Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NIkeL

Religião

Publicações recomendadas

Sou católico e tento-me reger pelos 10 mandamentos.

Acho saudável e até me dá uma certa segurança acreditar que há alguém superior a olhar por nós, superior a nós.

Não acredito por exemplo no destino ou na premeditação. Acho que a vida somos nós que a fazemos e decidimos e não está já feita e nós só a vivemos.

Compartilhar este post

Link para o post

fdx li agora os posts de ontem à noite e é com cada facepalm

Compartilhar este post

Link para o post
essa dos catolicos não practicantes é das coisas mais ridiculas que existe... alias, a religião catolica é bem light, basta dizerem que o são e prontos, não precisam de fazer nada pela igreja e pela religião nem de ter conhecimentos aprofundados de absolutamente nada

btw como ja devem saber sou ateu e anti-clerical primario

Pode ser uma realidade de uma minoria não para a maioria.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashahiro
Lol grande gozo do Mashairo xD

Ainda bem que a conversa de ontem deu gozo e fez rir certos meninos,fico contente :)

Compartilhar este post

Link para o post
Não acredito. Os meus pais e avós quando disse que não acreditava quase me obrigaram a voltar a acreditar. Que conservadores. :doubt:

Sim Sim.

PIC OR STFU

Compartilhar este post

Link para o post
Pode ser uma realidade de uma minoria não para a maioria.

olha que é a maioria... basta andares pela rua e perguntares às pessoas com idades a partir dos 30 se são catolicas, para aí 90% vão-te dizer que sim, mas se aprofundares a questão vais ver que a maioria de religião sabem quase 0 e o que sabem são generalidades e lugares comuns, nisto tem que se dar valor aos judeus e muçulmanos que ao menos levam a coisa a serio

Compartilhar este post

Link para o post
olha que é a maioria... basta andares pela rua e perguntares às pessoas com idades a partir dos 30 se são catolicas, para aí 90% vão-te dizer que sim, mas se aprofundares a questão vais ver que a maioria de religião sabem quase 0 e o que sabem são generalidades e lugares comuns, nisto tem que se dar valor aos judeus e muçulmanos que ao menos levam a coisa a serio

Não sei se será a maioria. Acreditava mais se perguntasses a pessoas com idade inferior a 20 anos.

Na segunda parte concordo contigo, a religião católica é um bocado "soft" nesse aspecto pois nas catequeses não aprofunda muito a coisa, foca só alguns aspectos mais relevante mas por vezes é preciso compreender o resto.

Compartilhar este post

Link para o post

hoje em dia ser religioso = acreditar num Deus (ou em vários Deuses)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB
Não sei se será a maioria. Acreditava mais se perguntasses a pessoas com idade inferior a 20 anos.

Na segunda parte concordo contigo, a religião católica é um bocado "soft" nesse aspecto pois nas catequeses não aprofunda muito a coisa, foca só alguns aspectos mais relevante mas por vezes é preciso compreender o resto.

Inferior a 20?

Vai perguntar às velhinhas das aldeias, que vão todos os dias à missa, quais são os 10 Mandamentos, basta isso.

Compartilhar este post

Link para o post

É engraçado ver aqui o que a maioria da sociedade hoje pensa.

Só se é inteligente e culto se não se acreditar em Deus.

Os que acreditam em Deus são os pacóvios.

Acreditar em Deus, na minha perspectiva, não é ser crédulo. É ter uma convicção fundamentada que Ele existe.

Podemos perceber isso pelo que nos rodeia, a Sua criação, e pelo que está escrito na Sua Palavra.

É curioso ver os que tanto defendem a ciência não ter explicação para o facto de que a Bíblia já falava duma Terra esférica quando o humano (o tal que hoje pensa que é inteligente e culto) ainda pensava que os barcos podiam cair da Terra abaixo por ser plana. Ou para o facto de que a Bíblia já dizia que a Terra está suspensa sobre o nada quando o ignorante do homem ainda pensava que estávamos nas costas de um elefante.

É curioso ver os que tanto defendem a ciência não conseguir explicar como funciona o cérebro ou conseguir reproduzir o milagre da vida. Segundo eles, tudo veio do acaso. Do conjunto de circunstâncias impossíveis (até matematicamente), que nunca poderão provar que existiu, surgiu o homem e todo o universo, com as suas leis altamente complexas e precisas. No entanto, até hoje, nunca vimos nada vir do acaso. Se alguém dissesse que uma casa ou um relógio surgiu do nada, seria no mínimo doido, mas uma "máquina" brutalmente complexa como é o corpo humano, já é um facto que assim aconteceu. É triste pensar que a falta de gratidão pelo dom da vida chegou a este ponto.

E no entanto, aqui está a humanidade, ou pelo menos uma parte dela, a achar-se muito sapiente por desdenhar Daquele que lhes deu a vida. Como dizem as Escrituras, realmente, a sabedoria do mundo é tola para Deus...

PS - com isto não quero dizer que a ciência não serve para nada, pelo contrário, a ciência é extremamente válida e curiosamente em muitos aspectos tem validado aquilo que está escrito nas Escrituras há milénios. Em muitos aspectos tem sido benéfica para a humanidade, mas em outros extremamente prejudicial.

PS2 - Não sou criacionista. Mas acredito na criação por parte de Deus.

Compartilhar este post

Link para o post
essa dos catolicos não practicantes é das coisas mais ridiculas que existe... alias, a religião catolica é bem light, basta dizerem que o são e prontos, não precisam de fazer nada pela igreja e pela religião nem de ter conhecimentos aprofundados de absolutamente nada

btw como ja devem saber sou ateu e anti-clerical primario

Não é bem assim.

Eu posso falar á vontade destes assuntos, porque já fui católico e até era bastante fervoroso, neste momento tenho a minha crença mas não sigo nenhuma Igreja organizada.

Em relação ao que disseste. Não é só dizeres que és e pronto. Isso, e usando um exemplo fraco mas é o 1º que me veio á cabeça, é como dizeres que és adepto do benfica e torceres pelo sporting. É preciso viveres consoante o que a religião diz.

Em relação ao 2º ponto. Nada contra ateus, até respeito bastante, mas uma nti algo já é complicado para mim entender. Respeita-se e ses for necessário nem se comenta.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB

Acreditar em Deus, na minha perspectiva, não é ser crédulo. É ter uma convicção fundamentada que Ele existe.

Podemos perceber isso pelo que nos rodeia, a Sua criação, e pelo que está escrito na Sua Palavra.

É curioso ver os que tanto defendem a ciência não ter explicação para o facto de que a Bíblia já falava duma Terra esférica quando o humano (o tal que hoje pensa que é inteligente e culto) ainda pensava que os barcos podiam cair da Terra abaixo por ser plana. Ou para o facto de que a Bíblia já dizia que a Terra está suspensa sobre o nada quando o ignorante do homem ainda pensava que estávamos nas costas de um elefante.

É curioso ver os que tanto defendem a ciência não conseguir explicar como funciona o cérebro ou conseguir reproduzir o milagre da vida. Segundo eles, tudo veio do acaso. Do conjunto de circunstâncias impossíveis (até matematicamente), que nunca poderão provar que existiu, surgiu o homem e todo o universo, com as suas leis altamente complexas e precisas. No entanto, até hoje, nunca vimos nada vir do acaso. Se alguém dissesse que uma casa ou um relógio surgiu do nada, seria no mínimo doido, mas uma "máquina" brutalmente complexa como é o corpo humano, já é um facto que assim aconteceu. É triste pensar que a falta de gratidão pelo dom da vida chegou a este ponto.

E no entanto, aqui está a humanidade, ou pelo menos uma parte dela, a achar-se muito sapiente por desdenhar Daquele que lhes deu a vida. Como dizem as Escrituras, realmente, a sabedoria do mundo é tola para Deus...

PS - com isto não quero dizer que a ciência não serve para nada, pelo contrário, a ciência é extremamente válida e curiosamente em muitos aspectos tem validado aquilo que está escrito nas Escrituras há milénios. Em muitos aspectos tem sido benéfica para a humanidade, mas em outros extremamente prejudicial.

Não vi ninguém a dizer que só se é culto e inteligente se não se acreditar em Deus, mas ok

Eu tento seguir uma perspectiva racional dentro do que é a irracional explicação da ciência para a criação do Universo e da irracional explicação da religião.

Não me faz sentido nenhuma delas, por isso duvido das duas, mas confio mais na ciência para me aproximar mais de respostas no futuro, emobra não acredite que um dia se chegue a uma resposta conclusiva

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo absolutamente. Pelo menos, às vezes, passa um pouco essa mensagem a que te referes.

Compartilhar este post

Link para o post

É curioso ver os que tanto defendem a ciência não ter explicação para o facto de que a Bíblia já falava duma Terra esférica quando o humano (o tal que hoje pensa que é inteligente e culto) ainda pensava que os barcos podiam cair da Terra abaixo por ser plana.

E porque não dizer "o tal que hoje pensa que deus existe"? Não é o mesmo?

Ou para o facto de que a Bíblia já dizia que a Terra está suspensa sobre o nada quando o ignorante do homem ainda pensava que estávamos nas costas de um elefante.

É curioso ver os que tanto defendem a ciência não conseguir explicar como funciona o cérebro ou conseguir reproduzir o milagre da vida.

"The shape of the earth may already have been known in Isaiah's time. Ancient astronomers could determine that the earth was round by observing its circular shadow move across the moon during lunar eclipses. There is some suggestion that the Egyptians knew of the earth's spherical size and shape around 2550 B.C.E. (more than a thousand years before Moses). The Greek philosopher Pythagoras, who was born in 532 B.C.E., defended the spherical theory on the basis of observations he had made of the shape of the sun and moon (Uotila 1984). If this information was known by educated Greeks and Egyptians during biblical times, its use by Isaiah is nothing special."

Sorry, isso pouco quer dizer. Alguém bastante mais atento e sabedor conseguia chegar à conclusão de que a terra era redonda. Algo que acabou por acontecer e ser provado. O facto de vir na bíblia nada prova.

Não se consegue explicar como funciona o cérebro? O que queres dizer com isso? E não consegue reproduzir o milagre da vida? Em que sentido? Não pegámos num planeta e fizemos com que nele aparecesse vida? Lê isto já agora: http://www.panweb.org/2009/02/soon-life-cr...-in-laboratory/

Segundo eles, tudo veio do acaso. Do conjunto de circunstâncias impossíveis (até matematicamente), que nunca poderão provar que existiu, (acho piada alguém que acredita em Deus dizer esta frase) surgiu o homem e todo o universo, com as suas leis altamente complexas e precisas. No entanto, até hoje, nunca vimos nada vir do acaso. Se alguém dissesse que uma casa ou um relógio surgiu do nada, seria no mínimo doido, mas uma "máquina" brutalmente complexa como é o corpo humano, já é um facto que assim aconteceu. É triste pensar que a falta de gratidão pelo dom da vida chegou a este ponto.

A sério? acabaste de comparar o aparecimento de vida com o aparecimento de um relógio? :facepalm: E a máquina brutalmente complexa que é o corpo humano não surgiu do nada... onde é que nos viste dizer isso? Nunca viste nada vir do acaso? Uma simples mutação de um gene é um acaso. E é um facto que mutações existem. Sim, há mutações forçadas (radiação é o caso mais conhecido) mas é um facto que mutações espontâneas acontecem.

Quem me deu vida foi a minha mãe e o meu pai. Se formos a um nível superior, quem me deu vida foi a existência de condições para tal, as mesmas que não existem em Marte por exemplo.

E dá para explicares a tua ideia de como começou a vida na terra?

Compartilhar este post

Link para o post
E porque não dizer "o tal que hoje pensa que deus existe"? Não é o mesmo?

Não, porque hoje, para muitos, ser inteligente e culto não pode ser sinónimo de acreditar em Deus. O inteligente e culto acredita em tudo o que a ciência diz, mesmo quando diz trapalhadas tão grandes como a terra ser plana.

"The shape of the earth may already have been known in Isaiah's time. Ancient astronomers could determine that the earth was round by observing its circular shadow move across the moon during lunar eclipses. There is some suggestion that the Egyptians knew of the earth's spherical size and shape around 2550 B.C.E. (more than a thousand years before Moses). The Greek philosopher Pythagoras, who was born in 532 B.C.E., defended the spherical theory on the basis of observations he had made of the shape of the sun and moon (Uotila 1984). If this information was known by educated Greeks and Egyptians during biblical times, its use by Isaiah is nothing special."

Sorry, isso pouco quer dizer. Alguém bastante mais atento e sabedor conseguia chegar à conclusão de que a terra era redonda. Algo que acabou por acontecer e ser provado. O facto de vir na bíblia nada prova.

Não se consegue explicar como funciona o cérebro? O que queres dizer com isso? E não consegue reproduzir o milagre da vida? Em que sentido? Não pegámos num planeta e fizemos com que nele aparecesse vida? Lê isto já agora: http://www.panweb.org/2009/02/soon-life-cr...-in-laboratory/

Com respeito a esse quote, aí diz que não é nada de especial. Curiosamente, Pitágoras viveu mais de 300 anos depois de Isaías. Esse tipo de conhecimento não só não era comum, como nem era aceite pela comunidade científica em geral. Ao contrário de Pitágoras, Leucippus e Democritus, que viveram 100 anos antes, acreditavam que a Terra era plana.

Até no séc. XIX encontras cientistas que acreditavam nesta teoria e foi preciso que Copérnico fundamentasse a sua pesquisa com base nas suas observações para que a humanidade em geral aceitasse de uma vez por todas esta verdade. É curioso que um livro com 2800 anos de idade não se deixou influenciar pela ideia geral da humanidade da altura. Se foi um livro "imaginado" por homens, não seria normal seguir os conceitos da altura?

Com respeito ao cérebro, é fácil de explicar. Os cientistas/médicos até hoje não conseguem perceber muitos dos aspectos do cérebro, nem compreendem de forma plena como ele funciona. Aliás, para muitos cientistas, o cérebro é mais complexo que as galáxias, tal é o nível de complexidade da massa cinzenta que temos na cabeça.

Não, dá-me um exemplo em que o homem tenha criado vida. Criar, dar vida a. Um artigo da net que glorifica a ciência ateia não me surpreende assim tanto. Basicamente, o Instituto aí descrito conseguiu criar umas moléculas que se auto-reproduzem, em IMITAÇÃO do ADN. http://www.scripps.edu/newsandviews/e_20090615/ghadiri.html

Tanta fé num feito tão básico. Quem fez tudo o que existe de forma incomensuravelmente superior já não é digno de fé...

Qual planeta é que tem vida à nossa conta? A Terra? Já cá estava tudo quando aparecemos.

A sério? acabaste de comparar o aparecimento de vida com o aparecimento de um relógio? icon_facepalm.gif E a máquina brutalmente complexa que é o corpo humano não surgiu do nada... onde é que nos viste dizer isso? Nunca viste nada vir do acaso? Uma simples mutação de um gene é um acaso. E é um facto que mutações existem. Sim, há mutações forçadas (radiação é o caso mais conhecido) mas é um facto que mutações espontâneas acontecem.

Sim, comparei. Porque uma ideia é tão absurda como a outra. Não, nada vem do acaso. Devias conhecer a lei de Lavoisier... As mutações existem, é verdade, mas hás-de de me mostrar uma mutação benéfica que possa ser provada. Eu vejo muitas mutações em humanos, animais e plantas, mas nenhumas são benéficas.

E dá para explicares a tua ideia de como começou a vida na terra?

Criacionismo é diferente de acreditar na criação. Faz uma pequena pesquisa que vais encontrar uma grande diferença.

Compartilhar este post

Link para o post
Não, porque hoje, para muitos, ser inteligente e culto não pode ser sinónimo de acreditar em Deus. O inteligente e culto acredita em tudo o que a ciência diz, mesmo quando diz trapalhadas tão grandes como a terra ser plana.

Mas o para muitos não é a maioria. Antes a maioria acreditava que a terra era plana. Hoje a maioria acredita que existe um deus superior. Porque é que antigamente dás ênfase aos iluminados que acreditavam que a terra era redonda e hoje já dás ênfase à maioria? Há que ser coerente.

Em relação à história da terra plana," Recent scholarship finds that since about the 3rd century BC, virtually no educated person in Western civilization has believed in a flat Earth." e hás-de me dar uma ou duas transcrições da bíblia que dizem com todas as letras que a terra é redonda, mas mesmo que digam, não é nada de incrívelmente anormal.

E o que é que interessa? Acreditas em tudo o que está na bíblia? É isso mesmo, um livro imaginado por homens, se há coisa que os homens já provaram ser é imaginativos. Porque é que hás-de acreditar no que está lá escrito? Em que te baseias para tomar o que lá está verdadeiro?

Sim, comparei. Porque uma ideia é tão absurda como a outra. Não, nada vem do acaso. Devias conhecer a lei de Lavoisier... As mutações existem, é verdade, mas hás-de de me mostrar uma mutação benéfica que possa ser provada. Eu vejo muitas mutações em humanos, animais e plantas, mas nenhumas são benéficas.

Criacionismo é diferente de acreditar na criação. Faz uma pequena pesquisa que vais encontrar uma grande diferença.

Eu não quero pesquisar, perguntei-te no que acreditas, não o que os que escrevem artigos acreditam.

O que para aí não falta são mutações que tornam pessoas mais ou menos propensas (às vezes... perdão, sem qualquer acaso, até imunes) a certas doenças. Até bactérias que sofrem mutações e ficam mais resistentes a determinados remédios. Isso não é uma mutação benéfica para as bactérias? Ah espera, não é é benéfico para nós. Não tem de ser. Não somos o centro de tudo o que acontece. Somos apenas mais uma espécie, apenas que é inteligente ou burra (depende da perspectiva) para racionalizar tudo e mais alguma coisa.

Essa teoria do "nada vem do acaso" tem a única vantagem de ser irrefutável, pois não dá nem para provar nem para não provar. Isto aconteceu. Deus quis. Ou era suposto acontecer. Porque é que há desastres naturais? É para nos fazer mais fortes. Porque é que a cara de jesus aparece em torradas? Para nos relembrar que ainda está entre nós. Como é que se refuta ou prova isso? Há desastres naturais porque se reuniram as condições para que fosse possível. Não há "porquê". Não tem de haver. Porque é que querem arranjar uma razão para tudo? Há causa-efeito. Não há razão-efeito. Dá-me uma razão para a chuva por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ler os posts de ontem à noite. Revejo-me na visão do NIkeL sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Estive a ler os posts de ontem à noite. Revejo-me na visão do NIkeL sobre o assunto.

Declaro-te oficialmente não-pacóvio.

Compartilhar este post

Link para o post
Declaro-te oficialmente não-pacóvio.

Pacóvio vs. Não - pacóvio não perca este duelo Ta na na na

Compartilhar este post

Link para o post
Pacóvio vs. Não - pacóvio não perca este duelo Ta na na na

Porque nós, também não! Ta na na na

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...