Ir para conteúdo
Lando

Consolas | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Citação de El Shafto, há 54 minutos:

Acho que entendeste o negócio mal.

A EA não tinha uma dívida de 20 biliões, a EA foi comprada em dívida de 20 biliões. É uma dívida contraída no ato da compra através do empréstimo para financiar a compra.

Andavam a apresentar lucros enormes para agora estarem num buraco de 20B lol

O resto de acordo, deve seguir-se uma vaga de monetização agressiva nos maiores franchises e provavelmente uma batelada de layoffs.

Tens razão, entendi mal. 

Mas assim passam a ter a dívida de 20B, portanto vamos um bocadinho de encontro ao que disse depois. Os cortes e afins vão estão lá de certeza. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 3 horas:

Neste momento eu diria que a única empresa que não precisa realmente de se meter nestas vendas é a Activision porque o COD sozinho mete os outros todos num chinelinho em termos de dinheiro. Se bem que com o GTA, não sei se não passam ali um trimestre mais apertado (mas acho que irá ser geral, ninguém vai sobreviver ao GTA durante umas semanas)

Mas lá está, isto é a minha opinião e um apanhado meio geral do que pode vir a acontecer e de como algumas coisas são. 

A Activision não precisa de se meter nestas vendas como quem diz, foram vendidos à Microsoft

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 2 minutos:

Tens razão, entendi mal. 

Mas assim passam a ter a dívida de 20B, portanto vamos um bocadinho de encontro ao que disse depois. Os cortes e afins vão estão lá de certeza. 

Os cortes estariam sempre lá a partir do momento em que foram vendidos a quem foram, divida de 20B ou não.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vakjew, há 9 minutos:

A Activision não precisa de se meter nestas vendas como quem diz, foram vendidos à Microsoft

Eu até sempre pensei que a Activision fosse da Microsoft 😂 mas é diferente seres vendido a uma empresa que já era dona da XBOX do que a um fundo que nem deve saber ligar uma consola. E o valor foi bem superior ao da EA (75B no total vs 55B da Ea) 

Compartilhar este post

Link para o post

Que canalhice os aumentos do game pass, estou mesmo para cancelar quando chegar ao fim.

A industria está cada vez mais merdosa, sempre a aumentar.

O próximo passo vai ser aumentar os jogos para 100 euros quando vier o GTA6 

Editado por Apocalypse Now
  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 1 hora:

Eu acho que a rockstar disse que o jogo não seria 100€

Yap. Será 99,99.

• Haha 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 01/10/2025 at 11:34:

Obrigado pelo apanhado, bastante esclarecedor.

É esquisito como a indústria de vídeojogos anda tão mal, com despedimentos e afins, tendo em conta que cada vez mais haverá mais gente com poder de compra para gastar nisso.

Quando eu era novo era quase toda a gente pirata, essa malta cresceu, tem dinheiro, e compra jogos. Como é que não conseguem capitalizar isso não percebo...

É um ponto altamente interessante o que levantas sobre como as pessoas cresceram a jogar e hoje têm dinheiro para dar continuidade ao seu hobby, é interessante porque é verdadeiro.

Eu acho é que isso não se reflete da forma que nós estávamos todos à espera. Estava tudo à espera de grandes consolas, realidade virtual de ponta, jogos que borram a linha entre a realidade e a fantasia...

Mas nestes anos apareceu um dispositivo que anda sempre connosco e que tomou o mercado pelos colhões. O gráfico está um pouco azeiteiro mas acho que marca milestones relevantes da história da indústria e coloca bem as coisas em perspetiva:

50-Years-of-Video-Game-Revenue-Dec-31.jp

Portanto, há muito dinheiro a ser feito...

... eu acho é que às vezes não temos percepção dos sistemas onde está a ser feito, o mercado mobile é o maior da indústria e é um fenómeno que cada vez tem crescido cada vez mais no ocidente, depois de já ser absolutamente dominante nos países de este.

Agora, como tudo o que envolve dinheiro, envolve os seus abutres...

Citação de Eden Hazard, Em 01/10/2025 at 11:38:

os jogos também estão mt caros

E aqui vou passar para depois deste quote porque diria que estão relativamente relacionados.

Claro que como tudo, quando começam a entrar na indústria os investidores e afins, gente que nem percebe nada do assunto, está só ali para fazer o seu, a porca torce o rabo. Começa a haver um foco maior em lucros e menos na vertente artística da composição de um videojogo. Gradualmente até a sua qualidade decai. Ao mesmo tempo o dinheiro necessário aumenta, produzir um jogo dito AAA, com os seus gráficos topo de gama e afins demora (acho que estamos a falar de tempos médios de desenvolvimento de 6 anos neste momento) e os ditos investidores ficam irrequietos porque meteram ali dinheiro, querem ver algo a sair e nada acontece.

A resposta da indústria? Live service games. Jogos que não precisam de estar sempre a ser lançados mas que são atualizados regularmente e bombardeados de micro transações. Um jogo single player é uma transação que acontece uma vez e está fechada. Estes jogos são sustentados pelos seus grandes consumidores, as chamadas whales, que são capazes de gastar centenas de milhares de euros nesse mesmo jogo num ano, mas o jogador médio no Reino Unido é colocado como gastador na ordem dos 600€~ anuais em microtransações de live service games. Ou seja, algo que um jogador médio compraria por 70€ uma única vez, consegue gerar, em média, do jogador comum, 600€.

Por outro lado, outra resposta, e aqui já estamos a entrar no campo da minha visão de uma mini revolução da indústria, onde cada vez mais funcionárias dessas mesmas empresas estão cansados e desgastados. No fim do dia, a indústria dos videojogos é uma indústria de arte, assim como o cinema. Nem toda a gente quer estar a produzir o CSI: Miami a vida toda, mesmo que o dinheiro seja acima da média. É assim que têm nascido os estúdios independente que, gradualmente, cada vez mais ganham o seu lugar na indústria e mostram ao consumidor que sim, existem alternativas. E não são alternativas medíocres. São alternativas de qualidade.

Este é, neste momento, o top de jogos este ano excluindo remakes/remasters:

G2PYyLJaIAAnsFP?format=jpg&name=large

Estas coisas valem o que valem, evidentemente, mas mostram algo. Até ver, este ano, o top 3 é constituído totalmente por jogos indie. Se alongarmos para incluir o Silksong, estamos a falar de 4 jogos nos 6 primeiros. Vou dizer algo tirado do cu, mas tenho ideia de ser algo que nunca aconteceu antes e, honestamente, não estou a ver algum jogo a sair este ano que vá mudar isso. Talvez o Metroid se vá intrometer nos lugares cimeiros, mas tirando isso...

Isto é relevante não só pelo impacto que tem, é muito mais fácil alguém ter motivação para fazer algo quando já viu que funciona, mas pela questão financeira. O Hades II custa 28,99€, o Clair Obscure: Expedition 33 custa 45€ e o Blue Prince custa 29,99€. O segundo é particularmente relevante nesta luta porque é um jogo que toca em todos os bullets points do que constitui um jogo AAA em termos de qualidade e fidelidade esperada.

A indústria cresce e com ela as opções aumentam também e cada vez irá acontecer uma maior liberdade de consumo. Quem quiser jogar EA FC, Call of Duty e Genshin Impact, assim o seja, a opção está lá. Quem quiser continuar a vida pacata de jogos single players, as portas também estão cada vez mais escancaradas e os grande jogos têm aparecido cada vez mais fruto de gente criativa que está cansada de estar amarrada à obsessão pelas folhas de excel das grandes companhias e cada vez serão mais.

Em jeito de término: a indústria está saudável em termos de qualidade e os únicos motivos pelo qual existe quem não a considere saudável financeiramente é apenas pela ganância de querer mais e mais com menos e menos qualidade. O dinheiro irá sempre seguir a qualidade. Sim, até no caso dos live services. As pessoas podem chorar o que quiserem de aberrações como o EA FC, mas as pessoas pagam porque o jogo está bem feito. Se está bem feito de forma ética... é conversa para outro dia.

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post

O sword of the sea acho que tem 89 no meta, não devia estar nessa lista ? Pelo menos recordo-me que era 89 ou 88

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 12 minutos:

O sword of the sea acho que tem 89 no meta, não devia estar nessa lista ? Pelo menos recordo-me que era 89 ou 88

Depende se usaram PC ou PS5. Porque são jogos com 30 ou mais reviews e esse tá assim

imagem.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 1 hora:

Foi a questão das 30 reviews.

CWKa2gO.png

Mas sim, seria mais um caso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 10 horas:

... eu acho é que às vezes não temos percepção dos sistemas onde está a ser feito, o mercado mobile é o maior da indústria e é um fenómeno que cada vez tem crescido cada vez mais no ocidente, depois de já ser absolutamente dominante nos países de este.

Quando a Microsoft comprou a Activision Blizzard no final de 2023, a empresa do grupo com a melhor profit margin de longe era a King com o Candy crush e outros mobile games.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 12 horas:

É um ponto altamente interessante o que levantas sobre como as pessoas cresceram a jogar e hoje têm dinheiro para dar continuidade ao seu hobby, é interessante porque é verdadeiro.

Eu acho é que isso não se reflete da forma que nós estávamos todos à espera. Estava tudo à espera de grandes consolas, realidade virtual de ponta, jogos que borram a linha entre a realidade e a fantasia...

Mas nestes anos apareceu um dispositivo que anda sempre connosco e que tomou o mercado pelos colhões. O gráfico está um pouco azeiteiro mas acho que marca milestones relevantes da história da indústria e coloca bem as coisas em perspetiva:

50-Years-of-Video-Game-Revenue-Dec-31.jp

Portanto, há muito dinheiro a ser feito...

Agora, como tudo o que envolve dinheiro, envolve os seus abutres...

E aqui vou passar para depois deste quote porque diria que estão relativamente relacionados.

Claro que como tudo, quando começam a entrar na indústria os investidores e afins, gente que nem percebe nada do assunto, está só ali para fazer o seu, a porca torce o rabo. Começa a haver um foco maior em lucros e menos na vertente artística da composição de um videojogo. Gradualmente até a sua qualidade decai. Ao mesmo tempo o dinheiro necessário aumenta, produzir um jogo dito AAA, com os seus gráficos topo de gama e afins demora (acho que estamos a falar de tempos médios de desenvolvimento de 6 anos neste momento) e os ditos investidores ficam irrequietos porque meteram ali dinheiro, querem ver algo a sair e nada acontece.

A resposta da indústria? Live service games. Jogos que não precisam de estar sempre a ser lançados mas que são atualizados regularmente e bombardeados de micro transações. Um jogo single player é uma transação que acontece uma vez e está fechada. Estes jogos são sustentados pelos seus grandes consumidores, as chamadas whales, que são capazes de gastar centenas de milhares de euros nesse mesmo jogo num ano, mas o jogador médio no Reino Unido é colocado como gastador na ordem dos 600€~ anuais em microtransações de live service games. Ou seja, algo que um jogador médio compraria por 70€ uma única vez, consegue gerar, em média, do jogador comum, 600€.

Por outro lado, outra resposta, e aqui já estamos a entrar no campo da minha visão de uma mini revolução da indústria, onde cada vez mais funcionárias dessas mesmas empresas estão cansados e desgastados. No fim do dia, a indústria dos videojogos é uma indústria de arte, assim como o cinema. Nem toda a gente quer estar a produzir o CSI: Miami a vida toda, mesmo que o dinheiro seja acima da média. É assim que têm nascido os estúdios independente que, gradualmente, cada vez mais ganham o seu lugar na indústria e mostram ao consumidor que sim, existem alternativas. E não são alternativas medíocres. São alternativas de qualidade.

Este é, neste momento, o top de jogos este ano excluindo remakes/remasters:

G2PYyLJaIAAnsFP?format=jpg&name=large

Estas coisas valem o que valem, evidentemente, mas mostram algo. Até ver, este ano, o top 3 é constituído totalmente por jogos indie. Se alongarmos para incluir o Silksong, estamos a falar de 4 jogos nos 6 primeiros. Vou dizer algo tirado do cu, mas tenho ideia de ser algo que nunca aconteceu antes e, honestamente, não estou a ver algum jogo a sair este ano que vá mudar isso. Talvez o Metroid se vá intrometer nos lugares cimeiros, mas tirando isso...

Isto é relevante não só pelo impacto que tem, é muito mais fácil alguém ter motivação para fazer algo quando já viu que funciona, mas pela questão financeira. O Hades II custa 28,99€, o Clair Obscure: Expedition 33 custa 45€ e o Blue Prince custa 29,99€. O segundo é particularmente relevante nesta luta porque é um jogo que toca em todos os bullets points do que constitui um jogo AAA em termos de qualidade e fidelidade esperada.

A indústria cresce e com ela as opções aumentam também e cada vez irá acontecer uma maior liberdade de consumo. Quem quiser jogar EA FC, Call of Duty e Genshin Impact, assim o seja, a opção está lá. Quem quiser continuar a vida pacata de jogos single players, as portas também estão cada vez mais escancaradas e os grande jogos têm aparecido cada vez mais fruto de gente criativa que está cansada de estar amarrada à obsessão pelas folhas de excel das grandes companhias e cada vez serão mais.

Em jeito de término: a indústria está saudável em termos de qualidade e os únicos motivos pelo qual existe quem não a considere saudável financeiramente é apenas pela ganância de querer mais e mais com menos e menos qualidade. O dinheiro irá sempre seguir a qualidade. Sim, até no caso dos live services. As pessoas podem chorar o que quiserem de aberrações como o EA FC, mas as pessoas pagam porque o jogo está bem feito. Se está bem feito de forma ética... é conversa para outro dia.

eu diria que o mercado mobile já domina isto tudo há uns bons 10 anos mas sempre foi muito edgy dizer "ui ai joguinhos de telemóvel"

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 2 minutos:

jogar jogos no telemovel nao lixa a bateria toda?

O meu nunca mais foi o mesmo depois do balatro

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo jogos no telemóvel.

É algo que nunca me puxou tirando a febre inicial do Candy Crush. Mas mesmo o meu interesse nisso eventualmente esgota-se pq depois é tudo igual.

Uma vez ou outra fiz download de jogos que aparecem patrocinados no instagram e é tudo um lixo cheio de publicidades e a jogabilidade não tem nada a ver com o que está no anúncio.

Ah depois das férias de Setembro fiquei a saber da existência dos jogos do Linkedin, portanto ando diariamente a jogar o Sudoku lá (tem disponível 1 jogo por dia = 1 ou 2 minutos por dia).

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo jogar no telemóvel e ainda bem, com 3 sobrinhos estava fdd
Random criança com ranho e bolacha molhada desfeita na mão aparece "que jogos tens no telemóvel?"

• Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post

Quando me perguntarem isso vou mostrar o papers please ou o balatro

Edit: nunca experimentei o stardew valley mas o port deve ser jeitoso

Editado por Sandes.

Compartilhar este post

Link para o post

eu já acho estranho jogar-se um shooter com comando e nao com rato e teclado, quanto mais os miudos a jogarem Fortnite no telemovel

por outro lado quando eramos putos so queriamos chegar a casa para ligar o PC, os sacanas devem começar um jogo assim que metem o pé no recreio

Editado por bobzz
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, Em 17/09/2025 at 18:01:

@Banks29 estou com umas 20h no Cronos e estou a gostar. Há algumas coisas que podiam estar melhor, ou se calhar sou eu a queixar-me porque este tipo de jogo não é muito o meu estilo 😂, mas no geral ya, recomendo.

Segui a tua opinião e basicamente é quase igual. Mas pelo preço honestamente recomendava esperarem para nem que fosse 30/40€. Mais do que isso acho um jogo caro 

Editado por Banks29

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 2 minutos:

Segui a tua opinião e basicamente é quase igual. Mas pelo preço honestamente recomendava esperarem para nem que fosse 30/40€. Mais do que isso acho um jogo caro 

Comprei por 30 portanto não tenho queixas 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 1 hora:

Comprei por 30 portanto não tenho queixas 😂

Como ? 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 47 minutos:

Como ? 😂

g2a. 31€ afinal lol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 15 horas:

eu já acho estranho jogar-se um shooter com comando e nao com rato e teclado, quanto mais os miudos a jogarem Fortnite no telemovel

por outro lado quando eramos putos so queriamos chegar a casa para ligar o PC, os sacanas devem começar um jogo assim que metem o pé no recreio

Não jogam nas aulas? :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...