whatever Publicado 17 Outubro 2012 Eu disse para levantares devagar porque presumi que estavas a deixar o carro ir abaixo. O ponto em que o carro segura é sempre o mesmo, depois de descobrir o ponto é treinares até habituares o pé. Uma forma de treinares sem travão de mão é com o travão de pé, tens o carro engato em primeira, com a embraiagem a fundo e com o carro travado com o travão de pé, levantas ligeiramente o pé da embraiagem e 'destravas', se descair é porque tens de levantar mais o pé da embraiagem, voltas à primeira forma e levantas agora mais um pouco o pé da embraiagem e 'destravas' até o carro segurar, é esse o ponto em que o carro segura e é esse que tens de 'memorizar'. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 17 Outubro 2012 Podiam-me meter aí resumidamente quando devo o usar o ponto de embraiagem e qual a melhor forma de treinar? É que o meu instrutor não explica um boi. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 17 Outubro 2012 Mais lento do que já faço e numa subida, acabava por colidir com qualquer carro que estivesse a uma distância de 100m de mim :mrgreen: Acho que o meu problema é que não estou a levantar a embraiagem até onde devo (ou então estou a ser demasiado lento), depois o carro descai e eu acagaço-me e meto logo pé a fundo no travão. Com o carro travado começa a fazer pontos de embraiagem para veres onde ele 'actua' e começa depois a partir dai. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 17 Outubro 2012 Já muito raramente deixo o carro ir abaixo, acho que o problema é precisamente o contrário, o carro vai abaixo se tentar levantar o pé demasiado depressa e neste momento estou a levantá-lo muito devagar e por isso ele não deve chegar ao ponto e o carro descai "muito" e acabo por pisar logo o travão, depois à segunda já costuma correr bem apesar de não ser muito bem feito. Obrigado a todos mais uma vez pelos conselhos, vou segui-los e acredito que me vão ser muito úteis, eu estava a tentar fazer tudo ao mesmo tempo quando devia trabalhar na embraiagem primeiro, estava a ser precipitado :fixe: Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 17 Outubro 2012 Podiam-me meter aí resumidamente quando devo o usar o ponto de embraiagem e qual a melhor forma de treinar? É que o meu instrutor não explica um boi. Quando deves usar o ponto de embraiagem ? Sempre que tens o carro parado e queres arrancar ou por exemplo numa subido em que está trânsito e a marcha está muito lenta, aí tens que ir a controlar com a embraiagem. Não é difícil treinar o ponto de embraiagem, eu nunca tive problemas com isso, podes começar numa subida que não seja muito a pique, pé na embraiagem e outro no travão, vais levantando o pé da embraiagem até sentires que o carro quer andar, a partir daí podes largar à vontade o pé do travão que ele não descai. Já muito raramente deixo o carro ir abaixo, acho que o problema é precisamente o contrário, o carro vai abaixo se tentar levantar o pé demasiado depressa e neste momento estou a levantá-lo muito devagar e por isso ele não deve chegar ao ponto e o carro descai "muito" e acabo por pisar logo o travão, depois à segunda já costuma correr bem apesar de não ser muito bem feito. Obrigado a todos mais uma vez pelos conselhos, vou segui-los e acredito que me vão ser muito úteis, eu estava a tentar fazer tudo ao mesmo tempo quando devia trabalhar na embraiagem primeiro, estava a ser precipitado :fixe: Vou repetir, não queiram fazer tudo de uma vez, ou seja, largar primeiro o travão e só depois fazer o ponto de embraiagem, não. Assim ou ele descai ou faz barulho como tudo. Começa por largar devagar até sentires que ele quer andar e só depois largas o travão. Compartilhar este post Link para o post
Hugooo! Publicado 18 Outubro 2012 eu ainda nem peguei num carro, estou agora já a pensar em fazer exame de código mas... acho que vou ser uma desgraça a conduzir :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
master Publicado 18 Outubro 2012 Por acaso ainda nao peguei em nenhuma carro a gasolina, mas ja ouvi dizer q as diferenças são notorias, basta um pequeno deslize com a embriagem e o carro vai abaixo. Em relação ao ponto de embriagem, apendri sozinho a fazer, num corsa :mrgreen: , mas no mercedes as vezes ainda falho, na primeira aula de conduçao fui para torres em hora de ponta :medinho: , mas acabou por ser mais simples do que esperava, basta teres atenção a distancia q tens do da frente, e depois quando for para arrancar, deves começar a deslargar a embriagem, com o pe no travao, e quando sentires q o carro esta a fazer outro barulho, metes o pe no acelador e vais largando a embriagem devagar e dando um cheirinho de acelarador e tá fino. :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 18 Outubro 2012 Podes usar o travão de mão na mesma para treinar, sem que isso seja diretamente uma ajuda a arrancar. A ver se me explico: para não teres medo que descaia, podes ter o carro travado com o travão de mão e ir levantando a embraiagem até sentires que o carro está a fazer força para avançar. É a mesma coisa que ele não estar travado, porque (mais coisa menos coisa), a força que ele está a fazer para avançar é a sensivelmente a mesma que seria precisa para o manter quieto caso não estivesse travado. Um pouco confuso, mas acho que dá para perceber. :mrgreen: Eu senti as mesmas dificuldades. Então quando ia para a faculdade em dias de chuva e tinha que ficar parado no trânsito em subidas... :medinho: Mas agora é tranquilo. De vez em quando ainda uso o travão de mão... mas mais por uma questão de descansar quando estou parado numa subida e depois acabo por o usar para arrancar... Compartilhar este post Link para o post
xExuu Publicado 18 Outubro 2012 Exame de codigo feito. 0 erradas 8) Compartilhar este post Link para o post
Tikz Publicado 18 Outubro 2012 Parabéns. :) A minha primeira aula de condução foi adiada para amanhã ou segunda, ainda não sei qual é o dia. :( Compartilhar este post Link para o post
xExuu Publicado 19 Outubro 2012 Obrigado tikz. Eu so tenho a 1ª aula de condução na outra semana. A proxima semana é só noitadas :lol: Compartilhar este post Link para o post
Ed Norton Publicado 19 Outubro 2012 Pessoal, tenho aqui uma dúvida: um amigo meu já passou no código(finais de Agosto) e agora tem 6 meses para marcar a condução. Mas vamos supor que faz o exame e reprova e passam os tais 6 meses,tem de fazer novamente o exame de código? Compartilhar este post Link para o post
PKing Publicado 19 Outubro 2012 (editado) A partir do momento em que faz o código, tem 6 meses para passar no exame de condução, caso contrário tem de voltar a fazer o código. Editado 19 Outubro 2012 por PKing Compartilhar este post Link para o post
Pistolas Publicado 20 Outubro 2012 Os 6 meses começam a contar a partir da 1ª aula de codigo ou quando passo o exame de codigo? Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 20 Outubro 2012 Os 6 meses começam a contar a partir da 1ª aula de codigo ou quando passo o exame de codigo? Exame claro. Compartilhar este post Link para o post
Pistolas Publicado 20 Outubro 2012 fixe e que nunca se sabe quando passo o exame :lol: Compartilhar este post Link para o post
Rafa_18 Publicado 23 Outubro 2012 No estacionamento em espinha (à esquerda), devemos engrenar a primeira ou podemos entrar em segunda? Compartilhar este post Link para o post
Leoa Publicado 24 Outubro 2012 Exame de codigo feito. 0 erradas 8) Parabénsss Exuu :carinhoso: Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 24 Outubro 2012 Eu sei fazer pontos de embraiagem, mas qual é o problema de usar o travão de mão? Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 24 Outubro 2012 Eu sei fazer pontos de embraiagem, mas qual é o problema de usar o travão de mão? sempre que fores numa fila de transito numa rua a subir vais andar a puxar do travão de mão?, ficas com a mão cansada. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Leoa Publicado 24 Outubro 2012 No estacionamento em espinha (à esquerda), devemos engrenar a primeira ou podemos entrar em segunda? Eu normalmente meto primeira antes de estacionar. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 24 Outubro 2012 (editado) sempre que fores numa fila de transito numa rua a subir vais andar a puxar do travão de mão?, ficas com a mão cansada. :mrgreen: E com os pés não? :mrgreen: Btw, fazer pontos de embraiagem em subidas com pavimento de paralelos, a chover, com carros colados a nós. :prayer: Editado 24 Outubro 2012 por Bug Compartilhar este post Link para o post
BrunoTS94 Publicado 24 Outubro 2012 Mais duas aulas feitas e exame amanha :medinho: Compartilhar este post Link para o post
BrunoTS94 Publicado 24 Outubro 2012 Thanks. Já sei que vou ser o segundo a conduzir e entretanto ainda vou ter mais uma aula amanha Compartilhar este post Link para o post