Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Shuffle

[Musica] Hip-Hop Português

Publicações recomendadas

quem produziu a memo a veres do regula? e super basica

descobri...aposto que não meteram quem produziu porque copiaram isto directamente desta lol

Editado por Arnold

Compartilhar este post

Link para o post

[youtubehd]IuWBmcNzv9Q[/youtube

Muito boa, a mostrar a versatilidade do melhor grupo português :prayer:

top top top! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Andei a fazer uma "pesquisa" sobre cenas mais antigas daqui do Norte. Berna, Mundo, Né, MdG e outros que tanto prometiam e em nada deram e f*da-se, a essência daqueles sons mais antigos é fantástica.

Descobri uma musica da Real Companhia (Mundo e Berna) que tem o beat da I'm the King, do Royce, f*da-se que musica soberba.

Tenho aqui agora as mixtapes/albuns todas do Mundo e ando a ouvir, também. Mais Terrorismo Sónico, Sindicato Sonoro, DJ Nelassassin, f*da-se isto são obras primas.

Já devias estar a ouvir isso há mais tempo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Já devias estar a ouvir isso há mais tempo :mrgreen:

Eu já conhecia, obviamente. Só que apenas ouvia m*rda mais soltas.

Compartilhar este post

Link para o post

Andei a fazer uma "pesquisa" sobre cenas mais antigas daqui do Norte. Berna, Mundo, Né, MdG e outros que tanto prometiam e em nada deram e f*da-se, a essência daqueles sons mais antigos é fantástica.

Descobri uma musica da Real Companhia (Mundo e Berna) que tem o beat da I'm the King, do Royce, f*da-se que musica soberba.

Tenho aqui agora as mixtapes/albuns todas do Mundo e ando a ouvir, também. Mais Terrorismo Sónico, Sindicato Sonoro, DJ Nelassassin, f*da-se isto são obras primas.

O que queres dizer com "tanto prometiam e em nada deram"?

Não concordo nada. Os sons estão aí e isso é que interessa. Muitos não conseguiram viver da musica, mas na altura também não era o que mais importava, e a verdade é que com mais ou menos dificuldade foram fazendo a sua cena, na verdade foram bons tempos esses.

Ainda aqui há um ou 2 meses falei com o Martinez que fez parte dos Matozoo, que acabou por deixar de vez de rimar e que tem uma postura um bocado critica em relação ao som que faziam, diz que eram pouco musicais, mas a verdade é que recentemente já dei por mim a ouvi-los de novo e hoje parecem-me muito à frente do seu tempo. Faziam uma cena quase experimental, longe de qualquer estereótipo dos que hoje parecem incontornáveis no rap. E faziam a cena para curtir, só.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o que ele quis dizer é que não tiveram o reconhecimento que têm hoje bandas como Mind da Gap e Dealema, pelo menos reconhecimento fora do público habitual, mas eram alturas diferentes e talvez o público na altura fosse menos "culto".

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas isso faz parte da história do hiphop por cá. São grupos e mc's do tempo em que nada existia que não fosse "underground", e cá em cima especialmente, porque em Lisboa sempre houve um ou outro fenómeno de popularidade fora do "movimento", estilo Black Company, Boss AC e mais um ou outro.

Era o tempo pré-moda do hiphop, curiosamente depois quando a moda chegou ainda foi mais complicado para alguns grupos continuarem ou pelo menos fazerem coisas com qualidade já que a pressão de agradar e sacar uns guitos era demasiada. Os que se safaram e sobreviveram a isso ganharam grande experiência e maturidade, e isso vê-se bem nos trabalhos deles, infelizmente esse período de moda excessiva também levou foi ao desaparecimento total de um underground no sentido em que ele antes existia e que era a realidade em que muitos se sentiam bem e onde tinham o seu reconhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

O que queres dizer com "tanto prometiam e em nada deram"?

Não concordo nada. Os sons estão aí e isso é que interessa. Muitos não conseguiram viver da musica, mas na altura também não era o que mais importava, e a verdade é que com mais ou menos dificuldade foram fazendo a sua cena, na verdade foram bons tempos esses.

Ainda aqui há um ou 2 meses falei com o Martinez que fez parte dos Matozoo, que acabou por deixar de vez de rimar e que tem uma postura um bocado critica em relação ao som que faziam, diz que eram pouco musicais, mas a verdade é que recentemente já dei por mim a ouvi-los de novo e hoje parecem-me muito à frente do seu tempo. Faziam uma cena quase experimental, longe de qualquer estereótipo dos que hoje parecem incontornáveis no rap. E faziam a cena para curtir, só.

Disse isso no sentido em que deixaram de trabalhar na área, de mandar trabalhos para fora, entendes ? Nunca mais ouviste falar de Berna (apesar de que vai agora voltar com um novo projecto no SH) ou de gajos como o Each e alguns mais. Pela maneira que falas dás-me a ideia de seres mais velho que eu e, devido a isso, apreciaste uma época do Hip Hop cá em Portugal que eu adorava ter também assistido. E quem diz cá em Portugal diz nos Estados Unidos, também. Porque, como disse, e tu também, faziam a cena só mesmo para curtir e não para agradar ás massas (porque, de uma maneira ou de outra, hoje em dia, a maior parte dos artistas tem muito em consideração o seu publico alvo). Obviamente que isso tambem é do interesse deles, mas não era aquilo que os motivava a fazer as cenas que faziam.

O movimento, antigamente, era muito mais simples porque era mais genuíno, e é isso que me continua a prender aos trabalhos dessas alturas.

Ou seja, basicamente aquilo que eu queria dizer é que foram desaparecendo á medida que o movimento foi evoluindo e que o tempo foi passando e não conseguiram dar continuidade aquilo que faziam na altura. Uns por uns motivos, outros por outros motivos. Talvez não me tenha explicado bem, anteriormente.

Editado por K-Dot

Compartilhar este post

Link para o post

O Berna realmente desapareceu uns tempos desde o último trabalho de Sindicato Sonoro, mas tenho a sensação que vai voltar com um projecto estrondoso com Pro Seeds, mas dá para entender o que queres dizer, era mais genuíno também por não existirem 7 cães a um osso, tanto o público como quem fazia era menos "culto" porque o hip-hop era novo por cá, agora há mais MC's que outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

O Berna realmente desapareceu uns tempos desde o último trabalho de Sindicato Sonoro, mas tenho a sensação que vai voltar com um projecto estrondoso com Pro Seeds, mas dá para entender o que queres dizer, era mais genuíno também por não existirem 7 cães a um osso, tanto o público como quem fazia era menos "culto" porque o hip-hop era novo por cá, agora há mais MC's que outra coisa.

Por acaso também estou com grandes expetativas para este regresso dele. De resto é mesmo isso. Tal e qual.

Compartilhar este post

Link para o post

also o novo album do Valete (não sei quando sai) vai ser um pouco diferente do que ele fez até agora

Compartilhar este post

Link para o post

also o novo album do Valete (não sei quando sai) vai ser um pouco diferente do que ele fez até agora

Desde 2011 que está para sair ou antes, se não estou em erro.

Compartilhar este post

Link para o post

A única diferença que dá p'ra ver agora em relação aos outros álbuns é que os outros saíram :mrgreen:

E nem é desde 2011, isso foi quando ele anunciou o álbum no Sudoeste, ele anda p'ra lançar um álbum desde o Serviço Público.

Compartilhar este post

Link para o post

O DEAU vai estar na Casa da Musica no Porto dia 21 para uma pré apresentação do novo album. Estou bastante curioso para ver o que vai sair dali, já que as duas musicas que sairam cá para fora dele estão qualquer coisa mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem o Kromu foi baleado pela policia numa perna e o LBC foi espancado junto com mais duas pessoas do Moinho da Juventude. Nos media tem saído que houve uma "invasão" da esquadra da PSP de Alfragide, mas pelos vistos o que aconteceu foi diferente.

Invadidos por notícias de “invasões”, deixamos aqui, (embora com mais actualizações para breve), o relato dos acontecimentos vividos hoje no Bairro da Cova da Moura e na Esquadra da PSP de Alfragide:

a) No início da tarde uma patrulha da PSP da esquadra de Alfragide invadiu o Bairro da Cova da Moura, numa acção de rotina que concluiu na detenção de uma pessoa;

b) Durante a acção, o detido – apesar de não ter oferecido resistência – foi agredido violentamente, de pé e depois no chão, pelos diversos elementos da PSP presentes;

c) Perante o elevado número de testemunhas (algumas talvez armadas com telemóveis que filmam) , a PSP tratou de “limpar” as redondezas com recurso a violência física. A todos aqueles que: pela distância, por estarem à janela ou em propriedade privada e por isso distantes do cassetete , a polícia optou pelo disparo de balas de borracha;

d) Entre as vítimas das balas contam-se: mãe e filho (de apenas três anos de idade) que foram evacuados para o hospital, a mãe foi sujeita a uma operação cirúrgica; uma mulher atingida na face que se encontrava à janela; dois deficientes físicos; e ainda um grupo de raparigas que se encontrava no espaço público;

e) Perante o caos instalado pela PSP, quatro cidadãos do Bairro, alguns colaboradores do Moinho da Juventude, cientes do seus direitos e preocupados com a situação criada, dirigiram-se à esquadra de Alfragide para apresentar queixa dos baleados e saber informações do detido na acção de Bairro.

f) Apesar da esquadra ser um espaço público com serviço de atendimento ao cidadão, isso não impediu que os quatro fossem agredidos por vários agentes, em franca maioria, e que recorreram inclusive, e novamente, a balas de borracha;

g) Um sexto indivíduo que se encontrava no espaço público da esquadra foi agregado pela PSP aos 5 previamente detidos;

h) Dada a natureza das agressões, os seis indivíduos foram assistidos durante várias horas no hospital Amadora-Sintra, e diga-se, estavam todos irreconhecíveis, tal a brutalidade da acção policial;

Durante todo o tempo de espera e desenvolvimento da situação dos detidos, a polícia apresentou-se nervosa, talvez consciente da dimensão do corrido. Vários polícias fardados e à paisana cobriam várias espaços do hospital de forma desconfiada, enquanto na esquadra faziam o possível por não exteriorizar, embora de forma infrutífera, a insegurança dos seus actos. Como se o cenário não fosse estranho o suficiente, ficamos a saber que um dos polícias da esquadra de Alfragide ostenta uma tatuagem nazi.

É evidente que, por tudo o descrito e pelas notícias veiculadas pela PSP aos media, vão tentar acusar este grupo de cidadãos de um crime directamente proporcional ao erro grave cometido pela corporação. Temos de estar vigilantes e atentos.

Afinal quem invade quem?

Observatório do Controlo e Repressão

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Fica só a faltar saber de que ano.

Ele deu a entender que não tardaria muito.

Antes que perguntem porquê ele veio aonde eu estudo dar uma entrevista.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem o Kromu foi baleado pela policia numa perna e o LBC foi espancado junto com mais duas pessoas do Moinho da Juventude. Nos media tem saído que houve uma "invasão" da esquadra da PSP de Alfragide, mas pelos vistos o que aconteceu foi diferente.

Invadidos por notícias de “invasões”, deixamos aqui, (embora com mais actualizações para breve), o relato dos acontecimentos vividos hoje no Bairro da Cova da Moura e na Esquadra da PSP de Alfragide:

a) No início da tarde uma patrulha da PSP da esquadra de Alfragide invadiu o Bairro da Cova da Moura, numa acção de rotina que concluiu na detenção de uma pessoa;

b) Durante a acção, o detido – apesar de não ter oferecido resistência – foi agredido violentamente, de pé e depois no chão, pelos diversos elementos da PSP presentes;

c) Perante o elevado número de testemunhas (algumas talvez armadas com telemóveis que filmam) , a PSP tratou de “limpar” as redondezas com recurso a violência física. A todos aqueles que: pela distância, por estarem à janela ou em propriedade privada e por isso distantes do cassetete , a polícia optou pelo disparo de balas de borracha;

d) Entre as vítimas das balas contam-se: mãe e filho (de apenas três anos de idade) que foram evacuados para o hospital, a mãe foi sujeita a uma operação cirúrgica; uma mulher atingida na face que se encontrava à janela; dois deficientes físicos; e ainda um grupo de raparigas que se encontrava no espaço público;

e) Perante o caos instalado pela PSP, quatro cidadãos do Bairro, alguns colaboradores do Moinho da Juventude, cientes do seus direitos e preocupados com a situação criada, dirigiram-se à esquadra de Alfragide para apresentar queixa dos baleados e saber informações do detido na acção de Bairro.

f) Apesar da esquadra ser um espaço público com serviço de atendimento ao cidadão, isso não impediu que os quatro fossem agredidos por vários agentes, em franca maioria, e que recorreram inclusive, e novamente, a balas de borracha;

g) Um sexto indivíduo que se encontrava no espaço público da esquadra foi agregado pela PSP aos 5 previamente detidos;

h) Dada a natureza das agressões, os seis indivíduos foram assistidos durante várias horas no hospital Amadora-Sintra, e diga-se, estavam todos irreconhecíveis, tal a brutalidade da acção policial;

Durante todo o tempo de espera e desenvolvimento da situação dos detidos, a polícia apresentou-se nervosa, talvez consciente da dimensão do corrido. Vários polícias fardados e à paisana cobriam várias espaços do hospital de forma desconfiada, enquanto na esquadra faziam o possível por não exteriorizar, embora de forma infrutífera, a insegurança dos seus actos. Como se o cenário não fosse estranho o suficiente, ficamos a saber que um dos polícias da esquadra de Alfragide ostenta uma tatuagem nazi.

É evidente que, por tudo o descrito e pelas notícias veiculadas pela PSP aos media, vão tentar acusar este grupo de cidadãos de um crime directamente proporcional ao erro grave cometido pela corporação. Temos de estar vigilantes e atentos.

Afinal quem invade quem?

Observatório do Controlo e Repressão

[youtubehd]1MLVViwN_K8[/youtubehd

Esse abuso de autoridade não é de hoje infelizmente, já vim discutindo isso muitas vezes com pessoal que conheço, infelizmente em Portugal e não só, ter uma farda é sinónimo de um livre passe para se fazer o que se quer, nas notícias que vi acho que não foi mencionado mas não vai tardar muito a associarem o rap a isto e dizerem "Entre os suspeitos estavam 2 rappers" ou algo do género como a comunicação social sempre faz.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa música do DEAU com Bezegol tá brutal. O beat é mesmo o tipo de rap que curto...

E apesar de curtir imenso do Deau, as rimas e a mensagem que o gajo traz, a dicção dele é f*dida de entender! Não sei se sou só eu, mas o gajo carrega imenso nos sssssssssssssssonsssxxx. Tão a perceber? às vezes tenho que ouvir a música 3 ou 4 vezes para entender tudo o que ele diz. Acho que falta melhorar a dicção e a fluência na rima para estar ao nível dos reis Valete, SKT e Mundo Segundo.

Quanto a essa questão do underground e do "antigamente é que o rap era bom", acho que tudo é consequência dos tempos em que vivemos agora... Qual não é o gajo que gosta de ver o trablho valorizado? um gajo sabe rimar, manda umas dicas bacanas, se calhar ganhas umas battles na tua rua e dás escáfia à malta toda com rimas brutais, mas... e depois? Ficas satisfeito com o teu trabalho só conhecido ali? Com todas as vantagens de seres conhecido e poderes tirar frutos (e ainda maior prazer?) do que mais gostas de fazer, supostamente RAP? Crias uma página de facebook, metes 10 paus num anúncio de page likes e tens 5k likes num instante...

O grande problema do mainstream (E que não é um problema, tá claro) é o facto das coisas perderem qualidade e a cena genuína que o RAP tem. Vemos um puto como o D8 que diz que é rapper, vai para uma cena de talentos dizer que ama hip-hop, tem uma vida f*dida (como muita gente tem), faz uns sons em nome da avó e a descarregar a raiva pelo pai que o abandonou e pimbas... Acho que o puto tem talento, ainda é novo e tem muito para crescer. Mas não "merece" ter o público que ttem e o hype que tem... Ou merece?

Lá está, o mérito é algo bastante variável e que vai ter sempre 2 lados da moeda. Ele faz a música dele e consegue fazer com que 10 mil pessoas estejam a ouvi-lo e a pagar para tal. O puto não tem mérito? eu nao curto de o ouvir, mas pá... As massas curtem-no. Mas as 'massas' também votam no PSD e no PS e eu tenho que me aguentar à bronca.

O Regula tambem lança sons de m*rda, edita discos que vendem e estão nos top's ... tem mérito por ter percebido que o comercial é que estava a dar e que se voltasse a fazer sons iguais aos de 2005 ninguém o conheceria? Vão a uma discoteca à 6ª ou sábado, seja ali na azeitice das docas ou na betice do Urban e tá toda a gente maravilhada a cantar/dançar "são p'raí uns 10 minutos a roçar na grossa...".

Eu que ouvia o Regula quando era puto fico sempre pasmado com a m*rda de lírica que põe nas musicas actuais, nos beats americanizados que usa... Mas fuck, o gajo só "seguiu o mercado", ganha umas coroas e tá a andar...

Não os podemos culpar por isso!

Isto para me meter na conversa do underground e não sei quê! foi só m*rda q escrevi bem à toa sem pensar no assunto lol

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...