Vaart10 Publicado 13 Fevereiro 2011 Vocês nas observações que fazem têm a atenção algumas componentes psicológicas dos adversários? Por exemplo, o caracter de algum jogador? Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 13 Fevereiro 2011 (editado) Vocês nas observações que fazem têm a atenção algumas componentes psicológicas dos adversários? Por exemplo, o caracter de algum jogador? Só se for algo muito demarcado, caso contrário não é algo que costume destacar. Por exemplo, num campo próximo desse, lembro-me perfeitamente de no relatório de observação do Atlético do ano passado ter referido a irascibilidade constante dos adeptos quando a equipa não tinha bola, o que causava instabilidade na equipa... Hoje n'A Bola: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=247099 Editado 13 Fevereiro 2011 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
Navidkia Publicado 13 Fevereiro 2011 Ah, o final do teu discurso prova que estás bem, bem longe da realidade... É que o jogo é tão complexo, existe tanto por onde estudar, que eu tenho 3 anos de licenciatura sobre ele, mais dois de mestrado se me apetecer, e depois ainda tenho o nível III e o IV por fazer, sem contar com aquelas mariquices como os cursos da Escócia... E tenho a certeza que depois de acabar isto tudo ainda vou ter muito por onde aprender!! Bold: Se tu o dizes. Mas aprender o que?Até podes estudar 20 anos se quiseres...Não te torna mais culto relativamente ao futebol. Basta tirares os cursos normais, apesar de tudo ja te dão alguma matéria porreira e a partir dai experiência de campo, o resto é mariquices. Isso de o existirem 4 princípios de jogo, 4 porque?Se eu quiser que tenha 20?Não pode?se eu quiser que apenas tenha 2?Não pode? preciso dessas 4 fases para treinar?Não não preciso, o teu discurso prova que estas bem, bem longe da realidade do trabalho de campo. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 13 Fevereiro 2011 Em que moldes? É que os cursos para serem oficiais têm de ter a tutela da FPF, e isso só acontece nas Associações locais... Não sei ao certo, mas onde se fala da tal Escola de desporto surge logo associado o logotipo da AFBraga... Compartilhar este post Link para o post
Harden Publicado 13 Fevereiro 2011 Alex, quais são as disciplinas do teu curso? É que o site da fac. não está a dar nessa parte. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 16 Fevereiro 2011 (editado) Mas aprender o que?Até podes estudar 20 anos se quiseres...Não te torna mais culto relativamente ao futebol. Basta tirares os cursos normais, apesar de tudo ja te dão alguma matéria porreira e a partir dai experiência de campo, o resto é mariquices. És um poço de contradições. Não podes achar uma informação pertinente e dizer que a outra não presta ou é excessiva, até porque não a conheces. É por causa de opiniões como a tua de pessoas de fora da área que os técnicos desportivos são demasiadas vezes desvalorizados, não esperava era que isso também viesse algum dia de alguém que está por dentro (?) da área. O futebol não é um assunto menor. É um fenómeno com um inúmero conjunto de variáveis que se repetem um sem número de vezes, e que em consequência disso, é estudável. É estudável porque tu estando por dentro dessas variáveis e da forma como elas variam és melhor. A ciência relativa à área é constantemente estudada, aprofundada, actualizada, de forma a tornar os mecanismos do jogo actual mais perceptíveis, e no fundo, a prever comportamentos. A base da compreensão no fundo é essa: a previsão de comportamentos. Tu só consegues prever esses comportamentos se estiveres munido de um conjunto de competências que não surgem do ar. Achar que a formação de treinadores não passa de um mero fait-diver, é achar que o jogo é um mero conjunto de factores aleatórios e que a competência é um artifício, ou por palavras tuas, uma mariquice porque não é o seu conjunto que torna um técnico mais competente. E isso em alguém que é possuidor de credencial para treinar equipas é grave. Muito grave... Isso de o existirem 4 princípios de jogo, 4 porque?Se eu quiser que tenha 20?Não pode?se eu quiser que apenas tenha 2?Não pode? preciso dessas 4 fases para treinar?Não não preciso, o teu discurso prova que estas bem, bem longe da realidade do trabalho de campo. Desculpa lá, esta frase então, é de quem está completamente alheado do que é o jogo, de quem não tem noção nenhuma das coisas. Tu alguma vez viste um jogo de futebol? :mrgreen: Os princípios de jogo são evidentemente quatro porque os comportamentos posicionais do futebol contemporâneo assim o dizem. É, aliás, dos assuntos menos controversos da matéria que é leccionada nos cursos, apesar do último poder não ser considerado por questões meramente conceptuais e nominais. Queiroz e Castelo têm opiniões diferentes sobre o assunto, por o último ser altamente depende das dinâmicas colectivas e os três primeiros serem perfeitamente individuais a nível da acção da ocupação de espaços, mas isto não é relevante para o tema. Os princípios de jogo são algo fantástico no sentido em que NENHUM jogador do campo em ocasião NENHUMA está se não a executar um dos 8. E isto não depende da óptica com que vês o jogo, porque isto é completamente nítido, independentemente dos nomes que lhes dês, existem claramente seis jogadores numa acção diferenciada perto do centro do jogo, e oito de cada lado em acções de todo semelhantes. Repito, é visível, perfeitamente nítido, se eu ensinar os príncipios a qualquer indivíduo ele conseguirá vê-los representados de forma clara em qualquer situação de jogo. E desta vez não te deixo acobardar em possíveis nomenclaturas que os cursos possam fornecer e que os utilizadores em geral possam desconhecer: Para Queiroz, que é o autor que é estudado de forma mais comum no que a isto diz respeito, os princípios específicos de jogo da defesa são a Contenção, a Cobertura Defensiva, o Equilíbrio e a Concentração. Os do ataque são a Progressão, a Cobertura Ofensiva, a Mobilidade e o Espaço. Estes são evidentes em qualquer situação de jogo e estão constantemente a ser preconizados por qualquer equipa, quer sem bola quer com ela. Estão também relacionados entre eles, de forma a que: A uma progressão corresponde sempre uma resposta da equipa sem bola, a contenção. A uma cobertura ofensiva corresponde sempre uma resposta da equipa sem bola, a cobertura defensiva. À mobilidade corresponde sempre uma resposta da equipa sem bola, o equilíbrio. Ao espaço corresponde sempre uma resposta da equipa sem bola, a concentração. Vou-te dar uma aula de borla, porque isto é matéria de pelo menos dois cursos que tu e outros users já frequentaram, mas sinceramente quero ver como no fim disto tu vais ter o desplante de me dizer que existem orientações técnico-tácticas estereotipadas diferentes destas na organização de uma equipa do futebol moderno. Bem, do começo, e seguindo o o modelo tradicional de que as bolinhas são os defesas e as cruzes os atacantes, a um jogador que procura progredir no terreno com bola na direcção da baliza adversária, faz sempre oposição um jogador que na posição de base defensiva procura parar o processo ofensivo, retardando a progressão ou recuperando a bola sem incorrer em falta. O homem com bola faz progressão, o defesa opõe-se em contenção. Numa zona diagonal ao portador da bola existe sempre um apoio com duas finalidades: oferecer uma linha de passe em segurança e assegurar a contenção caso o portador da bola a perca. Na zona diagonal ao jogador em contenção existe também um jogador na diagonal na direcção da baliza, com três propósitos: assegurar superioridade ou igualdade numérica, dar apoio ao primeiro defesa e passar à contenção caso o jogador em contenção seja ultrapassado. A isto chamamos de cobertura ofensiva e cobertura defensiva. Portanto isto fica assim: Aqui surge o terceiro elemento da equipa que ataca, que procura assegurar o que todas as equipas com bola procuram: posse de bola. E um jogador da equipa com bola e que não a possui, só pode procurar manter a posse movimentando-se e procurando espaços livres. A mobilidade como devem estar a ver, o princípio menos estanque a nível posicional. Em sua oposição surge o equilíbrio, que é só e apenas a resposta à mobilidade: acompanhar e impedir movimentos que procurem desiquilibrar a estrutura defensiva montada, impedir que o terceiro atacante fique em posições vantajosas... Os outros são, no fundo colectivos e são simples. Quando uma equipa tem bola movimenta todas as suas unidades em largura e em profundidade, dando maior amplitude ao jogo e racionalizando o espaço de jogo: espaço. Quando não se tem bola, a equipa faz precisamente o contrário: encurta o espaço, reduz largura e profundidade,sendo visível uma aglutinação de unidades no centro do jogo. A isto chama-se concentração. Para esquematizar isto com bolinhas e cruzes nunca mais daqui saía, portanto, aqui ficam exemplos práticos. Espaço: exemplo de clara largura dada pelos jogadores dos corredores, imaginando que este seria o exemplo de um momento em que a equipa teria bola. Perdoem-me o nome ali no meio, mas nisto são exemplos concretos e não tenho paciência para editar o PDF: Concentração, sendo o triângulo o jogador adversário: Volto a dizer: qualquer leigo, depois de ler isto, conseguirá perfeitamente identificar o cumprimento destes princípios de forma regular em qualquer equipa de alta competição. Quem não os cumprir está a incorrer em erros de cariz posicional ou de cariz técnico-táctico. Dês os nomes que lhes deres, eles estão bem diferenciados entre si e estão presentes em todas as fases e momentos do jogo. Se não te preocupas em cumpri-los, estás mal. Estás a errar. Afirmo de forma perfeitamente categórica que não conseguirás resultados. Se lhes queres chamar outra coisa qualquer, é lá contigo... Uma coisa é certa, agora não tens muitas formas de mandar postas de bacalhau para o ar com conceitos que as pessoas não têm bem noção do que são e consequentemente não têm noção do disparate que estás a dizer. Os príncipios são estes. Repetem-se em toda a alta competição de forma sistemática. Alex, quais são as disciplinas do teu curso? É que o site da fac. não está a dar nessa parte. http://www.esdrm.pt/Ensino/Licenciatura/TD/PlanoEstudos.html Não? Editado 16 Fevereiro 2011 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 16 Fevereiro 2011 One thing... TAU ! :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 16 Fevereiro 2011 One thing... TAU ! :mrgreen: Muito bem, Alex. :handclap: Isto de ter fanfarrões não dá com nada. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 16 Fevereiro 2011 Ele lá para Julho volta a passar por cá :lol: Mas essas coisas, como o Alex vem referindo, são o B-A-BÁ dos treinadores de futebol. O problema é que vai aparecendo gente que acha que a única forma de deixar marcas neste mundo é inventando. Cagam naquilo que autores importantes definiram, mas nem sequer contra-argumentam, dizem apenas que não é assim e pronto. Um dos casos mais gritantes a este nível ,pelo menos no meu entender, foi o de um tipo qualquer que treinava uma equipa de formação, salvo erro, na zona sul. Até apareceu um tópico dele nos "Jornais". Basicamente, a equipa dele tinha de reagir dentro de campo a uma série de palavras que ele dizia a partir do banco, estilo "corta", "segura", m*rda assim. Basicamente o homem estava a jogar Playstation sem comando. E não sei como nem porquê mas o homem conseguiu fazer chegar as suas ideias de jogo ao Mourinho, e este lá lhe mandou o recado de que as coisas até podem ser uma coisa na teoria, mas para as por em prática não são assim tão redutoras... Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 16 Fevereiro 2011 O Alex fez-me soltar uma boa gargalhada :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 16 Fevereiro 2011 PS: e não coloquem este no saco do infinito. O infinito tem lá as ideias dele, podem ser mais ou menos diferentes ou extravagantes, mas pelo menos explicava-as. Não chegava aqui e dava uma de "tenho nível II e conheço o MilanLab, onde até um paralítico pode ganhar os 100 metros ao Bolt". Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 16 Fevereiro 2011 Epá, não é preciso, sequer, ter um curso para saber aquilo. Basta quem estiver interessado, pesquisar pela net que encontra informação básica. Mas enfim, é o Navidkia... Esse não era aquele que também tentava reproduzir o ambiente de um jogo, com uns sons quaisquer? Tenho ideia que sim. Estas cenas que o Ibra dizem parte-me todo. Ainda me lembro quando disse que a defesa de um clube qualquer metia mais água do que as jangadas do Bear Grylls. :funny: Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 16 Fevereiro 2011 Sousa :lol: Nem me lembrava dessa :lol: Esse não era aquele que também tentava reproduzir o ambiente de um jogo, com uns sons quaisquer? Tenho ideia que sim. Isso cheira a José Neto por todo o lado. Também foi meu professor. É um tangas do crl, mas consegue motivar a plateia com uma facilidade do caraças. Aqui há tempos organizou um congresso de futebol e o convidado de honra era o Figo. O gajo nunca mais chegava e entretanto o Neto vai ao microfone e diz: "Acabei de ligar ao Mourinho, que estava numa reunião com o Moratti, e disse-me que o Figo estava mesmo a chegar" :lol: Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 16 Fevereiro 2011 esse Queiroz, é o Carlos? :medinho: Compartilhar este post Link para o post
carlos99 Publicado 16 Fevereiro 2011 Epá, não é preciso, sequer, ter um curso para saber aquilo. Basta quem estiver interessado, pesquisar pela net que encontra informação básica. Mas enfim, é o Navidkia... Esse não era aquele que também tentava reproduzir o ambiente de um jogo, com uns sons quaisquer? Tenho ideia que sim. Estas cenas que o Ibra dizem parte-me todo. Ainda me lembro quando disse que a defesa de um clube qualquer metia mais água do que as jangadas do Bear Grylls. :funny: Em relação ao bold, se percebi bem o que quer dizer nao é uma coisa assim tão descabida, pelo menos para mim, no ano passado ia ter um jogo importante e que ia estar mais gente do que é habitual a ver-lo, por isso durante a semana pedi que todos os pais fossem ver os treinos e atltetas de outros escalões também o fossem ver para encher a bancada, tentando recriar um pouco o ambiente que iria estar no sabado. Compartilhar este post Link para o post
Navidkia Publicado 16 Fevereiro 2011 (editado) A primeira parte concordo contigo. A segunda, nem por isso...e apetece-me tanto escrever como levar com um pau nas costas.. Para Queiroz, que é o autor que é estudado de forma mais comum no que a isto diz respeito, os princípios específicos de jogo da defesa são a Contenção, a Cobertura Defensiva, o Equilíbrio e a Concentração. Os do ataque são a Progressão, a Cobertura Ofensiva, a Mobilidade e o Espaço. Dude, para Queiroz, para mim pode não ter, posso querer que os meus jogadores não façam contenção nenhuma, posso querer que não façam dobras aos colegas, etc, não posso? E posso ter resultados positivos. Agora, tu e outros dizem que é o normal do futebol, mas se a forma como eu treinar não for normal em alguns aspectos? Tu dizes que isso acontece sempre no futebol, acontece porque hoje em dia á excepção de dois ou tres treinadores todos pensam da mesma forma. Um exemplo que não o é, é a invenção do pivot defensivo e ofensivo para o futebol...Essa m*rda nunca existiu para o futebol, ou são trincos/medios defensivos ou medios atacantes centrais ou nº10s, mas mal inventaram essa palavria para o futebol todos a começarama a usar. Quase todas as equipas defenderes da mesma forma ou atacarem da mesma forma é sinal de que essas estão bem?E as outras que estão mal? O que te queria explicar no inicio desta discussão era o seguinte. Tu, os outros treinadores e alguns prelectores nos cursos defendem que: "Bem, do começo, e seguindo o o modelo tradicional de que as bolinhas são os defesas e as cruzes os atacantes, a um jogador que procura progredir no terreno com bola na direcção da baliza adversária, faz sempre oposição um jogador que na posição de base defensiva procura parar o processo ofensivo, retardando a progressão ou recuperando a bola sem incorrer em falta. O homem com bola faz progressão, o defesa opõe-se em contenção." E se eu não concordar?e se eu tiver um defesa que tem uma capacidade do caraças em tirar bolas em carinho e por ser lento não quero que faças contenção por bastar ao atacante dar um toque para o lado e correr? Posso querer que ele tente fazer carrinho,( é por essas da contenção que o Hulk as dasvia para o lado e as mete la dentro, mas como todos defendem assim no stress) ou não posso?E pode funcionar ou nao pode? Ora, e achas normal que apenas por não ser a forma de pensar do prelector ele me de negativa porque não vou de encontro ás ideias dele? Eu acho que não.. Tu dizes que o futebol é sempre as mesma coisa a nivel de principios etc, eu digo que é assim porque pensam todos da mesma forma, se eu atacar de uma forma a que esses principios defensivos dos outros caiam por terra deixa de ser assim tão linear pois não estão 2 equipas a jogar "da mesma forma" Ele lá para Julho volta a passar por cá :lol: Mas essas coisas, como o Alex vem referindo, são o B-A-BÁ dos treinadores de futebol. O problema é que vai aparecendo gente que acha que a única forma de deixar marcas neste mundo é inventando. Cagam naquilo que autores importantes definiram, mas nem sequer contra-argumentam, dizem apenas que não é assim e pronto. Um dos casos mais gritantes a este nível ,pelo menos no meu entender, foi o de um tipo qualquer que treinava uma equipa de formação, salvo erro, na zona sul. Até apareceu um tópico dele nos "Jornais". Basicamente, a equipa dele tinha de reagir dentro de campo a uma série de palavras que ele dizia a partir do banco, estilo "corta", "segura", m*rda assim. Basicamente o homem estava a jogar Playstation sem comando. E não sei como nem porquê mas o homem conseguiu fazer chegar as suas ideias de jogo ao Mourinho, e este lá lhe mandou o recado de que as coisas até podem ser uma coisa na teoria, mas para as por em prática não são assim tão redutoras... :celebracao: E tambem vai aparecendo quem acha que a unica forma de deixar marcas neste mundo é seguir os passos dos outros, fazer como eles fazem e não ter cabeça de pensar porque ou ter um espírito critico relativamente a essas coisas. E esse caso em particular que não conheço até não parte de uma má base, ja viste o Coach Carter? em que para diversos tipos de jogada ele da o nome de gajas? por vezes até não seria mal pensado, tu de certeza que dizes aos teus putos algumas coisas...Então em vez de as dizeres de forma obvia porque não faze-lo de forma dissimulada? Editado 16 Fevereiro 2011 por Navidkia Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 16 Fevereiro 2011 Em relação ao bold, se percebi bem o que quer dizer nao é uma coisa assim tão descabida, pelo menos para mim, no ano passado ia ter um jogo importante e que ia estar mais gente do que é habitual a ver-lo, por isso durante a semana pedi que todos os pais fossem ver os treinos e atltetas de outros escalões também o fossem ver para encher a bancada, tentando recriar um pouco o ambiente que iria estar no sabado. Não, não é isso. Pelo que me lembro, ele simulava os ambientes dos jogos com sons produzidos por uma treta qualquer. Não era um que era treinador do Cacém, ou algo do género? :-k E se eu não concordar?e se eu tiver um defesa que tem uma capacidade do caraças em tirar bolas em carinho e por ser lento não quero que faças contenção por bastar ao atacante dar um toque para o lado e correr? Posso querer que ele tente fazer carrinho,( é por essas da contenção que o Hulk as dasvia para o lado e as mete la dentro, mas como todos defendem assim no stress) O Hulk passa pelos seus adversários, e sem querer tirar mérito ao brasileiro, mas muitos nem uma contenção sabem fazer. Ou vão à queima, ou estão com os apoios virados para dentro, dando a baliza ao adversário, ou viram as costas à bola... Uma contenção, se for bem feita, dificulta e muito a vida do jogador que tem a bola. Já para não falar na componente colectiva que não é, sequer, abordada. Caso o jogador em questão for ultrapassado, suponhamos, pelo Hulk, este terá como adversário o jogador que estava a fazer cobertura ao jogador que ele driblou. Caso o jogador que foi ultrapassado tenha feito bem a contenção, mesmo tendo perdido o lance, terá "dado" o corredor para o Hulk progredir. Aí, o Hulk ver-se-à num espaço ainda mais reduzido e com outro adversário pela frente. E possivelmente com outro jogador na cobertura. Ou seja, superioridade numérica num espaço reduzido. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 16 Fevereiro 2011 (editado) 1º: Alex :prayer: 2º: Eu até percebo o ponto de visto do Navidkia. O futebol não é uma ciência exacta, longe disso. Mas há muitos anos que se estuda a vertente táctica e praticamente toda a gente concorda com os princípios básicos que o Alex aqui descreveu para ti. Claro que podes optar por não segui-los isso é contigo, mas se são quase unânimes para todos os treinadores de futebol é porque devem ser os mais correctos não achas? 3º: BTW, mais para ti André, quando te referes a pesquisar na net, conheces algum sitio que me possa dar mais informação sobre este assunto? Editado 16 Fevereiro 2011 por OneDream_89 Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 16 Fevereiro 2011 3º: BTW, mais para ti André, quando te referes a pesquisar na net, conheces algum sitio que me possa dar mais informação sobre este assunto? Basta saberes o que queres procurar. Se quiseres saber mais sobre princípios defensivos, por exemplo, vais ao google e pesquisas por "princípios defensivos do futebol". O primeiro resultado, por exemplo, que é um pdf, tem alguma informação que te pode dar as noções básicas. Como este tipo de documentos há vários. Depois é questão de seres selectivo, e ires reunindo "matéria", porque nem tudo o que está na net é fiável. Outro ponto importante é que percebas e que concordes com aquilo que lês, não apenas porque é o que está escrito, mas porque faz sentido na tua cabeça. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 16 Fevereiro 2011 Basta saberes o que queres procurar. Se quiseres saber mais sobre princípios defensivos, por exemplo, vais ao google e pesquisas por "princípios defensivos do futebol". O primeiro resultado, por exemplo, que é um pdf, tem alguma informação que te pode dar as noções básicas. Como este tipo de documentos há vários. Depois é questão de seres selectivo, e ires reunindo "matéria", porque nem tudo o que está na net é fiável. Outro ponto importante é que percebas e que concordes com aquilo que lês, não apenas porque é o que está escrito, mas porque faz sentido na tua cabeça. Pois isso é que é o meu maior problema. Um que eu costumo ir bastante é o ZonaDePressão é interessante, mas bastante disperso. Por falar nisso tem lá uma entrevista muito interessante com um tal de Miguel Aguiar. Bem vou-me debruçar sobre isso então Compartilhar este post Link para o post
pedro_esc Publicado 16 Fevereiro 2011 Pois isso é que é o meu maior problema. Um que eu costumo ir bastante é o ZonaDePressão é interessante, mas bastante disperso. Por falar nisso tem lá uma entrevista muito interessante com um tal de Miguel Aguiar. Bem vou-me debruçar sobre isso então Já vi essa entreviste há dias, e mete-me cá uma confusão a maneira do gajo falar :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 16 Fevereiro 2011 Já vi essa entreviste há dias, e mete-me cá uma confusão a maneira do gajo falar :facepalm: Confusão porque? Compartilhar este post Link para o post
pedro_esc Publicado 16 Fevereiro 2011 Confusão porque? A própria linguagem dele. As expressões que usa, a maneira como se expressa, etc. Compartilhar este post Link para o post