e calços. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 18 Abril 2024 Citação de Alonso., há 50 minutos: É fazível, não é uma questão de vida ou de morte como estão aí a falar. Mas se nunca fizeste vais ter ver negro... Eu durei uma tarde toda no meu, troquei discos e calços. É só tirar os antigos e meter os novos? E a questão do sangramento? Não é preciso pois não? Tenho ideia que é só se se trocar tubagens ou o caraças. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 18 Abril 2024 (editado) Citação de Claudiojp, há 1 hora: É só tirar os antigos e meter os novos? E a questão do sangramento? Não é preciso pois não? Tenho ideia que é só se se trocar tubagens ou o caraças. Não tens de sangrar, só o precisas de fazer caso mudes o óleo dos travões ou um dos tubos. É tirar e meter os novos, segue o vídeo em cima. Mas não é tao fácil como no vídeo, caso não tenhas a ferramenta certa é uma trabalho chato, eu vi-me lixado para meter as maxilas no sítio 😅 Editado 18 Abril 2024 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Abril 2024 EU não arriscava se nunca tivesse mexido em nada. Vais levantar com quê? Macaco normal? O meu sogro quando precisa vai ali a uma antiga oficina q n tem ninguém e mete o carro naquelas valas que podes andar por baixo. Em casa tem umas rampas e mais que um macaco por exemplo. Fazer sem ter sequer algum material tem tudo para correr mal. Btw, alternativas maiores a uma carrinha Golf? Tou a sentir-me um bocado com falta de espaço mas nem sei sequer que alternativas tenho. Monovolumes? Modelos de carrinhas mais espaçosas? A mala é mais ou menos, mas com as duas cadeiras de criança atrás fico sem espaço para mais nada. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 18 Abril 2024 (editado) Citação de Bashir, há 15 minutos: EU não arriscava se nunca tivesse mexido em nada. Vais levantar com quê? Macaco normal? O meu sogro quando precisa vai ali a uma antiga oficina q n tem ninguém e mete o carro naquelas valas que podes andar por baixo. Em casa tem umas rampas e mais que um macaco por exemplo. Fazer sem ter sequer algum material tem tudo para correr mal. Btw, alternativas maiores a uma carrinha Golf? Tou a sentir-me um bocado com falta de espaço mas nem sei sequer que alternativas tenho. Monovolumes? Modelos de carrinhas mais espaçosas? A mala é mais ou menos, mas com as duas cadeiras de criança atrás fico sem espaço para mais nada. A vala vai servir de pouco se tem de levantar o carro 😅 Renault Talisman Initiale Paris Editado 18 Abril 2024 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 19 Abril 2024 Fds uma vez pus-me numa aventura dessas de trocar o óleo sozinho ao carro, convencido por um colega meu de trabalho que tinha a mania que era mecânico. Tivemos um tempão para retirar a proteção que o carro tinha debaixo. Tinha porque depois daquela tarde passou a não ter. E depois, ou não tínhamos a peça correta para abrir a cena do óleo, ou quem apertou aquilo era o super homem. Conclusão, nunca mais me meto noutra, deixo essas m*rda para quem sabe. 5 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Abril 2024 Citação de Hammerfall, há 36 minutos: Fds uma vez pus-me numa aventura dessas de trocar o óleo sozinho ao carro, convencido por um colega meu de trabalho que tinha a mania que era mecânico. Tivemos um tempão para retirar a proteção que o carro tinha debaixo. Tinha porque depois daquela tarde passou a não ter. E depois, ou não tínhamos a peça correta para abrir a cena do óleo, ou quem apertou aquilo era o super homem. Conclusão, nunca mais me meto noutra, deixo essas m*rda para quem sabe. Trocar o óleo é talvez das coisas onde poupas mais dinheiro porque é algo simples de fazer e porque poupas uma fortuna no óleo. , Mas existe mesmo mecânicos que apertam aquilo ao máximo Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 19 Abril 2024 Citação de Alonso., há 20 minutos: Trocar o óleo é talvez das coisas onde poupas mais dinheiro porque é algo simples de fazer e porque poupas uma fortuna no óleo. , Mas existe mesmo mecânicos que apertam aquilo ao máximo Sem exagero, e porque isto foi há quase 10 anos, mas estivemos umas boas 2 horas de volta daquela m*rda Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Abril 2024 Trocar óleo é relativamente fácil, mas depende do carro. Nalguns as coisas estão mais acessíveis do que noutros. Mas hoje em dia até já há bombas específicas para tirar óleo, compra-se no LIDL e tudo, portanto nem sequer é preciso levantar o carro. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 19 Abril 2024 até me dá náuseas imaginar a mecânica de carros, minhas ricas bicicletas só decorei onde estão as coisas debaixo do capô para o exame de condução, esqueci-me de tudo no próprio dia. Sei lá eu o que é um carburador ou como é que se vê o óleo ou muda o detergente para os vidros, mal sei encher o depósito e sou um homem muito feliz 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 19 Abril 2024 Parece que o estou a ver com 20 anos a convencer a namorada que dá pra pinar em cima da bicicleta com o descanso metido. 14 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 19 Abril 2024 Citação de Jimpo, há 22 minutos: Parece que o estou a ver com 20 anos a convencer a namorada que dá pra pinar em cima da bicicleta com o descanso metido. pinar no carro é uma estupidez além de que não conheço ninguém que tivesse carro aos 20 anos em Portugal 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 19 Abril 2024 Citação de Alonso., há 4 horas: Trocar o óleo é talvez das coisas onde poupas mais dinheiro porque é algo simples de fazer e porque poupas uma fortuna no óleo. , Mas existe mesmo mecânicos que apertam aquilo ao máximo Aquelas chaves próprias para desapertar o filtro do óleo em alguns carros são essenciais. No meu carro anterior nem tinhas espaço para pôr lá a mão, muito menos uma chave normal de lado. Normalmente faço alguma coisa pq o meu sogro tem o material todo, mas não tendo arriscas-te a desmontar parte do material e depois não conseguir fazer nada. Citação de Rain Dog, há 35 minutos: pinar no carro é uma estupidez além de que não conheço ninguém que tivesse carro aos 20 anos em Portugal Tinha um jipe aos 18 anos e já namorava. Nossa senhora, q medo só de pensar no treino que aqueles estofos levaram. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 19 Abril 2024 Atenção que por vezes não basta mudar o óleo, também é preciso mudar os filtros, incluindo o do gasóleo, pólen etc. Na vida das dúvidas é preferível não jantar fora e pagar a mão de obra. 3 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Abril 2024 Citação de Bashir, há 19 minutos: Tinha um jipe aos 18 anos e já namorava. Nossa senhora, q medo só de pensar no treino que aqueles estofos levaram. Se as pedras da Senhora da Graça e das Fisgas falassem... Citação de Mica, há 4 minutos: Na vida das dúvidas é preferível não jantar fora e pagar a mão de obra. Essa é sempre a minha filosofia. Até para a IPO, quem lá vai é o mecânico, para não me chatearem. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 19 Abril 2024 Citação de Mica, há 7 minutos: Atenção que por vezes não basta mudar o óleo, também é preciso mudar os filtros, incluindo o do gasóleo, pólen etc. Na vida das dúvidas é preferível não jantar fora e pagar a mão de obra. Fazer a revisão, é fazer a revisão. Sempre que fiz, confirmei o que era necessário mudar nessa altura e já calhou de ter de trocar óleo, filtro do oleo, filtro do gasoleo e filtro do ar no habitáculo. Em relação ao trocar os discos ou coisas do género, já não me meto porque já considero que é algo que exija alguém que saiba o que está a fazer com segurança. Mas hey, já troquei os discos numa oficia e quando cheguei a casa a roda tava a sair porque esqueceram-se de a apertar 😂 Citação de Ghelthon, há 3 minutos: Se as pedras da Senhora da Graça e das Fisgas falassem... Essa é sempre a minha filosofia. Até para a IPO, quem lá vai é o mecânico, para não me chatearem. Se há coisa que tenho saudades é de ter o jipe. Soon. 1 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 19 Abril 2024 Citação de Bashir, há 59 minutos: inha um jipe aos 18 anos huhhhhhhhhhh guilhotina, por favor?!? Compartilhar este post Link para o post