Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Eu disse para levantares devagar porque presumi que estavas a deixar o carro ir abaixo. O ponto em que o carro segura é sempre o mesmo, depois de descobrir o ponto é treinares até habituares o pé.

Uma forma de treinares sem travão de mão é com o travão de pé, tens o carro engato em primeira, com a embraiagem a fundo e com o carro travado com o travão de pé, levantas ligeiramente o pé da embraiagem e 'destravas', se descair é porque tens de levantar mais o pé da embraiagem, voltas à primeira forma e levantas agora mais um pouco o pé da embraiagem e 'destravas' até o carro segurar, é esse o ponto em que o carro segura e é esse que tens de 'memorizar'.

Compartilhar este post

Link para o post

Podiam-me meter aí resumidamente quando devo o usar o ponto de embraiagem e qual a melhor forma de treinar? É que o meu instrutor não explica um boi.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais lento do que já faço e numa subida, acabava por colidir com qualquer carro que estivesse a uma distância de 100m de mim :mrgreen:

Acho que o meu problema é que não estou a levantar a embraiagem até onde devo (ou então estou a ser demasiado lento), depois o carro descai e eu acagaço-me e meto logo pé a fundo no travão.

Com o carro travado começa a fazer pontos de embraiagem para veres onde ele 'actua' e começa depois a partir dai.

Compartilhar este post

Link para o post

Já muito raramente deixo o carro ir abaixo, acho que o problema é precisamente o contrário, o carro vai abaixo se tentar levantar o pé demasiado depressa e neste momento estou a levantá-lo muito devagar e por isso ele não deve chegar ao ponto e o carro descai "muito" e acabo por pisar logo o travão, depois à segunda já costuma correr bem apesar de não ser muito bem feito.

Obrigado a todos mais uma vez pelos conselhos, vou segui-los e acredito que me vão ser muito úteis, eu estava a tentar fazer tudo ao mesmo tempo quando devia trabalhar na embraiagem primeiro, estava a ser precipitado :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

Podiam-me meter aí resumidamente quando devo o usar o ponto de embraiagem e qual a melhor forma de treinar? É que o meu instrutor não explica um boi.

Quando deves usar o ponto de embraiagem ? Sempre que tens o carro parado e queres arrancar ou por exemplo numa subido em que está trânsito e a marcha está muito lenta, aí tens que ir a controlar com a embraiagem.

Não é difícil treinar o ponto de embraiagem, eu nunca tive problemas com isso, podes começar numa subida que não seja muito a pique, pé na embraiagem e outro no travão, vais levantando o pé da embraiagem até sentires que o carro quer andar, a partir daí podes largar à vontade o pé do travão que ele não descai.

Já muito raramente deixo o carro ir abaixo, acho que o problema é precisamente o contrário, o carro vai abaixo se tentar levantar o pé demasiado depressa e neste momento estou a levantá-lo muito devagar e por isso ele não deve chegar ao ponto e o carro descai "muito" e acabo por pisar logo o travão, depois à segunda já costuma correr bem apesar de não ser muito bem feito.

Obrigado a todos mais uma vez pelos conselhos, vou segui-los e acredito que me vão ser muito úteis, eu estava a tentar fazer tudo ao mesmo tempo quando devia trabalhar na embraiagem primeiro, estava a ser precipitado :fixe:

Vou repetir, não queiram fazer tudo de uma vez, ou seja, largar primeiro o travão e só depois fazer o ponto de embraiagem, não. Assim ou ele descai ou faz barulho como tudo. Começa por largar devagar até sentires que ele quer andar e só depois largas o travão.

Compartilhar este post

Link para o post

eu ainda nem peguei num carro, estou agora já a pensar em fazer exame de código mas...

acho que vou ser uma desgraça a conduzir :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso ainda nao peguei em nenhuma carro a gasolina, mas ja ouvi dizer q as diferenças são notorias, basta um pequeno deslize com a embriagem e o carro vai abaixo.

Em relação ao ponto de embriagem, apendri sozinho a fazer, num corsa :mrgreen: , mas no mercedes as vezes ainda falho, na primeira aula de conduçao fui para torres em hora de ponta :medinho: , mas acabou por ser mais simples do que esperava, basta teres atenção a distancia q tens do da frente, e depois quando for para arrancar, deves começar a deslargar a embriagem, com o pe no travao, e quando sentires q o carro esta a fazer outro barulho, metes o pe no acelador e vais largando a embriagem devagar e dando um cheirinho de acelarador e tá fino. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Podes usar o travão de mão na mesma para treinar, sem que isso seja diretamente uma ajuda a arrancar. A ver se me explico: para não teres medo que descaia, podes ter o carro travado com o travão de mão e ir levantando a embraiagem até sentires que o carro está a fazer força para avançar. É a mesma coisa que ele não estar travado, porque (mais coisa menos coisa), a força que ele está a fazer para avançar é a sensivelmente a mesma que seria precisa para o manter quieto caso não estivesse travado.

Um pouco confuso, mas acho que dá para perceber. :mrgreen: Eu senti as mesmas dificuldades. Então quando ia para a faculdade em dias de chuva e tinha que ficar parado no trânsito em subidas... :medinho: Mas agora é tranquilo. De vez em quando ainda uso o travão de mão... mas mais por uma questão de descansar quando estou parado numa subida e depois acabo por o usar para arrancar...

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns. :)

A minha primeira aula de condução foi adiada para amanhã ou segunda, ainda não sei qual é o dia. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado tikz. Eu so tenho a 1ª aula de condução na outra semana. A proxima semana é só noitadas :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho aqui uma dúvida: um amigo meu já passou no código(finais de Agosto) e agora tem 6 meses para marcar a condução. Mas vamos supor que faz o exame e reprova e passam os tais 6 meses,tem de fazer novamente o exame de código?

Compartilhar este post

Link para o post

A partir do momento em que faz o código, tem 6 meses para passar no exame de condução, caso contrário tem de voltar a fazer o código.

Editado por PKing

Compartilhar este post

Link para o post

Os 6 meses começam a contar a partir da 1ª aula de codigo ou quando passo o exame de codigo?

Compartilhar este post

Link para o post

Os 6 meses começam a contar a partir da 1ª aula de codigo ou quando passo o exame de codigo?

Exame claro.

Compartilhar este post

Link para o post

No estacionamento em espinha (à esquerda), devemos engrenar a primeira ou podemos entrar em segunda?

Compartilhar este post

Link para o post

Exame de codigo feito. 0 erradas 8)

Parabénsss Exuu :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei fazer pontos de embraiagem, mas qual é o problema de usar o travão de mão?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei fazer pontos de embraiagem, mas qual é o problema de usar o travão de mão?

sempre que fores numa fila de transito numa rua a subir vais andar a puxar do travão de mão?, ficas com a mão cansada. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

No estacionamento em espinha (à esquerda), devemos engrenar a primeira ou podemos entrar em segunda?

Eu normalmente meto primeira antes de estacionar.

Compartilhar este post

Link para o post

sempre que fores numa fila de transito numa rua a subir vais andar a puxar do travão de mão?, ficas com a mão cansada. :mrgreen:

E com os pés não? :mrgreen:

Btw, fazer pontos de embraiagem em subidas com pavimento de paralelos, a chover, com carros colados a nós. :prayer:

Editado por Bug

Compartilhar este post

Link para o post

Thanks. Já sei que vou ser o segundo a conduzir e entretanto ainda vou ter mais uma aula amanha

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...