Descartes Publicado 26 Junho 2012 Mas tens de concordar comigo quando digo que a religião tem uma influência enorme e é um tema transversal ao homem. E nessa medida, o Saramago interessa-se e dá a sua opinião, tu o mesmo, eu idem... enfim, a religião está para o mundo como o futebol está para Portugal :lol: Não me parece de todo correto que assumas que ele tinha algo de mal resolvido tomando como único suporte o facto de ele apontar defeitos/falhas à religião, pois mesmo os católicos o fazem. Mas entendo, atenção, que a imagem que tens dele seja essa, quase como se fosse a primeira coisa que te ocorre quando pensas nele e nas suas querelas com a religião católica :) Existem, ainda assim, temas sensíveis sem respostas tão clarividentes quanto isso: porque é que deus preferiu abel a caim? porque é que deus matou as crianças em sodoma e gomorra quando eram as únicas sem pecados contra-natura? (e não haveriam pelo menos 10?) a questão do pecado finito vs sofrimento eterno, porque é que satanás, a dada altura, aparece a determinar o futuro de jó mesmo ao lado de deus, que permite tudo aquilo que acontece, etc. Enfim, tudo questões que ele aborda - de forma muito menos prosaica e infantil que eu - e que merecem ser discutidas (só não concordo é que o cunho seja dele, isto são possíveis contra-sensos já "revelados" há muito tempo). Claro que concordo contigo. Não me incomoda nem um bocadinho o facto de ele se ter debruçado tão intensamente sobre o tema. Muito pelo contrário.Leio o que ele escreveu com todo o gosto tal como leio o que escrevem outros ateus a quem reconheço posições coerentes e bem fundamentadas. Mas nunca me consigo livrar do sentimento que esse tipo de busca constante e sistemática tem por trás, ainda que de forma implícita, uma dúvida. Como se fossem regularmente assaltados pela questão: "E se eu estiver enganado?" E então tratam de aprofundar a matéria, de encontrar mais suportes que lhes permitam pacificar a sua consciência. E por vezes, tal como sucedeu com Saramago, essa inquietude acompanha-os até ao fim da vida. Não deixo, no entanto de referir, que é um erro cometido com frequência pelos responsáveis da Igreja o facto de desprezarem e rejeitarem só porque sim esse tipo de pensamentos críticos. O confronto de ideias assumido de forma honesta e desprovido de qualquer preconceito só se traduziria num fortalecimento da própria Igreja, é a minha convicção. Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 26 Junho 2012 a parte de Jó é que foi do crl, de resto o padre ainda o entala com a tal questão de ser ateu e não ter de se importar com a entrada no céu (?, já não me recordo bem) Mas ele termina bem o discurso falando que na DUDH devia lá estar o direito à dissidência. Já agora, fica aqui: http://www.youtube.c...h?v=C2nrjs02rIk Depois ao lado teem sempre as partes seguintes, são 4 partes de 10 mins cada no total. Eu vi o debate todo porque não conhecia e não acho que o padre tenha entalado o Saramago, nem um pouquinho. Foi um debate interessante, com respeito, e mesmo não tido lido o livro consegui tirar uma conclusão: a discórdia vem da interpretação. Não há uma correcta. Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 26 Junho 2012 (editado) . Mas nunca me consigo livrar do sentimento que esse tipo de busca constante e sistemática tem por trás, ainda que de forma implícita, uma dúvida. Como se fossem regularmente assaltados pela questão: "E se eu estiver enganado?" E então tratam de aprofundar a matéria, de encontrar mais suportes que lhes permitam pacificar a sua consciência. E por vezes, tal como sucedeu com Saramago, essa inquietude acompanha-os até ao fim da vida. mas isto é algo omnipresente, estou em crer. Com frequência e intensidades distintas, mas existe. Bem a propósito, olha esta espécie de rant do Dawkins: http://www.youtube.com/watch?v=6mmskXXetcg já deves ter visto, mas acredito que existem pessoas que o não viram. Eu vi o debate todo porque não conhecia e não acho que o padre tenha entalado o Saramago, nem um pouquinho. Foi um debate interessante, com respeito, e mesmo não tido lido o livro consegui tirar uma conclusão: a discórdia vem da interpretação. Não há uma correcta. eu posso reformular, até porque o entalar foi aquilo que me veio à cabeça no imediato. Deixa-me acabar de rever o debate e já volto a ti. Editado 26 Junho 2012 por matisptfan Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 26 Junho 2012 a coisa é que ele não dá uma reposta honesta. eu não quero saber de estudos e dados. quero é a opinião dele, quero é saber como é que ele está a processar tudo aquilo que elaborei e lhe perguntei. A opinião dele e as opiniões certificadas que constam de uma determinada cartilha são uma e a mesma coisa. Mas pelo menos não lhe falta coerência e honestidade. Já o referiu claramente. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 26 Junho 2012 E já agora, porque é que acabas muitos dos teus posts com essas imagens? faz-te sentir mais convicto do que escreves? ou é só para receber likes? Tu fizeste-me uma pergunta que envolve estudos e datas, mas mesmo assim dito de maneira simples se os dinossauros foram criados ao 5 dia e os humanos no fim do 6 dia criativo então os dinossauros tem mais de 6 mil anos claramente. quero é saber como é que tu fundamentas isto, na tua opinião. tua lógica. a tua opinião isto é. não acreditas que os humanos andaram com os dinossauros? não consegues aceitar que os dinossauros têm mais de 6 mil anos? não consegues acreditar nas bases da ciência que provam que os fósseis existem há dezenas de milhões de anos no planeta? que o próprio planeta existe há biliões de anos? não concebes a ideia ou simplesmente desvalorizas ou até repugnas isto? basicamente, acreditas mesmo que "Deus" criou os dinossauros e que eles magicamente têm mais anos que "Adão e Eva"? Nem concebes a ideia de fósseis de humanos com mais de 6 mil anos? Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 26 Junho 2012 Mas nunca me consigo livrar do sentimento que esse tipo de busca constante e sistemática tem por trás, ainda que de forma implícita, uma dúvida. Como se fossem regularmente assaltados pela questão: "E se eu estiver enganado?" E então tratam de aprofundar a matéria, de encontrar mais suportes que lhes permitam pacificar a sua consciência. Se calhar até há ateus que se investem na religião por, como dizes, terem essa dúvida, mas acho que faz mais sentido que o que os impele é a religião ser um tema muito interessante, e ser adoptada por tão enormes números de pessoas, condicionando os seus comportamentos. Qualquer coisa que tenha esse tipo de influência sobre as pessoas é certamente algo que se deve investigar, penso eu. Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 26 Junho 2012 Nem concebes a ideia de fósseis de humanos com mais de 6 mil anos? Duh, isso não vem na bíblia logo é falso toda a gente sabe Compartilhar este post Link para o post
BisDost Publicado 26 Junho 2012 Quillbeast acreditas mesmo nisso tudo que tás a dizer? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 26 Junho 2012 mas isto é algo omnipresente, estou em crer. Com frequência e intensidades distintas, mas existe. Bem a propósito, olha esta espécie de rant do Dawkins: http://www.youtube.com/watch?v=6mmskXXetcg já deves ter visto, mas acredito que existem pessoas que o não viram. Por acaso não tinha visto. Mas até era no Dawkins que eu estava a pensar quando te dei a última resposta. Já li melhores argumentos vindos dele. A responder à questão "E se você estiver enganado?" com um "E se você estiver enganada?" não me parece particularmente brilhante. Compartilhar este post Link para o post
Quillbeast Publicado 26 Junho 2012 (editado) quero é saber como é que tu fundamentas isto, na tua opinião. tua lógica. a tua opinião isto é. não acreditas que os humanos andaram com os dinossauros? não consegues aceitar que os dinossauros têm mais de 6 mil anos? não consegues acreditar nas bases da ciência que provam que os fósseis existem há dezenas de milhões de anos no planeta? que o próprio planeta existe há biliões de anos? não concebes a ideia ou simplesmente desvalorizas ou até repugnas isto? basicamente, acreditas mesmo que "Deus" criou os dinossauros e que eles magicamente têm mais anos que "Adão e Eva"? Nem concebes a ideia de fósseis de humanos com mais de 6 mil anos? Os humanos tem 6 mil anos de existência. Os dinossauros tem mais milhares de anos não acredito nos milhões. Se Deus criou tudo isso incluí também os dinossauros. Editado 27 Junho 2012 por Quillbeast Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 27 Junho 2012 Revejo a quarta parte e a aleatoriedade e displicência com que o telemóvel do Padre toca e não consigo deixar de esboçar novo sorriso. Red, em relação ao que estava a dizer, estou a referir-me do minuto 6 até ao final, quando o Saramago diz que na DUDH devia haver o direito à heresia, sendo que o Saramago, na posição de não crente (e por extensão, todos) nunca estaria a ser herético naquilo que escreve/diz. Mas isto não é tão simples quanto pode parecer, visto que a Igreja já condenou e condena heresias de ateus... Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 27 Junho 2012 (editado) Editado 27 Junho 2012 por LgD Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 27 Junho 2012 Por acaso não tinha visto. Mas até era no Dawkins que eu estava a pensar quando te dei a última resposta. Já li melhores argumentos vindos dele. A responder à questão "E se você estiver enganado?" com um "E se você estiver enganada?" não me parece particularmente brilhante. vale sempre a pena ter em consideração o que este homem diz. E aqui parece que falhas, porque não é bem esse o argumento dele... se me permites, o x da resposta dele é que existem condicionantes determinados e estudáveis/sistematizáveis que revelam o porquê da escolha de uma religião em detrimento doutra (local de nascimento, ambiente, etc.), ou seja, existe uma certa predisposição para, em conjunto com o referido, não se acreditar numa coisa e se depositar confiança noutra. Depois, expande um pouco argumento - de forma talvez abusiva - para lhe explicar que nasceu na América e por isso é cristã mas que se tivesse nascido na Índia seria uma hindu e por aí adiante. Assim, a religião dela acaba por ser o resultado de um conjunto de fatores. Por fim, a ideia é rematada através das probabilidades, que jogam em favor dele devido ao vasto leque de evidências que existem para consubstanciar o que ele defende, ao invés de simples fé ou crença. No fundo, eu penso que essa última frase ("E se você estiver enganada?") é algo irrelevante, interessa nesta resposta dele perceber que existe um background tão estudado e analisado por ele de dados que não se contradizem - e para ele, enquanto biólogo evolucionista e, claro está, homem da ciência são determinantes - que nem há grande tempo para pensar em "e se estiver errado?" porque esse tal estudo constante e, arrisco-me a dizer, esta espécie de "pregação das boas novas" que ele faz, lhe ocupam o tempo todo e o satisfazem. Até me admira como tu, normalmente tão atento, não teceste um comentário que estaria mais à espera: ele disserta sobre tudo e mais alguma coisa sem se cingir à pergunta dela como se não tivesse uma resposta condizente com a pergunta. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 27 Junho 2012 Eu não sei se já falei sobre isto aqui... Se a gula é um dos 7 pecados mortais porque é que existem tantos padres gordos? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Junho 2012 Se calhar até há ateus que se investem na religião por, como dizes, terem essa dúvida, mas acho que faz mais sentido que o que os impele é a religião ser um tema muito interessante, e ser adoptada por tão enormes números de pessoas, condicionando os seus comportamentos. Qualquer coisa que tenha esse tipo de influência sobre as pessoas é certamente algo que se deve investigar, penso eu. Claro que sim. Mas ao mesmo tempo é um tema complicado de se investigar com imparcialidade. Quanto à religião não há isenção, não há espírito aberto. Há todo um mundo de ideias pré-concebidas, há os que acreditam em Deus e os que não acreditam, são muito raros (se é que há algum) os que não têm uma posição já firmada sobre o assunto. E além disso a questão da religiosidade, sendo na sua essência uma vivência pessoal, assume muitas formas e variantes. Tal como a noção de Deus. Daí que o Saramago se tenha dedicado, quase em exclusivo, a derrubar a leitura literal dos textos sagrados. Ou que o Dawkins tenha deixado expresso logo no início do seu livro A Desilusão de Deus que o livro "...não se refere ao Deus de Einstein..." delimitando claramente o seu âmbito ao Deus bíblico e antropomórfico. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Junho 2012 vale sempre a pena ter em consideração o que este homem diz. E aqui parece que falhas, porque não é bem esse o argumento dele... se me permites, o x da resposta dele é que existem condicionantes determinados e estudáveis/sistematizáveis que revelam o porquê da escolha de uma religião em detrimento doutra (local de nascimento, ambiente, etc.), ou seja, existe uma certa predisposição para, em conjunto com o referido, não se acreditar numa coisa e se depositar confiança noutra. Depois, expande um pouco argumento - de forma talvez abusiva - para lhe explicar que nasceu na América e por isso é cristã mas que se tivesse nascido na Índia seria uma hindu e por aí adiante. Assim, a religião dela acaba por ser o resultado de um conjunto de fatores. Por fim, a ideia é rematada através das probabilidades, que jogam em favor dele devido ao vasto leque de evidências que existem para consubstanciar o que ele defende, ao invés de simples fé ou crença. No fundo, eu penso que essa última frase ("E se você estiver enganada?") é algo irrelevante, interessa nesta resposta dele perceber que existe um background tão estudado e analisado por ele de dados que não se contradizem - e para ele, enquanto biólogo evolucionista e, claro está, homem da ciência são determinantes - que nem há grande tempo para pensar em "e se estiver errado?" porque esse tal estudo constante e, arrisco-me a dizer, esta espécie de "pregação das boas novas" que ele faz, lhe ocupam o tempo todo e o satisfazem. Até me admira como tu, normalmente tão atento, não teceste um comentário que estaria mais à espera: ele disserta sobre tudo e mais alguma coisa sem se cingir à pergunta dela como se não tivesse uma resposta condizente com a pergunta. Não me parece irrelevante. Depois de todo o enquadramento que ele deu, eu estava à espera de uma resposta mais direta. Concluiu com a devolução da pergunta. Como disse já li melhor da parte dele. Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 27 Junho 2012 Não me parece irrelevante. Depois de todo o enquadramento que ele deu, eu estava à espera de uma resposta mais direta. Concluiu com a devolução da pergunta. Como disse já li melhor da parte dele. Pois, mas é pálido em comparação com o resto que ele disse e, que eu, salvo erro ou interpretação desmedida, tentei explicar. Fala-me desses (melhores) argumentos, aqueles em que tu vais para a cama a pensar "espera lá... afinal!" :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Junho 2012 Pois, mas é pálido em comparação com o resto que ele disse e, que eu, salvo erro ou interpretação desmedida, tentei explicar. Fala-me desses (melhores) argumentos, aqueles em que tu vais para a cama a pensar "espera lá... afinal!" :mrgreen: Não vou agora andar à procura de citações... Li há coisa de 6 meses A Desilusão de Deus e achei-o muito bom. Com um raciocínio claro e coerente. E no livro ele transcreve várias situações de conferências, debates e entrevistas em que esmaga por completo a argumentação dos seus oponentes ou responde de forma perfeita a algumas questões aparentemente mais problemáticas. Eu estava à espera que o exemplo que aí colocaste fosse algo semelhante e não fiquei tão rendido. E para responder à tua insinuação do "espera lá... afinal!" posso dizer-te que de cada vez em que esse pensamento ameaçava assaltar a minha mente relia a passagem do livro em que ele diz "Neste sentido também eu sou religioso..." :lol: Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 27 Junho 2012 Não vou agora andar à procura de citações... Li há coisa de 6 meses A Desilusão de Deus e achei-o muito bom. Com um raciocínio claro e coerente. E no livro ele transcreve várias situações de conferências, debates e entrevistas em que esmaga por completo a argumentação dos seus oponentes ou responde de forma perfeita a algumas questões aparentemente mais problemáticas. Eu estava à espera que o exemplo que aí colocaste fosse algo semelhante e não fiquei tão rendido. E para responder à tua insinuação do "espera lá... afinal!" posso dizer-te que de cada vez em que esse pensamento ameaçava assaltar a minha mente relia a passagem do livro em que ele diz "Neste sentido também eu sou religioso..." :lol: Eu ainda não li esse, curiosamente a crítica não foi tão consensual em relação ao brilhantismo desse título. O Desidério Murcho, por exemplo, apontava-lhe "falhas de principiante", se bem me recordo. Mas tratarei de comprá-lo. O "espera lá...afinal!" foi uma insinuação daquelas inocentes, compreende-se. E essa situação é perfeitamente normal, ele toma uma apropriação de religioso e dá-lhe um significado próprio, tu já defendeste essa liberdade aqui. O mesmo vale para fé, expresso neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Sm220Q5wks4 Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 27 Junho 2012 O Desidério Murcho, por exemplo, apontava-lhe "falhas de principiante", se bem me recordo. Mas tratarei de comprá-lo. Por curiosidade fui ver o que dizia mesmo o Desidério Murcho, até porque lembro-me de ser um dos autores do meu manual de filosofia: Este seu último livro é uma defesa do ateísmo. E como seria de prever, para quem conhece bem Dawkins, é um desastre. Directo :lol:. Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 27 Junho 2012 Por curiosidade fui ver o que dizia mesmo o Desidério Murcho, até porque lembro-me de ser um dos autores do meu manual de filosofia: Este seu último livro é uma defesa do ateísmo. E como seria de prever, para quem conhece bem Dawkins, é um desastre. Directo :lol:. pois, não é bem aquilo que eu disse, mas a análise não é a mais complacente, ideia com que tinha ficado. Btw, o livro é o pensar azul ou pensar filosofia e tem uma capa azul escura né? E coloca aqui o link para ler tudo, com sorte ainda se junta os que o Quillbeast citou e faz-se um compêndio de links úteis para o debate. Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 27 Junho 2012 (editado) pois, não é bem aquilo que eu disse, mas a análise não é a mais complacente, ideia com que tinha ficado. Btw, o livro é o pensar azul ou pensar filosofia e tem uma capa azul escura né? E coloca aqui o link para ler tudo, com sorte ainda se junta os que o Quillbeast citou e faz-se um compêndio de links úteis para o debate. Foi daqui que tirei: A crítica do God Delusion do Desidério O livro era o Arte de Pensar e tinha uma capa azul escura para o 10º e preta para o 11º. E: a não ser que estivesses a pedir um link para o manual, mas duvido, e de qualquer maneira não acho que haja. Editado 27 Junho 2012 por totava Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 27 Junho 2012 Foi daqui que tirei: A crítica do God Delusion do Desidério O livro era o Arte de Pensar e tinha uma capa azul escura para o 10º e preta para o 11º. E: a não ser que estivesses a pedir um link para o manual, mas duvido, e de qualquer maneira não acho que haja. não, era mesmo isso. Depois partilho a ideia com o OP. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 27 Junho 2012 Eu não sei se já falei sobre isto aqui... Se a gula é um dos 7 pecados mortais porque é que existem tantos padres gordos? São homens como os outros, sujeitos a tentações. Se até Jesus Cristo pecou... Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 27 Junho 2012 São homens como os outros, sujeitos a tentações. Se até Jesus Cristo pecou... Mas a gula é um pecado mortal. Não deveriam eles ser punidos? Como podem continuar a representar a religião após praticarem um dos 7 pecados mortais? Compartilhar este post Link para o post