Black Hawk Publicado 8 Março 2010 True, era o Record, o outro calculo que fosse A Bola e pareceu-me o Diário de Coimbra. Compartilhar este post Link para o post
crazy_cock Publicado 8 Março 2010 Alex, desculpa não ter dito nada antes mas, por falta de tempo, só pude ir lendo o teu relatório aos poucos... Mas gostei bastante do que li! Parabéns e força nisso! Compartilhar este post Link para o post
Eduardo R. Publicado 9 Março 2010 Um gajo que esteve no Porto, Chelsea e Inter tem um Fiat 500? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 10 Março 2010 Eu já tinha trocado umas informações sobre este assunto com o Alex, mas no geral penso que está bastante bom. O meu coordenador faz isto para a equipa sénior e forneceu-me um relatório dele*, que também está bastante completo mas que será equivalente ao do Alex. Ele tem a particularidade de incluir algumas fotografias do comportamento táctico da equipa adversária. *não me peçam para eu vos mostrar, dado que é material interno do clube e estou expressamente proibido de o andar a mostrar por aí. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 12 Março 2010 Entretanto, posso disponibilizar o do Atlético. Parece que o Boo gostou muito, em especial do resultado que ele deu. 8-) (censurado) Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 13 Março 2010 Acabei de ler o relatório do Louletano, grande cepo aquele Bruno Mestre. Nem sei como jogou tanto tempo na 1ª divisão. Compartilhar este post Link para o post
jonnyslb Publicado 4 Janeiro 2011 Esse jogo foi no meu dia de anos, deve ser um sinal Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 8 Fevereiro 2011 (editado) Bem, não tinha ideia de como eram feitos os relatórios de observação dos adversários, agora já sei :mrgreen: Só tenho uma dúvida: Alex, longe de mim querer dizer-te como fazeres o teu trabalho, mas uma das diferenças que reparei entre o relatório do AVB e do teu é que ele se foca mais nos jogadores e tu mais na táctica. Isto é só a minha opinião, mas talvez uma análise mais aprofundada aos jogadores nos diversos momentos do jogo da tua parte talvez fosse mais importante, só porque basicamente, são os jogadores e as suas características que dão a dinâmica à táctica. Não sei se tens instruções para baseares mais o teu relatório no esquema táctico, mas é a minha opinião :happy: Editado 8 Fevereiro 2011 por OneDream_89 Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Fevereiro 2011 Mesmo por ser uma relação dinâmica é que falar de um é falar de outro - tal como tu disseste, são os jogadores que fazem a táctica, e falar das características do modelo é no fundo falar do contributo que cada elemento dá para a sua dinâmica. De qualquer forma essa estrutura já tem cerca de um ano e eu tenho algumas alterações em mente (e não só) para quando conseguir voltar a trabalhar com vídeo, quando tiver uma estrutura por trás com pés e cabeça e em que o departamento de observação não tenha como base o meu bloco, a minha caneta e o meu computador. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 8 Fevereiro 2011 Mesmo por ser uma relação dinâmica é que falar de um é falar de outro - tal como tu disseste, são os jogadores que fazem a táctica, e falar das características do modelo é no fundo falar do contributo que cada elemento dá para a sua dinâmica. Sim claro eu concordo... Mas imagina o esquema de jogo do Benfica. Uma alteração que é constante vermos no Benfica é o jogar ou não do Fábio Coentrão. Se jogar o Coentrão, o flanco esquerdo ganha profundidade, dando oportunidade ao Gaitan p.e. de se deslocar mais para o meio. Se jogar o Peixoto já não é bem assim. Estás a ver mais o menos a minha ideia? Mas, mais uma vez, eu apenas vejo de fora, pelo menos por agora :happy: por isso... De qualquer forma essa estrutura já tem cerca de um ano e eu tenho algumas alterações em mente (e não só) para quando conseguir voltar a trabalhar com vídeo, quando tiver uma estrutura por trás com pés e cabeça e em que o departamento de observação não tenha como base o meu bloco, a minha caneta e o meu computador. Só uma questão ainda estás ligado ao departamento de observação do Estrela? Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Fevereiro 2011 Sim claro eu concordo... Mas imagina o esquema de jogo do Benfica. Uma alteração que é constante vermos no Benfica é o jogar ou não do Fábio Coentrão. Se jogar o Coentrão, o flanco esquerdo ganha profundidade, dando oportunidade ao Gaitan p.e. de se deslocar mais para o meio. Se jogar o Peixoto já não é bem assim. Estás a ver mais o menos a minha ideia? Mas, mais uma vez, eu apenas vejo de fora, pelo menos por agora :happy: por isso... Nesse relatório não faço ideia de como está, mas alterações da forma de jogar conforme o intérprete da tarefa são comuns e costumam ser referidas sempre que são pertinentes. Só uma questão ainda estás ligado ao departamento de observação do Estrela? O Estrela já nem futebol sénior tem... Depois disso já fiz parte durante um curto espaço de tempo do departamento de observação do Penafiel, vi uns jogadores para o Olhanense e observei um adversário para o Tourizense. Pelo meio vou-me licenciando em Treino na variante de Futebol, mas é curto e eu espero voltar a trabalhar diariamente já a partir do próximo ano. Tenho boas perspectivas de o conseguir. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 8 Fevereiro 2011 (editado) O Estrela já nem futebol sénior tem... Depois disso já fiz parte durante um curto espaço de tempo do departamento de observação do Penafiel, vi uns jogadores para o Olhanense e observei um adversário para o Tourizense. Pelo meio vou-me licenciando em Treino na variante de Futebol, mas é curto e eu espero voltar a trabalhar diariamente já a partir do próximo ano. Tenho boas perspectivas de o conseguir. Estás-te a licenciar em Treino? Parte de algum curso superior? Editado 8 Fevereiro 2011 por OneDream_89 Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Fevereiro 2011 (editado) Se é uma licenciatura, obviamente que não parte de uma, é uma por si só. :grin: Editado 8 Fevereiro 2011 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 8 Fevereiro 2011 Se é uma licenciatura, obviamente que não parte de uma, é uma por si só. :grin: Pois, eu é que me expliquei mal... Queria dizer se era tipo um curso, mas sem ser na Universidade... Tipo os cursos de nivel de treinador, era mais por ai. É que eu andei em Desporto na UP, e Treino Desportivo era um dos ramos a seguir no 3º ano acho eu. Mas no teu caso é mesmo um curso só sobre isso? Dai a minha confusão... :happy: Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Fevereiro 2011 Sim, é. É o único curso no país nestes moldes, nos restantes são apenas variantes de Ciências do Desporto. Esta licenciatura chama-se mesmo Treino Desportivo, tem opção de escolha de uma modalidade, e o plano curricular durante os 3 anos é orientado apenas para a área do treino e para a modalidade que escolhes... daí que a única saída profissional do curso é mesmo o treino da modalidade em escolha. Compartilhar este post Link para o post
Cidadão Exemplar Publicado 8 Fevereiro 2011 Podes-me facultar alguma informação(site) sobre esse curso? Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Fevereiro 2011 http://www.esdrm.pt/Ensino/LicenciaturaTD.html Volto a dizer o que digo a toda a gente: as taxas de desemprego neste curso são grandes, pelo facto do mercado do futebol ser fechado e muito restrito. A quantidade de pessoas com qualificação e interesse em treinar é um disparate em relação à quantidade de gente que está no activo enquanto profissional. As alternativas a isto que esta licenciatura dá sem um mestrado são nulas. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Fevereiro 2011 Esse curso só há aí em Rio Maior, certo? E em termos de equivalências, não te dão automaticamente o nível III com isso? Ou vais ter de te inscrever normalmente? Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Fevereiro 2011 Sim, só há mesmo em Rio Maior. Não, neste momento as equivalências estão num absurdo nível I, mas provavelmente durante este ano será alterado para o nível II. O nível III como já é a nível nacional tem outras entraves. Compartilhar este post Link para o post
Navidkia Publicado 8 Fevereiro 2011 Sim, só há mesmo em Rio Maior. Não, neste momento as equivalências estão num absurdo nível I, mas provavelmente durante este ano será alterado para o nível II. O nível III como já é a nível nacional tem outras entraves. Eu vou dizer isto sem ser para provocar e sem ironias. Porque é que um tipo que saia desse curso ao acabar, deveria ter o mesmo nivel que um gajo que se esfolou a treinar equipas ate ser aceite num curso nivel II? Tudo bem, estudam pa caraças...Mas uma coisa é estudar para ser treinador de futebol, outra é tirar os cursos onde precisas de ter experiência de campo para la entrares..Até porque considero muito mais qualifica para treinar alguem que tenha essa experiencia real do que experiencia de "livro". Sem querer generalizar, pois sei que ha casos e casos... Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Fevereiro 2011 Sim, só há mesmo em Rio Maior. Não, neste momento as equivalências estão num absurdo nível I, mas provavelmente durante este ano será alterado para o nível II. O nível III como já é a nível nacional tem outras entraves. Pois, o III eu já julgava que não dava, mas pensei que o II fosse garantido. Aqui em Braga abriu uma escola superior de desporto, estou curioso em ver o que vai sair dali. Para já abriram um curso de treino de GR. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Fevereiro 2011 Porque é que um tipo que saia desse curso ao acabar, deveria ter o mesmo nivel que um gajo que se esfolou a treinar equipas ate ser aceite num curso nivel II? Tudo bem, estudam pa caraças...Mas uma coisa é estudar para ser treinador de futebol, outra é tirar os cursos onde precisas de ter experiência de campo para la entrares..Até porque considero muito mais qualifica para treinar alguem que tenha essa experiencia real do que experiencia de "livro". Sem querer generalizar, pois sei que ha casos e casos... O nível II é um nível de formação e de aquisição de competências, não um nível de prática no treino. Todos os conhecimentos adquiridos no nível II, como deves calcular, são dados, revistos e multiplicados por 1000 numa licenciatura de 3 anos em que a temática central é a mesma que esses cursos se propõem a leccionar em 3 meses. Quando te dão uma equivalência ao nível II continuas com um currículo de experiência totalmente limpo, a única coisa que deixa de ir em branco é a formação que obtiveste, e consequentemente o teu corpo de conhecimentos. A última parte é que faz ainda menos sentido que o resto. Então vale-te mais a experiência "real" do que a experiência "do livro"? Portanto, 3 anos a treinar sem qualificações nenhumas, ou seja, 3 anos a fazer as coisas mal, valem-te muito mais do que 3 anos a licenciares-te na área em questão... Faz todo o sentido. :mrgreen: Aqui em Braga abriu uma escola superior de desporto, estou curioso em ver o que vai sair dali. Para já abriram um curso de treino de GR. Eu li sobre isso, mas isso é em que formato? É um género de um mestrado, não? Compartilhar este post Link para o post
karagounis_10 Publicado 8 Fevereiro 2011 (editado) Sim, é. É o único curso no país nestes moldes, nos restantes são apenas variantes de Ciências do Desporto. Esta licenciatura chama-se mesmo Treino Desportivo, tem opção de escolha de uma modalidade, e o plano curricular durante os 3 anos é orientado apenas para a área do treino e para a modalidade que escolhes... daí que a única saída profissional do curso é mesmo o treino da modalidade em escolha. Eu estou em Ciências do Desporto a diferença do meu curso para o de Educação Fisica, é que o de CD as saídas profissionais são viradas para o treino enquanto o de EF é mais virado para o ensino. O nosso plano curricular também é quase todo ele orientado e relacionado com o treino e no 3º ano temos que escolher uma especialidade e dentro da especialidade, uma modalidade. No meu caso irei escolher Desportos Colectivos e Futebol ;) Editado 8 Fevereiro 2011 por karagounis_10 Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Fevereiro 2011 Eu estou em Ciências do Desporto a diferença do meu curso para o de Educação Fisica, é que o de CD as saídas profissionais são viradas para o treino enquanto o de EF é mais virado para o ensino. O nosso plano curricular também é quase todo ele orientado e relacionado com o treino e no 3º ano temos que escolher uma especialidade e dentro da especialidade, uma modalidade. No meu caso irei escolher Desportos Colectivos e Futebol ;) Com CD não estás habilitado a leccionar EF? A diferença continua a ser alguma... para teres uma ideia, durante os primeiros 2 anos de licenciatura somos brindados com 7 horas semanais de futebol, que é cadeira anual. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Fevereiro 2011 7 horas semanais de futebol? Era gajo de me habituar... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post