Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

A minha é da Mil Folhas do Público, como outros tantos que eu já li. :mrgreen:

Gosto do formato da edição e nos que já li (assim de repente, entre outros, Vinhas da Ira e O Estrangeiro) nunca tive problemas com as traduções. Talvez seja só problema meu por a linguagem do Kundera ser muito mais terra-à-terra (a linguagem, não o raciocínio) e eu ter acabado de ler um livro dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou grande ajuda porque na altura andava sempre com o dicionário na mesa de cabeceira, mas não me lembro de ter esse problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

A minha é da Mil Folhas do Público, como outros tantos que eu já li. :mrgreen:

Gosto do formato da edição e nos que já li (assim de repente, entre outros, Vinhas da Ira e O Estrangeiro) nunca tive problemas com as traduções. Talvez seja só problema meu por a linguagem do Kundera ser muito mais terra-à-terra (a linguagem, não o raciocínio) e eu ter acabado de ler um livro dele.

Com as edições das Vinhas da Ira não irias ter problemas porque a tradutora é (quase) sempre a mesma (Virginia Motta).

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, comecei a ler o livro do Eco e não sei se será da tradução, mas estou a achar a linguagem demasiado erudita, não ao ponto de me dificultar a leitura mas ao ponto de eu estar a achar desnecessariamente complicado em termos de vocabulário. Mas também vou na página 40 e o livro tem quase 500 páginas, vamos ver.

Isso é mesmo deal breaker completo, sim. :lol: Eu dele só li o Baudolino (um dos meus livros favoritos de sempre btw) e acho que tinha um vocabulário comum, talvez seja só nesse livro?

Compartilhar este post

Link para o post

Com as edições das Vinhas da Ira não irias ter problemas porque a tradutora é (quase) sempre a mesma (Virginia Motta).

Não conheces a tradutora deste? É uma tal de Maria Celeste Pinto.

Pode ser que seja temporário e que passe. Não é que eu não perceba as palavras, mas é um bocado sem sentido num diálogo comum entre dois monges de repente começarem a aparecer frases em latim, e um tom inflamado e cheio de expressões demasiado complexas para dizer coisas demasiado simples. Fora isso a história até se tem acompanhado, mesmo estando eu ainda no começo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei agora " The Man Who Fell to Earth". Só posso dizer que adorei. Extremamente bem escrito e intrigante. Li-o de uma assentada, só isso já diz tudo.

Recomendo a fãs de ficção cientifica e/ou fãs de clásicos contemporaneos

Editado por MomentaryBliss

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei o Great Gatsby e adorei.

O único ponto negativo, que me pareceu ser da tradução, é que por vezes perdia-me nos diálogos. E não conseguia perceber quem é que tinha dito ou feito o quê e tinha que reler duas ou três vezes.

Mas o enredo está muito bem conseguido.

Siga para a Cidade e as Serras do Eça de Queiroz.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje vou do castigo o dia quase todo para a piscina. Tenho de levar algo para me entreter, e resolvi levar um livro. Chama-se Enquanto Salazar Dormia.

Já alguém o leu? Vale a pena ?

Compartilhar este post

Link para o post

Amante, de Marguerite Duras

A insustentável Leveza do Ser, Milan Kunder

Eurico, o Presbítero, Alexandre Herculano

As Aventuras de Huckleberry Finn, Mark Twain

O Jogador, Dostoievski

Tudo por 4€ em excelente estado na feira de Azeitão.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já leu Fernando Namora? Estou a ponderar começar a ler "A Noite e a Madrugada".

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já leu The Trial, do Kafka?

Foi o meu primeiro livro dele e é uma pedalada do caneco. Ainda por cima tem aquela sua característica de ter capítulos incompletos..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho precisamente o contrário. A Metamorfose, não sendo mau, é meh. O Processo é fantástico. Sob o efeito de estupefacientes é ainda melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

A Cidade e as Serras custa tanto a ler. Parece que não desenvolve nem por nada é sempre a mesma coisa vezes sem conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho precisamente o contrário. A Metamorfose, não sendo mau, é meh. O Processo é fantástico. Sob o efeito de estupefacientes é ainda melhor.

Deve explicar porque é que eu detestei aquilo. E é um ódio activo, não me aborreceu no sentido passivo da coisa, apeteceu-me mesmo bater no gajo que escreveu aquilo. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Terá a ver com o facto de (e vou meter em spoiler, apesar de quem não leu não perceber nada)

Passares o livro todo sem perceber o que raio era o processo, certo?

A coisa maravilhosa do livro está aí. Ele põe a vida dele em suspenso por algo que não sabe o que é, não sabe como resolver, não sabe se vai resolver, nem sequer se vale a pena resolver. É capaz de ser o único livro que li no qual o leitor está simultaneamente tão às cegas e tão no mesmo lugar que o narrador (que é a personagem principal).

Eu achei fantasticamente desafiante e gostei mesmo muito. Embora perceba perfeitamente que é daquele tipo de obras facilmente detestáveis.

Usei uma passagem de uma crítica ao livro e tudo na minha tese de mestrado, sobre a forma como, muitas vezes, a agonia do processo (e aqui não é o livro, é o conceito, processo enquanto caminho a percorrer) acaba por se sobrepor ao fins desejados, às metas definidas, às características pessoais/ambientais e à visão dos problemas no seu todo e nas suas partes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto um pouco das duas opiniões

Ao que parece é mesmo uma sátira ao sistema judicial da sua altura e o próprio tinha um conhecimento algo profundo pois exerceu advocacia.

Mas não esperava aquele final. Depois da conversa com o padre, sabemos que ele está "arrumado", mas julgava que seria preso.

E percebo o Alex, principalmente nos capítulos do pintor e nas passagens em que ele se sentia com dificuldades para respirar num abiente pesado. Essa analogia é perfeita para todo o processo.

Também tenho o Metamorfose para ler, mas para já vou começar o Great Gatsby

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já leu Fernando Namora? Estou a ponderar começar a ler "A Noite e a Madrugada".

Gosto bastante dos livros dele, então ambos os "Retalhos da Vida de um Médico" foram espectaculares. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Que também achei overrated. Mas é giro, lê-se bem.

Eu com tanto trabalho para desenvolver um raciocínio coerente às 4 da manhã e tu cagas-me na cabeça! :C

Quanto ao Gatsby concordo com o Alex.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa, passou-me. :lol:

É exactamente o que disseste. Senti-me quase gozado por quem escrevia aquilo porque li o livro à espera de saber a resposta e... pronto, já deves calcular a minha frustração no fim.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto bastante dos livros dele, então ambos os "Retalhos da Vida de um Médico" foram espectaculares. :compinchas:

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...