Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Citação de Mafia_SCP, há 29 minutos:

Sim, vivo numa casa, por isso teria essa facilidade. O meu único "entrave" é a quantidade de kms que faço, não são muitos, não sei até que ponto me vai compensar. Por ano faço uns 15mil num, e uns 5 mil no outro. Não sei até que ponto me compensaria um elétrico. Em termos de manutenção fica muito mais barato não precisando de quase nada como se fala, ou não é bem assim?

É assim se não te deixares levar pela conversa das oficinas da marca, se fores lá vão-te dizer que é indispensável fazer a revisão anual, pagar 200€ ou mais para te mudarem o filtro de habitáculo e um "check up" ao carro e à bateria. Eu caí à primeira, mas quando vi que o check up da bateria era um screenshot ao ecrã do carro onde está o estado da bateria, não obrigado. Há dois anos que a manutenção do meu carro é 0€/ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu em 150k km troquei o filtro do habitáculo 2x, 1x escovas do para brisas e 2 volantes em garantia, porque começaram a ganhar rugas🤣

Ah nunca mudei calços ou discos, porque praticamente não gastam (travagem regenerativa), e pneus estou a meio da segunda muda.

Feitas as contas aproximadas pneus + manutenções = 900€ (pneus) + 120€ (manutenções).

Editado por M. Porter

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 30 minutos:

Eu em 150k km troquei o filtro do habitáculo 2x, 1x escovas do para brisas e 2 volantes em garantia, porque começaram a ganhar rugas🤣

Ah nunca mudei calços ou discos, porque praticamente não gastam (travagem regenerativa), e pneus estou a meio da segunda muda.

Feitas as contas aproximadas pneus + manutenções = 900€ (pneus) + 120€ (manutenções).

900euros 4 pneus? 😮😮😮

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 12 horas:

6

É mais ou menos ao preço que meto então. Tenho de começar a estudar o assunto

Compartilhar este post

Link para o post

o que dizem dos motores a hidrogénio?

conheço um rapaz que trabalha em armazenamento e distribuição de hidrogénio, diz que será o futuro dos carros, porque a bateria dos elétricos também polui bastante.

vale o que vale, mas o que acham disto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 3 minutos:

conheço um rapaz que trabalha em armazenamento e distribuição de hidrogénio, diz que será o futuro dos carros, porque a bateria dos elétricos também polui bastante.

Não acho. Não há rede de carregamentos (acho que há 2 em PT) e não é possivel carregamento caseiro. Se a rede de carregamento elétrico é o que é, com a quota de mercado dos veículos eléctricos a crescer a números galopantes, estimo que a rede de abastecimento para veículos a hidrogénio seja para uma geração que não a nossa 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Um veículo a hidrogénio demora mais ou menos o mesmo tempo a atestar quanto um carro a gasolina, porque é que a rede de abastecimento seria um problema?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnDoe, há 11 minutos:

Um veículo a hidrogénio demora mais ou menos o mesmo tempo a atestar quanto um carro a gasolina, porque é que a rede de abastecimento seria um problema?

Porque nao existe.

E dar nota que os carros a hidrogénio também são carros elétricos.

Editado por M. Porter

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pode ser criada. 

Já existem bastantes pontos de carregamento elétricos, o problema é que um elétrico demora pelo menos 30m a carregar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnDoe, há 1 minuto:

Mas pode ser criada. 

Já existem bastantes pontos de carregamento elétricos, o problema é que um elétrico demora pelo menos 30m a carregar.

É o que eu digo. Em Portugal, se for ao ritmo da rede elétrica, da forma como é planeada e gerida, lá para 2060 temos rede de abastecimento para carros a hidrogénio. 

Os carros elétricos também podem ser carregados em menos tempo, basta ver a rede de carregamentos ultra-rápidos por essa Europa fora, nomeadamente em países como a Noruega, Alemanha, França, ou Países Baixos, mas quando o plano nacional de mobilidade elétrica continua a privilegiar carregadores de baixa intensidade e a dividirem potência entre si (lol), com tarifários sem transparência, necessitando ter uma série de cartões dos operadores para carregar, porque não se pode pagar diretamente com MB, e com condições de manutenção precárias, a viabilidade e confiança na utilização é nula. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

Eu se trabalhasse nisso também dizia que era o futuro... Mas não é

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 3 minutos:

Pois, tive sempre o bias dele sempre em conta. Apenas acenei com a cabeça e disse hum hum 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 20 horas:

Esse vídeo não descreveu qualquer tipo de anomalia com a tecnologia em si, apenas com a rede de abastecimento... o gajo não saber como colocar a abastecer é problema dele, eu quando comecei abastecer o meu carro a GPL parecia um tolinho para perceber como aquilo funcionava.

Tudo o que foi descrito, cuidado com as velocidades, ligar AC para economizar etc já acontece nos elétricos. Apenas não existe onde abastecer e o que existe não está com a manutenção correta.

Se venderes 10M de carros elétricos num ano e apenas 10000 Hidrogênio, é facíl perceber o porquê da falta de infraestruturas. O mesmo com os veículos a GPL, hoje me dia até tenho vários postos perto mas nem sempre foi assim.

Etanol também polui menos 80% que a gasolina e custa menos de metade e a adaptação para um carro é relativamente barata e simples. É o futuro? Depende de onde estás, na França tens postos aqui não tenho conhecimento de nenhum...

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 29 minutos:

Esse vídeo não descreveu qualquer tipo de anomalia com a tecnologia em si, apenas com a rede de abastecimento... o gajo não saber como colocar a abastecer é problema dele, eu quando comecei abastecer o meu carro a GPL parecia um tolinho para perceber como aquilo funcionava.

Tudo o que foi descrito, cuidado com as velocidades, ligar AC para economizar etc já acontece nos elétricos. Apenas não existe onde abastecer e o que existe não está com a manutenção correta.

Se venderes 10M de carros elétricos num ano e apenas 10000 Hidrogênio, é facíl perceber o porquê da falta de infraestruturas. O mesmo com os veículos a GPL, hoje me dia até tenho vários postos perto mas nem sempre foi assim.

Etanol também polui menos 80% que a gasolina e custa menos de metade e a adaptação para um carro é relativamente barata e simples. É o futuro? Depende de onde estás, na França tens postos aqui não tenho conhecimento de nenhum...

Não há infraestrutura nem nunca vai haver, porque ao contrário do GPL, o hidrogénio é mais caro que o Gasóleo/gasolina e vai continuar a ser, e os postos de hidrogénio custam 10x que um posto de carregamento rápido.

Esquece a parte de não saberem abastecer, isso é o menos importante do vídeo, para mim o mais importante é mesmo o preço e falta de manutenção dos postos, porque ninguém quer gastar dinheiro num combustível sem futuro e aquela parte em que ele vai aos Superchargers da Tesla e percebe que o futuro está do outro lado, só não vê quem não quer. Até a própria Toyota oferece serviço de reboque para os carros a hidrogénio, se isso não é uma red flag gigante então não sei o que será.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 1 hora:

Não há infraestrutura nem nunca vai haver, porque ao contrário do GPL, o hidrogénio é mais caro que o Gasóleo/gasolina e vai continuar a ser, e os postos de hidrogénio custam 10x que um posto de carregamento rápido.

Esquece a parte de não saberem abastecer, isso é o menos importante do vídeo, para mim o mais importante é mesmo o preço e falta de manutenção dos postos, porque ninguém quer gastar dinheiro num combustível sem futuro e aquela parte em que ele vai aos Superchargers da Tesla e percebe que o futuro está do outro lado, só não vê quem não quer. Até a própria Toyota oferece serviço de reboque para os carros a hidrogénio, se isso não é uma red flag gigante então não sei o que será.

Mas isto é porque não tens volume. Como queres algo acessível se não tens volume para isso.

A própria Toyota já admitiu que o Hidrogênio é o futuro... estás com muitas convicções... não sabemos o amanhã. 😅 

Aliás tiveste diversos fabricantes contra o elétricos e alertar para questões futuras, reciclagem, poluição na fabricação, custo da bateria etc. 

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o futuro pode passar pelos combustíveis sintéticos, por duas grandes razões: a infraestrutura de distribuição e "carregamento" já existe, é só lavar os tanques, e o facto dos motores serem iguais ou muito semelhantes aos de hoje, algo que é do agrado das marcas, naturalmente.

Mas para isso tem de haver mais I&D para baixar o preço e aumentar a escala, porque a 3€ o litro...

Os eléctricos fazem sentido, com melhores infra-estruturas e melhores preços. Para já vou comprar um segundo veículo a diesel, mas futuramente considerarei elétrico.

Editado por Ghelthon
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 1 minuto:

Os carros diesel não estão a ser proibidos por ai?

É suposto que a partir de 2035 não se vendam mais veículos a combustão. Não conheço outras limitações que não essa, tirando a limitação de circulação em algumas cidades europeias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 hora:

Mas isto é porque não tens volume. Como queres algo acessível se não tens volume para isso.

A própria Toyota já admitiu que o Hidrogênio é o futuro... estás com muitas convicções... não sabemos o amanhã. 😅 

Aliás tiveste diversos fabricantes contra o elétricos e alertar para questões futuras, reciclagem, poluição na fabricação, custo da bateria etc. 

Ok, assumindo que tens razão e que o problema é a falta de volume, como é que resolves isso? Vão ser os privados a investir milhões em postos de hidrogénio e fazer a respectiva manutenção quando não há carros a circular, vão as pessoas comprar carros sem ter onde abastecer, ou tens alguma ideia melhor? O melhor exemplo que tens foi esse da Califórnia, onde o estado investiu milhões e mesmo assim tens aí o resultado.

Os elétricos funcionaram porque as pessoas chegavam a casa e ligavam a tomada quando não existiam infraestruturas, o GPL funcionou desde o início porque era barato mesmo sem existir volume (e ainda houve quem andasse de botija na mala antes disso). O hidrogénio nunca vai funcionar porque não se enquadra em nenhuma dessas opções, e espero bem que o governo não se lembre de continuar a enterrar os nossos impostos nesse buraco, já uma das empresas que ía investir nisso em Portugal desistiu do projecto e mais se seguirão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 1 minuto:

Ok, assumindo que tens razão e que o problema é a falta de volume, como é que resolves isso? Vão ser os privados a investir milhões em postos de hidrogénio e fazer a respectiva manutenção quando não há carros a circular, vão as pessoas comprar carros sem ter onde abastecer, ou tens alguma ideia melhor? O melhor exemplo que tens foi esse da Califórnia, onde o estado investiu milhões e mesmo assim tens aí o resultado.

Os elétricos funcionaram porque as pessoas chegavam a casa e ligavam a tomada quando não existiam infraestruturas, o GPL funcionou desde o início porque era barato mesmo sem existir volume (e ainda houve quem andasse de botija na mala antes disso). O hidrogénio nunca vai funcionar porque não se enquadra em nenhuma dessas opções, e espero bem que o governo não se lembre de continuar a enterrar os nossos impostos nesse buraco, já uma das empresas que ía investir nisso em Portugal desistiu do projecto e mais se seguirão.

Isto. 

Eu nunca compraria um elétrico, se dependesse em exclusivo da rede de carregamentos pública portuguesa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, Em 25/08/2024 at 22:14:

Sim, vivo numa casa,

Graças a deus 🙌🏼

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Eu acho que o futuro pode passar pelos combustíveis sintéticos, por duas grandes razões: a infraestrutura de distribuição e "carregamento" já existe, é só lavar os tanques, e o facto dos motores serem iguais ou muito semelhantes aos de hoje, algo que é do agrado das marcas, naturalmente.

Mas para isso tem de haver mais I&D para baixar o preço e aumentar a escala, porque a 3€ o litro...

Os eléctricos fazem sentido, com melhores infra-estruturas e melhores preços. Para já vou comprar um segundo veículo a diesel, mas futuramente considerarei elétrico.

Na aviação isso já acontece. O mesmo avião que leva jet a1, leva "no dia seguinte" e-saf e chega ao destino.

Perde um bocado de potência, mas nos voos de médio alcance não se nota diferença.

Citação de M. Porter, há 2 horas:

Isto. 

Eu nunca compraria um elétrico, se dependesse em exclusivo da rede de carregamentos pública portuguesa.

No ano passado quando troquei de carro e ponderei o elétrico porque havia um boa campanha para isso. 

Mas por causa dos postos de carregamento e de o preço que se poupa não ser assim tão consideravel (porque existem 300 cartões diferentes para outras 300 postos de abastecimento elétrico), optei por comprar um gasolina

Editado por Petar Musa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 4 minutos:

Na aviação isso já acontece. O mesmo avião que leva jet a1 leva "no dia seguinte" e-saf e chega ao destino.

Perde um bocado de potência, mas nos voos de médio alcance não se nota diferença.

No ano passado quando troquei de carro e ponderei o elétrico porque havia um boa campanha para isso. 

Mas por causa dos postos de carregamento e de o preço que se poupa não ser assim tão consideravel (porque existem 300 cartões diferentes para outras 300 postos de abastecimento elétrico), optei por comprar um gasolina

É o que escrevi sobre a rede pública de carregamento de elétricos e a entidade que faz a gestão. Para quem não pode carregar em casa é fugir. Quem pode carregar e se o carro corresponder às necessidades, se optar por um, já não volta atrás. Há 3 anos que não vou a uma bomba (sem saudades) e nada bate o conforto de chegar a casa e meter a "mangueira" no carro.

Editado por M. Porter
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vou só dar aqui um exemplo, que será uma realidade rara em Portugal mas que demonstra um caso ideal de uso de eléctricos: a empresa para a qual trabalho, belga, "dá" um eléctrico a todos os funcionários, como parte do pacote salarial. Mas além do carro vai um cartão de carregamentos sem limites, e o parque de estacionamento da empresa tem imensos carregadores.

Portanto, mesmo quem não consiga carregar em casa, carrega na empresa. E assim faz todo o sentido. Andar a ir de propósito a postos para carregar, a não ser em viagem, é só insano.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...