Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Others have suggested that the video clip might be a marketing tool for the forthcoming alien sci-fi film, “Iron Sky”.

One Youtube user posted a video explaining that the use of cgi is evident.The poster said: “Trying to match special effects to jiggly video is very hard to do… that is why it is easy to tell that this footage of a UFO over London has been faked. Image stabilization software moves the whole picture around in order to try and keep the background steady. What you will notice is that the UFO “jiggles” differently than the clouds next to it. Also why do some clouds block the UFO but parts of the same cloud appear behind it?”

Parece-me claramente fake, é semelhante ao do "ovni" de Jerusalem.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Antifa a abrir os olhos ao pessoal desde 1900 e troca o passo :mrgreen: Essa cena das nuvens faz sentido, nem tinha reparado nisso. Tks Anti ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, agora assustei-me. Pode soar ridículo, mas há 3/4 dias estava em Vilamoura e às 2h50, sensivelmente, vi do meu quarto algo parecido ao que aparece no primeiro vídeo da página de procura do Youtube que o Blackhawk postou. Era uma espécie de U virado ao contrário, branco e sem emitir qualquer tipo de luz, mas em tamanho bastante superior, logicamente porque estaria mais perto.

Ainda bem que o Antifa veio ajudar a desmistificar um pouco o assunto, é da maneira que continuo interiorizado de que aquilo não passava de uma simples gaivota. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, agora assustei-me. Pode soar ridículo, mas há 3/4 dias estava em Vilamoura e às 2h50, sensivelmente, vi do meu quarto algo parecido ao que aparece no primeiro vídeo da página de procura do Youtube que o Blackhawk postou. Era uma espécie de U virado ao contrário, branco e sem emitir qualquer tipo de luz, mas em tamanho bastante superior, logicamente porque estaria mais perto.

Ainda bem que o Antifa veio ajudar a desmistificar um pouco o assunto, é da maneira que continuo interiorizado de que aquilo não passava de uma simples gaivota. :mrgreen:

Nem li mais. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Universo cria o tempo e o espaço e portanto não existe nada para além dele, apenas aumenta.

emot-psyduck.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Cern scientists suspect glimpse of Higgs boson

Unusual data bumps detected by two teams at Large Hadron Collider thought to be glimpse of elusive source of particle mass

Scientists may have caught their first glimpse of the elusive Higgs boson, which is thought to give mass to the basic building blocks of nature.

Researchers at the Large Hadron Collider at Cern, the European particle physics lab near Geneva, announced the findings at a conference on Friday.

The world's most powerful atom smasher hunts for signs of new physics by slamming subatomic particles together at nearly the speed of light in an 18-mile round tunnel beneath the French-Swiss border.

Speaking at the meeting, teams working on two of the collider's huge detectors, Atlas and CMS, independently reported unusual bumps in their data that could be the first hints of the particle.

Physicists stressed that it was too early to know whether the signals were due to the missing particle.

Bumps that look like new discoveries can be caused by statistical fluctuations in data, flaws in computer models and other glitches, they said.

"We cannot say anything today, but clearly it's intriguing," Fabiola Gianotti, spokeswoman for the 3,000-strong Atlas team, said. She said the picture would become clearer as the groups gathered more data and combined results in the next few months. The view was shared by Guido Tonelli, spokesman for the CMS group, said more data was needed to understand whether the bumps were due to "statistical fluctuations or possible hints of a signal".

The long-sought particle was first postulated in 1964 by Peter Higgs, a physicist at Edinburgh University, in a theory that described how fundamental particles gained mass from an invisible field that pervaded the cosmos.

The field has been compared to a snowfield that clings to particles and slows them down to different extents. Light particles pass through the field swiftly as if they have skis on, while heavy particles trudge through as though walking barefoot.

The boson was nicknamed the "God particle" in 1993 by the Nobel prize-winning physicist, Leon Lederman. The monicker is detested by Higgs. "I find it embarrassing because, though I'm not a believer myself, I think it is the kind of misuse of terminology which I think might offend some people," he said.

From previous work, the Higgs boson was thought to have a mass somewhere between 114 and 185GeV (gigaelectronvolts) – one GeV is roughly equivalent to the mass of a proton, a subatomic particle found in atomic nuclei.

The Atlas team reported a Higgs-like bump in their data between 120 and 140GeV. In a later session, the CMS group announced two bumps in the same region.

Matt Strassler, a theoretical physicist at Rutgers University in New Jersey, commented on his blog: "Exciting … but far too early to be sure this is anything interesting." He added: "This is certainly something we'll be watching."

http://www.guardian.co.uk/science/2011/jul/22/cern-higgs-boson-god-particle

Compartilhar este post

Link para o post
Descoberto o maior reservatório de água do universo

Duas equipas de astrónomos, supervisionados por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) descobriram a maior e mais distante reserva de água detectada até hoje no Universo.

Trata-se de uma distância de 48 mil milhões de biliões de quilómetros. No total, a massa de água equivale a pelo menos 140 triliões de vezes a soma de todos os oceanos da Terra e tem cerca de 100 mil vezes maior dimensão que o próprio sol. A descoberta é avançada, em comunicado, pela NASA.

Este quasar (elemento astronómico distante, extremamente energético e de grandes dimensões), anfitrião de toda a quantidade de vapor de água, está tão distante da Terra que a luz irradiada demora cerca de 12 mil milhões de anos até chegar ao nosso planeta.

"As condições em torno deste quasar são únicas", afirma Matt Bradford, director de um dos grupos de pesquisa. "É outra prova que a água persiste em todo o Universo, mesmo nas suas etapas mais jovens".

Normalmente a libertação de energia de um quasar parte de um grande buraco negro que se alimenta do "disco" de poeiras e gás que o rodeia. Este quasar específico possui um buraco negro 20 mil milhões de vezes mais "massivo" que o Sol e produz mais energia que mil biliões de sóis.

Os astrónomos ja esperavam encontrar vapor de água, tal como já encontraram na Via Láctea e noutras galáxias. O que não estavam à espera, de acordo com a NASA, é encontrar uma quantidade tão elevada.

A equipa de Bradford começou as observações em 2009, com um instrumento chamado Z-Spec no observatório Caltech Submillimeter (CSO) e um telescópio de dez metros, no topo do vulcão Mauna Kea, no Havai.

O Z-Spec é extremamente sensível. Para um funcionamento correcto, é necessário uma temperatura na ordem dos 273 graus abaixo de zero. O instrumento mede a luz de uma região de frequências do espectro electromagnético que se encontra entre a distância dos infravermelhos e das microondas.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Compartilhar este post

Link para o post

Ia colocar agora aqui essa noticia. Que coisa impressionante.

Compartilhar este post

Link para o post

se bem que a verdade é que esses números deixam-me na mesma. É algo tao grande que simplesmente nao cabe na minha cabeça.

Que implicações é que isso traz?

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino que, com isto, se conclua que pode existir água noutras partes do Universo, e quiçá vida. Dunno, pelo menos é assim que eu interpreto. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

tmb pensei nisso mas achei que isso ja fosse algo bem provavel ha ja algum tempo. E com tantos números pensei mesmo que fosse algo sério!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, que existe água no "Universo" já se sabia. Isto é o mesmo que aparecer uma notícia do tipo "Foi encontrada a maior estrela até à data". Implicações? Praticamente nada, já se sabia que há estrelas no universo, é apenas um facto "curioso".

Btw, ontem estava no campo e costumo aproveitar quando lá estou para apreciar o céu sem a iluminação das cidades, fui para uma zona sem qualquer luz e finalmente "vi" o plano da galáxia. Para ser mais específico, vi isto:

Perseid_Meteor.jpg

Dá para ver por aí a orientação da galáxia. É algo de fabuloso de se ver, aconselho a quem tem possibilidade, ir para um local afastado da civilização e olhar para o céu num dia limpo. É lindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, também faço isso quando vou à aldeia. Estrelas cadentes <3

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, também faço isso quando vou à aldeia. Estrelas cadentes <3

És capaz de já saber mas aquilo que se vê às vezes não são estrelas, como é óbvio. São pedaços de rocha e detritos a entrar na atmosfera e a desintegrarem-se. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

e assim se acaba com o romantismo de ver as estrelas cadentes numa noite de céu limpo à beira-mar...

:cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

O Universo cria o tempo e o espaço e portanto não existe nada para além dele, apenas aumenta.

Isto. Existe um elo de ligação entre espaço\tempo fazendo com que o Universo seja infinito.

Realidades alternativas ou Universo Paralelo, alguém acredita ?

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente sou daqueles que prefere estudar/explorar/aprofundarconhecimentos/whatever sobre as coisas ao nosso alcance do que realmente deixar-me levar por esses mistérios impossiveis de desvendar (ainda), embora me fascinem bastante

Agora..quanto isso acho estúpido dizer-se que existem como também acho estúpido que afirmem que seja impossível. Eu claro que nao sei como provar isso, mas tambem nao vejo outros cientistas a fazerem-no. Para mim, todas as coisas são possíveis até se provar contrário

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente sou daqueles que prefere estudar/explorar/aprofundarconhecimentos/whatever sobre as coisas ao nosso alcance do que realmente deixar-me levar por esses mistérios impossiveis de desvendar (ainda), embora me fascinem bastante

Agora..quanto isso acho estúpido dizer-se que existem como também acho estúpido que afirmem que seja impossível. Eu claro que nao sei como provar isso, mas tambem nao vejo outros cientistas a fazerem-no. Para mim, todas as coisas são possíveis até se provar contrário

Eu como me baseio muito no raciocínio lógico, não tenho essa "dificuldade".

Compartilhar este post

Link para o post

És capaz de já saber mas aquilo que se vê às vezes não são estrelas, como é óbvio. São pedaços de rocha e detritos a entrar na atmosfera e a desintegrarem-se. ;)

Eu também fui à escola, NIkeL. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Isto. Existe um elo de ligação entre espaço\tempo fazendo com que o Universo seja infinito.

Realidades alternativas ou Universo Paralelo, alguém acredita ?

Não.

Compartilhar este post

Link para o post
Impacto dos aerossóis no clima está a ser subestimado

Um estudo realizado por cientistas da Universidade do Michigan revela que as projecções do efeito dos aerossóis no clima terrestre calculadas com base em dados de satélite pecam por defeito na ordem de 3 a 6 vezes devido a um erro de cálculo.

A queima de combustíveis fósseis resulta na produção de aerossóis, como são os de sulfato. O aumento da estas partículas de líquido em suspensão no ar causa a formação de nuvens que vão causar um aumento da reflexão da luz solar e, portanto, um arrefecimento do planeta, minimizando desta forma os impactos dos Alterações Climáticas.

As estimativas da dimensão deste efeito de arrefecimento calculadas com base em valores de parâmetros determinados a partir de dados de satélite, que comparam a quantidade de radiação reflectida na actualidade com aquela da era pré-industrial (e portanto, sem a poluição atmosférica associada), são sistematicamente inferiores às estimadas por modelação matemática.

Isto contribui para que haja uma incerteza grande no que diz respeito à dimensão do Aquecimento Global, que pode variar entre menos de 2ºC, cujas consequências não seriam dramáticas, ou mais de 2, podendo superar os 3ºC, com impactos catastróficos.

No entanto cientistas da Universidade do Michigan revelam, num artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, que devido a falhas nos cálculos subjacentes, estas medições pecam sempre por defeito com erros na ordem de 3 a 6 vezes.

Os investigadores chegaram a esta conclusão através da modelação recorrendo a parâmetros realistas. Embora não possam afirmar que os modelos matemáticos estejam completamente correctos, defendem que os cálculos devem, passar a combinar os dados de satélite e os resultados da modelação matemática.

Fonte: naturlink

Compartilhar este post

Link para o post

Não.

Can you explain why ?

Se o espaço\tempo eh "dobrável", seria algo plausível existirem Universos\Realidades paralelas....

Compartilhar este post

Link para o post

Can you explain why ?

Se o espaço\tempo eh "dobrável", seria algo plausível existirem Universos\Realidades paralelas....

Se dobrares uma folha não ficas com 2 folhas, ficas com uma dobrada. Eu acho que o Universo é a totalidade, não há nada além dele, tal como o antifa disse, o Universo cria o espaço e o tempo, portanto na minha visão das coisas, não há nada além do Universo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se dobrares uma folha não ficas com 2 folhas, ficas com uma dobrada. Eu acho que o Universo é a totalidade, não há nada além dele, tal como o antifa disse, o Universo cria o espaço e o tempo, portanto na minha visão das coisas, não há nada além do Universo.

Mas consideras o Universo infinito, right ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...