manelm Publicado 1 Junho 2011 É parvo mas arrepiei-me com esse vídeo. E não sei porquê acho que falta qualquer coisa ao Domingos. Não tem 'vida'. Não sei explicar. Compartilhar este post Link para o post
Niculae Publicado 1 Junho 2011 Bom jogo do Nuno Reis. Alguém sabe se ele vai fazer a pré-época? Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 1 Junho 2011 O Domingos parece-me uma pessoa calma que dialogo bastante com os seus jogadores. No banco do Braga, não me lembro de o ver irritado muitas vezes. E parece-me ser também um excelente motivador. Compartilhar este post Link para o post
DanielDesario Publicado 1 Junho 2011 Sporting, a ser papado pelos rivais desde 1906 História do Eusébio: Entrevista completa a Nuno Martins aqui: http://www.ionline.pt/conteudo/127265-nuno-martins-aos-16-anos-o-eusebio-disse-me-ou-jogam-todos-ou-nao-joga-ninguem Excerto Ah, então foi assim que se cruzou com Eusébio? Sim, vamos lá começar a conversa a sério [risos]. Num determinado dia, ou melhor, noite. Naquela altura os treinos eram das 19 horas até às 22, 22 e tal. Estava eu a trabalhar com os três guarda-redes, com bolas medicinais, quando me aparece um seccionista do Sporting, de seu nome Vigorosa, a dizer: "Estão ali cinco rapazes que querem treinar e vir à experiência. Um deles já o vi jogar e é muito bom, um miúdo com uma habilidade nata, um fora de série." Àquela hora não dava muito jeito, mas eram miúdos e devemos sempre dar-lhes uma oportunidade. "Ok", disse eu, "vamos observá-los." Aparece então um miúdo magrinho, de 16 anos, e espantou-me a sua voz de líder. "Ou jogamos todos ou não joga ninguém." Perguntei-lhe porquê ter aparecido só àquela hora e ele responde-me: "Bem, fomos ali ao campo do Desportivo [conotado com o Benfica de Lisboa, devidamente simbolizado com a águia] e não nos deixaram entrar." Porquê? O treinador de juniores do Desportivo era um senhor chamado Mário Romeu, funcionário da embaixada italiana em Lourenço Marques, e certamente já tinha acabado o treino. Ter-lhes-á dito: "Não, hoje já não há mais nada para ninguém." E o Eusébio, juntamente com os seus quatro amigos, saiu do Desportivo e entrou pelo portão do Sporting, onde estava eu a treinar os guarda-redes. E depois? Os cinco treinaram comigo e com os três guarda-redes. Fizemos um campo improvisado e jogámos uma peladinha, onde percebi que o Eusébio tinha uma habilidade acima da média. Disse-lhe logo: ''Tu ficas no Sporting, podes ser inscrito'', ao que ele respondeu imediatamente: ''Inscrevo-me eu não, ou nos inscrevemos todos ou não se inscreve ninguém''. A tal firmeza na voz aos 16 anos. Isto é muito importante. Não é para todos. Eu então disse ao Vigorosa que os inscrevesse a todos. Desculpe lá mas vou repetir-me: e depois? Aos 17 anos o Eusébio já era um jogador feito. Chamei-o ao meu gabinete e perguntei-lhe se queria mais uma época nos juniores ou se queria saltar logo para as honras, que era como se chamavam os seniores. Ele respondeu-me na hora: "Quero ir para as honras." Pronto, o resto é história. Não, não. Conte lá algumas histórias do Eusébio. Os primeiros jogos foram verdadeiramente empolgantes. Ele tocava na bola e levava tudo à frente. Era um fenómeno. Marcava golos, assistia os companheiros, fazia todo o tipo de diagonais. Fomos campeões nacionais em 1960. Olhe aqui a foto [são 11 jogadores: Nuno Martins, indicado como capitão, está de pé; Eusébio, mais jovem que nunca, está agachado]. Jogava a que posição? Interior-esquerdo. Sempre. E sempre com o número 10. Tinha cá um pé esquerdo... Mais habilidoso e potente que o direito. Com o passar do tempo, habituou-se a jogar mais com o direito do que com o esquerdo e isso permitia-lhe fazer todas as diagonais possíveis e imaginárias. Agora estou a lembrar-me... De quê? De uma viagem às Maurícias, pela selecção. Em Lourenço Marques só havia pelados. E nas Maurícias o clima é marítimo, por isso a relva era húmida. O Eusébio calçou umas chuteiras com pitons rasos e fez jogos extraordinários, sem cair uma única vez. Os locais estavam verdadeiramente espantados porque alguns deles ainda tropeçavam, escorregavam, caíam. O Eusébio não. Parecia um bailarino. E marcava golos. Na estreia pelo Sporting ganhámos 4-1 e ele marcou logo um ou dois. A fintar toda a gente, a encarar o adversário, a ir para cima deles, sem medo. A partir daí começou a ser conhecido. E a lenda foi crescendo, crescendo... É aí que aparece o Sporting e o Benfica? Não, não. Antes disso há o Belenenses. Lembro-me perfeitamente que o Belenenses fez uma digressão por Moçambique e jogou com a selecção dos naturais. Quando chegou a Portugal, o mestre Otto Glória, treinador do Belenenses [e seleccionador de Portugal no Mundial-66], foi questionado pelos jornalistas portugueses sobre Eusébio, porque já se falava dele. Mas Otto Glória respondeu que não, que como Eusébio havia lá muitos. Sinceramente, não percebi. Terá Eusébio jogado mal nesse dia com o Belenenses? Sim, não terá sido o Eusébio de sempre, mas dizer que há muitos como ele... Essas reticências do Otto Glória fizeram com que o Sporting não apostasse logo no rapaz. Aliás, eu próprio, como treinador do Sporting de Lourenço Marques, recebi dois telefonemas do sr. Fernando da Costa, chefe de departamento do Sporting Clube de Portugal, a perguntar-me se o Eusébio era de facto aquilo que se dizia na imprensa. Eu respondi sempre que sim, que o rapaz não enganava ninguém, mas do lado de lá disseram-me que ele não ia para o Sporting. É aí que aparece o Benfica? Antes de responder a isso, vou dizer-lhe uma coisa: um certo dia, estava eu a preparar-me para sair de casa em direcção ao Campo João da Silva Pereira, para mais um treino no Sporting, quando o Eusébio me bate à porta. Foi lá despedir-se de mim, que já não iria treinar nessa quinta-feira. Até me lembro da frase dele: "Eu vou para o Puto", como era conhecido Portugal. Eu questionei-o: "Mas então já assinaste, já falaste com a direcção?" e ele respondeu-me "Já, já". E estava correcto. A direcção estava ao corrente de tudo e o Eusébio desapareceu de cena. Antes disso pedi-lhe uns minutos, fui a casa e ofereci-lhe um casaco-blazer que tinha comprado na África do Sul. Ele agradeceu e adeus. Mas e a teoria do rapto? O que eu sei é que o Eusébio pernoitou na casa de um senhor chamado Vasco Machado, juntamente com o major Rodrigues de Carvalho, que mais tarde acabou por ser brigadeiro e presidente da assembleia-geral do Benfica. Ora o que se passou? Conta-se que esse major foi à estação central dos Correios, Telégrafos e Telefones de Lourenço Marques, ao lado do Café Scala, na parte baixa da cidade, e emitiu dois telegramas. Um para o Sporting Clube de Portugal, a dizer "Eusébio segue navio motor, Príncipe Perfeito". E outro para o Benfica. "Rute, segue avião hoje." O que aconteceu? Enquanto o Sporting fez contas de cabeça à viagem de barco, que atracava em Chelas, o Benfica foi buscar o Eusébio à Portela na noite seguinte ou na outra, em Dezembro de 1960. @ ionline Compartilhar este post Link para o post
Jari-Matti Publicado 1 Junho 2011 É parvo mas arrepiei-me com esse vídeo. E não sei porquê acho que falta qualquer coisa ao Domingos. Não tem 'vida'. Não sei explicar. Carisma. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 1 Junho 2011 Carisma. Ia dizer exactamente o mesmo. Mas qual foi o último treinador com carisma que tivemos? Compartilhar este post Link para o post
DanielDesario Publicado 1 Junho 2011 Ia dizer exactamente o mesmo. Mas qual foi o último treinador com carisma que tivemos? Realmente agora que penso nisso, só me lembro de cornos mansos Compartilhar este post Link para o post
manelm Publicado 1 Junho 2011 Isso. Então quando ele fala com o Abel, nota-se isso tão bem. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 1 Junho 2011 O homem ainda não começou a trabalhar e já lhe apontam defeitos. Por mim poder ser um autêntico banana, desde que ponha a equipa a lutar pelo título. Isto anda tão na mó-de-baixo que já nem digo conquistá-lo. Compartilhar este post Link para o post
Niculae Publicado 1 Junho 2011 Isto é futebol, não é wrestling. Compartilhar este post Link para o post
manelm Publicado 1 Junho 2011 O que tu acabaste de dizer não teve sentido nenhum. Eu não estou a apontar defeito nenhum. Apenas constatei um facto que me pareceu evidente no vídeo. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 1 Junho 2011 Toda gente subentende falta de carisma com uma coisa que não seja boa. Compartilhar este post Link para o post
DanielDesario Publicado 1 Junho 2011 E é, mas não é uma coisa por si só negativa Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 1 Junho 2011 O Pavel Horvath foi considerado o segundo melhor jogador checo do ano atrás do Petr Cech e à frente do Rosicky. Compartilhar este post Link para o post
DanielDesario Publicado 1 Junho 2011 Fui ver por curiosidade e levou o Plzen ao título com 36 anos :handclap: Compartilhar este post Link para o post
Niculae Publicado 1 Junho 2011 Eish o Horvath... grande cepo mas lembro-me de um golão que ele marcou de chapéu de bem longe já não me lembro contra quem... Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 1 Junho 2011 o Horvath não era nenhum cepo...não teve é uma passagem boa e foi mais um belo negócio de compra por x vende por y. e o y era sempre uma valor bem m*rdoso... Compartilhar este post Link para o post
DanielDesario Publicado 1 Junho 2011 e foi mais um belo negócio de compra por x vende por y. e o y era sempre uma valor bem m*rdoso... loool O Horvath serviu como moeda de troca juntamente com o Mpenza pelo Jardel Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 1 Junho 2011 O Pavel Horvath foi considerado o segundo melhor jogador checo do ano atrás do Petr Cech e à frente do Rosicky. Nojento. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 1 Junho 2011 loool O Horvath serviu como moeda de troca juntamente com o Mpenza pelo Jardel hm pensei que esse do negócio do Jardel fosse o Spehar. Foi tanto jogador estranho que já confundo. mas ya, o Horvath não era nenhum cepo. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 1 Junho 2011 hm pensei que esse do negócio do Jardel fosse o Spehar. Foi tanto jogador estranho que já confundo. mas ya, o Horvath não era nenhum cepo. O Jardel foi pelo Spehar, Horvat e Mpenza. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 1 Junho 2011 afinal tava certo. f*dasse, não tou a mandar uma para a caixa. Compartilhar este post Link para o post
Niculae Publicado 1 Junho 2011 mas ya, o Horvath não era nenhum cepo. Não é cepo no sentido de ser uma merd*, mas não tinha valor para jogar aqui. Comparo-o ao Farnerud, não era mau mas não dava para mais... Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 1 Junho 2011 ... bela noção de "cepo". por pouco dizias que o Horvath era um pedaço de tronco de árvore. Compartilhar este post Link para o post