Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Mas toma atenção que isso só tem um conto dele. Existem colectâneas de contos dele por aí a preços acessíveis, na casa dos 5, 6€.

Compartilhar este post

Link para o post

Do conto " Amor " de Tchekhov, vem esta frase que não percebi o sentido da mesma :

" Já não há estrelas no céu ; em seu lugar, no Levante, aparece por sobre as casas tristes uma longa faixa branca cortada , aqui e além, por nuvens e que inunda todo o céu de uma claridade pálida. A cidade dorme, mas os carros da água já sairam, a sereia de uma fábrica distante acorda os trabalhadores. "

Compartilhar este post

Link para o post

Uma sereia das fábricas é a "sirene" que avisa os trabalhadores que está na hora de pegar ao trabalho :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa parte, "longa faixa branca cortada", refere-se ao nascer do Sol, no horizonte Leste, numa manhã fria e um pouco nublada. Nunca poderia ser a Via Láctea, afinal "já não há estrelas no céu".

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Essa parte, "longa faixa branca cortada", refere-se ao nascer do Sol, no horizonte Leste, numa manhã fria e um pouco nublada. Nunca poderia ser a Via Láctea, afinal "já não há estrelas no céu".

Foi mais ou menos isso que pensei também.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei este hoje:

500_9789896600624_a_insustentavel_leveza_do_ser.jpg

Gostei. Apesar de ter umas partes que pouco ou nada me interessavam (aquelas cenas da ocupação dos Russos, etc), tem umas reflexões bastante interessantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Recentemente, li três livros - todos bastante interessantes:

Ill Fares The Land - Um tratado sobre os nossos actuais descontentamentos, de Tony Judt - um livro histórico-político, deveras curioso, e que apresenta dados e factos fulcrais para a percepção de certos flagelos que afectam a sociedade de hoje em dia. Nesta obra, o insigne autor, recentemente falecido, apresenta-se como defensor de uma social-democracia que gostaria de ver de novo predominante a nível mundial.

A Queda, de Albert Camus - Brilhante reflexão sobre questões filosóficas e existenciais que pautam o nosso dia-a-dia. É um livro bastante curto, de fácil leitura e que nos põe a pensar.

O Mandarim, De Eça de Queirós - Excelente. Aliás, outra coisa não seria de esperar de algo escrito pelo proeminente Eça. É um conto que apesar da sua curta dimensão, representa uma enorme satirização de certos traços idiossincráticos do nosso país, a par de toda a obra queirosiana.

Enquanto não parto para outra obra, estou a ler com calma o livro 25 Olhares sobre a I República, lançado pelo Público. Apesar de ter tido História até ao primeiro ano da Licenciatura, a 1ª República sempre foi um estádio histórico sobre o qual nunca aprofundei o meu estudo, conhecendo os factos de forma demasiado superficial. Algo que espero ver melhorado com esta leitura.

Editado por ze_miguel

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, tens razão. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A Game of Thrones, A Muralha de Gelo, A Fúria dos Reis, O Despertar da Magia e metade da Tormenta das Espadas lidos. Estou viciado, embasbacado, maravilhado e rendido. O Guerra e Paz continua a ser a melhor obra que já li. Mas esta saga é a minha leitura preferida de todos os tempos. Só tende a melhorar.

:prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

A Game of Thrones, A Muralha de Gelo, A Fúria dos Reis, O Despertar da Magia e metade da Tormenta das Espadas lidos. Estou viciado, embasbacado, maravilhado e rendido. O Guerra e Paz continua a ser a melhor obra que já li. Mas esta saga é a minha leitura preferida de todos os tempos. Só tende a melhorar.

:prayer:

right? right? É fantastica a saga. Deves estar +/- onde eu estou. O segundo livro é absolutamente fantastico :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

right? right? É fantastica a saga. Deves estar +/- onde eu estou. O segundo livro é absolutamente fantastico :prayer:

Estou no

capítulo onde a Melisandre vai ter com o Davos à cela.

.

O gajo tem um poder de descrever sentimentos, batalhas, dores, amor, sexo, inveja, intriga, alegria ou uma simplicidade tão ingénua nas personagens que me faz gostar de todas elas. Não há uma única personagem que eu desgoste na saga. Não torço por lado nenhum, por ninguém. Simplesmente leio, imagino o que virá a seguir, faço as minhas teorias e observo. Muito bom George, muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de ler anteontem o "Se Isto é um Homem" do Primo Levi. Apesar de por vezes divagar um bocado, dá uma visão da vida no interior do campo de Auschwitz, coisa que não costuma ser muito aprofundada.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém alguma vez leu algum dos quatro grandes clássicas da literatura chinesa?

• Romance of the Three Kingdoms ou Three Kingdoms
  • Water Margin ou Outlaws of the Marsh
  • Journey to the West
  • Dream of the Red Chamber ou The Story of the Stone

Editado por Lawliet River

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei a ler H. P. Lovecraft. Ainda só li dois contos, "The Tomb" e "Dagon", mas estou a adorar. O parágrafo introdutório de "The Tomb" é delicioso. Em relação a "Dagon":

A estrutura do conto resulta num final engraçado, em que o personagem aparenta encontrar tempo e clareza de espírito para descrever o horror que presumidamente se aproxima, "The end is near. I hear a noise at the door, as of some immense slippery body lumbering against it. It shall not find me. God, that hand! The window! The window!", calculo que se tenha suicidado dessa forma, saltando pela janela.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui lê-se A Casa na Escuridão do JLP, e o próximo deve ser o Jerusalém do Gonçalo M Tavares ou A Peste do Camus.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me pode indicar o link do tópico no qual se falavam de livros desportivos?

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.bulwer-lytton.com/2011.htm

Concurso da Univ. de San José, na California, em que se concorre com aquela que seria a pior frase de abertura de um livro.

Não sei qual é a pior. Mas a melhor é, definitivamente:

"Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira".

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ler Stephen King durante algum tempo até que vi o Guerra dos Tronos c/ 40% de desconto na Fnac. Comprei o primeiro e já vou no segundo, estou completamente colado, muito viciante.

Compartilhar este post

Link para o post

terminei anteontem:

ae02577ee830e0bbbd235d22d0dfc783.jpg

é muito bom. muito rico e desenvolve bem.

tem é um defeito, mas nem menciono, também porque aposto que aqui nunca ninguém leu ):

mas recomendo a quem gosta do género (livros do fantástico). Muito bom sem dúvida, a ver se agora arranjo a continuação.

no entanto, já comecei:

46131073375276_GuerraTronosLivro_225.jpg

bem

esta m*rda bate forte. Provavelmente, no género, será das melhores coisas que já li, ficará ali mesmo ao pé d'O Nome Do Vento. Pena que tou numa parte que não me faz querer continuar.

a cena toda do Joffrey com a Arya e a Sansa. Querem executar a Lady e até acabam por matar o miúdo, o Mycah...epá, mexe muito comigo esta frieza para com o animal. E ainda devem querer a Nymeria, aposto. A certa passividade do Eddard é que me chateia um bocado, ele é uma personagem bastante agri-doce.

Compartilhar este post

Link para o post

essa parte é um bocado chata. mas depois vais ver a importancia dos animais e as possiveis consequencias dessa situação toda.

Editado por Millán

Compartilhar este post

Link para o post

pshiu, isso é demasiado revelador crl!

e eu só tenho o 1º livro (tenho o 4º mas...epá...)

a saidadeemergencia não tem os outros 2 em promoção. O que é fatela. Os livros na promoção page 2 leve 3 que eles têm agora ou são foleiros ou então são continuações doutros livros.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...