Life'Tec Publicado 17 Março 2008 Bem, este é o meu primeiro trabalho para esta grande comunidade. Enquanto os outros visavam as piadas, este será sobre assuntos que podem fazer qualquer membro por um ou outro motivo reflectirem mais nos seus actos. Netiquette O Ciberespaço, como todos os outros espaços onde várias pessoas convivem, tem regras de etiqueta que devem ser cumpridas por todos, sejam em fóruns, blog's e até mesmo chat's. Regra nº1 : Lembra-te dos Outros Há algo que quem anda no Mundo da Internet, nunca pode esquecer : quando estamos a escrever um e-mail, a escrever uma menssagem num Fórum, ou a tagarelar num chat, estamos a fazê-lo com pessoas com quem não estamos a comunicar cara-a-cara. Isso significa, que muitas vezes, escrevemos coisas nunca teríamos coragem de dizer na cara do outro. Ou, o que também é muito comum, criamos um mal-entendido. Muito cuidado, pois, com o que escreve e com a forma como o faz, lembre-se que há fortes possibilidades de ser identificado. Regra nº2 : Comporta-te como no teu dia-a-dia Na vida real tentamos, de uma forma geral, cumprir as leis e as regras que sabemos que existem. Por exemplo, se quiser ter uma revista que vê à venda numa papelaria, saberá que terá de a comprar. Mas na Internet é mais fácil obter produtos, como software, filmes ou músicas sem pagar e de forma ilegal. E pode pensar ( erradamente ) que ninguém está a ver. No entanto, vários são já os países em que estão a correr processos sobre pirataria, em que os réus são pessoas comuns e que, muitas vezes, nem tinham verdadeira consciência dos crimes que estavam a cometer. Na dúvida, pergunte a alguém que esteja informado sobre a legislação na Internet. Regra nº3 : Preocupa-te com o que os outros acham de ti Na Internet, não serás apreciado pelo teu gosto de escolha de roupa nem pela cor de pele, de olhos, ou de cabelo. Aliás, neste campo, as mentiras são mais que frequentes. Por conseguinte, preocupa.te, isso sim, com o que escreves e com a forma como exprimes as tuas ideias. É isso que conta. Regra nº4 : Partilha os teus conhecimentos Quem procurar informação técnica no ciberespaço a partir de Portugal, terá a triste constatação de que os Portugueses são ainda muito pouco abertos à partilha de conhecimento em contraste com outros povos. Dê o seu contributo para a alteração deste estado de coisas e não guarde só para si o que sabe. Há inúmeros sites sobre os mais variados temas em que há imensa informação disponibilizada por particulares de forma gratuita. Aliás, é esse o principal objectivo dos fóruns, em que muitas pessoas se apoiam. Regraº5 : Respeite a privacidade dos outros Apesar de haver possibilidade de se ter palavras-passe para quase tudo proteger no computador, é por vezes fácil e tentador fazer coisas como ler os e-mails de um colega. Atitudes como esta podem ter más consequências. Refreia a tua curiosidade! Regraº6 : Sê tolerante com os outros Quando, daqui a algum tempo, já tiver muitas horas de Internet, lembre-se de que também já foi 'caloiro'. Assim,, quando encontrar alguém com pouca experiência ( não só em Fóruns ), ajude-o. E se essa pessoa estiver a violar uma das regras acima, chame.a à atenção, mas de uma forma delicada. É fácil, se se colocar no lugar dela. Baseado em : Livro de T.I.C. 9º Ano Editado por: Prototype ________________________________________________________________________________ Ufa, chegou ao fim o meu primeiro trabalho. Que acham? Compartilhar este post Link para o post
Guest LeoDB Publicado 17 Março 2008 Regra nº3 : Preocupa-te com o que os outros acham de ti :-s Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Março 2008 Ufa, chegou ao fim o meu primeiro trabalho. Que acham? Acho que passaste da regra 2 para a 5. Compartilhar este post Link para o post
Gavazzo Publicado 17 Março 2008 O que tu fazes para chamar atenção. :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Life'Tec Publicado 17 Março 2008 O que tu fazes para chamar atenção. :prayer: Agora qualquer coisa que faça é para chamar a atenção? :| Compartilhar este post Link para o post
Plastikman Publicado 17 Março 2008 Trabalhos de TIC :prayer: Vou ja postar o meu ;) Compartilhar este post Link para o post
mike Publicado 17 Março 2008 MUITO BOOOOOOM CONTINUA era disto que este forum precisava, :prayer: NOT, OBVIOUSLY :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 17 Março 2008 Regra nº3 : Preocupa-te com o que os outros acham de ti Huh...não ? Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 17 Março 2008 LOOOOOOOOOOOL Ó h@ns tás fdd, este gajo bate-te aos pontos na comédia :lol: Compartilhar este post Link para o post
Blind Publicado 17 Março 2008 A 3 nem por isso e o sublinhado da regra 1, que loool, eu o que digo aqui digo o mesmo no dia a dia loool tirando isso :wink: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Março 2008 LOOOOOOOOOOOL Ó h@ns tás fdd, este gajo bate-te aos pontos na comédia :lol: :( Compartilhar este post Link para o post
Guest Fusyon. Publicado 17 Março 2008 Regra nº0, escreve numa letra legível... Compartilhar este post Link para o post
Life'Tec Publicado 17 Março 2008 LOOOOOOOOOOOL Ó h@ns tás fdd, este gajo bate-te aos pontos na comédia :lol: Era esse o meu objectivo, a comédia e realidade ao mesmo tempo, já vi que o consegui :prayer: Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 17 Março 2008 Era esse o meu objectivo, a comédia e realidade ao mesmo tempo, já vi que o consegui :prayer: User Revelação 2008! :prayer: Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 17 Março 2008 OMFG Façam um prémio para o user que menos incomoda e incentivem-no a concorrer pra esse pf !!! Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Março 2008 Era esse o meu objectivo, a comédia e realidade ao mesmo tempo, já vi que o consegui :prayer: FDX. estou chocado. Compartilhar este post Link para o post
DV Bairrada Publicado 19 Março 2008 LOOOOOOOOOOOL Ó h@ns tás fdd, este gajo bate-te aos pontos na comédia :lol: :funny: Era esse o meu objectivo, a comédia e realidade ao mesmo tempo, já vi que o consegui :prayer: que idade tens? com a tua idade ainda não sabes o que é ironia? Compartilhar este post Link para o post
Life'Tec Publicado 19 Março 2008 Isso pergunto eu a ti, eu e' que estava a ser irónico. z-O-M-G Compartilhar este post Link para o post
Daniel Ferreira Publicado 24 Março 2008 Proto, guarda-redes do Anderlecht , és grande :prayer: Compartilhar este post Link para o post
BonecoTM Publicado 5 Abril 2008 Era esse o meu objectivo, a comédia e realidade ao mesmo tempo, já vi que o consegui :prayer: :prayer: Proto > all :mrgreen: NOT :ANAL: Compartilhar este post Link para o post