Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NIkeL

Religião

Publicações recomendadas

A Siria tb vai proibir certos veus "islâmicos"

Compartilhar este post

Link para o post

A Siria tb vai proibir certos veus "islâmicos"

Verdade, até me deu para me informar melhor sobre o país. Mais uns que ganharam tentações extremistas por causa de israel.

Compartilhar este post

Link para o post

Religião poderá extinguir-se em nove países

Estudo baseado nos censos de nove países ricos revela que dentro de uns anos a religião não terá seguidores

A religião pode acabar em nove países ricos. A conclusão é de um estudo que analisou dados dos censos recolhidos desde o século XIX nesses países. Através de um modelo de progressão matemática, os investigadores - que divulgaram os resultados num encontro da American Physical Society, em Dallas, EUA - concluíram que dentro de uns anos o número de pessoas ligadas a uma religião vai ser reduzidíssimo em lugares como a Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Suíça e Nova Zelândia.

O estudo constatou existir já "em muitas democracias seculares uma crescente tendência de pessoas que assumem não ter uma religião", afirmou Richard Wiener, do departamento de física da Universidade do Arizona. Se 40% dos holandeses dizem não acreditar ou seguir qualquer religião, o número de descrentes religiosos sobe para os 60% na República Checa. E em 2050, o estudo prevê que na Holanda, por exemplo, 70% dos holandeses já não vão seguir qualquer religião. "É um resultado bastante sugestivo", afirmou Richard Wiener à BBC.

O modelo seguido pelos investigadores teve em conta que os grupos sociais têm mais seguidores quanto maior a sua utilidade ou o status que projectam. "No caso das línguas, por exemplo, há muito mais utilidade e traz mais status saber falar castelhano do que o quechua do Perú. Da mesma forma, existe algum tipo de estatuto ou de utilidade em seguir uma religião ou não seguir nenhuma", explica o investigador.

@ ionline

Nada de surpreendente

Mas tinha ideia que a Irlanda também era um país bastante religioso

Compartilhar este post

Link para o post

É um pouco complicado fazer um estudo desses.

No fim do século XIX, se calhar iria dizer o mesmo e no entanto, nas décadas seguintes aumentou o número de crentes

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que dirias o mesmo no séc XIX?

No século XIX também se acreditava, de uma maneira geral, que a religião iria desaparecer e no entanto...

Compartilhar este post

Link para o post

Será a tendência natural e dentro de uns 30 anos quando as gerações que hoje estão nos 50 e tal, 60 para cima desaparecerem e as que estão hoje nos 20's se tornarem verdadeiramente adultos isso vai ser uma realidade, pelo menos atendendo ao contacto que tenho com pessoas +/- da minha idade e olhando à opinião e participação delas na igreja.

E rinka, ao contrário do fim do século XIX hoje já pouca gente é educada segundo padrões religiosos, alias, já nem os valores da sociedade são os valores da igreja.

Compartilhar este post

Link para o post

Será a tendência natural e dentro de uns 30 anos quando as gerações que hoje estão nos 50 e tal, 60 para cima desaparecerem e as que estão hoje nos 20's se tornarem verdadeiramente adultos isso vai ser uma realidade, pelo menos atendendo ao contacto que tenho com pessoas +/- da minha idade e olhando à opinião e participação delas na igreja.

E rinka, ao contrário do fim do século XIX hoje já pouca gente é educada segundo padrões religiosos, alias, já nem os valores da sociedade são os valores da igreja.

Isso não quer dizer nada. Em 1914 também as elites diziam que isso iria alterar-se. Tivemos Afonso Costa que jurava acabar com a influência da Igreja em 2 gerações.

Eu acho precipitado concluir algo assim

Compartilhar este post

Link para o post

Queres comparar a afluência às igrejas em 1914 e agora? Já para nem falar das faixas etárias que as frequentam.

Compartilhar este post

Link para o post

Queres comparar a afluência às igrejas em 1914 e agora? Já para nem falar das faixas etárias que as frequentam.

Em 1914 eram tão dispares em relação ao que é hoje? Não te esqueças que só a partir dos anos 20 (após a Iª Guerra) é que a Igreja voltou a ganhar crentes. Depois diminuiu nos anos 20 e 30 e voltou a crescer no pós IIª Guerra.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinceramente não acredito mas o que me deixa sempre na dúvida é, se o Big Bang originou o Universo o que é que originou o Big Bang, e o que é que originou o que originou o Big Bang ? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinceramente não acredito mas o que me deixa sempre na dúvida é, se o Big Bang originou o Universo o que é que originou o Big Bang, e o que é que originou o que originou o Big Bang ? :mrgreen:

ele

flying_spaghetti_monster_2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Ateu.

Sou baptizado, mas nada mais que isso.

Tentei por três vezes fazer o 1o ano da catequese, mas acabei expulso de lá das 3vezes, true story lol foi uma decepção do crl para a minha avó paterna :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

wtf?

expulso do 1º ano de catequese?

como é possível?

fazias 360º com a cabeça?

Editado por a.lopes

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

wtf?

como é possível?

:mrgreen: Portava-me mal. E as catequistas acabavam por "desistir" de mim. Punha-me debaixo das mesas a jogar gameboy e por aí

Compartilhar este post

Link para o post

Ateu.

Sou baptizado, mas nada mais que isso.

Tentei por três vezes fazer o 1o ano da catequese, mas acabei expulso de lá das 3vezes, true story lol foi uma decepção do crl para a minha avó paterna :lol:

A única pessoa na minha família mais próxima, além do meu pai, que compreende o facto de eu não ser Católico é a minha avó materna. Não costuma ser assim mas até é das pessoas mais "jovens" que eu conheço.

A minha mãe acha inadmissível que eu não vá à missa, lol.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

wtf?

como é possível?

:lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, felizmente, na minha família nunca me pressionaram neste assunto.

Inscreveram-me na catequese e tal... mas vamos apenas dizer que não deu bom resultado e que a curiosidade pode mandar as pessoas para o inferno. (foi o que aprendi)

Compartilhar este post

Link para o post

wtf?

como é possível?

Eish genial :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...