Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Belo torneio o de Fermentelos :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Era porreiro, o rapaz é muito bom jogador! Só tenho pena que ele não seja mais novo... Quem também podia ir para lá era o Paulinho! Ele já foi comprado por um grupo de investidores bem conhecido de todos nós (Nuno Assis, Fernando Meira e Pedro Mendes) e seria muito bom que ele evoluísse lá!

Compartilhar este post

Link para o post

Helder não sei se já viste o novo regulamento da arbitragem mas basicamente as nossas hipóteses de algum dia ser importante na arbitragem foram com os porcos. E para piorar a situação alteraram as normas regulamentares para a formação de equipas aqui em Lisboa e a equipa com a qual iria ficar já não vai ser possível. Tou numa situação bem chata(e pra aí mais de metade dos árbitros de Lisboa lol)

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor para eles que já estão lá em cima... Têm que se proteger uns aos outros, até parece que não sabes como as coisas funcionam...

Gostava que ele levasse o Telmo :)

Não levou o Telmo mas o rapaz já progrediu, foi para o Limianos, tanto quanto eu sei ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor para eles que já estão lá em cima... Têm que se proteger uns aos outros, até parece que não sabes como as coisas funcionam...

O problema não é (só) esse. Este regulamento foi feito para permitir a profissionalização, mas esquecem-se que precisam de árbitros daqui a 20 anos tambem. E com este regulamento não me cheira que vão ter muitos nessa altura.... Para não falar que vão dar o chamado "chuto no cú" a muitos árbitros só por causa da idade que têm

Compartilhar este post

Link para o post

Helder não sei se já viste o novo regulamento da arbitragem mas basicamente as nossas hipóteses de algum dia ser importante na arbitragem foram com os porcos. E para piorar a situação alteraram as normas regulamentares para a formação de equipas aqui em Lisboa e a equipa com a qual iria ficar já não vai ser possível. Tou numa situação bem chata(e pra aí mais de metade dos árbitros de Lisboa lol)

não fazia ideia. Mas em que consiste as mudanças? :|

Compartilhar este post

Link para o post

não fazia ideia. Mas em que consiste as mudanças? :|

As categorias (devido ao fim da 3ª) e as limitações de idade e jogos para se poder transitar de categoria. Mas a melhor parte é que cada associação só pode ter 10 árbitros a nível nacional. Como em Lisboa raramente descem tambem ninguem vai subir, portanto eu tou arrumado lol. Tu em Aveiro pode ser que consigas ter sorte mas também não vai ser fácil porque vais ter muitos árbitros do Porto a ir "morar" para Aveiro para subirem ao nacional

No fundo é isto (foi feito por um arbitro distrital de Lisboa tendo por base o regulamento):

Imaginemos um árbitro com 25 anos que inicia o Curso de Formação Inicial Nível 1.

Tem a duração de 40 (quarenta) horas e o estágio curricular a duração de 100 (cem) horas durante as quais o(a) estagiário(a) realiza, pelo menos, 30 (trinta) jogos como árbitro(a) ou árbitro(a) assistente das competições distritais seniores da divisão inferior ou das competições juniores.(ARTº34 do RA-FPF)

CONCLUSÃO: Para cumprir 100 horas de estágio são necessários 66 jogos de 90 minutos cada. Mas, 30 jogos deverão ser de Seniores ou Juniores. Em face de tudo isto temos que são necessário 2 anos para cumprir tal estágio, atendendo a que cada há menos equipas nos campeonatos distritais, conjugado com o tal "aumento de disponibilidade de árbitros". Isto em LISBOA. Como será na Horta, Santarém, Portalegre, Évora, Algarve? Três anos? Talvez. Ressalve-se que, no entanto, é sempre necessário duas épocas para que um árbitro C4 se promova ao C3 Ascensão.

Em suma: Subida ao C3 com 27 anos, na condição de aproveitamento no estágio curricular sob pena da sua repetição e ainda dependendo do limite de árbitros no quadro C3 Ascensão.

ETAPA 1 Concluída.

Vamos á ETAPA 2.

O árbitro chegou ao grupo C3 Ascensão.

Tem de cumprir 1 época nesta sub-categoria.

Subirá á sub-categoria C3 Promoção, dependendo do n.º limite do quadro desta e do seu sucesso na anterior época. Vamos supor que teve sucesso e vaga na sub-categoria seguinte (C3 Promoção).

Aqui chegado, são mais dois anos, portanto, o jovem tem agora 29 anos de idade. Sem considerar perda de uma época.

ETAPA 2 Concluída

NOTA: Nesta fase, actualmente, poderia enveredar pela carreira de AAc1, com o novo regulamento da FPF não pode, uma vez que exige ao candidato 8 épocas de árbitro, sendo três como C2 ou como AA na equipa de um árbitro C2. Relembro que o limite no quadro por associação é de 10 árbitros, ou seja, se a FPF exige indicação de apenas 2 AA's por árbitro, apenas 20, no futuro terão o privilégio de se candidatarem.

ETAPA 3

O árbitro teve sucesso na época decorrida. E vai ser indicado pela sua associação á FPF.

1.ª Passo: Terá de concorrer com 65 árbitros onde frequentará o Curso de Formação Avançada Nível 2. Isto é, componente teórico-prática e não o estágio curricular, o qual está condicionado ao passo seguinte.

2.º Passo: Ter sucesso, isto é, estar nos primeiros sessenta lugares para ser admitido ao curso na componente estágio curricular. Os restantes seis voltam á base C3.

3.º Passo: Curso- Tem a duração de 50 (cinquenta) horas (Nota: Corresponde aqui ao 1.º passo) e o estágio curricular a duração de 150 (cento e cinquenta) horas durante as quais o(a) estagiário(a) realiza, pelo menos, 15 (quinze) jogos no Campeonato Nacional de Seniores e nos campeonatos nacionais de juniores. (ARTº 35º-Curso de Formação Avançada Nível 2)

NOTA: Subirão apenas 8 árbitros á sub-categoria C2 Ascensão. Não esquecer que se a respectiva associação já tiver o n.º de elementos limite que o RA-FPF impõe, mesmo que se fique nos primeiros oito lugares, o árbitro não subirá. Se houver vaga sobe á sub-categoria C2 Ascensão onde deverá fazer uma época.

O árbitro, entretanto terá 30 anos de idade. Em Lisboa, este árbitro está condicionado ao sucesso de entre 60 árbitros, bem como ao limite de árbitros no respectivo quadro. Suponhamos que houve vaga e que ficou nos primeiros oito lugares.

ETAPA 3 concluída.

Vamos á etapa seguinte.

ETAPA 4

O árbitro inicia nova época no C2, partindo do pressuposto que ficou nos primeiros 52 lugares no C2 (primeiro ano).

Na 2.ª época este árbitro trabalha para atingir a sub-categoria C3 Promoção. Terá de ficar nos primeiros 12 lugares para que siga em frente, isto é: Curso de Formação de Elite Nível 3.

Mas, só passarão 10 árbitros á fase de estágio curricular, uma vez que a anterior era a fase teórico-prática.

Curso de Formação de Elite Nível 3- Fase de estágio curricular:

Tem a duração de 60 (sessenta) horas (1.ª Fase) e o estágio curricular a duração de 460 (quatrocentas e sessenta) horas durante as quais o estagiário realiza, pelo menos, 10 (dez) jogos nas competições organizadas pela LPFP ou no Campeonato Nacional de Seniores e 15 (quinze) jogos nas competições nacionais de juniores.

NOTA: 460 horas x 60 minutos = 27600/90 minutos (cada jogo), dá o resultado de 306 jogos.

Questão: Para realizar 306 jogos (infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores) quantas épocas serão necessárias? Desconfio que quereriam dizer 46 horas. Neste caso, teríamos 30 jogos necessários (10 jogos LPFP/FPF Seniores e 15 jogos nacionais-juniores + outros 5 ou mais). Aqui sim, faz sentido. Isto tem que ser esclarecido.

Se forem mesmo 460 horas, no mínimo, são necessárias 8 épocas o que é incompatível com a duração do Curso de Formação de Elite Nível 3.

Cumprido o 2º ano no C2 Promoção, este árbitro tem 31 anos de idade.

Com 32 anos de idade, irá frequentar o Curso de Formação de Elite Nível 3, como explicado anteriormente, mas, só serão promovidos 2 árbitros á Categoria C1 Progresso na época seguinte, que é quando irá completar 33 anos de idade.

ETAPA 4 Concluída.

ETAPA 5- Chegar a Internacional

Depois de chegar á sub-categoria C2 Ascensão.

Depois de fazer a 2.ª época na sub-categoria C2 Promoção

Depois de fazer uma época a realizar o Curso de Formação de Elite Nível 3

Depois de ascender á categoria C1

Portanto, três épocas (sem percalços), o árbitro que tem 33 anos tinha a ambição de chegar a internacional.

Idade mínima: menos de 36 anos até 30 de Junho.

N.º de épocas em C1: 3 (e só é indicado se, e só se, estiver três anos consecutivos nos primeiros 12 lugares).

CONCLUSÃO: Para se chegar a internacional, é bom que se suba á categoria C1 pelo menos aos 30 anos para ter uma boa margem de manobra.

NOTA: Cada Federação poderá indicar até 10 árbitros internacionais. Estou em crer que, daqui a 6/7 ou mais anos tenhamos dificuldades em indicar árbitros á UEFA. (Visitem o site da APAF onde estão as idades dos árbitros da 1.ª Categoria e os de 2.Categoria, e tracem as perspectivas para daqui a 6 épocas). Temos depois que fazer um exercício mental: pensar que mesmo aqueles que tenham idade, neste momento de menos de 25/26 anos, daqui a 6 anos para a frente, fiquem por três vezes seguidas nos primeiros 12 lugares.

ETAPA 5 CONCLUÍDA

CONCLUSÕES:

1- Todo o indivíduo que quer ser árbitro e que deseje chegar a internacional, deverá iniciar a carreira de arbitragem, pelo menos, com 22 anos de idade, isto é, para ter margem de manobra, todos sabemos que não ter percalços durante 10 épocas é um sorte danada. Temos árbitros internacionais que estiveram na 3.ª, depois na 2.ª, mais tarde na 3.ª, ou então que ficaram algumas épocas no nacional.

2- Acabou-se a valorização do mérito, as condicionantes agora são várias: vagas disponíveis da respectiva associação, idade, n.º jogos realizados em estágio curricular, entre outros factores.

3- Este RA não atrai os jovens para o sector da arbitragem, uma vez que as perspectivas agora são muito mais apertadas e exigentes.

4- Este RA vai fazer aumentar os abandonos precoces de muitos árbitros de futebol, nomeadamente jovens com idades entre os 23/24 e os 30 anos e que actuam no âmbito distrital (não é o meu caso).

5- Eles é que mandam. Temos de respeitar. Cumpre-se a lei. Mas...fica aqui dito e redito...a coisa vai ficar feia no futuro não muito longínquo...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é (só) esse. Este regulamento foi feito para permitir a profissionalização, mas esquecem-se que precisam de árbitros daqui a 20 anos tambem. E com este regulamento não me cheira que vão ter muitos nessa altura.... Para não falar que vão dar o chamado "chuto no cú" a muitos árbitros só por causa da idade que têm

E acreditam eles na cena de um bem maior, queres ver?! Daqui a 20 anos, quem está lá hoje, já não quer saber da arbitragem! O importante é que, até lá, consigam "mamar" tudo o que puderem...

O Joel também veio para o Freamunde, que tal se safa?

O Joel tem boa margem de progressão, em termos físicos podia ser melhor mas acredito que, com uma carga de trabalho maior, isso deixe de se notar. Tecnicamente e no posicionamento é forte mas... Em jeito de confissão, deixa-me dizer-te que esta contratação me surpreendeu um pouco... Pode ser que me venha a surpreender ainda mais pela positiva mas...

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, está bonito está :lol: E agora com a quantidade de árbitros que vai descer para o ano da 3ª categoria nacional, vai ser uma competição feroz, ...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma decisão polémica no futebol português. Todo o jogador é livre até chegar a sénior e assinar contrato profissional. Vai ser só "rapinar"...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma decisão polémica no futebol português. Todo o jogador é livre até chegar a sénior e assinar contrato profissional. Vai ser só "rapinar"...

Por um lado isso é bom, na óptica do jogador, pois até agora havia clubes no distrital que "cortavam as pernas" a jogadores ao exigir uma taxa de compensação pelos direitos (não sei se é este o termo mais correcto) do mesmo a outros clubes. Basicamente uma transferência no valor de 2400€ (não tenho certezas do valor mas anda á volta disto) por um jogador da formação. Como é óbvio, nenhum clube nos distritais dá esse dinheiro por um juvenil ou um júnior. Conheço alguns casos de atletas com algum valor que inclusive deixaram o futebol porque ficaram "presos" a um clube e nem o clube os deixava sair, nem eles jogavam no clube.

Por outro lado, e na óptica dos clubes, é bastante mau porque praticamente perdem a única garantia que impossibilitava outros clubes com mais condições de lhes "roubar" jogadores a torto e a direito...

Editado por Poeira_26

Compartilhar este post

Link para o post

Oficialmente na Honra de Lisboa. Agora é começar a preparar 2012-2013 :)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu inscrevi-me para tirar curso de arbitro, passou um ano e não me contactaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Que medida estúpida.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, agora não é preciso o clube dar a carta para ir jogar para outro lado?

Ontem um puto do Joane disse-me que queria sair para o Moreirense e que o Joane lhe pediu 500 euros pela desvinculação...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu inscrevi-me para tirar curso de arbitro, passou um ano e não me contactaram.

De que distrito és?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, agora não é preciso o clube dar a carta para ir jogar para outro lado?

Ontem um puto do Joane disse-me que queria sair para o Moreirense e que o Joane lhe pediu 500 euros pela desvinculação...

Se ele ainda não tiver assinado pelo Joane para esta época, é livre de ir para onde bem entender... De borla... :mrgreen:

PS. Esta piada só terá sentido se o Moreirense mantiver o patrocinador... :grin:

Editado por The Crow ®

Compartilhar este post

Link para o post

Oficialmente na Honra de Lisboa. Agora é começar a preparar 2012-2013 :)

Carrega nisso miúdo :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que se pode ir para árbitro ?

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que se pode ir para árbitro ?

Contactas uma associação de futebol (a mais perto, de preferência) e informas-te quando abrem cursos de árbitro de futebol. Costuma haver um curso por ano, pelo menos aqui em Aveiro...

Compartilhar este post

Link para o post

Contactas uma associação de futebol (a mais perto, de preferência) e informas-te quando abrem cursos de árbitro de futebol. Costuma haver um curso por ano, pelo menos aqui em Aveiro...

Em Lisboa costumam ser 3 por época

Compartilhar este post

Link para o post

Em Lisboa costumam ser 3 por época

dass :lol: aqui é só um, mas ainda fomos prai 100 este ano,...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...