Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Novos? É o nível II, Mike! :mrgreen:

Bem, vou falar um bocadinho da minha vida.

A época 2009/2010 acabou para mim este fim-de-semana. Foi a minha época mais bem conseguida, e em que dei um maior salto em termos de conhecimentos adquiridos e em termos de currículo. Mas já falo disso...

Foi uma jornada tremenda, relembro que comecei a época como adjunto dos Infantis A do Estrela, fui adjunto dos Iniciados A do Estrela durante outros 2 meses, e estive nos séniores do Estrela durante 7 meses! Ironia das ironias, não? Sabem, quem anda nesta vida sonha sempre chegar ao emblema do coração, de uma forma ou de outra. Eu acabei por chegar à equipa técnica dos séniores de forma totalmente inesperada, aos 18 anos acabados de fazer, e desempenhei uma função que exigiu imenso de mim. Curiosamente, o futebol sénior do clube, após a recente assembleia de credores, parece estar num vazio, as condições para continuar são cada vez mais escassas. Ou seja, parece que fui "empurrado" pelo destino para lá, para ter a oportunidade de ter esse gostinho antes de aquilo desaparecer... irónico, não?

Enfim, amarguras à parte, coloquei de parte a possibilidade de continuar apenas a trabalhar no futebol sénior, a tempo inteiro, porque este ano quero ir para a faculdade. Informei o futebol juvenil do Estrela disso, e ofereceram-me duas possibilidades: ou começava de baixo e ficava como treinador principal de uma equipa de futebol de 7, ou ia para adjunto de uma dos campeonatos nacionais. Torci o nariz, mas acabei por aceitar a primeira opção. Disseram-me que era novo e que colocar-me como treinador principal de uma equipa mais velha do Estrela poderia oferecer problemas aos olhos dos pais. Eu dei uns dias, estive prestes a recusar mas aceitei. É verdade, vou treinar a equipa de Escolas B do ano que vem. É um regresso a um futebol que eu conheço bem, mas que conto que seja uma passagem fugaz.

No último mês e meio tenho estado a fazer uma coisa quase inédita, e no final da época já tenho a equipa praticamente feita. Andei a ver jogos de outras equipas, e estou à espera de fechar contrato com miúdos que "pesquei" ao Trajouce, ao Linda-a-Velha, ao Cacém... peguei também em alguns atletas da casa, filtrei os que não têm qualidade e tenho ali uma base que me oferece algumas garantias para a próxima época. Este fim-de-semana fui só com essa "base" a um torneio no Pêro Pinheiro, e com duas semanas de treinos ganhámos o torneio, e demos 7 e 8 em três dos quatro jogos. Sinal de que se trabalha bem...

Pelo meio, recebi um contacto de uma equipa da Liga Vitalis para ser observador, funções idênticas às da época passada. Não há profissionalização, nem eu a queria, porque quero licenciar-me em Treino Desportivo no próximo ano. O trabalho vai ser feito à distância, através dos jogos aqui da zona (Fátima, Belenenses e Estoril) e através de transmissões da SportTV que conto que me sejam disponibilizadas. Oferece boas possibilidades de se tornar em profissionalização perante a subida da equipa em questão ou perante subida da equipa técnica dessa equipa.

Agora, estou de "férias". Não trabalho no campo, mas estou a ver se "fecho" contrato com 3 ou 4 elementos do plantel, caso contrário eles ficam nos clubes onde ainda estão. Ao mesmo tempo estou a ver se reformulo as fichas de observação que usei na época passada, de forma a torná-las mais completas e funcionais.

PS - Não existiu dificuldade nenhuma em trazer os miúdos de outros clubes a treinar connosco. Bastou "acenar" com o símbolo "Estrela da Amadora" que vieram quase todos. Ainda continuamos a ter alguma força...

Editado por Alexandre Costa

Compartilhar este post

Link para o post

Se bem percebi, Universidade + Escolas B + Observação... Vais conseguir conciliar isso tudo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei. Mas se não conseguir, a primeira coisa a saltar fora vai ser o Estrela. É o menos prioritário.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver um ano tremendo, no Natal alguém vai comer as filhoses a outro lado e eu adio a faculdade por mais uns tempos... :mrgreen:

Era um excelente sinal. Mas quero ver se me concentro em manter alguma qualidade em tudo. Prefiro fazer duas coisas muito bem que três mais ou menos. Em Agosto começa a luta, com o começo dos campeonatos profissionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Podemos pensar que tanto trabalho junto é demasiado, mas não há nada como fazer aquilo de que gostamos. Portanto, não tenho a mínima dúvida de que o Alex vai sair por cima disto tudo.

Editado por Ibrahimovic_9

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver um ano tremendo, no Natal alguém vai comer as filhoses a outro lado e eu adio a faculdade por mais uns tempos... :mrgreen:

Nunca se sabe :)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

Alex, arranja uma vida é o que te digo.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, arranja uma vida é o que te digo.

Quando for rico à pala disto até arranjo 3 ou 4.

8-)

Ou então quando estiver a trabalhar na caixa do supermercado por o meu futuro curso não servir para mais nada. :lol:

Vamos ver, vamos ver. Se a próxima época for tão produtiva como esta...

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Alex, em licenciaturas de desporto o que tu mais vês é gente a deixar cadeiras e às vezes até anos para trás para se dedicarem ao seu desporto, sei do que falo.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Alex, em licenciaturas de desporto o que tu mais vês é gente a deixar cadeiras e às vezes até anos para trás para se dedicarem ao seu desporto, sei do que falo.

Confere.

btw, a minha vida para o ano tá resolvida. Fico numa equipa de apoio ao nacional de um dos melhores arbitros de 3ª nacional(que infelizmente por motivos de idade já n vai a lado nenhum).

Para quem n sabe um equipa de apoio são basicamente os gajos que andam sempre no distrital e sempre que esse arbitro(ou um dos seus assistentes) fizer jogos no distrital será comigo. Nesta coisa do apoio estou eu e outro amigo meu da Honra, o que será excelente para mim porque para além de fazer honra ainda posso fazer mts jogos com arbitro de nacional.

Outro factor positivo é que em caso de lesão e/ou faltas de 2 dos 3 assistentes quem é chamado para o Nacional sou eu.

Depois ainda há o extra que desde à 4 ou 5 anos que quem sai desta equipa no ano a seguir é para ser assistente de nacional, mas isso já é sonhar demais :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã mais um passo rumo a uma brilhante carreira! Em directo na Sportv 2 a fazer a final feminina da Lisboa Cup: 1º Dezembro - Atl. Madrid

VAMOS!

Compartilhar este post

Link para o post

Eh lá, parabéns João. Tivesse eu SportTV2 e via-te. Vou ver se arranjo um stream amanhã. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

No site oficial da Briosa:

Académica planeia nova temporada

O Departamento de Formação da Académica/OAF está a planear a próxima época com todo o afinco e de forma bastante organizada e estruturada de modo a alcançar ainda mais sucesso para a temporada que se avizinha.

A conquista de vitórias dentro e fora do campo será sempre o objectivo do Futebol Jovem da Académica que, mais do que triunfar nas quatro linhas, tem como prioridade a formação escolar dos seus atletas.

Por isso mesmo, e também com o objectivo de aproximar o Futebol de Formação da Briosa à cidade de Coimbra, a Académica lança um desafio bem interessante... Esta é a sua oportunidade para pertencer aos quadros de treinadores das camadas jovens dos "estudantes", na variante de guarda-redes.

As candidaturas encontram-se abertas mas já sabe que na Académica só entram os melhores! Obedecer aos exigentes requisitos da Formação da Briosa não é tarefa fácil mas é também por isso que o desafio apresentado é ainda mais aliciante.

Solicita-se assim, a todos os interessados, que enviem o seu currículo e experiência profissional para os seguintes endereços electrónicos: [email protected] ou [email protected]

Faça parte da estrutura da Briosa e dê um passo em frente na sua vida profissional... Esta é a sua oportunidade de pertencer aos quadros da Académica!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer pela 2ª vez consecutiva as finais nacionais do Campeonato Nacional de Futebol de Rua(o dos "sem-abrigo"). E se no ano passado o convite veio de um colega que precisava de gente para lá ir, desta vez foi a organização a convidar-me...

:handclap: para mim

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou agora o tal campeonato. 3 dias espetaculares com pessoal muito bom.

Ficou a ideia da malta da organização da selecção nacional(CAIS) para me levar com eles para o Mundial para o ano que vem em Paris, algo que seria espectacular para mim!

Neste torneio também foi muito bom pq apitei com 2 antigos árbitros internacionais(um de futsal e outro de futebol de 11) e com um dos responsáveis da arbitragem em Lisboa. Todos eles elogiaram os meus jogos e ficaram com o meu contacto para vários torneios que vão fazendo ao longo do ano.

Sinceramente, começo a acreditar que daqui a uns anos(e a continuar a evoluir como tenho feito) posso chegar aos nacionais(e quiçá à 1ª categoria), mas um passo de cada vez...

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a uns anos estamos nós a dizer que és um ladrão enorme

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a uns anos estamos nós a dizer que és um ladrão enorme

Até parece que não dizem já :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Até parece que não dizem já :mrgreen:

Mas um ladrão ainda maior porque roubaste uma equipa "nossa".. Como não poderiamos dizer isso? Eu ainda me lembro daquele carrinho que fizeste e nem falta foi :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas um ladrão ainda maior porque roubaste uma equipa "nossa".. Como não poderiamos dizer isso? Eu ainda me lembro daquele carrinho que fizeste e nem falta foi :mrgreen:

Esse lance foi culpa do mau estado do piso. Não queria fazer carrinho. Mas tb não era falta. O máximo que marcavas ali foi a mão na bola quando eu caí...

Mas foi um corte do crl :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora culpa o estado do piso culpa, era falta e acabou.. E vais ver que com esse abrir de portas todos ainda chegas longe

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...