El Colosso Publicado 21 Maio 2009 Curiosamente, eu acho que grande parte de coisas que a Matemática trata existem. Saber quantos litros existem num recipiente, uma equação qualquer que dê a produção de uma fábrica, etc... Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 21 Maio 2009 2 + 2 = 4. Não é exacto? Levanta-se a questão. Ghelton: Eu sou da opinião que há sempre mais do que uma solução, seja qual for a situação, seja qual for a ciência. E às vezes as soluções mais simples são as mais astutas. Normalmente também estão erradas. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Maio 2009 Curiosamente, eu acho que grande parte de coisas que a Matemática trata existem. Saber quantos litros existem num recipiente, uma equação qualquer que dê a produção de uma fábrica, etc... Pá, vocês perceberam, gostam é de ser do contra. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 21 Maio 2009 Btw, "de vez em quando". :lol: (Não sei se foi propositado ou não, mas...) On porpuse Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Maio 2009 2 + 2 = 4. Não é exacto? Levanta-se a questão. É assim: se definirmos "Ciência exacta" como a Ciência que tem um único ponto de vista, ou seja, uma única solução para os seus problemas, etc., então aí sim, a Matemática é exacta. Mas as coisas que a Matemática trata são tudo menos exactas, até porque a grande maioria (para não dizer todas) das coisas que ela trata não existem. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 21 Maio 2009 http://abre-surdo.blogspot.com/2004/08/o-t...e-ser-fico.html Sim, eu sei que a fonte é coiso, mas não tenho tempo nem paciência para procurar a revista nem o artigo onde o li. Mesmo assim fala-se de um átomo... imagina isto ser feito num corpo humano onde tecidos orgaos etc...estão e necessitam de estar todos interligados. Uma ruptura do nosso sistema pelo separação destes "pedaços" para um teletransporte parece-me muito para o suicida. Mas se já cnseguiram aplicar o conceito sabe-se lá..... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Maio 2009 On porpuse Ah, achei estranho alguém que demonstra ser culto dar aquele erro... :lol: Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 21 Maio 2009 2 + 2 = 4. Não é exacto? Levanta-se a questão. Ghelton: Eu sou da opinião que há sempre mais do que uma solução, seja qual for a situação, seja qual for a ciência. E às vezes as soluções mais simples são as mais astutas. Normalmente também estão erradas. Existiu um matemático que provou que 2+2 pode ser 5. E não estou a ser ironico. Existiu, inclusivamente, bastantes reportagens sobre isso na altura. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 21 Maio 2009 Pá, vocês perceberam, gostam é de ser do contra. Não, juro que não te percebi. Entãs as coisas que a Matemática trata "não existem"? f*da-se, sem Matemática, muito do que sabemos hoje, era desconhecido... Compartilhar este post Link para o post
DV Bairrada Publicado 21 Maio 2009 :lol: É assim: se definirmos "Ciência exacta" como a Ciência que tem um único ponto de vista, ou seja, uma única solução para os seus problemas, etc., então aí sim, a Matemática é exacta. Mas as coisas que a Matemática trata são tudo menos exactas, até porque a grande maioria (para não dizer todas) das coisas que ela trata não existem. Tenho um colega que andou em Matemática Aplicada e Computação no IST. Quando o gajo me diz que a Matemática dele era só com letras, acho que aí se pode ver um dos exemplos de como não é exacta. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 21 Maio 2009 Li isto e fez-me lembrar o Big Bang. Não seria possível o nosso universo ter origem num buraco branco de outro universo? lol Não vale a pena responder o que havia no momento do big bang e antes é muito dificil de adivinhar... o big bang é uma explosão de um ponto minusculo de energia concentrada. De onde veio essa energia era o que eu gostava de saber. Ha quem diga que ha muitos big bangs, que não são eventos singulares e que noutra escala gigantesca estão sempre a acontecer e a formar novos universos. Turk não leves tudo tão a serio e a peito... Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 21 Maio 2009 Mas argumentação de quê? Tu é que estás a transformar talvez na mais exacta das Ciências numa Ciência Abstracta (suponho eu). Exacta a nivel de calculo porque aplicada não é exacta, como disse o antifa anteriormente. O que tu estás a dizer é que existe sempre uma solução para equação fisica colocada. Equação é matemática, as far as i know. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 21 Maio 2009 o big band boy band :lol: lembrei-me Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 21 Maio 2009 Existiu um matemático que provou que 2+2 pode ser 5. ya era o Thom York Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Maio 2009 Não, juro que não te percebi. Entãs as coisas que a Matemática trata "não existem"? f*da-se, sem Matemática, muito do que sabemos hoje, era desconhecido... Tenho um colega que andou em Matemática e Computação no IST. Quando o gajo me diz que a Matemática dele era só com letras, acho que aí se pode ver um dos exemplos de como não é exacta. Aqui está um exemplo. Uma matéria que nunca consegui perceber foram os números irracionais, acho que dá para perceber porquê. Mas sim, a grande maioria das coisas que a Matemática usa não existem, mas são "adaptadas" a situações da vida real, dando ideia de exactidão. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 21 Maio 2009 Tenho um colega que andou em Matemática Aplicada e Computação no IST. Quando o gajo me diz que a Matemática dele era só com letras, acho que aí se pode ver um dos exemplos de como não é exacta. Mas para cada um dessas letras, teria que haver um número correspondente, penso eu.... Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 21 Maio 2009 o que havia no momento do big bang e antes é muito dificil de adivinhar... o big band é uma explosão de um ponto minusculo de energia concentrada. De onde veio essa energia era o que eu gostava de saber. Ha quem diga que ha muitos big bangs, que não são eventos singulares e que noutra escala gigantesca estão sempre a acontecer e a formar novos universos. Consoante disse antes: Novas descobertas no âmbito da teoria da Gravidade Quântica em Loop apontam no sentido de o nosso Universo ter surgido de um outro Universo em colapso. A Gravidade Quântica em Loop é uma teoria que tenta conciliar a Relatividade Geral de Einstein com as equações da Mecânica Quântica, que não existiam na altura em que Einstein desenvolveu a sua teoria. As duas teorias mostraram até hoje ser incompatíveis. A Relatividade funciona para o muito grande, como a escalas planetárias, mas falha nas escalas subatómicas, onde a incerteza quântica prevalece. Como se sabia a origem do Big Bang é um estado matemático absurdo, e sem sentido quando descrito pela Relatividade Geral - uma “singularidade” de volume zero e que no entanto contém densidade infinita e energia infinita. Ao utilizarem as novas equações da Gravidade Quântica em Loop os cientistas aperceberam-se que quando recuavam no tempo as equações os levavam a um início deste Universo com um volume mínimo diferente de zero e uma energia máxima que não é infinita. E mais, a teoria revelou a existência de um Universo em contracção antes do Big Bang (que estes cientistas rebaptizaram por Big Bounce – Grande Salto), no qual o espaço-tempo apresentava uma geometria semelhante ao nosso Universo actual. Texto tirado de site. Compartilhar este post Link para o post
DV Bairrada Publicado 21 Maio 2009 Mas para cada um desses números, teria que haver um número correspondente, penso eu.... Não me perguntes que não faço a mínima ideia. :mrgreen: Mas parece-me que seria uma cadeira toda à base de demonstrações, daí serem só letras. Compartilhar este post Link para o post
Crono Publicado 21 Maio 2009 Diogo Barroso e Crono, penso, estou à espera de alguma argumentação. Não me vão dizer que não vão perder o vosso tempo a explicar. Eu ainda não postei neste topico o que tenho de explicar? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Maio 2009 o que havia no momento do big bang e antes é muito dificil de adivinhar... o big bang é uma explosão de um ponto minusculo de energia concentrada. De onde veio essa energia era o que eu gostava de saber. Ha quem diga que ha muitos big bangs, que não são eventos singulares e que noutra escala gigantesca estão sempre a acontecer e a formar novos universos. Turk não leves tudo tão a serio e a peito... O Big Bang faz-me uma confusão imensa, quanto mais não seja pela impossibilidade de o definir. Existia um ponto de matéria condensada, mas que tamanho tinha esse ponto? Se era tão ínfimo como dizem, será possível que dele tenha saído "tudo"? E já agora, outro tópico de discussão: não existe nada para além do Universo? Então onde é que o Universo está? Que atrofio, . Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 21 Maio 2009 Existiu um matemático que provou que 2+2 pode ser 5. E não estou a ser ironico. Existiu, inclusivamente, bastantes reportagens sobre isso na altura. Agora fiquei curioso. Há link para isso? Tenho um colega que andou em Matemática Aplicada e Computação no IST. Quando o gajo me diz que a Matemática dele era só com letras, acho que aí se pode ver um dos exemplos de como não é exacta. Não precisas de ir muito longe, vai a um curso de Engenharia e vai às Análises Matemáticas. Integrais duplos e triplos, Laplace, Fourier, equações diferenciais de 2ª e 3ª ordem...é uma loucura. Mas em Matemática Aplicada, meu deus. Acho que nunca acabava esse curso. Já com Análise III estou a ver-me grego. Essa é a parte da Matemática que nunca deveria existir. Mas também é verdade que sem ela muitas coisas não seriam possíveis... Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 21 Maio 2009 Tenho um colega que andou em Matemática Aplicada e Computação no IST. Quando o gajo me diz que a Matemática dele era só com letras, acho que aí se pode ver um dos exemplos de como não é exacta. Chama-se Algebra Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Maio 2009 A minha stora de Matemática do 12.º fez-nos um mindfuck engraçado, vou ver se me lembro... Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 21 Maio 2009 Chama-se Algebra Essa também é um tormento. Compartilhar este post Link para o post