Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zimene

[Pedidos] Tácticas

Publicações recomendadas

No meu ponto de vista qualquer táctica com 2 pontas de lança, seja ele 442 clássico ou não, tem a si associados alguns problemas no item da posse de bola.

Antes de mais, posse de bola, está intimamente ligada ao estilo de passe.

Queres posse de bola, queres controlar o jogo, dominar o jogo através da gestão da mesma. Com 2 PL na frente ficas com uma linha de 4 no meio campo, sem nenhum jogador que te permita jogar na vertical, por falta de um jogador que posse romper as linhas e faça a ligação meio campo/ataque. O teu jogo em 442 clássico, irá ser predominantemente horizontal, com a bola a sair por 2 caminhos. Directa para os PL onde será mais dificil dar seguimento à jogada, visto que os defesas contrários cairão em cima deles, ou através dos alas. Resumindo, sob pressão, dificilmente terás muita posse de bola, devido à falta de homens no centro do terreno. Geralmente para ter posse de bola, precisas de um homem a mais do que o adversário em determinada zona do terreno, para ir criando triângulos, que te permitam circular a bola sem problemas e progredindo no terreno. Ora, com 442 clássico vais ter dificuldade em criar essa superioridade numérica para circular a bola sem problemas, nomeadamente no centro do terreno, onde a meu ver, quem quer posse de bola, tem de ter superioridade. Em processo atacante a tua equipa vai circular a bola entre os 2 MC´s preferencialmente, por força do passe curto. Manifestamente pouco para circular a bola em condições. Sob pressão estes ou jogam para trás/lado ou mandam chutão para os PL, sem nexo. Resumindo, as perdas de bola serão muitas, e a posse de bola pouca.

Em meu entender tácticas com 2 PL, raramente darão frutos com passe curto. Mas é a minha opinião e vale o que vale. Se há muita gente na frente, é preciso por a bola na frente, tão rápido quanto possível, nas melhores condições jogáveis.

Voltando ao 442 clássico, e se realmente queres fazer vingar esse sistema, no teu caso optaria por usar um estilo de passe misto/directo, provavelmente com preferência de jogo pelas alas, com muito cruzamentos para a área para 1 ou 2 "tanques" para cabecear. Também existia a possibilidade de jogar pelo centro e alas, mas nesse caso com um dos PL mais rápido e móvel.

Se realmente queres posse de bola, o meu humilde conselho é esqueceres os 2 PL, e jogar apenas com um. Depois arranjar um sistema que te permita ter à priori vantagem numérica no centro do terreno. Também sou da opinião do passe curto estar associado a um bloco mais curto, que potencia a circulação de bola, pelo facto dos jogadores estarem mais perto uns dos outros, embora possa causar alguma polémica pelo facto dos espaços serem mais fáceis de controlar por parte de quem defende, visto que a profundidade da equipa é menor.

Resumindo, e para terminar, o principio do controlo de jogo pela gestão da posse de bola quanto a mim assenta nos seguintes pontos:

- Passe curto

- Bloco curto

- Linha defensiva normal

- Foco no passe Misto

- Jogadores com bom índice de passe, primeiro toque, técnica, finta e velocidade. (além de todos os outros itens aconselháveis a cada posição)

Outras abordagens e interpretações haverão, por enquanto a minha é esta.

Bons jogos e diverte-te.

Obrigado!

Cumpz :wink:

Compartilhar este post

Link para o post
Boas! Tou na época 2010/2011 com o Fátima, e subi agora à BWIN Liga. O meu objectivo e o da direcçao é manter-me no principal escalão do futebol portugues. Tenho feito umas contratações boas, mas agora preciso de uma táctica! Qual/quais é que aconselham?? Desde já muito obrigado! 1 abraço a todos!

Aconselho a 4-2-1-2-1

eu subi com o chaves e fiquei em 9

Compartilhar este post

Link para o post

Tou em 2012.. versão original sem patch.. fui agora para a selecção nacional.. alguma ideia para táctica? Se possível das disponíveis aqui no forum que de resultado

Compartilhar este post

Link para o post

Boas!

Acham que com 4 defesas os avancados rendem mais do que com 3 centrais? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

'Tou em 2012.. versão original sem patch.. fui agora para a selecção nacional.. alguma ideia para táctica? Se possível das disponíveis aqui no forum que de resultado'

Compartilhar este post

Link para o post
Bem, este tópico é dos que tem menos qualidade no fórum...muitas perguntas para poucas ou nenhuma resposta...

Deixo-vos um conselho, desesperados jogadores de Football Manager: peguem num template qualquer (4-4-2, 4-3-3, whatever), que se adapte à vossa equipa. Por exemplo, se têm 2 avançados muito bons, optem por um 4-4-2. Se o vosso forte são os vossos extremos, adaptem o moderno 4-3-3 (4-1-2-2-1).

Depois apliquem as seguintes instruções de equipa:

1.Para gigantes europeus (ex. Milan, Real Madrid)

Mentalidade: 14

Liberdade Criativa: 10

Passe: 4

Temporização: 4

Comprimento: 14

Pressão: 13

Perder Tempo: 6

Linha Defensiva: entre 11 a 14 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Desarme: Duro

Outras opções:

Utilizem a marcação apertada, excepto nos avançados e médios criativos

Utilizem jogador alvo se contarem com um avançado de enorme qualidade

Utilizem organizador se um dos vossos médios centrais tem qualidade técnica e psicológica acima do normal

2.Para equipas grandes (ex. Tottenham, FC Porto)

Mentalidade: 13

Liberdade Criativa: 9

Passe: 6

Temporização: 6

Comprimento: 13

Pressão: 12

Perder Tempo: 7

Linha Defensiva: entre 9 a 14 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Desarme: Normal

Outras opções:

Utilizem organizador se um dos vossos médios centrais tem qualidade técnica e psicológica acima do normal

Joguem em contra-ataque se jogarem contra equipas bastante fortes. Aqui é essencial jogarem em bloco curto (comprimento curto) e temporização normal ou rápida

3.Para equipas de médio valor (ex. Nice, Braga, Kaiserslautern)

Mentalidade: 10

Liberdade Criativa: 8

Passe: 11

Temporização: 11

Comprimento: 9

Pressão: 9

Perder Tempo: 11

Linha Defensiva: entre 7 a 10 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Outras opções:

Utilizem a marcação apertada nos defesas

Joguem em contra-ataque

4.Para equipas de baixo valor (ex. Gondomar, MK Dons, Millwall)

Mentalidade: 8

Liberdade Criativa: 6

Passe: 14

Temporização: 15

Comprimento: 6

Pressão: 7

Perder Tempo: 14

Linha Defensiva: entre 6 a 9 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Desarme: Suave

Outras opções:

Joguem em contra-ataque

5.Para equipas de baixíssimo valor (ex. FC Tirsense, York)

Mentalidade: 6

Liberdade Criativa: 5

Passe: 17

Temporização: 18

Comprimento: 4

Pressão: 5

Perder Tempo: 17

Linha Defensiva: entre 5 a 8 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Outras opções:

Joguem em contra-ataque

6.As instruções individuais - não menos importante!

-> Apliquem um pouco mais de liberdade criativa nos vossos 2 extremos (ou médios-ala) e no vosso médio mais criativo. Doseiem essa quantidade mediante a sua criatividade e imprevisibilidade;

-> Nas equipas de maior e média nomeada, baixem o valor de pressão e mentalidade nos defesas, dando 3 ou 4 toques para a esquerda na barra da mentalidade/pressão;

-> Optimizem o desempenho da vossa equipa nos cantos! Peçam ao vosso defesa mais alto que salte com o GR e ao jogador mais rápido que ataque o 1º Poste. Marquem os cantos para a área de 6 jardas;

-> Apliquem sempre desarme duro num jogador adversário que esteja ligeiramente lesionado;

-> Caso joguem contra uma equipa muito boa, procurem trocar a bola um pouco mais depressa, dando dois toques para a direita no passe e na temporização. Aumentem também a linha defensiva, para obrigá-los a rematar de longe. Mas não exagerem no aumento tá? :compinchas:

-> De 15 em 15 jogos mexam ligeiramente no comprimento da equipa. Ou um toque para a esquerda ou um toque para a direita, não interessa. É só para que a Inteligência Artificial do Football Manager tenha mais dificuldades em contrariar a vossa táctica

-> Cortem no número de remates de longe e corridas com bola, caso treinem uma equipa de valor reduzido: os jogadores não tem pernas nem técnica para o fazer...

E por agora penso ser tudo. Qualquer coisa, usem o Grémio Táctico, se eu puder apareço por lá e tiro-vos as dúvidas, se o souber fazer.

Um abraço ;)

Edit e um apelo: Não façam batota. Mesmo que estejam desesperados por ganhar, mesmo que a vossa equipa não atine com o vosso estilo de jogo, não usufruam do FM Scout nem do MCM (ou lá como aquilo se chama), para ganharem. Não são as vossas qualidades que vos estão a fornecer vitórias, mas sim o vosso lado fraco e cobarde. Peguem nos vossos olheiros e dêem-lhes trabalho. Sejam vocês mesmos a encontrar aquela estrela Sul-Americana! Sejam despedidos e afirmem-se no clube rival! Revejam 10 ou 20 vezes os golos que sofreram e vejam o que erraram! Consultem todos os Grémios Tácticos produzidos aqui no CMPortugal e vejam onde podem melhorar, e quando.

Acreditem: sem cheats nem tácticas e treinos de outros, até os empates vão começar a saber bem!

Acima de tudo, meus amigos, divirtam-se. O FM é um jogo muito divertido, os cheats é que o aborrecem. Um dia mais tarde vou querer ser eu a ler coisas destas vindas de vocês :compinchas:

(edit propositado pelos recentes desacatos no EMEM)

Desculpem eu não tou a perceber esses números, são atributos ou são as instruções da equipa para dar toques para esquerda ou direita?

Eu tou jogar com olivais e moscavide na liga bwin e não consigo ganhar jogos, tou usar 4-4-2 losango

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpem eu não tou a perceber esses números, são atributos ou são as instruções da equipa para dar toques para esquerda ou direita?

Eu tou jogar com olivais e moscavide na liga bwin e não consigo ganhar jogos, tou usar 4-4-2 losango

Compartilhar este post

Link para o post
Bem, este tópico é dos que tem menos qualidade no fórum...muitas perguntas para poucas ou nenhuma resposta...

Deixo-vos um conselho, desesperados jogadores de Football Manager: peguem num template qualquer (4-4-2, 4-3-3, whatever), que se adapte à vossa equipa. Por exemplo, se têm 2 avançados muito bons, optem por um 4-4-2. Se o vosso forte são os vossos extremos, adaptem o moderno 4-3-3 (4-1-2-2-1).

Depois apliquem as seguintes instruções de equipa:

1.Para gigantes europeus (ex. Milan, Real Madrid)

Mentalidade: 14

Liberdade Criativa: 10

Passe: 4

Temporização: 4

Comprimento: 14

Pressão: 13

Perder Tempo: 6

Linha Defensiva: entre 11 a 14 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Desarme: Duro

Outras opções:

2.Para equipas grandes (ex. Tottenham, FC Porto)

Mentalidade: 13

Liberdade Criativa: 9

Passe: 6

Temporização: 6

Comprimento: 13

Pressão: 12

Perder Tempo: 7

Linha Defensiva: entre 9 a 14 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Outras opções:

Joguem em contra-ataque se jogarem contra equipas bastante fortes. Aqui é essencial jogarem em bloco curto (comprimento curto) e temporização normal ou rápida

3.Para equipas de médio valor (ex. Nice, Braga, Kaiserslautern)

Mentalidade: 10

Liberdade Criativa: 8

Passe: 11

Temporização: 11

Comprimento: 9

Pressão: 9

Perder Tempo: 11

Linha Defensiva: entre 7 a 10 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Outras opções:

Utilizem a marcação apertada nos defesas

Joguem em contra-ataque

4.Para equipas de baixo valor (ex. Gondomar, MK Dons, Millwall)

Mentalidade: 8

Liberdade Criativa: 6

Passe: 14

Temporização: 15

Comprimento: 6

Pressão: 7

Perder Tempo: 14

Linha Defensiva: entre 6 a 9 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Outras opções:

Joguem em contra-ataque

5.Para equipas de baixíssimo valor (ex. FC Tirsense, York)

Mentalidade: 6

Liberdade Criativa: 5

Passe: 17

Temporização: 18

Comprimento: 4

Pressão: 5

Perder Tempo: 17

Linha Defensiva: entre 5 a 8 (depende da velocidade dos defesas. Quanto mais rápidos, mais alta deverá ser a linha)

Outras opções:

Joguem em contra-ataque

6.As instruções individuais - não menos importante!

-> Apliquem um pouco mais de liberdade criativa nos vossos 2 extremos (ou médios-ala) e no vosso médio mais criativo. Doseiem essa quantidade mediante a sua criatividade e imprevisibilidade;

-> Nas equipas de maior e média nomeada, baixem o valor de pressão e mentalidade nos defesas, dando 3 ou 4 toques para a esquerda na barra da mentalidade/pressão;

-> Optimizem o desempenho da vossa equipa nos cantos! Peçam ao vosso defesa mais alto que salte com o GR e ao jogador mais rápido que ataque o 1º Poste. Marquem os cantos para a área de 6 jardas;

-> Apliquem sempre desarme duro num jogador adversário que esteja ligeiramente lesionado;

-> Caso joguem contra uma equipa muito boa, procurem trocar a bola um pouco mais depressa, dando dois toques para a direita no passe e na temporização. Aumentem também a linha defensiva, para obrigá-los a rematar de longe. Mas não exagerem no aumento tá? :compinchas:

-> De 15 em 15 jogos mexam ligeiramente no comprimento da equipa. Ou um toque para a esquerda ou um toque para a direita, não interessa. É só para que a Inteligência Artificial do Football Manager tenha mais dificuldades em contrariar a vossa táctica

-> Cortem no número de remates de longe e corridas com bola, caso treinem uma equipa de valor reduzido: os jogadores não tem pernas nem técnica para o fazer...

E por agora penso ser tudo. Qualquer coisa, usem o Grémio Táctico, se eu puder apareço por lá e tiro-vos as dúvidas, se o souber fazer.

Um abraço ;)

Edit e um apelo: Não façam batota. Mesmo que estejam desesperados por ganhar, mesmo que a vossa equipa não atine com o vosso estilo de jogo, não usufruam do FM Scout nem do MCM (ou lá como aquilo se chama), para ganharem. Não são as vossas qualidades que vos estão a fornecer vitórias, mas sim o vosso lado fraco e cobarde. Peguem nos vossos olheiros e dêem-lhes trabalho. Sejam vocês mesmos a encontrar aquela estrela Sul-Americana! Sejam despedidos e afirmem-se no clube rival! Revejam 10 ou 20 vezes os golos que sofreram e vejam o que erraram! Consultem todos os Grémios Tácticos produzidos aqui no CMPortugal e vejam onde podem melhorar, e quando.

Acreditem: sem cheats nem tácticas e treinos de outros, até os empates vão começar a saber bem!

Acima de tudo, meus amigos, divirtam-se. O FM é um jogo muito divertido, os cheats é que o aborrecem. Um dia mais tarde vou querer ser eu a ler coisas destas vindas de vocês :compinchas:

(edit propositado pelos recentes desacatos no EMEM)

Boas! Esses toques sao para a direita ou para a esquerda?

Cumpz

Compartilhar este post

Link para o post

Boas...tenho uma duvida...as setinhas por exemplo para cima sao quando nos vamos para atacar e eles vao para aquela posição?

Cumpz...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, alguem me podia indicar uma boa tactica para o V.Guimaraes, e ja agora, que tivesse sido testada com clubes da mesma dimensao ?

( se possivel, indiquem me bons jogadores tambem )

thanks

Compartilhar este post

Link para o post

Podiam-me dizer uma táctica equilibrada que desse bons resultados tanto a defender como a atacar? É que estou com o Dortmund na 2ª época e apesar ter uma equipa boazita não se compara aos tubarões e para jogar na champions queria usar uma táctica que desse segurança a defender mas também atacasse mesmo que mais em contra-ataque..alguém me pode ajudar? Obrigado e Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Podiam-me indicar uma boa tactica para o meu AS Saint Etienne?

Tou a comexar agora e precisava que me ajudassem

O Plantel e o actual do FM 08 quando logo se comoexa no inicio

Por favor ajudem-me, obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

desculpem a minha ignorancia,mas como se poe as setas nos jogadores(para ir para a frente,tras...??????

Compartilhar este post

Link para o post

Boas!!

Tou na 1ª epoca com o sporting, e não sei q tactica devo usar, alguem me pode ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post
Boas!!

Tou na 1ª epoca com o sporting, e não sei q tactica devo usar, alguem me pode ajudar?

eu ja vou em 108 tácticas testadas no Sporting e ate agora não vi nada de satisfatório quero algo que garanta pelo - um titulo por época vai uma ajuda ?

Compartilhar este post

Link para o post
desculpem a minha ignorancia,mas como se poe as setas nos jogadores(para ir para a frente,tras...??????

Boas.

Basta clicares no botao direito do rato em cima do jogador em que queres meter a seta edepois arrastar pa frente ou pa tras conforme queiras.

Cumpz

Compartilhar este post

Link para o post

Boas

Tou com o man.utd na 1ª epoca comprei o Rafinha e o Matias Fernandez, mas estou a ver-me arrasca, alguem me pode indicar uma boa táctica ? q já tenha testado d preferencia

tkx

Compartilhar este post

Link para o post

boas :compinchas: , precisava de uma tactica para o Real Oviedo, para a 2ª divisão B4 espanhola, estou na 1ª epoca.............

e uso a patch 8.0.2

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeita para equipas grandes, ainda não testada em equipas pequenas. Estou a usa-la agora com o Tottenham Hotspurs.

É uma táctica com mentalidade bastante ofensiva e muita Liberdade Criativa, necessita de alguns jogadores com +13 em Criatividade e com Velocidade e Aceleração para funcionar melhor, visto ter temporização rápida.

4-4-1-1 Ofensivo

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, decidi começar a época com o Lixa, visto que já tinha começado com o FCPorto, mas aqilo pelo inicio não correu lá muito bem, até encontrar a defesa ideal e o Ponta de lança, fantástico.

Bem, estou um pouco indeciso, visto que vai ser a primeira vez que começo numa liga baixa, e com uma equipa fraca.

Que táticas me recomendam ?

Tenho alguns bons jogadores, contratados a preço 0 !

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Boas pessoal, decidi começar a época com o Lixa, visto que já tinha começado com o FCPorto, mas aqilo pelo inicio não correu lá muito bem, até encontrar a defesa ideal e o Ponta de lança, fantástico.

Bem, estou um pouco indeciso, visto que vai ser a primeira vez que começo numa liga baixa, e com uma equipa fraca.

Que táticas me recomendam ?

Tenho alguns bons jogadores, contratados a preço 0 !

Abraços

Para uma equipa fraca que provavelmente passará a maior parte do tempo a defender o ideal será 433 (meio campo em triângulo e 2 alas), 451, 441, 442 (em losango), etc.

Depende também do plantel que tiveres....

Compartilhar este post

Link para o post

experimentei essa tática e já deu frutos ;P

4-2 contra o B.C. Branco :D

Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas..

Tou na Juventus, ainda nao contratei nenhum jogador mas que tactica acham que se adapta melhor a esta equipa ?

Versao 8.0.2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...