Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

dass :lol: aqui é só um, mas ainda fomos prai 100 este ano,...

Aqui são 3 com médias de 40 a 60 por cada curso. Em futebol 11. Futsal são uns 20 no máximo.

Mas isto é o pessoal que tira o curso. Não o que está no activo passado 1/2 anos. Aí o nº diminui...

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui também não deve seguir a maioria :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele ainda não tiver assinado pelo Joane para esta época, é livre de ir para onde bem entender... De borla... :mrgreen:

PS. Esta piada só terá sentido se o Moreirense mantiver o patrocinador... :grin:

Bem esgalhada :mrgreen:

Vou-lhe dizer então.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou da Madeira.

http://www.ataram.pt/

Isso é a Associação de árbitros da Madeira (de várias modalidades). O presidente é o Elmano Santos. Manda mail pra lá ou contacta-os pode ser que ajude ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma decisão polémica no futebol português. Todo o jogador é livre até chegar a sénior e assinar contrato profissional. Vai ser só "rapinar"...

Uns cada vez maiores, outros cada vez mais pequenos...

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ficar mesmo ansioso com esta porra.

Vai ficar tudo resolvido esta semana, espero eu. Clube e escalão. E é para fazer o estágio da licenciatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem tem cursos de treinador, gostava de ouvir um pouco os vossos relatos.

Se acharam fácil, no que é que tiveram mais dificuldades, se foram completamente às cegas para o curso, ou por outro lado já tinham algum conhecimento.

Será que dá deixarem o vosso testemunho (Chandler, Ibra, FabioK, e outros)?

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar tudo resolvido esta semana, espero eu. Clube e escalão. E é para fazer o estágio da licenciatura.

Para quando novidades?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou na mesma situação que tu e como eu te compreendo. Tenho que tomar umas decisões e acertar uns contactos relativamente ao estágio de Mestrado e enquanto as coisas não se resolvem é uma ansiedade enorme.

Contudo, dentro de 2 ou 3 dias também devo ter definido o clube, escalão/divisão do mesmo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Espero novidades no máximo lá para o meio da próxima semana. Estão neste momento três hipóteses em cima da mesa. À partida, se não houver crise com o gabinete de Futebol da faculdade, uma delas é para onde vão os alunos de metodologia de treino de futebol da faculdade e está praticamente descartada, porque as outras duas hipóteses são bastante melhores para mim. E essa hipótese que a faculdade oferece é o Ribeirão.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero novidades no máximo lá para o meio da próxima semana. Estão neste momento três hipóteses em cima da mesa. À partida, se não houver crise com o gabinete de Futebol da faculdade, uma delas é para onde vão os alunos de metodologia de treino de futebol da faculdade e está praticamente descartada, porque as outras duas hipóteses são bastante melhores para mim. E essa hipótese que a faculdade oferece é o Ribeirão.

Mais um bocadinho ao lado e ainda vens para o Trofense. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem tem cursos de treinador, gostava de ouvir um pouco os vossos relatos.

Se acharam fácil, no que é que tiveram mais dificuldades, se foram completamente às cegas para o curso, ou por outro lado já tinham algum conhecimento.

Eu já contei por aí. O meu pai queria que eu tirasse a carta de caçador :mrgreen: Eu não gosto nada daquilo e disse-lhe que não queria. Depois leu alguma coisa sobre curso de treinadores e disse-me, "porque não te inscreves?". Como não gosto de dizer que não aos pais duas vezes, lá me inscrevi na AFBraga e fui chamado uns meses mais tarde.

Fui um bocado ao desconhecido mas adorei, é um facto. A minha experiência no futebol era apenas de jogador de formação, joguei 1 ano no Braga e 3 no clube que agora represento como treinador.

Aquilo é dividido por módulos. A parte mais chatinha é a teórica, sobre as lesões desportivas e leis de jogo, por exemplo. Quando passas para o futebol aquilo era uma alegria, e as aulas práticas também. Tens testes dos módulos todos e um relatório de duas semanas de estágio, que eu fiz nos júniores do Braga.

A partir daí...bem, adoro mesmo o que faço. Tem algumas desvantagens, como tudo na vida: não és muito bem pago (apesar de eu em 3 anos ter mais do que duplicado o dinheiro que comecei a receber), tens pouco tempo livre, fins de semana e férias é apertado, começas a falar sozinho sobre determinadas situações, e se não namoras é complicado alguma gaja começar andar a sério com alguém que tem 3 ou 4 treinos durante a semana e 1 ou 2 jogos por fim de semana (será a minha realidade para esta época).

Mas depois a bola bate na rede e pronto, o teu mundo todo está ali à tua frente e não queres saber de mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, para mim começou de forma um bocado diferente.

Joguei à bola até aos 11 anos, aos 13 anos tive uma experiênciazinha curta e muito amadora no futsal. Não foi complicado perceber que a minha qualidade era demasiada para aquilo que o mundo do futebol conhecia. Havia piores tecnicamente, mas eu era um puto pesado, pouco ágil, pouco flexível, pá... não dava. E mesmo que não fosse isso não dava na mesma, nunca lá chegaria. Eu era meio obcecado com a coisa em miúdo, sabia nomes de equipas e de jogadores de tudo o que era canto, era quase doentio.

Isso frustrou-me, e mesmo antes de fazer 13 anos deixei as minhas pré-púberes ambições de ser jornalista no dia em que acabei a primeira biografia que saiu do Mourinho a seguir à conquista da Liga dos Campeões. Desde aí coleccionei mais 8 ou 9 livros que diziam Mourinho no título. Disse ao mundo que queria ser treinador de futebol, mas acho que só deixaram de achar que era uma mania de puto quando no 10º ano entrei no CT Desporto e não tinha ideia de fazer mais nada no mundo do desporto que não fosse ser treinador. Com 15 aninhos entrei para a escola de formação do Estrela, a coisa foi-se dando, no meu 2º ano lá acabei a época como treinador do Escolas A e já com o nível I feito.

Foi tudo demasiado rápido, mas acho que sou a única pessoa que conheço que diz que desde os 12/13 anos que quis sempre ser a mesma coisa, e é verdade. Tenho alguns interesses paralelos e às vezes acho que lhes dedico tempo a mais, como a leitura, a música e mais recentemente os ginásios e o fitness, mas nunca hesitei em relação às minhas ambições profissionais. Como toda a gente às vezes também tenho dúvidas e anseios sobre o meu real valor, mas duvidar da estrada não é duvidar de onde quero chegar, é só duvidar se aquele é de facto o melhor caminho.

Mas como diz o Ibra, não é fácil, engole-se muito sapo, morde-se muito insulto e perde-se muita coisa, e a verdade é que encontrar um sítio que pague bem e a horas é especialmente complicado quando se está a começar. É preciso paixão.

Compartilhar este post

Link para o post

Digo-vos uma coisa...

Não fiz, até agora, o mesmo percurso que vocês e não tenho, é certo, o mesmo reconhecimento mas gostei mm de ler os vossos testemunhos e rever-me em algumas coisas...

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre tive uma dúvida, se bem que bastante estúpida: nos cursos de treinador, faz-se provas físicas ou algum tipo de trabalho físico? :|

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado ao Ibra e ao Chandler pelos testemunhos.

Surgiu uma oportunidade para tirar uma espécie de equivalência (LOL!) que permite que sejamos treinadores de qualquer escalão no meu distrito. Mas apenas e só aqui. Tem o custo de 160€.

Eu não tenho intenções de vir a ser treinador de séniores ou coisa parecida, mas achava piada em tomar conta de umas escolinhas ou infantis. Além disso sempre ficava a saber sobre futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta novidades dos cursos de treinadores de futebol? Quero mesmo tirar isso mal comecem, mas vai ser complicado pois a procura vai ser imensa...

Obrigado ao Alex e ao Ibra pelo seu testemunho, daqui a 10 ou 15 anos vamos ve-los na liga zon a treinar os grandes :D

Editado por Fajo

Compartilhar este post

Link para o post

Fajo não consegues receber mp's?

Consigo porque?

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, só vi agora o que tavam a falar aí para trás.

Pá eu joguei futebol até aos 15 anos...deixei porque me chateei com umas pessoas lá do clube, onde joguei os 5 anos de futebol federado que pratiquei. Estive depois para ir para o CAC , mas fiquei tão chateado que me lembrei de dizer ao meu pai " não jogo mais á bola " . E pronto , até aos 17 anos comecei a fazer outras coisas, cheguei a jogar xadrez no Sporting, comecei a fazer ginásio, etc. Mas nunca deixei de ligar ao futebol, comecei a olhar para o jogo com outros olhos que não o de "simples adepto", comecei a ver ali estratégias ( confesso que nisto puxou também o meu gosto pelo xadrez lol ) e vi que aquilo podia ser engraçado.

Depois pensei o que é que poderia fazer para tentar começar a entrar neste mundo...um amigo meu disse-me que podia investigar sobre cursos de formação e foi quando cheguei ao site da AFL lol era para aí Junho, tinha 17 anos ainda, tava á porta dos 18, e creio que já havia o anúnico do curso de treinador Nível I para Outubro, li as regras, que era preciso ter 18 anos e 5 anos de federado etc etc, falei com os meus pais, como fiquei a fazer Matemática 12º ano tinha imenso tempo livre e eles não se opuseram...quando chegou Setembro, fui-me á associação porque podia ser preciso estar ligado já a algum clube e não sei quê, disseram para me inscrever na mesma e fi-lo.

Quanto aos cursos realmente a teórica é um bocadinho chato, principalmente porque são só em 2 dias dividido por 4 horas em cada dia...ter que ir para lá as 19 e só sair as 23 era sempre chato. Fui um bocado ás aranhas mas como já andava a ler alguns livros sobre futebol aquilo que me foi dado lá não foi nenhuma novidade mas foi sem dúvida muito importante. As aulas práticas são sem dúvida o melhor. Na relva, a fazer exercicios práticos, a ter algum contacto com a bola. Pá muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Como são os cursos de treinador da AF Lisboa?

Um amigo meu fez lá o de árbitro e queria seguir com o de treinador e estava a dizer para me inscrever com ele para o ano. São muito caros e só aconselháveis a quem quer seguir ou servem para quem tem o mínimo de paixão por futebol e tira só numa de um dia mais tarde vir a fazer de adjunto de miúdos ou algo assim?

Compartilhar este post

Link para o post

São caros, mas servem para tudo. Para curiosos e para quem quer prosseguir na carreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...