Bier Publicado 27 Fevereiro 2010 Já agora falas da proibição de drogas comparando a lei seca. Tens noção que neste momento as drogas leves são proibidas, certo? Consideras portanto que vivemos em lei seca? É que da maneira que falas dá a sensação que as drogas são legais neste momento... Neste momento é proibido. Eu digo que deve permanecer assim e tu dizes que mudaríamos para lei seca. Não muda nada, logo ou achas que já vivemos com lei seca ou não entendo a tua ideia. Como eu disse atrás já há smart shops em Portugal que vendem precisamente algumas drogas leves. É claro que não são todos os tipos de drogas leves. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 27 Fevereiro 2010 Nikel, o álcool, para ti, é uma droga ou não? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 27 Fevereiro 2010 Eu sei, até já houve reportagens sobre as mesmas no telejornal. Penso que a razão para existirem é venderem as tais drogas leves que não estão previstas nas leis, ou seja, simplesmente não há lei para isso. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 27 Fevereiro 2010 Nikel, o álcool, para ti, é uma droga ou não? Eu acho que já percebi. Para ele droga é ilegal, o que é legal não é droga. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 27 Fevereiro 2010 Nikel, o álcool, para ti, é uma droga ou não? Se fores pelo sentido de que droga é qualquer coisa que altera o teu organismo, então sim, é droga. Não me interessa a nomenclatura que lhe dão, não tenho problema com a palavra droga. Tenho problemas com tipos de drogas. Eu acho que se deve manter certos tipos de droga proibidos e o argumento de muita gente é a nomenclatura que eu dou à substância... Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 27 Fevereiro 2010 Se fores pelo sentido de que droga é qualquer coisa que altera o teu organismo, então sim, é droga. Não me interessa a nomenclatura que lhe dão, não tenho problema com a palavra droga. Tenho problemas com tipos de drogas. Eu acho que se deve manter certos tipos de droga proibidos e o argumento de muita gente é a nomenclatura que eu dou à substância... E não tens problemas com o alcool? Que drogas além das que se vendem actualmente nas farmácias é que deviam ser legais? Compartilhar este post Link para o post
Filas_fcp Publicado 27 Fevereiro 2010 A diferença entre o Alcool e as drogas, é que uma dose minima de uma nao faz mal antes pelo contrario, enquanto que de outra à minima quantidade, é prejudicial Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 27 Fevereiro 2010 Se fores pelo sentido de que droga é qualquer coisa que altera o teu organismo, então sim, é droga. Não me interessa a nomenclatura que lhe dão, não tenho problema com a palavra droga. Tenho problemas com tipos de drogas. Eu acho que se deve manter certos tipos de droga proibidos e o argumento de muita gente é a nomenclatura que eu dou à substância... ;) Como droga, qual é a diferença entre o álcool e, por exemplo, a cannabis? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 27 Fevereiro 2010 Não é fácil fazer essa comparação porque o álcool não é consumido em estado puro. A diferença está no contexto em que são consumidas. Bebidas alcoólicas são consumidas na sua maioria não pelo efeito do seu conteúdo alcoólico. Há quem o faça? Claro que sim, mas grande parte das pessoas bebe um copo de vinho à refeição, bebe 1 ou 2 cervejas à tarde não pelo efeito do álcool, que não é sentido nestes casos mas porque simplesmente sabe bem e não faz mal nem a ele nem aos outros. Drogas são consumidas pelos seus efeitos. Podem-me dizer que gostam do sabor, mas se arranjassem algo com o mesmo sabor sem os efeitos "secundários" ninguém consumia e mesmo assim seria uma minoria. Podemos fazer uma comparação a armas de fogo e facas. Facas são usadas para as mais variadas coisas, a grande maioria delas, coisas inofensivas para a própria pessoa e os outros, no entanto há quem as possa usar para fazer mal a si e a outros. Armas de fogo, apesar de servirem por exemplo para protecção, o seu objectivo principal é causar dano a outrem, daí o seu controlo ser imenso e por outro lado consegues comprar uma faca em qualquer lado. Não estou a comparar álcool a facas e cannabis a armas de fogo obviamente :lol: Mas a situação serve para demonstrar melhor a minha opinião. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 27 Fevereiro 2010 E quem é que te garante que não há pessoas que fumam cannabis porque sabe bem? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 27 Fevereiro 2010 Eu sei que há, há sempre excepções a todos os comportamentos e este caso não será diferente. Nunca se pode agradar a gregos e troianos e, na minha opinião, seria perigoso legalizar, apesar de haver pessoas responsáveis, seriam uma minoria. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 27 Fevereiro 2010 Eu não percebo é a diferença entre o perigo de fumar cannabis em excesso e beber em excesso... Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 27 Fevereiro 2010 Por acaso não concordo. Acho que ia ser precisamente ao contrário. Com a legalização, a informação ia ser bastante maior e provavelmente iria existir quem consumisse por que isso é algo que lhes dá gosto. Um pouco como acontece com o tabaco. Basicamente, na minha opinião, a minoria iria ser constituida por aqueles que, das drogas leves, passariam para as pesadas. Acho que toda a gente tem o minimo de consciencia e com a informação de que iriam dispor, poucos são os que veriam consequências com a legalização das drogas leves. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 27 Fevereiro 2010 Nenhum. O modo como usas cada um é que difere para a maioria. Se bebidas alcoólicas se bebem como aquilo que são, bebidas, não há problema. Se Cannabis é usada para aquilo que é feita, e é o que acontece com a maioria dos que consomem, sentir os seus efeitos psicotrópicos, há problema. Como quase tudo no mundo moderno, as coisas são decididas conforme o que a maioria faz ou pensa e a maioria das pessoas que bebem, fazem-no com moderação, ao contrário de quem consome cannabis. Se qualquer bebida alcoólica embebedasse com uma quantidade mínima, à semelhança da cannabis, não tenhas dúvida de que neste momento era ilegal. Por acaso não concordo. Acho que ia ser precisamente ao contrário. Com a legalização, a informação ia ser bastante maior e provavelmente iria existir quem consumisse por que isso é algo que lhes dá gosto. Um pouco como acontece com o tabaco. Basicamente, na minha opinião, a minoria iria ser constituida por aqueles que, das drogas leves, passariam para as pesadas. Acho que toda a gente tem o minimo de consciencia e com a informação de que iriam dispor, poucos são os que veriam consequências com a legalização das drogas leves. Porquê? É preciso experimentar para estar informado? Por aí quase ninguém estava informado sobre a sida, entre outros... Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 27 Fevereiro 2010 E o problema é só a ressaca? O problema não será poderes morrer por overdose de álcool e de marijuana não? Se quiseres vai contar o número de mulheres que receberam um arraial de alguém bêbado e de alguém mocado. Compara e depois diz alguma coisa... qZqYV9KKOZQ 8) nunca fumei marijuana, mas nada contra quem fuma. Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 27 Fevereiro 2010 Porquê? É preciso experimentar para estar informado? Por aí quase ninguém estava informado sobre a sida, entre outros... Se agora fosse legalizado, achas que não iria haver mais informação? Achas que se o tabaco fosse ilegal, teria aqueles avisos colados em cada maço? É desse principio que parto. Se as drogas leves fossem legalizadas, suponho que a informação sobre as suas consequências estariam espalhadas em cada esquina, salvo seja. Estando ilegalizada é o que se vê. A maior parte das pessoas só sabe e pensa, "Faz mal e pronto". Não estou a dizer que pensar assim é errado, até porque se está a ser correcto, mas acho que essa informação é uma bocado... vaga, não? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 27 Fevereiro 2010 Nenhum. Então se não há diferença, porque razão queres diferenciar? Essas conversas do "quem bebe é por recreação e quem fuma cannabis é para andar mocado" não chegam. As 2 substâncias, utilizadas com moderação, não fazem mal (ou se fizerem, será muito pouco). Utilizadas em excesso, provocam alterações no organismo. Já é tempo de deixarem de fazer da cannabis ou de qualquer outra droga leve, um bicho papão, que só iria provocar "estragos" se fosse legalizada. Eu até aposto que se fosse legalizada, o consumo desceria e não haveriam tantos ou mais problemas do que aqueles que o álcool provoca. Compartilhar este post Link para o post
João Castro Publicado 27 Fevereiro 2010 Então se não há diferença, porque razão queres diferenciar? Essas conversas do "quem bebe é por recreação e quem fuma cannabis é para andar mocado" não chegam. As 2 substâncias, utilizadas com moderação, não fazem mal (ou se fizerem, será muito pouco). Utilizadas em excesso, provocam alterações no organismo. Já é tempo de deixarem de fazer da cannabis ou de qualquer outra droga leve, um bicho papão, que só iria provocar "estragos" se fosse legalizada. Eu até aposto que se fosse legalizada, o consumo desceria e não haveriam tantos ou mais problemas do que aqueles que o álcool provoca. Talvez precisamente por ser legal, o álcool... Estas coisas de legalizar a droga ou não, são sempre facas de 2 gumes a nível opinativo, óbvio que existiria uma maior segurança no consumo, e o lucro brutal dos traficantes iria ser repartido na poupança do consumidor e nos impostos ao estado, no entanto o resultado torna-se díficil de calcular qual fosse. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 27 Fevereiro 2010 Sim. Quem se queixa do preço, comece a fumar tabaco de enrolar, é mais barato, cheira menos mal, e sabe melhor. :cool: Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 27 Fevereiro 2010 Então se não há diferença, porque razão queres diferenciar? Essas conversas do "quem bebe é por recreação e quem fuma cannabis é para andar mocado" não chegam. As 2 substâncias, utilizadas com moderação, não fazem mal (ou se fizerem, será muito pouco). Utilizadas em excesso, provocam alterações no organismo. Já é tempo de deixarem de fazer da cannabis ou de qualquer outra droga leve, um bicho papão, que só iria provocar "estragos" se fosse legalizada. Eu até aposto que se fosse legalizada, o consumo desceria e não haveriam tantos ou mais problemas do que aqueles que o álcool provoca. Não concordo com o bold. É por isto que neste tema não tenho uma opinião ainda definida, existem demasiadas possibilidades. A meu ver, se fosse legalizada não iria descer o consumo. Provalvemente passaria a ser uma nova moda, se já não o é. O que eu quero dizer é que, sendo legal, em relação ao consumo, provavelmente a rapaziada mais nova iria começar a meter-se nisso como hoje em dia há os que se metem a fumar tabaco. Tu agora podes dizer que se fosse legalizada, obviamente que só poderia ser vendida, tal como o tabaco, a maiores de idade. Mas pegando no exemplo do tabaco, não é por esta lei existir que hoje em dia não se vê miudos de 12/13 anos a fumarem tabaco. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 27 Fevereiro 2010 Não chegam para ti. Chegam para quem faz as leis que é o que interessa. O consumo não desceria. Ou mantinha-se ou aumentava. A diferença é que a droga não faz efeito só em excesso, mas sim em condições normais. Da mesma forma que um comprimido faz efeito em condições normais. Se tomares só 1/10 do comprimido não tem qualquer efeito, mas também não foi para isso que o comprimido foi feito. Não haveria tantos problemas como os do álcool? Claro que não. Também não queres comparar o número de pessoas que bebe álcool com o número de pessoas que fuma cannabis pois não? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 27 Fevereiro 2010 Existe muita gente que fuma só porque é nice e porque "ya sóce, 'tou a fumar droga, sou um granda mauzão". Com a legalização, acredito que alguns deixassem de fumar. Parece estúpido, mas na minha opinião, isso aconteceria. Em relação aos problemas, estou a falar de confrontos físicos, violência doméstica, acidentes de viação, etc. Daquilo que sei, a droga não dá azo a que as pessoas se tornem mais agressivas, coisa que acontece com o álcool. Em relação à condução, teria que haver um maior controlo por parte das autoridades, através de testes aos condutores, como acontece com o álcool. bb, digo na mesma. :mrgreen: Só seria vendido a maiores de 18 anos. Tinha era que haver uma maior fiscalização, como é óbvio. Claro que seria praticamente impossível evitar que os mais novos experimentassem, mas, seja legal ou não, pouco se pode fazer em relação a isso. Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 27 Fevereiro 2010 A diferença é que a droga não faz efeito só em excesso, mas sim em condições normais. Nikel, fumar uma ganza com mais 4 amigos não te altera. Quer dizer, a mim não me altera. É tão parecido com o alcool que até mete impressão. Há uns que reagem melhor e outros pior. Há quem fique batido a beber 2/3 copos e há quem precise, para ficar batido, de beber bem mais que isso. Depende de como fumas e como bebes. Se beberes de penaltie, bate mais. Se, a fumares, fizeram aquilo a que chamam uma "roca", bate mais. É bastante parecido e eu até acho que os efeitos das drogas leves são bem menos criticas do que o alcool, a nivel de "moca" ou "bebedeira", como quiserem. Fumar ganzas em excesso, faz obviamente bastante mal (fumar diariamente). Assim como beber em excesso faz mal (beber diariamente). Digo isto, porque se vês pessoas que fumam todos os dias, com diferenças a nivel de ordem mental, também verás no caso do alcool, se o caso for o mesmo (beber diariamente). Fumar umas 2/3 ganzas com amigos numa noite é o mesmo que beber em excesso numa noite. Edit: Isto dito de uma forma geral e pouco teórica. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 27 Fevereiro 2010 Não chegam para ti. Chegam para quem faz as leis que é o que interessa. O consumo não desceria. Ou mantinha-se ou aumentava. A diferença é que a droga não faz efeito só em excesso, mas sim em condições normais. Da mesma forma que um comprimido faz efeito em condições normais. Se tomares só 1/10 do comprimido não tem qualquer efeito, mas também não foi para isso que o comprimido foi feito. Não haveria tantos problemas como os do álcool? Claro que não. Também não queres comparar o número de pessoas que bebe álcool com o número de pessoas que fuma cannabis pois não? Em relação ao consumo, já dei a minha opinião. ;) Como é que sabes que a droga faz efeito em condições normais? Há muita gente que fuma uma ganza e não fica mocada. Mesmo que o nº fosse idêntico, não surgiriam tantos problemas. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 27 Fevereiro 2010 Existe muita gente que fuma só porque é nice e porque "ya sóce, 'tou a fumar droga, sou um granda mauzão". Com a legalização, acredito que alguns deixassem de fumar. Parece estúpido, mas na minha opinião, isso aconteceria. Em relação aos problemas, estou a falar de confrontos físicos, violência doméstica, acidentes de viação, etc. Daquilo que sei, a droga não dá azo a que as pessoas se tornem mais agressivas, coisa que acontece com o álcool. Em relação à condução, teria que haver um maior controlo por parte das autoridades, através de testes aos condutores, como acontece com o álcool. bb, digo na mesma. :mrgreen: Só seria vendido a maiores de 18 anos. Tinha era que haver uma maior fiscalização, como é óbvio. Claro que seria praticamente impossível evitar que os mais novos experimentassem, mas, seja legal ou não, pouco se pode fazer em relação a isso. E deixavam, mas o número de pessoas que passaria a consumir seria maior ou igual, quase de certeza. O que me parece é que os que consomem regularmente continuariam a consumir (exceptuando os tais da "cena") e passaria a haver mais uns quantos de consumo esporádico. Em relação a deixar as pessoas mais agressivas, lá está, depende das reacções de cada um. Se eu começasse a dizer que os bêbados andam todos à porrada e são todos um perigo para a sociedade, viria aí uma avalanche de users a dizer que quando estão bêbados são bem calminhos e não fazem mal a uma mosca. Pelo que se diz, a cannabis até acalma as pessoas, o que não as impede de tomar decisões erradas e possivelmente perigosas para outros. Compartilhar este post Link para o post