Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

5ª aula. Tudo a correr bem para já, só mesmo o ponto de embraiagem é que me f*de um bcd. Estaciono bem e com grande facilidade até.

Compartilhar este post

Link para o post

Ponto de embraiagem é quando, ao vocês irem devagar soltando a embraiagem, o carro começa que a tremer e a querer andar, nessa altura aceleram devagar e largam o resto da embraiagem também devagar. Mas como disse, é tudo uma questão de tempo e treino. Vão ver que daqui a umas semanas já fazem isso na boa.

Editado por scout

Compartilhar este post

Link para o post

Ponto de embraiagem é quando, ao vocês irem devagar soltando a embraiagem, o carro começa que a tremer e a querer andar, nessa altura aceleram devagar e largam o resto da embraiagem também devagar. Mas como disse, é tudo uma questão de tempo e treino. Vão ver que daqui a umas semanas já fazem isso na boa.

do género, parar num cruzamento e voltar a arracar. Normalmente é aí que me vejo f*dido. É suposto largar a embraiagem ao mesmo tempo que aceleramos ou ir acelerando ainda com a embraiagem no fundo?

Compartilhar este post

Link para o post

do género, parar num cruzamento e voltar a arracar. Normalmente é aí que me vejo f*dido. É suposto largar a embraiagem ao mesmo tempo que aceleramos ou ir acelerando ainda com a embraiagem no fundo?

Largar a embraiagem ao mesmo tempo que aceleramos... Se acelerares com a embraiagem a fundo o carro só faz barulho :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

pois, mas o que normalmente me acontece é tipo um cruzamento com ligeira inclinação o carro me começar a descair mal tiro o pé do travão. E isso também varia de carro para carro, penso.

Compartilhar este post

Link para o post

No carro da escola onde andei (muito acelerado :mrgreen:), mesmo em estradas a subir conseguia arrancar só a tirar o pé da embraiagem, excepto se a inclinação fosse brutal...

Quando comecei a conduzir o meu carro até controlar a embraiagem ainda demorou, mas agora é na boa. Nas subidas acentuadas quase sempre o carro descai um bocadinho de nada na altura em que passo o pé do travão para o acelerador...

Compartilhar este post

Link para o post

hm, certo. Basciamente é subir um e descer o outro em simultâneo, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Depois é com o treino. Se tirares o pé muito rápido da embraiagem o carro vai abaixo. Se não levantares o suficiente a embraiagem e acelerares o carro faz barulho. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente não é em simultâneo, porque tu consegues levantar a embraiagem ainda um bom bocado sem precisares de acelerador, só quando sentires o motor é que lhe dás acelerador e a partir daí sim, será mais ou menos em simultâneo.

Compartilhar este post

Link para o post

pois, mas o que normalmente me acontece é tipo um cruzamento com ligeira inclinação o carro me começar a descair mal tiro o pé do travão. E isso também varia de carro para carro, penso.

Paraste num cruzamento com inclinação, tens pé na Embraiagem e Travão right? Depois vais retomar a marcha, mantém pé no travão mas vai soltando embraiagem devagar. Quando ouvires um som "esquisito", ou se quiseres deixa mão na cena das mudanças, e quando sentires isso a tremer vai largando travão e quando carro começar a andar, vais soltando embraiagem e acelerando.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, em subida, quando tiras o pé do travão já deves ter a embraiagem no sítio certo para dar logo acelerador.

Compartilhar este post

Link para o post

No carro da escola onde andei (muito acelerado :mrgreen:), mesmo em estradas a subir conseguia arrancar só a tirar o pé da embraiagem, excepto se a inclinação fosse brutal...

Quando comecei a conduzir o meu carro até controlar a embraiagem ainda demorou, mas agora é na boa. Nas subidas acentuadas quase sempre o carro descai um bocadinho de nada na altura em que passo o pé do travão para o acelerador...

se vai um bcdinho pa'trás é porque não estás a fazer bem o ponto de embraiagem.

Um truque, e pelo menos comigo resulta em todos os carros que já conduzi, ponham o calcanhar esquerdo no 'chao' (do carro, evidentemente lol) e carreguem no pedal da embraiagem até lá ao fundo, largando/levantado devagarinho o pé (sempre com o calcanhar no chão), quando sentirem o carro a tremer um bocadinho e a querer andar, levantam o calcanhar do chão e carregam no acelerador devagarinho e com a mesma intensidade com que tiram o pé esquerdo da embraiagem.

isto ajudou-me enquanto estava a aprender a conduzir.

Quanto ao resto, não se preocupem, só lá vão com a prática e as 32 aulas que se dão, vão parecer insuficientes. Depois de passar no exame e logo ali naquela semana, é irem conduzir com alguém experiente e que tenha calma a ensinar. Irem dar uma voltinha de 30/45 min, só para aprenderem alguns 'truques' com a malta experiente.

Eu fiz isso durante 2 semanas (confesso que passei no exame um bcd por sorte e porque mantive a calma, porque eu não me sentia apto para conduzir) com um vizinho meu (que é tipo meu tio) e pronto. Não sou um Senna da vida, até porque não tenho carro nem gasóleo para tal, mas conduzo bem.

Compartilhar este post

Link para o post

No carro da minha escola, como é novinho, nem preciso de acelerar... ele anda sozinho lol acabo por lhe dar o toque no acelerador mas dá na boa sem nada.

No outro dia, parado numa rotunda a subir, consegui fazer direito e nunca tinha feito sequer, foi mesmo porque teve de acontecer. Se me pedisse, não fazia :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, alguns carros anda só com embraiagem, eu cheguei a estacionar muitas vezes sem tocar sequer no acelerador.

Compartilhar este post

Link para o post

o meu carro é a gasóleo, confesso que quando estaciono, raramente toco no acelerador (porque é uma distância curta). Apesar de ter ouvido que isso fazia mal ao carro - ja nao sei a quê.

Compartilhar este post

Link para o post

o meu carro é a gasóleo, confesso que quando estaciono, raramente toco no acelerador (porque é uma distância curta). Apesar de ter ouvido que isso fazia mal ao carro - ja nao sei a quê.

À própria embraiagem penso eu.

Compartilhar este post

Link para o post

já captei a cena. Obrigado a todos. Amanhã vou arruinar com o instrutor 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Essa cena de não deixar o carro ir abaixo nas primeiras aulas é treta porque o instrutor tem lá os pedais e ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa cena de não deixar o carro ir abaixo nas primeiras aulas é treta porque o instrutor tem lá os pedais e ajuda.

O meu, só em último caso. Avisou-me logo na primeira aula! E ele não tá com tretas... prefere que eu deixe ir o carro abaixo 2/3x do que estar a ajudar sempre e a criar vícios! Nisso, tou a gostar mesmo! Faço as coisas por mim e gosto que me chame à atenção quando não faço as coisas tão bem!

Compartilhar este post

Link para o post

ISSO É MENTIRA!!! MENTIRAAAA!!

:( :(

Compartilhar este post

Link para o post

Fraco é o instrutor que anda ali a ajudar sem a pessoa se aperceber e depois quando deixa de ajudar ninguém está preparado. Mas por acaso notei isso um dia destes, apanhei boleia do que foi meu instrutor na altura e ele vinha a dar aula, então eu ia atrás a apreciar, sempre que voltavam à marcha ele lá punha o pé na embraiagem e claro, o carro não ia abaixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um acidente a duas semanas atrás e f*di três pneus do carro, e uma das 3 jantes também foi a vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...