Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

PCP também apoia software livre

Publicações recomendadas

Não é "tu lá sabes". Apresenta-me argumentos que sustentem estas afirmações, por favor:

Ouviste isto na rua ou em casa e decidiste reproduzir dessa forma? Mas desde quando é que a esquerda em Portugal coloca de parte valores morais e éticos como pilares importantes da sociedade e é contra "trabalhar"? :lol: A sério, tens noção do ridículo em que cais com esse tipo de generalizações e preconceitos infundados e absurdos?

Em que é que somos uma anarquia? :lol:

E já agora, em que raio de motivos é que te baseias para alegar que Portugal era "mais país" (e isto é o quê, já agora?) durante o Estado Novo?

1ºbold: Nos tempos em que éramos governados pelo "Fascismo" havia imensamente mais respeito do que existe hoje em dia .... exemplos: maneira como vês os filhos tratarem os pais (ok, eu sei que nem toda a gente é igual e que as generalizações são estúpidas), estado da educação em Portugal (ok, eu sei que há alunos que se esforçam bastante e que conseguem tirar boas notas por mérito próprio mas também sei que existem "novas oportunidades" e que existem passagens do 8ºano para o 10º apenas tendo que se realizar apenas 2 exames nacionais e que existe pressão sobre os professores para passarem os alunos mais carenciados ... quem nunca observou casos destes, ou não sai de casa ou então não vive em Portugal.

É verdade que por outro lado não havia liberdade de expressão, mas a liberdade de expressão é muito bonita mas é acessória. Dou-te como exemplo o acto de "votar" . Tu até podes escolher o partido e ficas todo contente porque desde o teu contributo para a sociedade e porque tiveste a liberdade para decidir em quem ias votar, mas por outro lado pensa se é só o partido em que votaste (caso ganhe) que vai mandar no país ... será ? Será que não existe o "FMI", a União Europeia e muitos outros organismos internacionais a mandar "bitaites" para dentro do nosso país e a mandar juntamente com os que estão cá. E esses ? Também foste tu que escolheste os representantes ? Alguns até podes ter escolhido, mas escolheste de todos ?

2ºbold: Não ouvi em casa e também não ouvi na rua, apenas constato factos. Faço "mea culpa" pelas generalizações. É óbvio que é sempre mau generalizar porque nem todas as pessoas são iguais e há muitas que realmente precisam de rendimentos para poder sobreviver. Mas agora eu pergunto: e quantos há por aí que não querem fazer nada ? Quantos por aí com boa saúde não querem sujar as mãos e fazer-se à vida. Aqui em Lisboa (atenção não estou a generalizar), vejo diariamente adolescentes na maioria de raça negra com um filho no braço e com o Pedido de rendimento de Reinserção Social no outro é óbvio que também existem as que trabalham mas na sua maioria vivem mesmo de rendimentos. Aliás, conheço pessoalmente pessoas que se recusam a trabalhar porque segundo eles recebem mais dos rendimentos mínimos do que se tivessem a trabalhar e além disso não têm de descontar para o estado.

Quando me referia à falta de valores éticos e morais por parte da esquerda, exagerei confesso. O problema da esquerda é o excesso de facilidade e o ridicularizar de oportunidades.

Passo a explicar o meu ponto de vista:

Numa sociedade justa a meu ver todo o ser humano tem de dar a sua contribuição e deve obviamente para isso haver igualdade de oportunidade para todos, mas não devemos ridicularizar oportunidades.

A facilidade com que se entra por ex. no ensino superior é escandalosa, os exames nacionais caíram num facilitismo extremo e sinceramente já pouco servem para provar quem merece ou não entrar na Faculdade pois com o mínimo de estudo fazem-se.

As novas oportunidades como referi anteriormente vieram ridicularizar o ensino básico e o ensino secundário ao máximo. Hoje em dia tirar o 9ºAno ou até mesmo o 12ºAno está ao alcance de cada um. Se eu concordo ? Óbvio que sim. Mas em tudo na vida tem de haver o mínimo de exigência para com as pessoas porque senão como é que a sociedade evolui ? Que sociedade iremos ser no futuro ? Uma sociedade de doutores "analfabetos" ?

3ºBold: Não somos, mas se o país continua como está para lá caminhamos (espero bem que não) .

4ºBold: Quando disse "mais país" referia-me a maior economia, menos penúria e mais emprego. Porque embora hoje em dia praticamente toda a gente tenha oportunidades (em termos escolares) as oportunidade ficam-se muitas vezes por aí porque o desemprego esse não pára de subir e a economia do país está de rastos.

Isto de mandar barro à parede a ver se cola...

____

É lógico que apoio isto

Bold: A minha única falha no comentário foi generalizar e aí faço "mea culpa" . Se não concordas com o que disse, tudo bem. Apenas expressei o meu ponto de vista.

Mas tu sabes o que é a anarquia? Mania de usarem conceitos que não conhecem...

Resumidamente:

No Geral: País sem governo.

No extremo: "Tudo ao molho e fé em Deus"

Se bem que os Anárquicos não acreditam na sua maioria em Deus :mrgreen: .

P.S.: Não tenho por hábito falar do que não sei.

Agora também te deu para chorares em tudo o que é tópico ? :\ Calma miúdo, tu consegues fazer (muito) melhor que isso.

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, parti-me a rir! muahah

O Vuk já disse tudo., conseguiu ridicularizar-te usando o teu post. Obrigado Vukcevic és o maior patrão disto tudo.

Bold: Esperava uma crítica mais completa e não um simples comentário em tons de gozo (acho que não era para tanto, mas ok) mas pronto o que já respondi ao Vuk serve para ti também.

P.S.: O Comunismo (segundo Marx) é demasiado perfeito para alguma vez resultar, tenho pena mas é verdade.

Editado por M.Shinoda

Compartilhar este post

Link para o post

Só os custos inerentes à aquisição de pc's com Licença do Windows e Office, já chegava para compensar a criação de softwares de raiz para o que fosse necessário!

Bem provavel. E nao falta assim tanta coisa para linux, tens semelhantes para quase tudo. E usarem openoffice era capaz de nao ser mal pensado.

Compartilhar este post

Link para o post
É verdade que por outro lado não havia liberdade de expressão, mas a liberdade de expressão é muito bonita mas é acessória

Parei aqui, não vale a pena.

E elogiar o ensino no estado novo quando eramos o país mais analfabeto da europa, só pode ser para o lulz.

Compartilhar este post

Link para o post

E elogiar o ensino no estado novo quando eramos o país mais analfabeto da europa, só pode ser para o lulz.

Desde quando educação=ensino.

Eu no meu post não falei nem uma vez no ensino Estado Novo (fraquíssimo devido às condições da época), falei no ensino actual, no Portugal actual. E tenho a certeza que os que conseguiam prosseguir estudos antigamente (professores de hoje em dia) são pessoas muito mais capazes do que os que se vêm hoje nas faculdade. Mas isto sou apenas eu que não percebo nada disto.

Ah e já agora: Tu tanto podes ser Doutorado e tratares os outros como se fossem m*rda como ser analfabeto e tratares os outros com honra e respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

ensino Estado Novo (fraquíssimo devido às condições da época)

Gostei desta parte. Aprofunda, por favor.

Quando o Salazar tomou posse Portugal estava um autêntico caos em termos financeiros, a maior parte dos portugueses trabalhavam no campo e era na sua maioria gente de poucas posses, o país estava uma autêntica miséria e não sejamos hipócritas a Europa (excepto as grandes potências) não estava muito melhor.

Depois de Salazar chegar conseguiu reduzir a dívida externa em 39% (para terem uma noção ... 1926 - 44% e em 1940 - 5%) e tornou Portugal um dos países mais ricos da Europa naquele tempo.Basicamente, fez o contrário que estes filhos da p*ta de hoje em dia fazem, enquanto ele reduziu a dívida estes aumentam.

Aliás segundo o que li há uns tempos atrás o Salazar deixou-nos umas quantas reservas de ouro, capazes de amortizar e bem o défice.

Mas pronto já percebi que neste fórum é só pessoal de esquerda, por isso por mais que eu tente explicar o meu ponto de vista irei sempre ser visto como "ovelha negra" ou como fascista.

Editado por M.Shinoda

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o Salazar tomou posse Portugal estava um autêntico caos em termos financeiros, a maior parte dos portugueses trabalhavam no campo e era na sua maioria gente de poucas posses, o país estava uma autêntica miséria e não sejamos hipócritas a Europa (excepto as grandes potências) não estava muito melhor.

Depois de Salazar chegar conseguiu reduzir a dívida externa em 39% (para terem uma noção ... 1926 - 44% e em 1940 - 5%) e tornou Portugal um dos países mais ricos da Europa naquele tempo.Basicamente, fez o contrário que estes filhos da p*ta de hoje em dia fazem, enquanto ele reduziu a dívida estes aumentam.

Aliás segundo o que li há uns tempos atrás o Salazar deixou-nos umas quantas reservas de ouro, capazes de amortizar e bem o défice.

Mas pronto já percebi que neste fórum é só pessoal de esquerda, por isso por mais que eu tente explicar o meu ponto de vista irei sempre ser visto como "ovelha negra" ou como fascista.

Ok, ficamos melhor financeiramente. E que mudou no bold com o Salazar?

E não sou de esquerda, sou de centro direita, não sou é fascista :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

E foi por causa de tudo isso - nem vou discutir os pontos em que dás a entender que esse senhor só trouxe benefícios a Portugal, esquecendo tanto o que trouxe de mal como pretendes ver esquecido a forma como ele efectuou o que ainda foi fazendo de positivo - que o ensino não melhorou?

Ou será porque convinha as pessoas saberem pouco para não o questionarem?

Ah... E sim, sou de Esquerda. Orgulhosamente de Esquerda.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, ficamos melhor financeiramente. E que mudou no bold com o Salazar?

E não sou de esquerda, sou de centro direita, não sou é fascista :wink:

Atenção eu já disse mais de n vezes anteriormente que não sou fascista, também sou de centro direita. Agora não podemos tirar méritos ao homem só porque o regime dele era o "Fascismo", as coisas têm de ser ditas como elas são. Salazar teve o mérito de conseguir a neutralidade para Portugal durante a 2ªGuerra Mundial e embora o ensino nunca tivesse sido superior ao dos nossos tempos ele era bem mais "puxado" e não se passava só porque sim ou para não causar traumas aos meninos.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

E foi por causa de tudo isso - nem vou discutir os pontos em que dás a entender que esse senhor só trouxe benefícios a Portugal, esquecendo tanto o que trouxe de mal como pretendes ver esquecido a forma como ele efectuou o que ainda foi fazendo de positivo - que o ensino não melhorou?

A memória é curta para muita gente lol conheço também quem diga que o Estado Novo é que era bom, aí não havia malandros nem ladrões, as ruas eram seguras e tal... Esquecem-se é do resto

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro o problema do Estado Novo foi a PIDE. É óbvio que censuro a falta da liberdade de expressão mas do que vale teres essa liberdade de expressão se não tens o que comer na mesa ? É aí que eu quero chegar, a liberdade de expressão é importantíssima mas não é tudo. Se um dia em que eu ficasse sem nada me dessem a escolher entre um prato de comida ou mandar um presidente qualquer para o crl é óbvio que ia escolher o prato de comida.

O "saberem pouco para não o questionarem" é verdade a 100% e foi outra das falhas (derivada da PIDE) mas hoje em dia na teoria sabem tudo e mais alguma coisa mas e na prática? Antigamente podiam ser analfabetos mas tiveram tomates para fazer o 25 de Abril e hoje em dia com a crise que temos ? O que é que fazem os doutores? Manifestações? Greves? Por favor, o estado ainda enche os bolsos e se ri à nossa pala.

Mas lá está são tempos diferentes e não dá para comparar. Se antigamente havia liberdade a menos hoje em dia há liberdade a mais e é usada muitas vezes como free pass para fazer tudo o que se quer, mas lá está existem sempre excepções.

Eu não censuro quem é de esquerda e sinceramente não quero saber o que pensam de mim por ser de direita. Pessoas diferentes, opiniões diferentes :smilie_cmpt: .

Editado por M.Shinoda

Compartilhar este post

Link para o post

tornou Portugal um dos países mais ricos da Europa naquele tempo

dude...

Ah e se defendes um ditador fascista e tens ideias fascistas, então és fascista. Não tens que ter medo de o admitir.

Compartilhar este post

Link para o post

A memória é curta para muita gente lol conheço também quem diga que o Estado Novo é que era bom, aí não havia malandros nem ladrões, as ruas eram seguras e tal... Esquecem-se é do resto

Tempos diferentes. Umas coisas evoluiram outras desevoluiram.

Desculpa a pergunta mas se te dessem a escolher entre levar com um tiro e morrer ou mandar um presidente que não suportes para o crl qual é que escolhias ? Pois lá está segurança vs liberdade de expressão, qual é na realidade a mais importante ?

Editado por M.Shinoda

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a fazer cada comparação... :-|

E penso que estás a confundir segurança com repressão e medo de represálias. São coisas muito diferentes.

Edit: Só mais uma dúvida. A PIDE surgiu porque sim? Não teve o seu apoio? Estás a colocar todos os males na PIDE e ela existiu e agiu da forma que agiu porque razão?

Editado por Leandro Marques

Compartilhar este post

Link para o post

dude...

Ah e se defendes um ditador fascista e tens ideias fascistas, então és fascista. Não tens que ter medo de o admitir.

Eu já disse e volto a repetir que não sou fascista. Sou de centro-direita. É óbvio que é importante haver por ex.: liberdade de expressão coisa que não havia naquele tempo mas é também importante haver outras coisas que haviam naquele tempo e que não existem tanto hoje em dia ex.: respeito pelo próximo. Como disse uns posts atrás evoluiram umas coisas, outras desevoluiram.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora explica aí o porquê de mais de 2 milhões de pessoas terem precisado de emigrar e o que achas da guerra colonial.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Quem é de direita não tem o direito a ter opinião e está sempre errado. Pelo menos é o que dizem muitas pessoas de esquerda, que defendem a liberdade de expressão e o pluralismo 8-)

Eu preciso da direita. :oops:

LOL

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a fazer cada comparação... :-|

E penso que estás a confundir segurança com repressão e medo de represálias. São coisas muito diferentes.

Edit: Só mais uma dúvida. A PIDE surgiu porque sim? Não teve o seu apoio? Estás a colocar todos os males na PIDE e ela existiu e agiu da forma que agiu porque razão?

1ºbold: Isto pode parecer um bocado non sense mas a segurança está ligada à liberdade directamente. Maior liberdade=menor segurança, Menor Liberdade=Maior segurança. Simples. Sim, eu sei que existem pessoas que têm toda a liberdade do mundo e que não fazem mal a ninguém e que existem pessoas que praticamente não têm liberdade mas que quando têm matam milhares, mas no geral é assim.

2ºbold: É óbvio que teve o seu apoio ... o Estado Novo era comandado por ele e nisso condeno-o ao máximo. o problema do Salazar era mesmo esse ... querer fazer do povo o seu rebanho ... tinham de o seguir mas não o podiam questionar.

Editado por M.Shinoda

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora explica aí o porquê de mais de 2 milhões de pessoas terem precisado de emigrar e o que achas da guerra colonial.

Hoje em dia as pessoas também não emigram ? Nem toda a gente era rica como é óbvio e num país por mais rico que seja há sempre pessoas a passar dificuldades.

A guerra colonial é o que eu chamo de "gula" foi uma maneira de Salazar conseguir fazer crescer Portugal como potência económica, matou a vida a milhares de pessoas e isso eu só posso censurar, uma coisa é trabalho outra coisa são vidas humanas.

Compartilhar este post

Link para o post

1ºbold: Nos tempos em que éramos governados pelo "Fascismo" havia imensamente mais respeito do que existe hoje em dia .... exemplos: maneira como vês os filhos tratarem os pais (ok, eu sei que nem toda a gente é igual e que as generalizações são estúpidas), estado da educação em Portugal (ok, eu sei que há alunos que se esforçam bastante e que conseguem tirar boas notas por mérito próprio mas também sei que existem "novas oportunidades" e que existem passagens do 8ºano para o 10º apenas tendo que se realizar apenas 2 exames nacionais e que existe pressão sobre os professores para passarem os alunos mais carenciados ... quem nunca observou casos destes, ou não sai de casa ou então não vive em Portugal.

Acho triste pegar-se no estado da educação no país para defender Salazar. Triste e algo desesperado. Estamos a falar de um país com um legado de analfabetismo e de regressão social e cultural tremenda naqueles 41 anos, e tu ainda consegues defender o estado da educação de então por analogia com o actual? Aí é só comparar números. Também me oponho a muitas das actuais situações na educação do país, mas... nada a ver.

É verdade que por outro lado não havia liberdade de expressão, mas a liberdade de expressão é muito bonita mas é acessória. Dou-te como exemplo o acto de "votar" . Tu até podes escolher o partido e ficas todo contente porque desde o teu contributo para a sociedade e porque tiveste a liberdade para decidir em quem ias votar, mas por outro lado pensa se é só o partido em que votaste (caso ganhe) que vai mandar no país ... será ? Será que não existe o "FMI", a União Europeia e muitos outros organismos internacionais a mandar "bitaites" para dentro do nosso país e a mandar juntamente com os que estão cá. E esses ? Também foste tu que escolheste os representantes ? Alguns até podes ter escolhido, mas escolheste de todos ?

A liberdade de expressão é acessória? Really? :s

E esses argumentos, por amor da santa... Claro que com o acto de votar, de contribuir para eleger ou conceder representatividade a um indivíduo ou partido estás a participar no processo democrático e na vida socio-política do teu país. Acho que isso é por demais evidente. O facto de fazermos parte de uma organização económica supranacional, que tem lógica influência e palavra a dizer em algumas decisões importantes, em nada invalida o que disse. É como digo, podes dizer muita coisa, como fizeste, mas se é para dizer algo tão desarticulado e tão sem sentido...

2ºbold: Não ouvi em casa e também não ouvi na rua, apenas constato factos. Faço "mea culpa" pelas generalizações. É óbvio que é sempre mau generalizar porque nem todas as pessoas são iguais e há muitas que realmente precisam de rendimentos para poder sobreviver. Mas agora eu pergunto: e quantos há por aí que não querem fazer nada ? Quantos por aí com boa saúde não querem sujar as mãos e fazer-se à vida. Aqui em Lisboa (atenção não estou a generalizar), vejo diariamente adolescentes na maioria de raça negra com um filho no braço e com o Pedido de rendimento de Reinserção Social no outro é óbvio que também existem as que trabalham mas na sua maioria vivem mesmo de rendimentos. Aliás, conheço pessoalmente pessoas que se recusam a trabalhar porque segundo eles recebem mais dos rendimentos mínimos do que se tivessem a trabalhar e além disso não têm de descontar para o estado.

Mas que essa mentalidade existe em algumas pessoas é evidente. Podes defender uma maior fiscalização, mais apertada nesse sentido, uma alteração na concessão dos apoios sociais e no que deve ser feito para os merecer, etc, etc, mas atribuíres essa questão à esquerda é não menos parvo que típico. E é geralmente essa mesma esquerda quem mais luta pelos direitos laborais e pela melhoria das condições de trabalho para a generalidade da população, a mesma que para ti não quer saber de trabalhar e associa o trabalho à escravidão.

Eu não vou sequer dar-me ao trabalho e à paciência de comentar essa afirmação acerca de os indivíduos que referes serem na sua maioria de raça negra. É só ridículo e deixa subjacente uma clara intenção e linha de raciocínio xenófoba. E se pedes desculpa por uma generalização, bem que podes pedir também por esta.

Numa sociedade justa a meu ver todo o ser humano tem de dar a sua contribuição e deve obviamente para isso haver igualdade de oportunidade para todos, mas não devemos ridicularizar oportunidades.

A facilidade com que se entra por ex. no ensino superior é escandalosa, os exames nacionais caíram num facilitismo extremo e sinceramente já pouco servem para provar quem merece ou não entrar na Faculdade pois com o mínimo de estudo fazem-se.

As novas oportunidades como referi anteriormente vieram ridicularizar o ensino básico e o ensino secundário ao máximo. Hoje em dia tirar o 9ºAno ou até mesmo o 12ºAno está ao alcance de cada um. Se eu concordo ? Óbvio que sim. Mas em tudo na vida tem de haver o mínimo de exigência para com as pessoas porque senão como é que a sociedade evolui ? Que sociedade iremos ser no futuro ? Uma sociedade de doutores "analfabetos" ?

Tudo bem, claro. Agora apenas pergunto: e a esquerda que atacaste no primeiro post que citei que quota parte de responsabilidades tem nesse laxismo e falta de cultura de exigência?

3ºBold: Não somos, mas se o país continua como está para lá caminhamos (espero bem que não) .

Pois, só não respondeste à questão que te coloquei mas calculo que isso para ti seja como a liberdade de expressão: meramente acessório...

Compartilhar este post

Link para o post

eu li tudo. e ri-me.

Salazar teve o mérito de conseguir a neutralidade para Portugal durante a 2ªGuerra Mundial e embora o ensino nunca tivesse sido superior ao dos nossos tempos ele era bem mais "puxado" e não se passava só porque sim ou para não causar traumas aos meninos.

say what?

Eu deixo isto para outro, dá-lhe aí Vuk, o pessoal tá de olho em ti!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deixo isto para outro, dá-lhe aí Vuk, o pessoal tá de olho em ti!

Estou habituado porque isto de andar num colégio católico em que mais de 80% do pessoal que conheço, na boa, é ou se apelida de direita e apresenta argumentos tão sem sentido quanto estes para defender Salazar (sim, é verdade, alguns - e não são assim tão poucos - procuram fazê-lo) e atacar tudo o que é de esquerda, já me deixa de alerta e rotinado para argumentar contra algumas cenas tão parvas.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa da neutralidade na 2ª guerra tambem é boa. Se há algumas coisas de que eu sinto vergonha na historia do meu país essa está bem lá em cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse anteriormente ... pontos de vistas diferentes sobre a política e a sociedade em geral. Podíamos estar aqui uma semana a discutir e nenhum de nós mudar a sua opinião.

Eu vou continuar a ser de direita e vocês de esquerda. Eu faço o meu papel de eleitor vocês o vosso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...