Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Victarion

[Núcleo] Serie A

Publicações recomendadas

O mais parecido da Juve deve ser o Pogba, não?

Ya. Fisicamente sobretudo.

Mas o Pogba tanto pode fazer a posição 6, como jogar a 8 e ataca melhor. O William parece-me (so vi um jogo do Sporting) que é um tipico 6.

Compartilhar este post

Link para o post

Reveillere em exames medicos no Napoli. Bom substituto e com experiencia para dar uma mao ao Napoli.

Entretanto no Milan este ano, poderá ser o ano da limpeza geral na equipa. Desde Galliani até ao mais tosco dos jogadores, ninguem tem lugar seguro. Espero que recomeçemos do 0 e consigamos construir uma EQUIPA. Fala-se em Maldini e Prade para guiar a parte desportiva da equipa, entre outros nomes. Maldini só pelo nome era bem-vindo. Pradé para substituir Braida era o ideal que este hoje em dia nao faz nada para o salario que recebe.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o Milan quer deixar de fazer negócios com o Mino Raiola, ou melhor é a Barbara Berlusconi que quer, e portanto Balo e Abate poderão estar de saida.

Abate a custo zero seria uma boa aposta da Juve e continuo a dizer que, pelo preço certo, Balo tambem deveria merecer uma proposta.

Até poderia ser 2 em 1: já que o Raiola quer meter o Abate na Juve, a Juve pedia em troca ao Raiola para convencer o Balo a mudar-se para Turim. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Liverpool e Juventus: 3-5-2, sim, mas com marcação diferente

"Escrevi esta semana um post sobre o 4-2-3-1 do Arsenal, tentando entender como a complexa movimentação ofensiva ensaiada por Wenger se tinha aproveitado dos problemas defensivos demonstrados pelo 3-1-4-2 do Liverpool. Inclusive, no post há pelo menos três frames-táticos que mostram os centrais expostos, alas fora da ação defensiva e muitos espaços abertos nas costas do trio do meio-campo.

Então foi-me pedido que eu fizesse uma comparação com o 3-5-2 da Juventus, que conquistou o título italiano e transformou-se numa referência no país, onde o trio defensivo está novamente na moda.

Pois bem, assisti a vídeos e pude constatar algo que já havia observado superficialmente quando assisti – apenas por lazer, sem tirar notas – é MUITO GRANDE, pelo menos para mim, a diferença entre os dois 3-5-2′s.

Recapitulando, com alas prioritariamente encaixados nos laterais do Arsenal, o Liverpool colocava como REFERÊNCIA principal O JOGADOR. Mesmo que eventualmente um dos laterais do adversário estivesse fora da jogada, o ala que deveria marcá-lo acabava automaticamente por se omitir da ação defensiva por estar a vigiar o seu alvo. E assim os centrais ficavam expostos, com um grande espaço para cobrir, e sem uma ideia certa de quem deveria pressionar o homem da bola. Um efeito dominó de problemas.

Já a Juventus coloca como principal REFERÊNCIA o ESPAÇO EM FUNÇÃO DA BOLA. Notem como muda tudo: no primeiro caso, o ala reage ao lateral adversário; no segundo caso, o ala protege o espaço mais relevante e movimenta-se em conjunto com os centrais na direção do lado onde está a bola.

Mas, vamos por partes na sucessão de frames-táticos. Peguei como exemplo uma vitória recente sobre a Lazio, em casa. Abaixo, uma confirmação do 3-1-4-2 como sistema tático inicial, como estrutura de referência à distribuição (ocupação dos espaços) pelos jogadores:

inicial.jpg

Diagnosticado que a referência de marcação dos alas da Juve é o ESPAÇO EM FUNÇÃO DA BOLA, vejamos como eles se comportam na prática. Primeiro, bola no lado esquerdo defensivo, o ala Asamoah sobe a pressão sobre o adversário que está com ela; vejam Lichtsteiner, O ALA OPOSTO, ao invés de se preocupar com um eventual avanço do lateral oposto da Lazio, ou de qualquer adversário aberto por ali, FAZ O BALANÇO DEFENSIVO junto com os centrais, comportando-se como um lateral convencional. Resultado? LINHA DE QUATRO:

balanco_um.jpg

“Ah”, alguém pode dizer…”imagens congeladas podem servir à confirmação da teoria, quem garante que não é um lance isolado”…bem, reitero: análise tática é a busca pelos PADRÕES DE COMPORTAMENTO, e eles são assim chamados porque são COMPORTAMENTOS QUE SE REPETEM. Vejamos exatamente a mesma coisa acontecer do lado direito defensivo:

- enquanto Lichtsteiner ataca a bola, as duas linhas fazem o balanço defensivo extremamente ESTREITO (pouca distância entre as duas pontas) no setor atacado e COMPACTO (pouca distância entre-linhas); os três centrais fazem o balanço defensivo, o trio de meio-campo também, e Asamoah – o ala oposto – comporta-se como um lateral convencional, fechando a linha por dentro, sem se importar com qualquer adversário por ventura aberto lá do outro lado:

balanco_dois.jpg

Juro para vocês, o frame abaixo NÃO É da mesma jogada. Mas notem como equipas BEM TREINADAS automatizam comportamentos, movimentos táticos, e repetem estes padrões nos jogos como relógios Suícos: a jogada é diferente, mas a disposição é praticamente a mesma do frame acima (ala do setor ataca a bola, centrais e trio de meio-campo rodam juntos, ala oposto fecha como lateral)…e outra coisa importante, que ainda não havia destacado: TÉVEZ baixa sempre por dentro sem a bola, a fazer marcação nos médios defensivos adversários:

P.S: não ficam duas linhas de quatro, bem definidas?

balanco_tres.jpg

Outro comportamento defensivo da Juventus fica evidente quando a equipa tem a bola: no 3-5-2, eles MARCAM ATACANDO. Como funciona? Simples, basta OCUPAR O CAMPO DO ADVERSÁRIO adiantando os jogadores da defesa. Uma COMPACTAÇÃO OFENSIVA que favorece a TRANSIÇÃO DEFENSIVA.

Ou seja, com os centrais tão próximos do ataque, assim que a Juve perde a posse a equipa, ao invés de recuar, PRESSIONA e tenta recuperar a bola imediatamente:

transicao_um1.jpg

Só para reforçar que é um padrão de comportamente (repete-se, portanto), abaixo coloco mais um frame de Chiellini e Barzagli bem adiantados enquanto a Juve tem a bola, formando um triângulo com Pirlo. Fora da foto estão o central que sobra, Bonucci, e Buffon, provavelmente, também adiantado:

transicao_dois1.jpg

COM A BOLA – e vocês devem ter percebido isso nos dois frames acima – OS DOIS ALAS avançam ao mesmo tempo. Sem receio. Sempre que a bola está no pé da Juventus, tanto Asamoah quanto Lichtsteiner posicionam-se NA LINHA DO ÚLTIMO AVANÇADO (Vucinic), bem abertos (oferecendo AMPLITUDE) e obviamente bem adiantados (dando opção de PROFUNDIDADE).

A ideia principal é abrir a defesa adversária pois, mesmo quando a Juve joga a bola por dentro, com os seus muito competentes médios e avançados, e obriga a linha defensiva adversária a fechar-se no corredor central, estão os dois alas extremamente abertos para receber uma diagonal longa, um passe vertical, um passe em profundidade…enfim, sempre um deles livre.

E, quando um ala tem a bola, o outro ENTRA NA ÁREA, realmente COMO UM AVANÇADO – postura agressiva que só é possível porque os centrais e o médio defensivo estão sempre adiantados, MARCAM ATACANDO, e diminuem o espaço entre eles e os alas-pontas:

alas_um.jpg

Pra fechar o post, outro movimento interessante com a bola – e que já é possível perceber no frame acima – é o RECUO DE TÉVEZ, que sempre sai dos centrais para procurar jogo no corredor central, ABRINDO CORREDORES por onde avabçam os médios (ou até os alas).

O frame abaixo é do primeiro golo da vitória, marcado por Vidal: os dois alas abrem bastante, e estão livres para receber a bola se for preciso sair da pressão de marcação pelo centro; mas Pogba percebe que Vidal está a FURAR AS LINHAS adversárias em velocidade no espaço aberto por Tévez (recuado) e também por Vucinic (que continua adiantado, mas no central oposto). Os centrais perdem as referências, e Vidal recebe para marcar:

infiltracao.jpg

CONCLUSÃO: embora adotem inicialmente o mesmo 3-1-4-2, a Juventus de Antonio Conte e o Liverpool de Brendan Rodgers revelam COMPORTAMENTOS tão diferentes, mas tão diferentes, que deixam claro o contraste entre sistema tático (estrutura inicial) e estratégia (conjunto de movimentos aplicados nos quatro momentos do jogo). São MODELOS DE JOGO – princípios, referências – completamente diferentes."

Muito boa esta análise táctica da Juve.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o Milan quer deixar de fazer negócios com o Mino Raiola, ou melhor é a Barbara Berlusconi que quer, e portanto Balo e Abate poderão estar de saida.

Abate a custo zero seria uma boa aposta da Juve e continuo a dizer que, pelo preço certo, Balo tambem deveria merecer uma proposta.

Até poderia ser 2 em 1: já que o Raiola quer meter o Abate na Juve, a Juve pedia em troca ao Raiola para convencer o Balo a mudar-se para Turim. :mrgreen:

Abate acaba contrato em 2015...

Balotelli 30M e é vendido. vendam la o Vidal ou o Pogba e venham busca-lo que iremos nós por alguem com vontade de ser jogador. este parvo tem tudo na vida e nem um esforço faz pelo o clube o qual se diz adepto desde menino? eu mataria-me em campo se tivesse o que ele tem...

Compartilhar este post

Link para o post

Abate acaba contrato em 2015...

Balotelli 30M e é vendido. vendam la o Vidal ou o Pogba e venham busca-lo que iremos nós por alguem com vontade de ser jogador. este parvo tem tudo na vida e nem um esforço faz pelo o clube o qual se diz adepto desde menino? eu mataria-me em campo se tivesse o que ele tem...

That's why i hate him.

Existem milhões de rapazes que sonham ser jogadores de futebol, que fazem sacrificios enormes para poderem tentar realizar os seus sonhos e nunca têm uma oportunidade. E jogadores como o Balotelli desperdiçam tudo. O problema é que mais tarde quando tudo acabar eles vão dar.

Compartilhar este post

Link para o post

That's why i hate him.

Existem milhões de rapazes que sonham ser jogadores de futebol, que fazem sacrificios enormes para poderem tentar realizar os seus sonhos e nunca têm uma oportunidade. E jogadores como o Balotelli desperdiçam tudo. O problema é que mais tarde quando tudo acabar eles vão dar.

Sim. Ele continua a comportar-se mal e é pouco profissional. Algo que parecia ter mudado ao longo da ultima temporada.

E uma coisa que nao ajuda muito é ter Raiola como empresario. So quer saber de comissoes e mete-se muito na vida dos jogadores e na imprensa a mandar bitaites a toda a hora. Pogba foi dado como inegociavel pela Juve, frente a uma possivel proposta do Real. Daqui a uns meses aposto que sera Pogba a pedir a transferencia (para ma sorte da Juve por valores abaixo dos de hoje, nao sei...) porque este gajo fez-lhe a cabeça para tal. nao ha um unico jogador dele que se mantenha muitos anos num clube, se houver para o jogador um clube com mais poder financeiro ou uma comissao choruda para ele mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

entretanto hoje associam o nome de Sagna ao Milan. Entre Sagna e Abate, De Sciglio e por na esquerda Santon ou Murru.

Pato tb é falado para o Inter.

E Barbara Berlusconi pensa tb em remodelar o simbolo do Milan. Que guarde o dinheiro e compre um par de medios centro que é bem mais produtivo

Compartilhar este post

Link para o post

Byo

A não ser que tenha renovado, o que nao me parece o caso, Abate termina contrato em 2014.

Editado por Mary

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que o Rodgers adoptou aquele sistema de três centrais para tentar acomodar o Sturridge e o Suárez juntos no mesmo onze, mantendo ao mesmo tempo, um meio-campo de cinco elementos. E olhando para o plantel que têm à disposição, não creio ser essa a melhor opção.

Também vi isso do Milan hoje, byo, em relação ao Sagna. Seria muito mau, mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Ele continua a comportar-se mal e é pouco profissional. Algo que parecia ter mudado ao longo da ultima temporada.

E uma coisa que nao ajuda muito é ter Raiola como empresario. So quer saber de comissoes e mete-se muito na vida dos jogadores e na imprensa a mandar bitaites a toda a hora. Pogba foi dado como inegociavel pela Juve, frente a uma possivel proposta do Real. Daqui a uns meses aposto que sera Pogba a pedir a transferencia (para ma sorte da Juve por valores abaixo dos de hoje, nao sei...) porque este gajo fez-lhe a cabeça para tal. nao ha um unico jogador dele que se mantenha muitos anos num clube, se houver para o jogador um clube com mais poder financeiro ou uma comissao choruda para ele mesmo.

Nedved. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

E o CorrieredelloSport escreveu hoje que o Rudi deu o Ok para a ida do Burdisso para o Milan já em Janeiro. Era ótimo para nós, livrar já dele e não em Junho e ainda iriamos ao mercado buscar alguém, pois por bom que possa ser, não sei o impacto do Jedvaj no imediato.

Compartilhar este post

Link para o post

Pato tb é falado para o Inter.

Podes mandar link com a notícia?

Compartilhar este post

Link para o post

Será que só eu é que gosto do Sagna?!?!

Gostava de o ver na Juve, já que dava uma excelente alternativa ao Suiço e tanto poderia encaixar na defesa a 4, como no 3-5-2.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de o ver na Juve, já que dava uma excelente alternativa ao Suiço e tanto poderia encaixar na defesa a 4, como no 3-5-2.

O Sagna cumpre, mas acho que não é "candidato ao título" material.

Compartilhar este post

Link para o post

Byo

A não ser que tenha renovado, o que nao me parece o caso, Abate termina contrato em 2014.

tinha uma clausula qq no contrato que o obrigava a ele ou ao Milan a renovar. tb pensava que era 2014, mas depois disseram-me que era 2015

Nedved. :heart:

outros tempos. nessa altura as equipas italianas eram o topo. :) mas bem referido

E o CorrieredelloSport escreveu hoje que o Rudi deu o Ok para a ida do Burdisso para o Milan já em Janeiro. Era ótimo para nós, livrar já dele e não em Junho e ainda iriamos ao mercado buscar alguém, pois por bom que possa ser, não sei o impacto do Jedvaj no imediato.

Espero que fique longe..mais um furo a ocupar espaço

Podes mandar link com a notícia?

http://www.milannews.it/gli-ex/inter-pazza-idea-pato-127807

este é vindo de um site do Milan. esteve tb no calciomercato senao estou em erro.

Compartilhar este post

Link para o post

a sério?? Burdisso??? crl, eu não queria esse fulano no Parma nem dado, quanto mais ir para um Milan......

Compartilhar este post

Link para o post

Ele encaixava no 3-5-2 como central direito, duvido que tivesse a qualidade ofensiva para desempenhar o papel de ala.

Compartilhar este post

Link para o post

que tu nao percebes nada de bola já eu sei, mas cmon, nem eu desejo tanto mal à Juve

Compartilhar este post

Link para o post

Agente de Thiago Motta confirma interesse da Juventus. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Agente de Thiago Motta confirma interesse da Juventus. :lol:

Sinceramente não me importava. Desde que os custos não sejam elevados vem trazer experiência ao nosso meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

1463156_771344509559447_905888937_n.png

:prayer: :prayer: :prayer:

1457581_10201180918750676_1298313104_n.jpg

smitten.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...