Ghelthon Publicado 12 Abril 2011 O Gagarin disse mesmo aquilo? :prayer: Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 12 Abril 2011 Já tinha visto um transplante de cabeça em macacos e fiquei pasmado com os resultados. Não é que aquilo resultou mesmo? Compartilhar este post Link para o post
Totoro Publicado 13 Abril 2011 Já tinha visto um transplante de cabeça em macacos e fiquei pasmado com os resultados. Não é que aquilo resultou mesmo? Resultou? Do que tenho conhecimento a coisa não resultou bem, a cabeça estava viva mas não tinha qualquer controlo sobre o corpo, tinha sim apenas reflexos como naquele vídeo que postaram anteriormente (olhos, orelhas)e morreu passado pouco tempo. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 13 Abril 2011 Resultou? Do que tenho conhecimento a coisa não resultou bem, a cabeça estava viva mas não tinha qualquer controlo sobre o corpo, tinha sim apenas reflexos como naquele vídeo que postaram anteriormente (olhos, orelhas)e morreu passado pouco tempo. É óbvio que não tinha controlo sobre o corpo, para cortares a cabeça tens de cortar a medula, tirando a capacidade de moveres o corpo, o que estou a dizer é que tiraram a cabeça de um macaco, meteram-na noutro corpo e... ele acordou e respondia a estímulos. Resultou portanto. O objectivo da experiência não era fazer com que o macaco ficasse "normal". Era óbvio e esperado que não se conseguisse mover à posteriori. Compartilhar este post Link para o post
Totoro Publicado 13 Abril 2011 É óbvio que não tinha controlo sobre o corpo, para cortares a cabeça tens de cortar a medula, tirando a capacidade de moveres o corpo, o que estou a dizer é que tiraram a cabeça de um macaco, meteram-na noutro corpo e... ele acordou e respondia a estímulos. Resultou portanto. O objectivo da experiência não era fazer com que o macaco ficasse "normal". Era óbvio e esperado que não se conseguisse mover à posteriori. Certo, até ai eu tinha percebido pensei é que com o "resultou" te referias a algo mais complexo do que responder a estímulos e sobreviver um par de horas. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Abril 2011 E eu espero que nunca consigam fazer transplantes desses e o resultado seja semelhante a uma pessoa normal. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Maio 2011 Isto se calhar até é uma idiotice de todo o tamanho, mas fica aqui a questão. Se eu tiver a usar uma luva feita de materiais não-inflamáveis, colar no polegar aquela ponta do fósforo, no dedo médio a zona onde o fósforo faz fricção e estalar os dedos, faz-se fogo ou nem por isso? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 3 Maio 2011 Isto se calhar até é uma idiotice de todo o tamanho, mas fica aqui a questão. Se eu tiver a usar uma luva feita de materiais não-inflamáveis, colar no polegar aquela ponta do fósforo, no dedo médio a zona onde o fósforo faz fricção e estalar os dedos, faz-se fogo ou nem por isso? Num mundo ideal, sim, faz fogo, mas apaga-se rapidamente, pois no fósforo a madeira é usada como combustível, e na luva não há esse combustível. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Maio 2011 Num mundo ideal, sim, faz fogo, mas apaga-se rapidamente, pois no fósforo a madeira é usada como combustível, e na luva não há esse combustível. Hm, faz sentido. Obrigado ;) Mas mesmo que só fizesse umas faiscazitas durante umas fracções de segundo, até gostava de fazer essa experiência :-k Encontrar materiais não-inflamáveis ou pouco inflamáveis é que é complicado, certo? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 3 Maio 2011 Tenho quase a certeza de que podes tentar com uma luva de borracha daquelas de limpeza que não pega fogo. A temperatura dessas faíscas não deve ser nem de longe próxima do ponto de ignição daquela borracha. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 3 Maio 2011 O nikel está certo. Mas não vais ver chama, e provavelmente nem conseguirás ver faíscas. O fósforo é fracote. Com um bocadinho de sorte, vês uma faísca ou outra (tenho um amigo que já testou :mrgreen:) Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Maio 2011 O nikel está certo. Mas não vais ver chama, e provavelmente nem conseguirás ver faíscas. O fósforo é fracote. Com um bocadinho de sorte, vês uma faísca ou outra (tenho um amigo que já testou :mrgreen:) Mas se utilizar materiais mais perigosos, aumenta o risco de a luva não aguentar e queimar a mão, certo? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 4 Maio 2011 Mas se utilizar materiais mais perigosos, aumenta o risco de a luva não aguentar e queimar a mão, certo? Depende de que materiais mais perigosos estás a falar... Assim de repente não estou a ver nada, mas se disseres o que estás a pensar posso dizer-te se te queimas ou não. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Maio 2011 Nah, esquece. Para o que quero fazer, acho que a única maneira é mesmo com a cabeça do fósforo + parte de fricção. Tava a pensar em gasolina ou assim, mas não só já deve ser forte demais, como não dá para fazer faíscas/fogo com um estalar de dedos Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 4 Maio 2011 *medo* Mas querias estalar os dedos, haver faísca e a mão ficar a arder? Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Maio 2011 Pois, bem me pareceu que a diferença era notória :lol: Mas olha, a borracha é feita a partir de petróleo, certo? Aquilo não incendiaria logo? :-k Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 4 Maio 2011 Pois, bem me pareceu que a diferença era notória :lol: Mas olha, a borracha é feita a partir de petróleo, certo? Aquilo não incendiaria logo? :-k Provém do petróleo mas não tem as mesmas características do mesmo. Todo o processo de fabrico modifica muitas características da matéria prima. Não incendeia porque aquela faísca não atinge quase de certeza o ponto de ignição do material da luva. Todos os materiais têm um ponto de ignição, portanto se meteres uma chama que queime abaixo desse ponto, não haverá ignição. Se pegares num fósforo e tentares pegar fogo a uma dessas luvas já não sei o que acontece, mas mesmo assim duvido que pegasse fogo, talvez começassem a derreter no ponto em que metias a chama. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 5 Maio 2011 Sonda da NASA confirma duas previsões da teoria da relatividade de Einstein Duas previsões da teoria da relatividade de Einstein foram confirmadas por testes feitos na órbita da Terra por uma sonda da NASA, num projecto que foi imaginado há 52 anos. O objectivo era perceber qual o efeito da gravidade da Terra na quarta dimensão que o Nobel da Física, Albert Einstein, definiu como espaço-tempo. Esta dimensão pode ser vista como um tecido ou uma matriz onde os corpos celestes estão colocados. Segundo a teoria, um corpo do tamanho da Terra, devido à sua gravidade, exerce o mesmo tipo de força sobre este tecido que uma pessoa pesada exerce sobre um trampolim. A rotação do nosso planeta também provoca um arrastamento neste tecido de espaço-tempo. “Imaginemos a Terra, como se estivesse imersa em mel. À medida que o planeta roda e orbita à volta do Sol, o mel à volta iria deformar-se e fazer um remoinho, e passa-se o mesmo com o espaço e o tempo”, disse Francis Everitt, investigador principal desta missão, da Universidade de Stanford, Estados Unidos. Esta deformação acontece também com as estrelas ou os buracos negros, e traz, supostamente, consequências físicas que os cientistas da NASA foram à procura. Para isso, produziram quatro esferas com um grau de perfeição nunca antes atingido. Os sólidos foram feitos a partir de quartzo, e foram revestidos por uma película de metal chamado nióbio. As quatros esferas do tamanho de bolas de ping-pong serviram de giroscópios, e foram colocadas em vácuo dentro do satélite Gravity Probe B, lançado em 2004, que ficou a 642 quilómetros de distância, em órbita da Terra. Os cientistas definiram um eixo nas esferas cuja direcção apontava para a estrela chamado de IM Pegasi. Os dois efeitos que a Terra produz no tecido do espaço-tempo, se existirem, alteram de uma forma mínima a direcção deste eixo que pode ser lida pelo satélite. Estas alterações são lidas através dos ângulos que os eixos dos giroscópios fazem. É necessário que o satélite tenha uma sensibilidade enorme, já que se têm de detectar diferenças de alguns milhares de milisegundos de arco. “Um milisegundo de arco é o diâmetro de um cabelo humano visto a uma distância de 16 quilómetros. É um ângulo bastante pequeno, e esta é a acuidade que a Gravity Probe B teve que atingir”, explicou Everitt. Durante um ano, a sonda mediu estes desvios, nos anos seguintes a equipa de Stanford analisou os dados. O sucesso da missão, apesar de já ter vindo atrasado devido a problemas técnicos – o que fez que outras experiências comprovassem as teorias –, representa uma enorme realização a nível experimental e tecnológico. Foram criadas 13 novas tecnologias para desenvolver a sonda e cerca de cem alunos tiraram o doutoramento dentro deste projecto. “Completámos uma experiência histórica, testar o Universo de Einstein – e Einstein sobrevive”, disse o cientista. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 6 Maio 2011 Atenção que muitas das previsões do Einstein assentam em leis físicas já demonstradas e estão matematicamente corrrectas. A genialidade dele esteve em prever isso, mas a partir do momento que uma previsão está provada, todas as outras, que dela dependem, devem ser reais. É uma questão de tempo até serem provadas :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 6 Maio 2011 Por acaso desconheço grande parte desse trabalho que ele desenvolveu.. que outras previsões fez ele? Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 7 Maio 2011 Está aqui tudo, mais ou menos bem explicado: http://www.fisica.unifei.edu.br/graduacao/mural/einstein.htm (Não me sei expressar tão bem como um professor para explicar as teorias dele sem parecer confuso, sorry :calduco: ). O que posso dizer é que o João Magueijo, provavelmente o nosso físico quântico mais habilitado, está a tentar, juntamente com outros cientistas, refutar a Teoria da Relatividade, mas, segundo ele, "sem sucesso". É altamente improvável tal ser refutado, até porque as coisas vão sendo provadas. Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 10 Maio 2011 Bebé chinesa nasce com duas cabeças Uma bebé chinesa nasceu com duas cabeças e, segundo os médicos, não pode ser separada. A bebé nasceu em Suining, na província de Sichuan, no Sudoeste da China, e, de acordo com os médicos, é o primeiro caso no país. A mãe, Bao Qiaoying, de 25 anos, estava a viver na província de Guangdong quando engravidou. A primeira ecografia indicava tratar-se de um bebé normal. Bao e o seu marido, Liao Guojun, regressaram a Suining para serem pais pela primeira vez. Uma segunda ecografia também não revelou nada de anormal, mas, na semana passada, uma terceira ecografia mostrou que o feto tinha duas cabeças e um corpo. Após confirmação de que se tratava, de facto, de um feto com duas cabeças, o casal decidiu interromper a gravidez. No entanto, quando se preparava para abortar, Bao entrou em trabalho de parto. Os médicos consideraram demasiado perigoso prosseguir com o aborto, tendo aconselhado Bao a ter a criança por cesariana. Além de duas cabeças, a menina tem duas colunas vertebrais e um coração e meio, enquanto outros órgãos são partilhados. Perante este cenário, os médicos consideram que uma cirurgia de separação não é possível. Fonte: DD Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Maio 2011 http://acasadevidro.files.wordpress.com/2010/11/i-see-no-god-up-here.jpg Ontem lembrei-me desta frase, e estive a analisá-la um bocado: se nos colocarmos no contexto, são realmente incríveis a pertinência e a maravilha da frase. Sem nunca se ter ido ao espaço, e por mais coisas que se possam ter visto nos telescópios, poderia ainda residir a ideia de que Deus, a existir, estava "lá em cima", ou seja, acima do céu. Provavelmente essa frase provocou grande choque, na altura. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post