Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

[Discussão] Jogos RPG

Publicações recomendadas

Citação de Hammerfall, há 1 hora:

Migos, o que consideram um bom rpg?

Melhor, qual o aspeto que vos dá mais prazer em jogar um rpg?

Boa pergunta. Sinto que pertencia melhor no tópicos dos RPGs, mas, de modo geral, dou uma grande prioridade a uma boa história. Não só a história ser boa em si, mas ser bem contada, bem integrada no jogo e com personagens com personalidade.

Depois outro elemento que valorizo muito e que acho que é um factor muito underrated na discussão de porque é que os jogos de Pokémon decresceram de qualidade: puzzles. Francamente, é difícil fazer um bom puzzle. Encontrar aquele ponto médio entre não ser chato (tipo alguns puzzles de alguns jogos do franchise de Zelda) e não ser demasiado fácil. Qualquer um dos extremos vai tirar-me a piada do jogo. Desde o ser chato (tipo water temple no ocarina of time, que tens de parar o jogo a cada 2 segundos) entre o ser demasiado fácil (hogwarts legacy, já desisti de fazer puzzles que não sejam mandatory).

Mas principalmente diria que são estes dois fatores. Para mim, Golden Sun é o expoente de ambos. Boa história, bons personagens e bons puzzles. Não é um 10, mas é um 10 no meu coração. Objetivamente dar-lhe-ia um 8.5 ou um 9.

Há outros fatores secundários que em conjunto podem equilibrar se estes dois forem fraquinhos, mas, overall é muito raro e se estes dois forem fracos é muito fácil que eu perca o interesse.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 7 minutos:

Boa pergunta. Sinto que pertencia melhor no tópicos dos RPGs, mas, de modo geral, dou uma grande prioridade a uma boa história. Não só a história ser boa em si, mas ser bem contada, bem integrada no jogo e com personagens com personalidade.

Depois outro elemento que valorizo muito e que acho que é um factor muito underrated na discussão de porque é que os jogos de Pokémon decresceram de qualidade: puzzles. Francamente, é difícil fazer um bom puzzle. Encontrar aquele ponto médio entre não ser chato (tipo alguns puzzles de alguns jogos do franchise de Zelda) e não ser demasiado fácil. Qualquer um dos extremos vai tirar-me a piada do jogo. Desde o ser chato (tipo water temple no ocarina of time, que tens de parar o jogo a cada 2 segundos) entre o ser demasiado fácil (hogwarts legacy, já desisti de fazer puzzles que não sejam mandatory).

Mas principalmente diria que são estes dois fatores. Para mim, Golden Sun é o expoente de ambos. Boa história, bons personagens e bons puzzles. Não é um 10, mas é um 10 no meu coração. Objetivamente dar-lhe-ia um 8.5 ou um 9.

Há outros fatores secundários que em conjunto podem equilibrar se estes dois forem fraquinhos, mas, overall é muito raro e se estes dois forem fracos é muito fácil que eu perca o interesse.

Se o @Diogo_CFB estiver com vontade, ele mover esta conversa para esse tópico.

Sobre os puzzles, acho que é o numb down geral que a indústria gaming tem sofrido. Lembro-me perfeitamente de estar uns bons dias a tentar perceber o puzzle da sala dos espelhos no primeiro prince of persia, por exemplo. Eu sei, action rpg, mas mesmo assim.

O que eu prezo mais, e claro que gosto que me espetem com uma narrativa que tenha pés e cabeça, é a parte do desenvolvimento da personagem. A chamada build. E depois as opções que o jogo me dá sobre isso. Eu joguei poucos RPG's, mas do que joguei, que incluo o ff12 e a série pokemon para dar exemplos. Obviamente no pokemon não preciso mencionar toda a variedade de conteúdo que tens ao teu dispor. No ff12, tirando o facto de ser um rpg "normal" sem a questão das batalhas em turno, o que me chamava mais à atenção era o sistema que eles tinham nos espers. E o quanto personalizáveis eles eram (ao alocá-los nas personagens) mais a skill tree/map que havia.

E depois joguei um na minha adolescência que é o digital devil saga, da série shin megami tensei. Conseguem-me recomendar um jogo como esse? E não vou muito à bola com persona/jrpg's.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 4 horas:

Nier Automata

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 22 minutos:

Nier Automata

Por causa disto, nem mencionei: boa banda sonora. Também valorizo bastante. Aumentam bastante o valor do jogo. Nesse departamento o Final Fantasy X e o Xenoblade Chronicles 3 são os meus all time 🐐.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 3 horas:

Por causa disto, nem mencionei: boa banda sonora. Também valorizo bastante. Aumentam bastante o valor do jogo. Nesse departamento o Final Fantasy X e o Xenoblade Chronicles 3 são os meus all time 🐐.

A banda sonora é incrível. Envolve de uma maneira inexplicável

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada ás respostas do Shaft e do Vision porque não tocam de todo no elemento mais integral de um RPG que é a evolução da personagem e customização da tua abordagem ao jogo... sou capaz de dizer que com os puzzles, boas personagens e boa banda sonora há muito platformer por aí que se encaixa bem na definição de bom RPG 😁

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 57 minutos:

Acho piada ás respostas do Shaft e do Vision porque não tocam de todo no elemento mais integral de um RPG que é a evolução da personagem e customização da tua abordagem ao jogo... sou capaz de dizer que com os puzzles, boas personagens e boa banda sonora há muito platformer por aí que se encaixa bem na definição de bom RPG 😁

E achas que eu cresci a jogar o quê? 😂

São o meu género de jogo original. Mas acho que bons personagens é uma coisa mais moderna, apesar de alguns tentarem ter personagens com mais carisma (Sonic, que, curiosamente, nunca foram jogos que eu gostasse lol) e tipicamente acho que têm abordagens diferentes a esses temas.

Percebo, mas diria que é um bocado diferente para mim. Eu consigo tolerar um RPG com mecânicas medianas e com um plot ou personagens interessantes (Final Fantasy 13, por exemplo), mas se o plot ou os personagens não me interessar, pode ter as melhores mecânicas do mundo, ser groundbreaking e absurdamente inovador, que o meu interesse vai ser muito reduzido.

O tempero até pode ser semelhante, mas as pequenas diferenças e o prato que adornam fazem a diferença.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 14 minutos:

E achas que eu cresci a jogar o quê? 😂

São o meu género de jogo original. Mas acho que bons personagens é uma coisa mais moderna, apesar de alguns tentarem ter personagens com mais carisma (Sonic, que, curiosamente, nunca foram jogos que eu gostasse lol) e tipicamente acho que têm abordagens diferentes a esses temas.

Percebo, mas diria que é um bocado diferente para mim. Eu consigo tolerar um RPG com mecânicas medianas e com um plot ou personagens interessantes (Final Fantasy 13, por exemplo), mas se o plot ou os personagens não me interessar, pode ter as melhores mecânicas do mundo, ser groundbreaking e absurdamente inovador, que o meu interesse vai ser muito reduzido.

O tempero até pode ser semelhante, mas as pequenas diferenças e o prato que adornam fazem a diferença.

O que queria dizer é que essas coisas que dás mais valor não são o que faz um RPG bom para ti. É o que faz um jogo bom para ti, não precisa de ter elementos RPG para incluir isso tudo. Por exemplo, pegando em Last of Us (que tem alguns elementos RPG, mas poucos), tens personagens e história do crl, uma soundtrack incrível, e de considerares o stealth e assim um puzzle tens os elementos todos aí. A mesma coisa com um shadow of the Colossus por exemplo.

Acho que a pergunta do hammerfall, como 99% das coisas que ele diz, tem a ver com elden ring. A forma como os jogos da from têm os elementos de RPG -customização de personagem e de abordagem ao combate - tão front and center fazem do jogo um RPG. Mas será que a forma como incluiem esses elementos faz do jogo um bom RPG? Eu não sou muito fã do gênero, mas do que vi parece-me que sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 52 minutos:

Acho que a pergunta do hammerfall, como 99% das coisas que ele diz, tem a ver com elden ring. A forma como os jogos da from têm os elementos de RPG -customização de personagem e de abordagem ao combate - tão front and center fazem do jogo um RPG. Mas será que a forma como incluiem esses elementos faz do jogo um bom RPG? Eu não sou muito fã do gênero, mas do que vi parece-me que sim.

Não escrevi o que escrevi, de todo, a pensar no ER. 😛 

Aliás, defini bem a diferença do que era um action rpg de um rpg quando mencionei o Prince of Persia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Não escrevi o que escrevi, de todo, a pensar no ER. 😛 

Aliás, defini bem a diferença do que era um action rpg de um rpg quando mencionei o Prince of Persia.

Olha não li o teu segundo post para ser honesto, devo ter passado á frente sem querer. Só tinha visto a pergunta inicial.

Não retiro o que disse though, o que gostas mais no RPG são os elementos core de um RPG, a build, estratégia e desenvolvimento de personagem. E eu concordo que boas abordagens nisso é o que separar um bom RPG de um mau RPG, o resto dos elementos são mais transversais a vários jogos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 7 minutos:

Olha não li o teu segundo post para ser honesto, devo ter passado á frente sem querer. Só tinha visto a pergunta inicial.

Não retiro o que disse though, o que gostas mais no RPG são os elementos core de um RPG, a build, estratégia e desenvolvimento de personagem. E eu concordo que boas abordagens nisso é o que separar um bom RPG de um mau RPG, o resto dos elementos são mais transversais a vários jogos

Sim nisso concordo, o desenvolvimento de personagem + estratégia e diversidade de builds é o que me mais me atrai.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 horas:

😁

O desenvolvimento da personagem, armas, armaduras, skills, é claro extremamente importante tambem, mas isso nem é preciso referir 😎 Desde que nao seja extremamente complexa essa evoluçao.

Compartilhar este post

Link para o post

o gow ragnarok tem gear, xp, loot e por aí fora

posso também adaptar o meu estilo

é RPG?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 3 minutos:

o gow ragnarok tem gear, xp, loot e por aí fora

posso também adaptar o meu estilo

é RPG?

É um action rpg.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 09/03/2023 at 14:27:

Depende do gosto de cada um.

Eu cá gosto dos tactical turn-based, em todas as variantes. Qualquer coisa como Fire Emblem, Shining Force, Valkyria Chronicles, Advance Wars (se bem que este, nem é bem um RPG de certa forma) conquista logo o coração. Os turn-based também sou fã, principalmente os RPGs com um sistema de combate mais simples (Dragon Quest e afins). Quando a coisa complica em excesso, com habilidades em cima de habilidades, e grind excessivo, perde o meu interesse.

Tem de ser minimamente desafiante, sem ser muito castigador, exceto num ou noutro boss, e com bosses opcionais que sejam super difíceis. E a história tem de ser bonita, emocionante, sem ser demasiado cheesy. Os gráficos não me importam muito, mas a música tem de ser boa também.

Acabei de descrever o meu RPG perfeito. Que, nesse âmbito, e creio que apesar de não ser assim tanto a onda da malta daqui, foi o Dragon Quest XI.

---

Já agora, ontem finalmente acabei o Grandia e dou um solid 8.5/10. Não sei se alguém jogou, mas totally worth it. A história é das mais bonitas que já experienciei num RPG. Apenas não dou solid 9 porque o jogo está super outdated mesmo com o remaster que fizeram.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

eu turn based só com emuladores e fast forward

nem sei como terminei o ff9 sem perder o juízo 

Compartilhar este post

Link para o post

Também sou adepto do turn based, mas também não me incomodam aqueles híbridos como o Xenoblade, que nem sei que terminologia dar. Aquilo é literalmente tipo quando enganas uma criança com um gelado para lhe dar uma colher de sopa, é um turn based disfarçado de teres algum controlo de "ação".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, Em 03/03/2023 at 21:27:

Alguém a jogar o Octopath Traveler 2? Do que entendi parece uma ótima evolução do primeiro. Este já me parece que era um bom RPG, este parece que corrigiu vários defeitos que o primeiro tinha e parece que tá mesmo um rpg bastante bom.

Arrisquei, aproveitei o leve 3 pague 2, até agora, ótima primeira impressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...