Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Hammer

Criada a Primeira Célula Sintética

Publicações recomendadas

img_logo.gif

Genética

Criada primeira célula viva com genoma sintético

qpi7eo.jpg

Craig Venter, que há 10 anos tinha apresentado o Mapa do Genoma Humano, volta a inovar ao criar uma célula artificial

Craig Venter já tinha impressionado o mundo da ciência há 10 anos, ao apresentar o Mapa do Genoma Humano a Bill Clinton, na Casa Branca. Agora, o norte-americano voltou a fazer história ao criar a primeira célula viva com genoma artificial. Esta será útil para a compreensão dos mecanismos da vida e produção de vacinas ou mesmo de ingredientes alimentares.

"Este cromossoma - o elemento portador da informação genética - foi produzido a partir de quatro frascos de substâncias químicas e um sintetizador, e tudo começou com dados informáticos", anunciou ontem o próprio, no instituto com o seu nome. Para Venter, esta descoberta é um "passo importante, científica e filosoficamente".

"Mudou o meu ponto de vista da definição de vida e do seu funcionamento", acrescentou o cientista, cujo trabalho foi publicado na revista Science desta semana.

Os investigadores construíram um "software genético" bacteriológico que foi transplantado para uma célula hospedeira, o que resultou numa célula sintética - isto apesar de só o genoma ser artificial. Depois copiaram o genoma bacteriológico existente. Sequenciaram o código genético e usaram máquinas sintéticas para construírem, quimicamente, uma cópia.

"Estamos aptos a pegar no cromossoma sintético, transplantá-lo para uma célula hospedeira - um organismo di- ferente", disse Craig Venter à BBC News. "Assim que o novo software entre na célula, esta irá ler o software e converte a célula na espécie especificada nesse código genético."

As células resultantes multiplicaram-se vários biliões de vezes, produzindo cópias com esse ADN sintético. Esta é a primeira vez que um ADN sintético teve total controlo de uma célula. "É uma ferramenta muito poderosa para projectar aquilo que queremos que exista em Biologia", resumiu. Já em 2008, Venter e a sua equipa anunciaram que tinham conseguido um genoma bacteriano cem por cento sintético.

O avanço foi saudado como uma marca na história da ciência, mas os críticos dizem que existem perigos relacionados com os organismos sintéticos. A equipa espera que esta novidade ajude a produzir medicamentos, combustíveis e até a absorver gases causadores do efeito de estufa.

CNT_EXT_304895_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800

Os cientistas norte-americanos do J. Craig Venter Institute divulgaram nesta quinta-feira o desenvolvimento da primeira célula controlada por um genoma sintético. De acordo com o instituto, o método será usado para o desenvolvimento de bactérias que podem ajudar no combate a problemas energéticos, como o vazamento de petróleo, e ambientais.

Nesta quinta-feira, o instituto também entrou com pedidos de patente para guardar os direitos sobre as técnicas desenvolvidas durante o estudo. O grupo já havia sintetizado um genoma de bactéria e transplantado o genoma para outra bactéria, mas esta é a primeira vez que eles juntaram os dois métodos na criação de uma “célula sintética”.

O genoma sintético é uma cópia de genoma da bactéria Mycoplasma mycoides com sequências de DNA montadas em laboratório. No momento do transplante, 14 genes foram deletados ou rompidos, mas mesmo assim as M. mycoides se comportaram como M. mycoides normais.

Mais informações: Google It

O que acham disto? Eu acho que é bom para os progressos da medicina, mais curas poderão ser encontradas, etc. Mas por outro lado, acho que é profundamente errado brincar com as leis da Natureza.

Editado por Hammer
Colocação de notícia com fonte

Compartilhar este post

Link para o post

É a tal coisa, um grande passo para a Biologia um grande problema para a ética.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é capaz de ser a maior demonstração de sempre da capacidade do ser humano. Criar vida.

Isto se puder ser utilizado da forma que estou a pensar, será um avanço significativo na descoberta para a cura de várias doenças, mas há que ter muito cuidado com isto e com quem mete as mãos nisto.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é capaz de ser a maior demonstração de sempre da capacidade do ser humano. Criar vida.

Isto se puder ser utilizado da forma que estou a pensar, será um avanço significativo na descoberta para a cura de várias doenças, mas há que ter muito cuidado com isto e com quem mete as mãos nisto.

É isto :)

Compartilhar este post

Link para o post

Só anunciaram hoje? Eu já li um artigo do Craig Venter exactamente sobre este assunto há um ano, weird shit.

Depois com tempo já cá deixo a opinião.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Dei isto em inglês este ano. Só li os textos, nao dei a ciencia, obvio.

E o meu livro é de 2008

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

isso ja nós fazemos ha milhoes de anos e duma maneira muito mais simples.. :-

:mrgreen:

mas sim, concordo com o teu post.

Compartilhar este post

Link para o post

Só anunciaram hoje? Eu já li um artigo do Craig Venter exactamente sobre este assunto há um ano, weird shit.

Depois com tempo já cá deixo a opinião.

Isto. Até cheguei a falar com a minha namorada disto. Esta "vida" artificial pouco tem a ver com a nossa e não servirá para muita coisa. Em primeiro lugar porque não usam DNA, mas sim pNA, ou algo do género. Todo o sistema tem por base proteínas. A partir do momento em que a nossa vida é regida pelo DNA, qe codifica para as proteínas que levam à vida como nós a conhecemos, pouco ou nada a ver. Ou seja, acho que é algo importante para a vida, mas de lá não se retirará nada de relevante para o Homem.

É uma boa inovação, poderá dar uma ou outra resposta importante, e algo de novo poderá vir porque o Craig Venter e o John Sulston andam sempre a medir pilinhas. Só não me agrada a o facto de andarmos a brincar aos deuses, não tanto pela brincadeira em si, mas por tudo poder cair nas mãos erradas.

Ah, acho perfeitamente possível, agora que o mais difícil está feito, que é criar uma estrutura funcional, simular células humanas ou mesmo criá-las. MAs tudo a seu tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Craig Venter... merece um nobel faz muito tempo!

Não acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Fonte da notícia?

Vi esta noticia na RTP1, como não a encontrei no Correio da Manhã nem nada disso, procurei no Google e encontrei-a num Blog. Por isso é que disse para googlarem. Obrigado a quem a postou com o DN Ciência <3

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que por enquanto esses medos são um bocado infundandos..

Como diz no texto:

Esta será útil para a compreensão dos mecanismos da vida e produção de vacinas ou mesmo de ingredientes alimentares.

E como vem no Telegraph

Now Dr Venter believes organism, nicknamed Synthia, will pave the way for more complex creatures that can transform environmental waste into clean fuel, vaccinate against disease and soak up pollution.

...

The researchers are planning to design algae that can capture carbon dioxide and make new hydrocarbons that could go into refineries.

They are also working on ways to speed up vaccine production, making new chemicals or food ingredients and cleaning up water, said Dr Venter.

Acho que isto são bons progressos e acho que criar vida com este nível de complexidade não tem grandes implicações éticas.

E a cena de a notícia ser antiga, acho que é por a ideia já ser de 2004(ou antes). Isto não é o tipo de coisa que se faça de um dia para o outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, também fiquei com essa ideia. Ou então estou a fazer confusão com algo parecido sobre bactérias.

Compartilhar este post

Link para o post

Na notícia que vi falaram que já tinham conseguido criar células "transgénicas", mas que desta vez criaram uma célula do nada, com adn sintético, capaz de se reproduzir.

Compartilhar este post

Link para o post

Na notícia que vi falaram que já tinham conseguido criar células "transgénicas", mas que desta vez criaram uma célula do nada, com adn sintético, capaz de se reproduzir.

Não li esta notícia a fundo, mas a célula é absolutamente completa? Todos os organelos e tal?

Compartilhar este post

Link para o post

Não li esta notícia a fundo, mas a célula é absolutamente completa? Todos os organelos e tal?

Pelo que percebi sim. É uma célula completamente funcional, que consegue inclusivamente reproduzir-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá visto, mais 10 anos e vamos todos ser mortos por seres que criamos. 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Cá eu não comia alimentos feitos artificialmente.

Tu comes coisas que crescem na terra onde existem milhentos bichos a alimentarem-se dela antes de ti. Tu comes carne de animal e até lhe comes as tripas que era por onde ele defecava. E estás a dizer que não comias alimentos criados artificialmente que provavelmente são os mais limpos?

Compartilhar este post

Link para o post

Cá eu não comia alimentos feitos artificialmente.

Define "feitos artificialmente".

É que tu provavelmente já deves ter comido alimentos com aditivos sintéticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...